quarta-feira, 29 de abril de 2009

COMUNICADO - ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA

Atenção! comunicamos aos alunos do Curso de geografia que entrem no moodle sedis, na página da Disciplia Introdução da Ciência Geográfica, e leiam a parte de atividades avaliativas pois a professora da disciplina passou uma atividade em grupo de 05 alunos, que deverá ser postada até o dia 02/05, com valor de 2,0 pontos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TUTORIAS DO PÓLO UNIVERSITÁRIO DE MARCELINO VIEIRA - RN

Desde do dia 23 de abril foram abertas as inscrições para as vagas de tutor presencial nas especializações do Pólo de Marcelino Vieira, são três vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; as inscrições prolonga-se até o dia 30 de abril. Leia o edital que se encontra neste blog e procure a coordenação do pólo para efetuar a sua inscrição.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

EDITAL PARA VAGAS DE TUTORES DO CEFET(hoje IFRN) no Pólo Universitário de Marcelino Vieira.

Estão abertas as inscrições para as vagas de tutores orientadores para o Pólo Universitário de Marcelino Vieira. As vagas são direcionadas aos cursos de especialização do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que serão ofereciados no mês de julho, do corrente ano. São três vagas de tutores para o Pólo de Marcelino Vieira. Leia o edital de inscrição abaixo e procure o Pólo para realizar sua inscrição:

EDITAL

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, usando das atribuições que lhe confere a Portaria n°. 279/2009-RE/IFRN, em cumprimento ao que determinam o Decreto nº. 5.154 de 23 de julho de 2004, e a Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, faz saber aos interessados que estarão abertas, no período de 27 a 30 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação temporária de tutores presenciais, para atuação nos polos de apoio presencial do IFRN em regime de 20 (vinte horas), observadas as normas estabelecidas na Resolução 44/2006 do MEC/FNDE, que estabelece orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação superior, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Lei nº 11.502 de 11 de julho de 2007, a Portaria Conjunta CAPES/CNPq, nº 1, de 01 de dezembro de 2007 que autoriza mestrandos e doutorandos a receberem bolsa de pesquisa, bem como as disposições contidas neste edital.

I – DAS VAGAS
1. São dispostas 18 vagas de Tutor Presencial distribuídas por polo de apoio presencial, sendo que, para o Pólo Universitário de Marcelino Vieira serão oferecidas 03 vagas.

II – DAS INSCRIÇÕES
2.
As inscrições para o processo seletivo de tutores presenciais devem ser feitas nos polos de apoio presencial da UAB para o qual se candidata o docente, no período de 23 a 30 de abril de 2009.
LOCAL DA INSCRIÇÃO
Polo Universitário de Marcelino Vieira, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 03, Centro, Marcelino Vieira/RN, CEP: 59970-000
Coordenador: Romualdo Antônio Carneiro Neto
das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

3. Para proceder à inscrição o candidato deve Apresentar fotocópia dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- Documento de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física;
- Título de Eleitor;
- Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;
· Apresentar, ainda, as seguintes peças:
- Curriculum Vitae, com fotocópia dos documentos comprobatórios;
- Uma foto 3x4 recente.
- Apresentar Comprovante de experiência profissional no exercício docente de, no mínimo, um ano na educação básica no município do polo de apoio presencial.
- Para comprovação da experiência profissional, só serão aceitos cópia da Carteira de Trabalho ou contra-cheque emitido pela instituição de ensino empregadora.
- Preencher Termo de Compromisso, declarando ter disponibilidade de 20 (vinte) horas de atividades semanais de tutoria nos polos de apoio presencial.
4. O candidato que apresentar documentação incompleta no ato da inscrição não será considerado participante do processo seletivo.

III – DA SELEÇÃO
5. O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção designada pelo Coordenador da UAB.
6. Poderão se inscrever candidatos portadores de graduação em Pedagogia, Letras, Matemática, Biologia ou Geografia.
7. O processo seletivo constará de
· Análise de currículo (eliminatória);
· Produção escrita no computador, em que se levará em consideração a clareza, a correção na expressão lingüística e os conhecimentos básicos de informática (classificatória); e
· Entrevista (classificatória).

8. As entrevistas com os candidatos serão realizadas por dois integrantes da Comissão de Seleção nas dependências do IFRN, Campus Natal Central localizado em Natal-RN.
9. O não comparecimento do canditado no dia determinado para a produção escrita e a entrevista implicará na sua eliminação do processo, não cabendo recurso.

III – DA CLASSIFICAÇÃO
10. A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos
11. Em caso de empate, serão considerados os critérios abaixo, na seguinte ordem:
· maior nota na entrevista;
· maior nota no currículo;
· mais tempo de experiência docente; e
· maior idade.

IV – DO RESULTADO
12. O resultado será divulgado no dia 03 de junho de 2009, no sítio do IFRN, http://http://www.ifrn.edu.br/, e nas dependências do polo de apoio presencial em que se inscreveu o candidato.

V – DAS FUNÇÕES
13. Os tutores têm como função mediar didático-pedagogicamente o processo de aprendizagem, participar das atividades referentes ao curso e de preparação profissional para o exercício da tutoria e dos processos de avaliação. Devem orientar e estimular os estudos, favorecer a interação entre professor formador e alunos, entre tutor a distância e alunos, entre alunos e o coordenador de polo; participar dos momentos de avaliação; acompanhar individualmente os discentes; auxiliar na produção dos relatórios necessários ao bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; e distribuir o material didático.

VI – DA REMUNERAÇÃO

14. Conforme Resolução FNDE 44/2006, Art. 8º, o pagamento da bolsa será feito diretamente ao tutor, por meio de depósito bancário em conta aberta pelo FNDE especificamente para esse fim. Os tutores somente farão jus ao recebimento de 01 (uma) bolsa, mesmo que venham a exercer tutoria em mais de uma turma ou município e devem permanecer em exercício profissional durante a realização do Programa, mantendo o vínculo com a docência.
15. O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais, enquanto exercer a função.

terça-feira, 14 de abril de 2009

AVISO...

Comunicamos a todos os alunos do Pólo Universitário de Marcelino Vieira que as primeiras provas de disciplinas de cursos ocorrerão nestes dias 19 e 26 do mês de abril. Sendo que, para o dia 19/04, teremos as provas de disciplinas do Grupo 1, e no dia 26/04 as provas do Grupo 2.
Local de Prova:
Escola Municipal Edilton Fernandes
Rua: Maria José da Costa
Horário de Prova:
- INÍCIO: 08:00h
Com duração de quatro horas. O aluno tem que comparecer ao local de prova as 07h:30min., não sendo tolerado atraso.
Geografia:
Grupo 1: Introdução a Ciência Geográfica / Informática e Educação
Grupo 2: Fundamentos Sócio-Filosófico da Educação / Leitura e Interpretação de Texto.
Matemática:
Grupo 1: Educação e Realidade / Informática e Educação / Ciências da Natureza.
Grupo 2: Matemática e Realidade.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

UAB – CEFET-RN: ESPECIALIZAÇÃO NO PÓLO UNIVERSITÁRIO DE MARCELINO VIEIRA


Aprovadíssimo. Em reunião recente em Natal, 02 de abril, com a coordenação de educação a distância do CEFET, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, que o Pólo Universitário de Marcelino Vieira receberá no mês de julho três cursos de especialização, todos gratuitos e com duração de um ano. Conforme ficou decidido em pauta, o edital de inscrição sairá neste mês de Maio com o processo seletivo previsto para o mês de junho. Os cursos de especialização ofertados são:

a) Literatura e Ensino,
b) Educação Ambiental e Geografia do semi-árido numa abordagem interdisciplinar;
c) O ensino de Lingua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar.


O início das aulas está agendado para o mês de Julho, sendo que, cada curso ofertará 30 vagas aproximadamente . Fiquem atentos e aguardem novas notícias.