quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

UFRN divulgou o resultado final para tutoria em Matemática.

Veja o resultado para o polo de Marcelino Vieira:

- Marcelo Lemos do Nascimento 1º Lugar


- Francisco Wilton Freitas 2º Lugar

- Marcos Antonio Abrantes Formiga 3º Lugar

- Ewagerton Rodrigues da Silva 4º Lugar

MEC vai divulgar resultados do ENEM nesta quinta

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar amanhã (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari.
A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU).
O site já está no ar desde a manhã de hoje (27 de janeiro), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.
 
Fonte: Notícia publicada pelo blog do Polo UAB de Luís Gomes (27 de janeiro de 2010).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

UFRN + Polo Universitário de Marcelino Vieira realizaram entrevistas para tutoria em Matemática através da Web conferência.



Acontecimento pioneiro na educação à distância no Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Educação a Distância – SEDIS/UFRN em conjunto com o Polo UAB de Marcelino Vieira realizaram, com sucesso, a primeira entrevista, com uso da Web conferência, para seleção de tutoria presencial. O fato histórico aconteceu neste dia 27 de janeiro, quando a coordenação da SEDIS entrou em conexão virtual com a coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira, através do site webconf.rnp.br/uab_ufrn, na sala de reunião de web conferência. Foram quatro candidatos entrevistados (imagem e som) para uma vaga de tutoria em Matemática; a equipe organizadora pelas entrevistas estava dirigida pelo Professor Benedito (UFRN) e Ary (UFRN) e os professores Romualdo Carneiro (Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira) e o professor Adriano Almeida (Tutor Presencial do Polo UAB de Marcelino Vieira). Foi uma evolução e um passo positivo na qualificação da educação à distância no Estado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UFRN realiza entrevistas para tutoria em Geografia com 100% de presença dos candidatos.

 




 
Candidatos se envolvem com o ambiente universitário do polo, enquanto esperam pelas entrevistas.


Hoje, 25 de janeiro de 2010, a Secretaria de Educação a Distância- SEDIS/UFRN realizou a ultima etapa da seleção para as vagas de tutoria em Geografia. Foram 17 candidatos selecionados para participar das entrevistas, que contou no processo seletivo com a participação da coordenação do curso de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A equipe responsável pelas entrevistas estava dirigida pela professora Eugênia Dantas, coordenadora do curso de Geografia. A expectativa é que o resultado seja divulgado até o dia 05 de fevereiro.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

UFRN fará as entrevistas para tutoria em Geografia nesta segunda -feira, 25 de janeiro.


Assim como foi noticiado no site da Secretaria de Educação a Distância - SEDIS/UFRN e nesse blog, as entrevistas para tutoria em Geografia acontecerão nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, às 8h da manhã, na sede do Polo da UAB de Marcelino Vieira. São 17 candidatos concorrendo a duas vagas de tutoria para atuar no curso de Geografia. A equipe responsável pelas entrevistas é formada pela coordenação do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que após terem analisados os currículos dos candidatos, farão agora uma entrevista com os mesmos. O calendário de início das atividades acadêmicas no polo, para os cursos de geografia e Matemática, está marcado para o dia 22 de fevereiro, já para o curso de Administração Pública, o calendário de início das aulas é dia 06 de fevereiro.

Comunicamos também que a entrevista para tutoria em Matemática acontecerá dia 27 de janeiro, quarta-feira. São 04 candidatos inscritos e aptos para as entrevistas, que deverão comparecer no polo, às 8h da manhã. As entrevistas serão feitas por Web conferência.

Brasil alcança bons índices em estudo da Unesco

Estudo publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra que o Brasil pode ser considerado país de alto desenvolvimento educacional em três dos quatro itens utilizados para construir o ranking do Índice de Desenvolvimento Educação para Todos. O relatório Educação para Todos 2010: Alcançando os marginalizados mostra que o Brasil tem altos índices de atendimento universal no ensino fundamental, alfabetização e igualdade de acesso à escola entre alunos e alunas.

O estudo cita o Brasil como destaque na área de alfabetização, com o programa Brasil Alfabetizado, iniciado em 2003, que contava com oito milhões de atendidos, segundo o relatório, que utiliza dados de 2007. Até 2008, o programa formou 9.856.916 alfabetizandos. Há hoje, cadastrados em turmas ativas e em alfabetização, 2.135.495 alunos. Para 2010, a meta será atender 2,5 milhões de pessoas.

Ações governamentais como o Bolsa-Família, o Fundeb e o programa Fome Zero são também elogiados como medidas eficientes para reduzir os déficits de financiamento da educação e os problemas de aprendizagem causados pela desnutrição dos alunos. O relatório menciona o Brasil também como bom exemplo na criação de programas orientados especificamente para escolas em comunidades desfavorecidas.

PDE – Outro ponto positivo para o Brasil diz respeito à criação de ferramentas para elevar os padrões de qualidade do ensino, detectando cedo os problemas e realizando ações continuadas e avaliações de aprendizagem e de condições de leitura desde os primeiros anos do ensino fundamental. É exatamente o que faz o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), criado em 2007 com políticas concretas e objetivas para combater de frente os grandes problemas da educação brasileira, da creche à pós-graduação.

Na área de avaliação, o Brasil teve um grande crescimento a partir de 2007, que pode ser acompanhado a partir da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que permitiu ao país estabelecer metas até 2021 para todos os estados, municípios e escolas do país. Entre 2005 e 2007, o Ideb cresceu de 3,8 para 4,2, superando a meta estabelecida em 3,9. Além do Ideb, houve o fortalecimento da Prova Brasil e foi criada também a Provinha Brasil, para acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial de crianças até oito anos.

A educação básica foi reforçada com a entrada da educação infantil, do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) em programas de distribuição de livros didáticos, alimentação e transporte escolar, além da transformação do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que garante financiamento suplementar também para aqueles níveis de ensino.

O Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de adultos, também teve uma grande reformulação. A responsabilidade pelo programa passou a ser solidária entre a União, estados e municípios. Cabe às secretarias estaduais e municipais mobilizar os analfabetos, selecionar e capacitar os professores. A União custeia as bolsas dos professores e destina recursos para material didático, merenda e transporte escolar dos estudantes, para aquisição de óculos e supervisão das aulas.

Base de dados – O relatório da Unesco foi elaborado com dados de 2006 e 2007 que, segundo a organização, são os últimos dados consolidados entre os países avaliados. Nesse período, o Brasil passou por mudanças substanciais em algumas políticas de educação ignoradas na construção dos indicadores do relatório. É o caso da aprovação da lei que mudou o ensino fundamental para nove anos e da criação do Educacenso, sistema informatizado de contagem individualizada de alunos.

Com o Educacenso, a unidade aferida no censo escolar deixou de ser a escola, para ser o aluno, diminuindo drasticamente e por completo a dupla contagem de estudantes. Com isso, entre 2006 e 2007, observou-se uma queda no número oficial de alunos matriculados – de 55,9 milhões para 52,3 milhões – mas que reflete com muito mais precisão a realidade do país.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad/IBGE), a taxa de frequência líquida a estabelecimento de ensino das pessoas de sete a dez anos no Brasil era de 91,2% em 2006, cresceu para 93,09% em 2007 e foi a 94,64% em 2008, o que demonstra um crescimento contínuo.

Fonte: MEC

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

UFRN divulgou a 1ª convocação de remanejamento para preenchimento das vagas remanescentes para os Polos UAB.

Veja a lista dos novos aprovados para o Polo Universitário de Marcelino Vieira:
ADMINISTRAÇÃO:
- Alex Carneiro de Oliveira
- Francisco Iramar do Nascimento Costa
- Isaac Luiz de Carvalho Pinheiro
- Maxmiliano de souza lima
- Paulo Roberto Rodrigues de Oliveira

GEOGRAFIA:
- Aurileide Valcácer
- Francisco Erinaldo de Souza

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE PARA OS CANDIDATOS:

2. O cadastramento somente será efetivado se o interessado entregar, toda e de uma só vez, no prazo, horário e local estabelecidos nos itens 1.1 a 1.9 deste edital, os seguintes documentos:

2.1. Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente (uma cópia legível e autenticada);

2.2. Histórico Escolar do ensino médio (uma cópia legível e autenticada);

2.3. Carteira de Identidade (uma cópia legível e autenticada);

2.4. Cadastro de Pessoa Física – CPF: (uma cópia legível e autenticada);

2.5. Certidão de quitação eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida pelo site www.tse.gov.br;

2.6. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino menores de 45 anos (uma cópia legível e autenticada);

- O cadastramento relativo a essas convocações será realizado de acordo com a seguinte programação: Para os candidatos classificados para os Pólos de Caicó, Currais Novos, Luiz Gomes, Marcelino Vieira e Martins: no Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó, Caicó/RN, em 25 de janeiro de 2010, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Prova de Reposição das Especializações/IFRN

Comunicamos a todos os alunos dos cursos de especialização do IFRN que a prova de reposição está marcada para o dia 27 de janeiro, às 15h, na sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira. Portanto, cuidado com a data da prova.

- Agradece a coordenação.

Qualquer dúvida, ligar para (84) 3385-2315 (Polo) ou 9611-0509 (Romualdo Carneiro)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

UFRN divulga calendário com as entrevistas dos candidatos que concorrem a tutoria de Matemática.

Calendário da seleção de tutores de Matematica
18/01/2010


Dando continuidade ao processo de seleção dos Tutores de Matemática, de acordo com o Edital No.  , de Novembro de 2009,  segue os dias e horários para as entrevistas com os candidatos e respectivos Pólos.

Com exceção do Pólo de Marcelino Vieira, a  entrevista será no próprio Pólo.


Pólo de Extremoz - Dia 20/01, às  9 horas

Pólo de Currais Novos - Dia 21/01, às  9 h 30 min

Pólo de Nova Cruz - Dia 21/01, às  15 h 30 min

Pólo de Macau - Dia 22/01, às  9 h 30 min

Pólo de Marcelino Vieira - Dia 27/01, às  8 h . A entrevista será realizada em Web conferência com  todos os inscritos que tiveram inscrições deferidas.


 - CANDIDATOS:

1- Marcos Antonio Abrantes Formiga
2- Francisco Wilton de Freitas Silva
3- Marcelo Lemos do Nascimento
4- Ewagerton Rodrigues da Silva



Cartão PSV 2010 - UERN Vestibular

A Comissão Permanente do Vestibular - COMPERVE/UERN - está comunicando aos candidatos inscritos no PSV 2010 que as provas serão aplicadas nos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano. Para tanto, o candidato deverá, em breve, reimprimir o novo cartão de identificação onde constarão informações do candidato e o novo local da prova. Os candidatos fiquem atentos ao portal da Uern para as notícias sobre a data de liberação dos novos cartões, é o que informa o coordenador da Comperve, prof. José Egberto Mesquita Pinto Júnior.

Fonte: Jornal de Fato

sábado, 16 de janeiro de 2010

Ministro aponta redução na diferença salarial com outras carreiras

São Paulo — O ministro da Educação, Fernando Haddad, revelou que a diferença salarial entre professores com curso superior, completo ou incompleto, em relação à média salarial das demais profissões com igual formação caiu de 86% para 61% entre 2003 e 2007. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram citados por Haddad na segunda-feira, dia 8, na capital paulista, em debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O secretário estadual de educação, Paulo Renato Souza, participou das discussões, que tiveram a formação do professor como tema central.

Segundo Haddad, o salário do magistério sofre alterações positivas desde 2007, consideradas duas políticas — a de aumento das transferências de recursos da União a estados e municípios, com a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), e a do piso nacional de salários, vigente desde janeiro deste ano. Para o ministro, o impacto do piso, que será integralizado em 2010, e a parcela maior de participação da União no Fundeb vão acelerar o ritmo de redução da diferença salarial de professores com as demais carreiras. Ele estima que em 2014 ou 2015 a diferença seja zerada. O Plano Nacional de Formação do Professor, lançado em 28 de maio, é outro instrumento de valorização do magistério.

Além da formação, que é importante, disse Haddad, a remuneração é um incentivo à carreira do professor. Esse conjunto de políticas — formação, piso nacional e Fundeb — constitui, de acordo com o ministro, a base que vai atrair talentos para o magistério.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Novas fotos do I Ciclo de Estudos do Polo Universitário de Marcelino Vieira.



I CICLO DE ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ENSINOS DE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA

Cortesia: Tutor Adriano Almeida.

Prova de Recuperação das Especializações/IFRN

Sexta, dia 15 de janeiro, o Polo UAB de Marcelino Vieira estará aplicando as provas de recuperação dos cursos de especialização do IFRN. A prova está marcada para as 15h, na sede do Polo. As provas se referem a 3º disciplina do Modulo I, dos professores Bertulino, Samir e Betânia.

Comunicamos também que a prova presencial da 4ª disciplina, Modulo II, será dia 16 de janeiro, a partir das 10h, na Escola Municipal Edilton Fernandes.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aviso: Prova Presencial das Especializações do IFRN (16 de janeiro 2010)

Comunicamos aos alunos dos cursos de Pós-Graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN que a prova presencial irá acontecer dia 16 de janeiro, às 10:00hs, na Escola Municipal Edilton Fernandes. Também avisamos que o prazo para pedido de requerimento de reposição de prova ocorrerá até 72h após a aplicação da prova efetiva. Portanto, cuidado com a data.

Coordenação do Polo

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Informes aos alunos antigos dos cursos de Geografia e Matemática da UFRN

Caros alunos,

- Informamos que os alunos antigos devem comparecer ao Polo, no período de 13 a 26 de janeiro, para realizar matrícula on-line no SIGAA em disciplinas para o semestre letivo 2010.1. 


- No dia 30 de janeiro serão disponibilizados, no SIGAA, os atestados de matrícula com as disciplinas que o aluno irá cursar no período.


- Entre em contato com o seu tutor para agendar o dia da matrícula no Polo

- O período letivo 2010.1 terá início no dia 22 de fevereiro.
 
 
A Coordenação do Polo

Informes aos alunos novatos do curso da UFRN 2010.1

Caros alunos,


Informamos que a matrícula dos alunos aprovados no último vestibular será automática e realizada pela Coordenação Acadêmica da SEDIS, no período de 13 a 26 de janeiro.


Não há necessidade do aluno comparecer ao pólo ou à SEDIS para efetuar a sua matrícula em disciplinas.

Informamos, ainda, para os alunos de administração, que o primeiro encontro presencial será realizado no dia 06 de fevereiro, às 8 horas, nos respectivos pólos. Salientamos a importância da presença de todos nesta data, quando será feita a integração entre alunos e tutores, bem como o recebimento do material da primeira disciplina e o atestado de matrícula.

O Rio Grande do Norte é um dos estados com maior número de pré-inscritos na Plataforma Freire

A Plataforma Freire registrou, até o início deste mês, 2.722 pré-inscrições para o curso de especialização em educação infantil dirigido a professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas das redes públicas, filantrópicas, comunitárias ou confessionais. Entre os estados com maior número de pré-inscritos se destacam o Rio Grande do Norte, com 508, e o Pará, com 358.

A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, com o objetivo de adequar a sua graduação. As pré-inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês.

No conjunto, o Ministério da Educação, em parceria com 15 universidades federais, oferece 3.210 vagas em curso presencial e gratuito, que será ministrado em 59 municípios de 15 estados das regiões Norte (quatro estados), Nordeste (seis), Centro-Oeste (três) e Sul (dois).

A primeira etapa para concorrer a uma vaga na especialização em educação infantil é a pré-inscrição do profissional na Plataforma Freire. A segunda é a validação da inscrição, que será feita de forma articulada entre cada secretaria estadual de educação, a representação local da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a universidade que dará o curso.

Segundo a coordenadora de formação de professores da Secretaria de Educação Básica do MEC, Helena Freitas, o curso tem os objetivos de formar quadros do magistério da educação infantil nos municípios, promover o desenvolvimento da política de formação e aprimorar os educadores. “Estes profissionais poderão desenvolver-se como professores formadores, responsáveis pelo trabalho formativo e pelo atendimento das necessidades dos educadores da infância de cada município”, explica.

Vagas – O curso será ministrado em 59 municípios por uma rede de 15 universidades federais, algumas conveniadas com instituições estaduais. A carga é de 360 horas e duração de 18 meses. Na hora de fazer a inscrição, o professor, diretor, coordenador ou membro das equipes de educação infantil dos municípios deve buscar a vaga na sede ou no campus da universidade mais próxima da cidade onde reside ou trabalha.

Para concorrer, o candidato deve atender a uma série de requisitos: ter (preferencialmente) graduação em pedagogia; trabalhar há pelo menos dois anos na educação infantil; ter disponibilidade para fazer a formação em serviço; se não for da carreira do magistério público, assumir compromisso de trabalhar na educação infantil por, no mínimo 18 meses, após a conclusão do curso; dispor de, no mínimo, dez horas semanais para estudos complementares durante o curso.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Oficina de Leituras Cartográficas é um sucesso entre os alunos do curso de Geografia da UFRN/Marcelino Vieira

O professor Edilson Alves de Carvalho foi o responsável pelo curso de Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I, realizado no Polo Universitário de Marcelino Vieira. Segundo o professor, que é do Departamento do Curo de Geografia/Natal, a oficina Tem como objetivo em sua primeira parte apresentar a relação entre a Cartografia e a Geografia no contexto escolar, trazendo a importância da Cartografia como linguagem para o Ensino de Geografia. A atividade apresentada hoje, pelo professor Edilson, 06 de janeiro, contempla as exigências das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, da Secretaria de Educação a Distância, pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.







terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Biblioteconomia será novo curso da UAB

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estabeleceu parceria com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) para o planejamento e a implementação do curso de bacharelado em biblioteconomia na modalidade a distância, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 23 de dezembro, o acordo tem o objetivo específico de formar profissionais atuantes nas bibliotecas dos polos de apoio presencial em caráter emergencial.

Pelo convênio, o CFB vai planejar e produzir os cursos, enquanto que a Capes deve viabilizar encontros, reuniões e oficinas para elaboração do projeto pedagógico e produção dos conteúdos do curso. Ambos vão elaborar um plano de avaliação e acompanhamento das atividades.

Para o desenvolvimento do curso, foi designada uma comissão de gestão formada por profissionais ligados a ambas as instituições. O resultado dos trabalhos será um edital de convocação de instituições de ensino superior interessadas em ofertar o curso. Ainda não há previsão de início das aulas.

Recursos para redes estaduais chegaram a R$ 800 milhões

O Ministério da Educação investiu, em 2009, 800 milhões em 24 estados no apoio e na reestruturação das redes estaduais de educação profissional. Os dados são do balanço anual do programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos federais para investimentos no ensino profissionalizante.

“A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está em plena expansão, mas só com as escolas estaduais atenderemos toda a demanda que o Brasil apresenta”, afirma o secretário de educaçãoprofissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Os recursos do Brasil Profissionalizado são investidos de acordo com a demanda. Cada estado traça as metas e principais necessidades e as transmite ao MEC, que faz a análise do pedido e o repasse. É possível investir na aquisição de material didático, na construção, ampliação e reforma de escolas e na capacitação de professores.

Caso a opção do estado seja a construção de uma escola, cabe ao MEC apresentar o projeto-padrão — ao custo de R$ 6 milhões, prevê seis laboratórios, 12 salas de aula, biblioteca e capacidade para atender 1,2 mil estudantes.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Resultado do vestibular da UFRN sai nesta terça-feira Lista dos 6 mil aprovados será divulgada na TV Universitária e na rádio FM Universitária.

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O resultado geral do Vestibular 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será divulgado na próxima terça-feira (5) ao meio-dia. A lista com os 6.307 aprovados no vestibular será divulgada na TV Universitária e na rádio FM Universitária.

O resultado será divulgado ao meio dia na TVU, canal 5 da televisão aberta e 17 da fechada, e na Rádio Universitária. Os nomes dos aprovados também ficarão disponíveis no portal da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) e no ginásio do Campus Universitário.

O vestibular foi aplicado no fim de novembro, nos dias 22, 23 e 24, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Após a divulgação do resultado, a universidade ganhará 6.307 novos estudantes.

Fonte: http://falandoseriocomerinaldosouza.blogspot.com/

Municípios têm recursos para garantir o aumento salarial, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 30, ter convicção de que estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU). O reajuste do piso passa a vigorar em 1º de janeiro de 2010 e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.

Haddad apresenta três razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores. A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a serem transferidos pelo governo federal no próximo ano aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares. Governadores e prefeitos haviam solicitado R$ 400 milhões adicionais ao presidente da República.

A segunda razão é o aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos sobem de R$ 5,07 bilhões em 2009 para R$ 7 bilhões em 2010. Ao juntar a transferência de R$ 1 bilhão da merenda e do transporte com os R$ 2 bilhões de complementação do Fundeb, o ministro diz considerar que o reajuste de 7,86% no piso nacional dos professores é “suportável” para estados e municípios.

A terceira questão relacionada por Haddad refere-se às projeções do Produto Interno Bruto (PIB) para 2010. Todas indicam crescimento de 5% na arrecadação.

O parecer da AGU sobre o índice de reajuste do piso salarial dos professores, em resposta a consulta feita pelo Ministério da Educação, tomou por base a diferença entre o valor efetivo do Fundeb por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34). A diferença apurada é de 7,86%. Com isso, o piso da jornada de 40 horas passa dos R$ 950 atuais para R$ 1.024,67 em janeiro de 2010.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

UFRN promove, nesta primeira semana de janeiro, Oficinas de Leituras Cartográficas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoverá neste dia 06 de janeiro o curso de Leituras Cartográficas e Interpretações e Estaisticas I para os alunos do curso de Geografia. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Marcelino Vieira e será mistrado pelo professor Edilson Alves de Carvalho, do Departemnto de Geografia da UFRN/Natal.

PROGRAMAÇÃO
· Escalas – exercícios práticos

· Orientação – uso prático da bússola com rumos e azimutes

· Localização - Coordenadas geográficas – exercícios em cartas topográficas - Coordenadas UTM – exercícios em cartas topográficas - Noções de GPS

· Fusos Horários – uso prático do Globo terrestre

· Projeções cartográficas – O globo e o mapa

· A linguagem cartográfica – o simbolismo cartográfico.

METODOLOGIA
As atividades serão presenciais e desenvolvidas a partir de oficinas, onde para cada um dos tópicos deveremos fazer:
· Exposição oral para ativar a memória quanto aos conceitos.

· Apresentação de slides em Power Point e filmes.

· Realização de atividades práticas.

o Na sala de aula.

o No campo (espaço externo ao redor da sede do pólo). Trabalho com bússolas e com GPS.

· Avaliação coletiva do trabalho realizado.

Esperamos uma boa participação da turma a fim de consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina.

Após recesso, o Polo Universitário de Marcelino Vieira inícia suas atividades acadêmicas para o ano 2010



Ano novo, alma nova para defender, lutar e promover a educação a distância em toda a região do alto sertão potiguar, paraibano e cearense. O Polo UAB de Marcelino Vieira  há um ano vem trabalhando nessa perspectiva, de ser um militante nesta modalidade de ensino, que é promovida pelo Governo Federal, através da Universidade Aberta do Brasil, em parcerias com as Universidades Federais, Institutos Federais, Universidades Estaduais e Prefeituras Municipais.Ofertando cursos de graduação e Pós-Graduação, o Polo UAB de Marcelino Vieira vem se consolidando na região, tornado-se em um Polo Universitário, com ofertas de cursos pela UFRN e o IFRN, com infraestrutura acadêmica, geração de emprego e movimentação econômica para o município.Neste ano de 2010, o Polo mais uma vez abraçará a Educação a Distância e continuará com o desafio, em conjunto com outros polos e Instituições Federais, de oferecer uma educação de qualidade.