segunda-feira, 31 de maio de 2010

CULTURA SERTANEJA - MARCELINO VIEIRA


O município de Marcelino Vieira é notícia no Jornal Tribuna do Norte sobre o Tema “Nas pegadas de Lampião no ‘lombo’ de uma moto”.
 
“...Para refazer o mesmo roteiro da passagem de Lampião no Rio Grande do Norte, entre os dias 10 e 13 de junho de 1927, o pesquisador Rostand Medeiros  se baseou em pelo menos três livros publicados sobre o cangaço, de autoria dos escritores Raul Fernandes, Raimundo Nonato e Sérgio Dantas. “Cada um tem o seu foco, a sua importância”, afirmou ele.

Mas Rostand Medeiros não dispensou “a oralidade” das pessoas que foi encontrando, nem os “casos e causos” que lhe foram contando. Ele disse que descobriu algumas coisas inéditas, como a realização da chamada “Missa do Soldado”, que é celebrada em homenagem ao policial José Monteiro de Matos, morto em combate contra os cangaceiros de Lampião, no confronto que foi chamado pela população de “Fogo da Caiçara”.

Segundo Rostand, as tropas da Polícia do Rio Grande do Norte enfrentaram os cangaceiros na localidade denominada Junco,  hoje situada a cinco quilômetros do município de Marcelino Vieira, no Alto Oeste. No decorrer do combate, às vésperas da invasão a Mossoró, segundo relatos, os soldados foram recuando, enquanto o soldado Monteiro ficou no local e teria dito o seguinte: “Morro, mas não corro”.

Por conta disso, a “Missa do Soldado” é realizada, anualmente, a cada [10] de junho,  [durante a festividade] no Dia de Santo Antonio, na capela homônima. “O povo mantém a tradição”, disse Rostand. Próximo ao açude da Caiçara também foi construído um monumento em homenagem ao soldado morto em combate com os cangaceiros”.


Segundo membros da comunidade, nesta antiga casa grande do Sítio Barro Preto, na zona rural do município de Tenente Ananias, que pertencia a família Paula, Lampião e seus homens passaram pelo local sem criar problemas, pois o proprietário era amigo de Massilon.
 




Dona Terezinha Queiroz, Sítio Juazeiro, zona Rural de Marcelino Vieira. Ela reclama que os mais jovens da região não se interessam mais pelas histórias da passagem de Lampião.
 




Segundo Dona Maria Emilia da Silva, estas marcas circulares foram deixadas pelos canos dos fuzis dos cangaceiros, no umbral da porta principal da casa do seu pai, no Sítio Panati. Para ela, a existência destas marcas é fator de orgulho.




Segundo Dona Terezinha Queiroz, foram estes baús que os cangaceiros arrombaram quando invadiram o Sítio Juazeiro.




Da direita para esquerda vemos o professor de geografia da rede municipal de ensino de Marcelino Vieira, Ênio Almeida, o Secretário de Cultura desta cidade, professor Romualdo Antônio Carneiro Neto, o comerciante Francisco Assis da Silva e o autor deste trabalho. Com a ajuda destas pessoas foi possível levantar a história da memória em relação a passagem de Lampião e seu bando por Marcelino Vieira.




terça-feira, 25 de maio de 2010

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL APLICARÁ PROVA NESTE DIA 29 DE MAIO.

A Coordenação do Curso de Gestão Pública, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, informa que a prova de redação, para os candidatos que concorrem as vagas remanescentes/ Polo UAB de Marcelino Vieira, será aplicada na Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, neste dia 29 de maio, a partir das 09h: 30min.

A coordenação.

Provas de Reposição das Especializações / IFRN

Comunicamos a todos alunos das especializações, do Instituto Federal o Rio Grande do Norte, que as provas serão aplicadas neste dia 28 de maio, na sede do polo, a partir das 15h. Portanto, muita atenção nessa data.

Agardece a coordenação.

Cinema no Polo tem forte presença dos alunos no auditório da Câmara Municipal

Veja as fotos:

Oficinas de Geografia Física II e Leituras Cartográficas ajudam os alunos a pôr em prática o conhecimento teórico adquirido nos encontros presenciais no polo.



Uma ação pedagógica que contribui para o estimulo, incentivo e a construção do profissional de educação em Geografia. Foi essa a definição dos alunos do curso de Geografia 2009.1, Polo Universitário de Marcelino Vieira, sobre as oficinas pedagógicas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizadas neste dia 22 de maio, do corrente ano. Para a coordenação do polo, a ação pedagógica desenvolvida possibilita uma maior articulação entre a coordenação de curso e os alunos, bem como, a interação presencial entre os professores das disciplinas e os alunos, onde na maioria das vezes esse contato se dá pelo ambiente virtual de aprendizagem. Ainda ressalta o coordenador que essas oficinas, seminários, palestras e encontros pedagógicos fazem parte do Projeto Político Pedagógico dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal. 




segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEC fará exame para selecionar professores: prova para ingresso nas redes públicas deve começar a ser aplicada no ano que vem.


BRASÍLIA - Convencido de que os concursos públicos para professores são de baixa qualidade, especialmente nos pequenos municípios, o Ministério da Educação (MEC) prepara o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do magistério. A ideia é que a prova seja aplicada pela primeira vez em 2011, já no próximo governo. Na semana que vem, o ministério submeterá a uma consulta pública proposta com os conteúdos que deverão ser cobrados no exame.
Assim como os jovens que fazem o Enem disputam vagas em diferentes universidades, o MEC quer que o Exame Nacional de Ingresso selecione professores para trabalhar em redes municipais e estaduais de todo o país. O alcance do novo teste dependerá da adesão de governos municipais e estaduais. Eles terão liberdade também para decidir se o novo teste será o único critério de seleção ou se deverão ser considerados outros fatores, como provas de títulos.
O que queremos dar aos sistemas de ensino é um instrumento adicional para qualificar o ingresso dos docentes na carreira
Na prática, o sistema funcionaria assim: em vez de promover um concurso público, a prefeitura que aderir ao exame lançaria um edital, informando o número de professores que pretende contratar. Em seguida, profissionais de qualquer parte do país poderiam candidatar-se, apresentando a nota obtida no exame.
- O que queremos dar aos sistemas de ensino é um instrumento adicional para qualificar o ingresso dos docentes na carreira - diz o ministro Fernando Haddad, da Educação.
Proposta de modelo será divulgada pela internet
A proposta de conteúdos que devem constar na prova será divulgada na internet, na página do ministério (www.mec.gov.br). O texto ficará aberto a críticas e sugestões por 45 dias. Uma vez concluída, a versão definitiva orientará a elaboração da chamada matriz do exame, que serve de base para a formulação das questões.
Haddad propõe que o novo exame seja anual, com provas em todo o país. De início, o teste deverá selecionar candidatos a lecionar em turmas de educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A seleção de profissionais para as séries finais (6º ao 9º ano) e o ensino médio ficaria para mais tarde, à medida em que o novo teste ganhar fôlego.
Até o fim do ano, o MEC pretende concluir a elaboração de um banco de questões, a partir do qual o próximo governo poderá aplicar a prova. Além da parte objetiva, o teste poderá ter uma redação.

fonte: G1
UFRN/SEDIS promove: Oficinas de Geografia Física II & Cartografia
PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DE GEOGRAFIA NOS PÓLOS – 2010.1
Período: 21-23 de maio de 2010
Local:
Pólo de Extremoz – 21/05 – 8h-12h
Pólo de Lajes – 21/05 – 14h-18h
(Em Lajes, será na Escola Instituto Pio X - Praça da Matriz, 312)
Pólo de Martins – 22/05 – 8h-12h
Pólo de Luis Gomes – 23/05 – 8h-12h
Pólo de Marcelino Vieira – 22/05 – 14h-18h ORGANIZAÇÃO:
Coordenação do Curso de Geografia
Local: Escola Municipal Edilton Fernandes

OFICINAS DE GEOGRAFIA FÍSICA II E CARTOGRAFIA

PÚBLICO
Alunos do Curso de Geografia a distância com entrada em 2009

PROFESSORES
Marcelo dos Santos Chaves e Edilson Alves de Carvalho

JUSTIFICATIVAS
As referidas oficinas, projetadas pela SEDIS/UFRN, se justificam pois no ensino a distância, algumas atividades presenciais tem caráter educacional e social, e este vem cobrir esta lacuna, levando aos alunos, momentos de manuseio de equipamentos e instrumentos antes vistos só nas apostilas.

OBJETIVOS
Nestas oficinas o principal objetivo é mostrar e ensinar aos alunos da SEDIS, especialmente do Curso de Licenciatura em Geografia, aparelhos e equipamentos das disciplinas Geografia Física II e Cartografia, em atividades que serão realizadas nos pólos de Extremoz, Lajes, Martins, Marcelino Vieira e Luiz Gomes, entre os dias 21 a 23 de maio de 2010.

METODOLOGIA
Em cada pólo e nos dias citados, montar-se-á duas salas, e cada sala com os referidos equipamentos e aparelhos das referidas disciplinas, e os alunos se dividirão em dois grupos. O primeiro grupo fica as duas primeiras horas na sala da disciplina Geografia Física II, e o segundo grupo, também nas duas primeiras horas, fica na sala da disciplina de Cartografia.Num segundo momento, nas duas últimas horas, as turmas se revezam.
Na sala de Geografia Física II, os instrumentos a serem apresentados e manuseados pelos alunos são: anemômetro, psicrômetro, termômetro digital e biruta.
Já na sala de Cartografia, os equipamentos que serão manuseados pelos alunos são: mapas, bússolas, GPS, fotografias aéreas, estereoscópio de bolso e de espelho.

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS:
Acesse a página da SEDIS (AACC) e siga as instruções:
1. Clique no link abaixo "Acrescentar Item";
2. Em seguida, preencha o formulário;
3. Por último, clique no botão "Gravar e Mostrar".
 
Coordenação.

Funcionários do Inep e FNDE continuam em greve

Dois importantes braços do Ministério da Educação (MEC) estão parados desde o dia 26 de abril e sem previsão para retorno. Os funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão em greve pela reestruturação dos planos de carreira.

Os dois órgãos são autarquias do MEC. O Inep é responsável pelas avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo o MEC, a paralisação dos funcionários não irá alterar o calendário das provas, previstas para novembro.

Segundo Alessandro Borges, do comando de greve do Inep, existe hoje no órgão "duas carreiras de nível superior que desenvolvem um trabalho igual, mas recebem tratamento salarial diferente". Os funcionário também querem melhorias no vencimento inicial dos concursados de nível médio.
Já o FNDE responde pela transferência de recursos para municípios por meio de programas como o da merenda e do transporte escolar. Também organiza a distribuição de livros didáticos para todos alunos da rede pública.

O MEC disse que não irá se pronunciar sobre o assunto porque as negociações estão sendo feitas com o Ministério do Planejamento. Nesta terça-feira, 11/05, o prédio do FNDE amanheceu com as portas trancadas com correntes pelo lado de fora. O movimento grevista disse que não foi responsável pela ação. Havia ainda, em torno do prédio, um líquido supostamente inflamável derramado no chão. 

sábado, 15 de maio de 2010

Curso de Licenciatura em Espanhol/IFRN tem aula iniciada no Polo UAB de Marcelino Vieira-RN.


Turma de Espanhol

Na ultima sexta-feira, 07 de maio, as coordenações do curso de Licenciatura em Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e do Polo Universitário de Marcelino Vieira deram início as atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em língua Espanhola. A aula inaugural aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Marcelino Vieira, que contou com a presença de toda a equipe do Departamento de Educação a Distância do IFRN/Natal (Chefe do Departamento, Coordenadores UAB. Coordenador do Curso, professores e equipe técnica da plataforma moodle/ifrn) e com a forte presença do alunado. Os encontros tutoriais já começaram no polo, na sala de tutoria e no laboratório de informática; para o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, com a chegada do curso de Espanhol, para região do alto sertão potiguar e paraibano, via polo Marcelino, ofertando 40 vagas, minimizará a ausência desse profissional em educação nas escolas públicas de ensino da região. 
 Parte da equipe do IFRN/Natal: da esquerda para direita (Professor Erivaldo- Chefe do Departamento, Ana Lúcia - Coordenadora UAB, Ilane Cavalcante-Coordenadora Adjunta UAB, Professor Noel - Coordenador do Curso
 Professor Romualdo Carneiro - Coordenador do Polo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conexão atualizada

A Coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira comunica a todos os alunos que os computadores e a conexão wireless já foram reparados e já estão funcionando.

Agradece a coordenação.

Divulgado edital de seleção para pós-graduação- IFRN.Inscrições começam dia 24 de maio.

A Pró-Reitoria de Ensino divulgou hoje o edital nº 12/2010 que disponibiliza vagas para cursos superiores de pós-graduação latu sensu em nível de aperfeiçoamento no âmbito do ProITEC. Pedagogos e professores da rede municipal ou estadual, portadores de certificado de graduação em curso superior, que estejam atuando na Educação Básica em Língua Portuguesa ou Matemática, poderão concorrer a uma das 150 vagas disponíveis.
As inscrições poderão ser feitas no período compreendido entre os dias 24 e 28 deste mês, de forma presencial e exclusivamente em um dos campi do IFRN para o qual existam vagas. Os horários de atendimento em cada campi estão disponíveis no Anexo I do edital.
Para saber mais, acesse a página do processo seletivo

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento para Professores dos Municípios do Rio Grande do Norte é um projeto integrado ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania do IFRN - ProITEC. Portanto, os professores selecionados atuarão como tutores dos alunos pertencentes ao programa, trabalhando na orientação de estudos e na organização de atividades individuais e grupais. O curso funciona na modalidade à distância e possui uma carga horária de 180 horas com quatro encontros presenciais.
O objetivo do curso é preparar os professores de Português, Matemática e áreas afins para que possam compreender os principios teóricos que fundamentam a elaboração do material didático numa perspectiva transdisciplinar, como também contribuir com o processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas, relacionando-as com o exercício da cidadania, fundamental para formação dos estudantes.

Saiba mais acessando o site o IFRN/Processo Seletivo: http://www.ifrn.edu.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Polos UAB ganham um novo portal/arquivo para armazenamento de dados administrativos


Desde de fevereiro, o Sistema de Gestão da Universidade Aberta do Brasil (SisUAB), ganhou um novo recurso. O módulo de administração de polos tem o objetivo de permitir que coordenadores de polo atualizem constantemente dados relativos às unidades presenciais, como quantidade, estado, segurança e acessibilidade dos ambientes e dos bens dos polos. Informações sobre recursos humanos, como o número de colaboradores e do expediente de trabalho também podem ser inseridas no sistema. De posse das informações reunidas, o programa gera relatórios que servem como um panorama da situação dos polos.
O recurso permite à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão que gerencia a UAB, dispor de informações com mais agilidade – atualmente os dados são enviados por correio eletrônico, ou mesmo via telefone, sem sistema específico. “Com a nova ferramenta, é possível agir rapidamente em caso de problemas”, explica Francisco Miranda, coordenador-geral de infraestrutura de polos da Capes.
Desde dezembro, a operação do módulo é testada por um grupo de 19 coordenadores de polo, que passou por treinamento na sede da Capes, em Brasília. Coordenadora do polo de Campos Gerais (MG), Maria Isabel Vilela, esteve na capacitação de dezembro e aprova o novo sistema. “Passávamos as informações por diversos procedimentos, por isso um recurso que reúna e armazene tudo em um só lugar contribui para nossa organização”, diz a coordenadora.
O treinamento vai se estender aos demais coordenadores a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando as primeiras turmas recebem orientação de uso do sistema, numa ação conjunta com as instituições de ensino superior vinculadas à UAB.

(Assessoria de Comunicação da Capes)

UFRN - Concurso para Professor Adjunto da Secretaria de Educação a Distância

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS


De acordo com Edital No.14/2010 anteriormente publicado (caso queira acessá-lo na página do PRH CLIQUE AQUI), dispomos abaixo os programas do concurso para professor de acordo com a área de conhecimento:

PROGRAMA DE HISTÓRIA
PROGRAMA DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE FÍSICA
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Internet do polo passará por atualização em sua conexão wireless.



Como previsto no acordo de cooperação assinado entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, o Laboratório de Informática do Polo UAB de Marcelino Vieira passará por uma inspeção técnica na sua conexão de rede e atualização do sistema operacional dos computadores. A intervenção é uma ação da PrefeituraMunicipal, que irá garantir uma maior vida aos computadores e uma melhor conexão a internet aos alunos do polo.Devido a essa atualização, o laboratório de informática, no que diz respeito ao acesso a internet, não funcionará nestes dias 07 e 08 de maio, voltando a ter conexão no próximo dia 10 de maio.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Provas das Especializações - IFRN/Polo UAB de Marcelino Vieira

COMUNICADO 

Conforme o calendário acadêmico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, as provas das especializações estão marcadas para este dia 08 de maio, às 9h, na Escola Municipal de Edilton Fernandes. Portanto, muita atenção com essa data.

Agradece a coordenação do polo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O IFRN CONVIDA PARA A PALESTRA



“COPIAR, PARAFRASEAR, RESUMIR: QUANDO SE TORNAM PLÁGIO”?
Palestrante: Professora Dra. Ângela Paiva Dionísio – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Data: 07/05/2010 (sexta), às 19h.
Local: Auditório do IFRN
Público alvo: Alunos e servidores do IFRN, UERN e professores das Redes Estadual e Municipal de Educação
Organização: IFRN-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
UERN-Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Agradecemos, imensamente, pela participação de vocês em todas essas atividades.
Atenciosamente,
Prof. GILTON Sampaio de SouzaVice-Coordenador do PPGL (em exercício da Coordenação) e Diretor do CAMEAM/UERN

Profa. Antônia Francimar da Silva
Diretora do Campus Pau dos Ferros do IFRN

terça-feira, 4 de maio de 2010

PAU DOS FERROS SEDIARÁ EVENTO SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

 
O escritório MENDES CUNHA ADVOGADOS, com sede na capital do Estado, promoverá, nesta quarta-feira (05), no auditório do IFRN do campus de Pau dos Ferros, das 14h às 18h, com entrada franca, um seminário que versará sobre “Uma Visão Contemporânea da Administração Municipal”.

Ele será dividido em quatro temas: Condutas Vedadas aos Agentes Políticos em Ano Eleitoral; A Importância do Plano Diretor Para o Município; Regime Especial de Pagamento de Precatórios e A Lei dos Consórcios Públicos e sua Aplicação aos Municípios.

As palestras serão ministradas, respectivamente, pelos bacharéis em direito Evandro Minchoni, D´Alembert Arrhenius Alves dos Santos, Renato de Lima e Souza e José Marcelo Ferreira Costa.
 

Para refletir...

Um pai levava seus dois garotos para jogar minigolfe. Na bilheteria, quis saber o preço.

“Cinco moedas para os adultos, três para maiores de seis anos. Abaixo de seis anos, a entrada é grátis”.
“Um deles tem três, o outro sete. Pago a do mais velho”.

“Você é tolo”, disse o bilheteiro.

“Podia ter economizado três moedas, dizendo que o mais velho tinha menos de seis; eu nunca saberia a diferença”.

“Pode ser; mas os garotos saberiam. E o mau exemplo ficaria gravado para sempre”.

Postado por Paulo Coelho:  http://colunas.g1.com.br/paulocoelho

Informativo 2 - Curso de Língua Espanhola



Data da aula inaugural: 07 de Maio de 2010
Local: Câmara Municipal de Marcelino Vieira
Horário: 16h

Veja a Programação Completa:

a) Programação do Evento:

- 16h às 16h35min: Recepção e Abertura
Composição da mesa
Hino Nacional
Apresentação Cultural / Vídeo Institucional do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN

- 16:35: Falas
José Ferrari de Oliveira ( Prefeito Municipal)
Romualdo Carneiro – (Coordenador do Polo)

- 16:45: Encaminhamentos das atividades acadêmicas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte / Curso de Língua espanhola.

1-  Fala do Diretor do DETED-UAB, Coordenador da UAB, Coordenador do Curso de Licenciatura em Espanhol (presencial e a distância, no máximo 10 min)

2-   Apresentação de cada disciplina do primeiro período acadêmico pelos professores formadores.

Assim, a sequência das apresentações deve ser:
 - Material Didático - Artemilson Alves de Lima 
- Língua Espanhola I – Profª Tatiana Maranhão 
- Fonética e Fonologia Profª Maria Trinidad Pacherrez Velasco 
- Lingüística I – Francisco Fred Lucas Linhares  
- Informática Básica – Prof. Manoel Lopes Costa
- Educação a Distância: Fundamentos e Práticas Aplicados à Educação – Profª Juvina Celia Costa
- Língua Portuguesa  -  Profª Rousiene Gonçalves

Encontro com a Coordenação do Curso de Administração Pública movimenta o Polo UAB de Marcelino Vieira.

                                       1                                         2
 Tutor Gledson Antônio (1) e a Tutora Rosinéia Maria (2)

 A Coordenação do Curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visitou neste dia 02 de maio o Polo Universitário de Marcelino Vieira. A equipe da coordenação estava dirigida pela professora Matilde Medeiros, que contava com a colaboração da professora Da Penha, ambas da Secretaria de Educação a Distância / SEDIS. O encontro possibilitou a articulação entre as coordenações, tornando o polo mais ativo e ciente das suas responsabilidades para a boa formação acadêmica do bacharel em Administração pública. 

O Fórum de discussão foi pontuado nos seguintes temas: material didático, ambiente virtual de aprendizagem, os encontros presenciais, a AACC e o uso da WEB conferência como recurso pedagógico de aprendizagem para o curso de Administração Pública. O debate contou com a participação maciça dos alunos e das tutoriais presenciais do polo (professores Gledson e Rosinéia).

 Professor Romualdo Carneiro e as professoras Da Penha e Matilde Medeiros


Alunos do Curso de Administração Pública

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pólos Universitários do RN marcam presença no III Encontro Regional do Sistema UAB
Coordenadores de Pólo e UAB do RN (alguns).

Estivemos presente na capital do frevo, Recife/PE, onde ficamos hospedados no Mar Hotel entre os dias 28 de abril e 01 de maio e, nesse espaço de tempo participamos efetivamente do III Encontro Regional do Sistema UAB / Nordeste.

No encontro que reuniu os Coordenadores de Pólo e Coordenadores UAB das IEs discutimos muitas questões relevantes para o processo de consolidação e Institucionalização do Sistema UAB em todo Brasil.

A partir dos debates realizados no encontro ficou acertado que os agentes UAB de toda região Nordeste devem unir forças para aprovar as Leis de criação e sustentabilidade dos Pólos UAB, pois só assim eles ganharão de fato vida e, passarão a ser parte legal do sistema educacional de cada município ou estado em que estão localizados.

Outra tarefa que ficou definida foi que após a aprovação das Leis de criação de cada Pólo, os Coordenadores de Pólo UAB devem viabilizar os Regimentos de Pólo, Biblioteca e Conselho de Pólo e, a elaboração em conjunto com a comunidade acadêmica dom Plano de Gestão Anual do Pólo.

A criação do PDP (Programa Direto no Pólo) e a institucionalização da figura do Coordenador Adjunto também foram exaustivamente reivindicados pelos Coordenadores de Pólo, que argumentaram em primeiro lugar a necessidade de sanar pequenos casos, que hoje demora tempo demais para ser atendidos via mantenedor e, em segundo a necessidade de ter alguém que os substitua, sendo está pessoa entendedora da dinâmica do Sistema UAB.

É pertinente destacar que a Equipe UAB/CAPES nos mostrou valiosas experiências de EaD no mundo, dando aos menos encorajados ou duvidosos do Sistema UAB a certeza que estamos no rumo certo e, que a EaD veio para de forma inequícova garantir com qualidade a democratização do acesso, permanência e sucesso de aprendizagem no ensino superior de nosso País.

O Coordenador do Pólo Universitário de Luís Gomes, Professor Franklin Miguel Fernandes, enfatizou no encontro a necessidade do Governo Federal fomentar mais os Pólos, sobretudo os que estão instalados nos pequenos e pobres municípios nordestinos, onde antes de sua existência o ingresso no ensino superior era apenas mais um sonho e, também pediu a liberação dos recursos para os serviços de ampliação ou reforma de Pólo, prometidos há bastante tempo.



Solenidade de Abertura do III Encontro Regional do Sistema UAB / Nordeste.
Sr. Adi Balbinot / CAPES.

Professora Cassandra / UFCE - Coordenadora do GT - CE e RN.

Prof. Franklin Miguel Fernandes, Coordenador do Pólo Universitário de Luís Gomes, cobrando mais fomento via Governo Federal para os Pólos.


domingo, 2 de maio de 2010

III Encontro de Coordenadores da UAB - Região Nordeste


Aconteceu nestes dias 29 e 30 de abril, em Recife, o III Encontro de Coordenadores de Polos da região Nordeste, do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Como pauta de discussão do encontro, foi debatido a regulamentação da institucionalização dos  Polos UAB. Diante disso, foram organizados grupos de estudos para elaborarem as minutas de Lei de Criação de Polo com dotação orçamentária, Plano de Gestão, Regimento Interno do Polo e o Regimento do Conselho de Polo, para que os coordenadores em conjunto com as Instituições de Ensino Superior e os mantenedores tratem de elaborar e aprovar tais documentos.  

Para o Coordenador do Polo Universitário de Marcelino Vieira, professor Romualdo Carneiro, o encontro "serviu para troca de experiências de gestão entre os coordenadores de Polos, bem como, a construção, via lei, de uma identidade acadêmica para os Polos de Apoio Presencial". Segundo Romualdo, o Polo de Marcelino Vieira já se encontra institucionalizado com a lei de nº 184/2009, e com dotação orçamentária para investimentos do mantenedor para o polo.

A UAB ofereceu, em 2009, 129.474 vagas envolvendo 88 instituições federais e estaduais de ensino superior e 723 Polos de apoio presencial. Até 2011, o Sistema UAB prevê o estabelecimento de cerca de mil polos distribuídos no território nacional.


- Em breve, fotos do Encontro.