quarta-feira, 30 de junho de 2010

COMUNICADO/CELULAR

Prezados,

Devido o roubo do meu celular e não conseguir recuperar o número, agora estou com um novo aparelho e um número novo:

Romualdo Carneiro
Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN
Novo celular: 9649-0449

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Polo UAB de Luís Gomes também tem recurso assegurado pelo FNDE para reforma em sua sede acadêmica.

Assim como o prefeito de Marcelino Vieira, José Ferrari de Oliveira, o prefeito da cidade de Luís Gomes é convocado a assinar convênio para construção da Sede do Polo Universitário de Luís Gomes.


Prefeito José Ferrari de Oliveira - Marcelino Vieira


















À esquerda, Prefeito de Luís Gomes: Carlos José Fernandes

"Em meio ao estado de nervos tenso de mais um Jogo da Seleção Canarinho, 25 de junho, fomos surpreendidos com a chegada de e-mail convidando o senhor Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, para assinar nesta quarta-feira, 30 de junho, em Brasília, o convênio de liberação de recurso para a I Etapa da construção da Sede do Polo Universitário de Luís Gomes. Nos próximos meses serão construídos os laboratórios, dentre outros espaços que marcarão o inicio da Sede própria do Polo.
A assinatura desse convênio marca uma nova fase na história da educação de Luís Gomes e região, pois é uma casa de multiplicação e construção de saberes que se solidifica como instituição cujo raio de abrangência chega aos mais distantes lugares do Oeste Serrano do RN e Sertão da Paraíba, configurando-se como uma importante casa de ensino na modalidade de ensino que mais cresce no mundo, a EaD.
Para o Coordenador do Polo, Prof. Franklin Miguel Fernandes, 'a assinatura desse convênio vem coroar uma trajetória de lutas em prol de prover Luís Gomes de uma respeitável cada de ensino superior, na modalidade de EaD, que somada aos esforços da Administração Municipal, não tarda a brilhar com maior intensidade na constelação das referências em EaD, nesses rincões, de um Brasil gigante e plural' ”.

O Polo Universitário de Marcelino Vieira felicita a conquista do Polo UAB de Luís Gomes.

sábado, 26 de junho de 2010

Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira recebe ofício para celebrar convênio com o FNDE para realizar Reforma na nova sede do polo.



Neste dia 25 de junho o Polo Universitário de Marcelino Vieira recebeu ofício do FNDE convidando o senhor Prefeito Municipal, José Ferrari de Oliveira, para assinar nesta quarta-feira, 30 de junho, em Brasília, o convênio de liberação de recurso para a intervenção predial no Polo UAB de Marcelino Vieira. É um sonho que começa a ser realidade, é uma grande conquita educacional que toda a região do alto sertão potiguar, paraibano e cearense passam a ganhar e a usufruir. Esta reforma garantirá uma melhor infraestrutura para os cursos EaD, bem como, o fortalecimento dessa unidade universitária na região.

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O dia do meio ambiente é comemorado no dia 5 de junho de cada ano. É um dia de conscientização para todos os brasileiros, de meditação e de uma avaliação do que estamos fazendo para melhorar o ecossistema e se curvar diante dos erros cometidos por imprudência ou falta de conscientização. Nesse sentido, o Polo Universitário de Marcelino Vieira realizou neste mês de junho a sua 1ª Semana do Meio Ambiente, que contou com uma programação bastante diversificada e atrativa para os alunos com palestras, debates, documentários, caminhada ecológica e ações educativas.

 1ª foto: professores Agassiel e Mara - UERN / 2ª foto: Vista panorâmica do auditório


Coordenador Romualdo Carneiro abrindo a 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo UAB de Marcelino Vieira

da esquerda para direita: Elomark e Alexsandra (tutores), professora Mara e professor Agassiel, Eliene (tutora)

Novo comunicado do IFRN - ESPECIALIZAÇÃO


"Prezados Senhores,
Pedimos desculpas por mudarmos novamente a data da reposição [e recuperação], mas cometemos um equívoco ao marcá-la para o sábado, sem considerar a impossibilidade de comparecimento dos sabáticos. Assim, remarcamos a data para o dia 30/06/2010  (quarta-feira). Esclarecemos que essa data será para as provas de reposição das três disciplinas dos três cursos da Especialização (Geografia do Semi-Árido, Literatura e Ensino, e Língua Portuguesa e Matemática)".
Saudações juninas!
Marília Gonçalves Borges Silveira
Professora de Língua Portuguesa
IFRN - Campus Natal Central


Obs: Caros alunos desconsiderar os comunicados anteriores. O válido é este.

Romualdo Carneiro
Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jogo da Seleção Brasileira de Futebol altera rotina do Polo

Considerando que nessa sexta-feira, dia 25 de junho, a Seleção Canarinho entrará em campo a partir das 11:00, o expediente do Polo ficará restrito a parte da manhã, com trabalhos internos e administrativo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

COMUNICADO 2 - ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA:

"Prezados,
 
Devido ao jogo do Brasil, na próxima sexta, adiamos a prova de reposição de Metodologia da Pesquisa para o dia 26/06 (sábado). Pedimos a gentileza de avisar aos alunos".
 
Grata,
 
Marília Gonçalves Borges Silveira
Professora de Língua Portuguesa
IFRN - Campus Natal Central

COMUNICADO - IFRN

"Segue a lista de aunos que deverão fazer a prova de recuperação [hoje] (dia 23/06/2010). Favor avisar aos colegas coordenadores e tutores presenciais para que os alunos tomem conhecimento.
>
> 1. Antonio Jovanildo da Costa
> 2. Eliene Martins
> 3. Francisca Iêda Silveira de Souza
> 4. Gicélia Nunes
> 5. Jeova Chagas Duarte
> 6. João Batista da Costa Júnior
> 7. Katianny Dantas Rocha de Lima
> 8. Luzia Farias Felipe
> 9. Magno Teixeira
> 10. Maria Ângela da Silva
> 11. Maria de Fatima Ferreira Galvão
> 12. Marquilene Costa
> 13. Névola Borges de Castro Ruiz
> 14. Robson Rodrigues
> 15. Rosemeire da Silva Dantas
> 16. Solange Pereira da Silva
> 17. Vera Lucia de Castro
> 18. Zenaide Bezerra Galvão de Araujo
>
> Grato, Manoel Lopes".

A Coordenação.

terça-feira, 22 de junho de 2010


CAMINHADA ECOLÓGICA A SERRA DAS OLIVEIRAS MOBILIZA POLO UAB DE MARCELINO VIEIRA.

A culminância da 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo Universitário de Marcelino Vieira realizou-se com uma caminha da ecológica, depois de um dia inteiro, 19 de junho, de palestras, documentários e debates. O dia 20 de junho, domingo, foi de pura ação educativa conciliando à teoria a prática com uma caminhada até o topo da Serra das Oliveiras, a mais de 600m acima do nível do mar.

Visita ao Rio do Albuquerque/Panatis (afluente do Apodi)



A ação ambiental contou com a participação significativa dos alunos do Polo UAB de Marcelino Vieira e dos tutores presenciais. Estes que na oportunidade se deleitaram com exposições orais e práticas sobre a fauna, o relevo, o clima e os impactos ambientais na natureza visitada. Para o tutor presencial do curso de Geografia, José Augusto, a iniciativa da Semana do Meio Ambiente em visitar pontos geográficos locais – sertão potiguar - leva os alunos a conhecer o seu espaço, o seu meio e a sua História.

Tutor José Elomark: aula sobre relevo, vegetação e clima
Ação Educativa: recolhimento do lixo na Serra das Oliveira


 

Ação Educativa: recolhimento do lixo na Serra das Oliveira

 Os desbravadores

sábado, 19 de junho de 2010

Coordenadores da UAB participam de capacitação sobre execução orçamentária

Mais de 200 representantes de instituições federais de ensino superior participam nesta quarta-feira, 16, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, do Encontro de Capacitação sobre execução orçamentária e financeira do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Encontro_2_UAB_G_O_F_16062010
Assuntos ligados à execução orçamentária e financeira são tratados em capacitação na Capes (Foto: ACS/Capes)

O evento, que terá duração de dois dias, tem como objetivo capacitar coordenadores de cursos sobre execução orçamentária e financeira de recursos federais, auditoria e controle interno e orientar sobre gerenciamento do pagamento de bolsas do programa UAB.

Na abertura do evento, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, disse que com a nova missão, a partir de 2008, a Capes passou a ser responsável também pela formação de professores da educação básica e com isso foram criadas duas novas diretorias: a da educação básica presencial (DEB) e a diretoria de educação a distância (DED), responsável pela Universidade Aberta do Brasil.
Para ele, o desenvolvimento do país passa pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. “Considerando as dimensões do Brasil e as dificuldades locais de deslocamento, a UAB representa um importante instrumento educacional para o acesso ao conhecimento.”

Encontro_1_UAB_G_O_F_16062010
Representantes da Capes abrem  os trabalhos do encontro (Foto: ACS/Capes)

UAB
Criada em 2005, pelo Ministério da Educação, a UAB tem como objetivo interiorizar a oferta pública de ensino superior para professores em exercício na rede pública de ensino que buscam obter a primeira licenciatura ou que desejam ampliar seus conhecimentos por intermédio de um curso de aperfeiçoamento ou de especialização. O programa atende também pessoas residentes em localidades afastadas que queiram obter uma formação de nível superior.
Parcerias
Na ocasião, Guimarães enfatizou a importância das parcerias com instituições públicas de ensino superior para o avanço do programa. “Para a expansão e a oferta de cursos de educação superior pública e de qualidade em diversas regiões do Brasil, só é possível com a parceria de todos os agentes envolvidos. Por isso a necessidade de momentos como este para discutir e orientar na elaboração orçamentária e na execução de recursos públicos”, disse.

Participaram da abertura o diretor de Educação a Distância, Celso Costa, a diretora de Gestão, Denise de Menezes Neddermeyer, e a coordenadora de Supervisão e Fomento da DED, Grace Tavares Vieira.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Jogo da Seleção Brasileira de Futebol altera rotina do Polo

Considerando que nessa terça-feira, dia 15 de junho, a Seleção Canarinho entrará em campo a partir das 15:30, o expediente do Polo ficará restrito a parte da manhã.


A Coordenação

Prova de Recuperação das Especializações / IFRN

Comunicamos a todos os alunos dos cursos de Pós-graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte que haverá prova de recuperação nesta sexta-feira, 18 de junho, a partir das 15h, na sede do Polo UAB de Marcelino Vieira. Portanto, cuidado com essa data.

Agradece a Coordenação.
Secretaria de Educação a Distância da UFRN tem nova sede

A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN está com uma nova sede. A inauguração está prevista para acontecer em julho durante a realização da 62ª Reunião Anual da SBPC. 
 
A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN conta com uma nova sede e a inauguração está prevista para acontecer em julho durante a realização da 62ª Reunião Anual da SBPC. As novas instalações da Secretaria contam com uma central de produção de material didático, estúdio de televisão, auditório com 100 lugares e sala de capacitação para 40 alunos.
 
A SEDIS conta, atualmente, com um total de 3.800 alunos matriculados em cursos de graduação, sendo cinco cursos de licenciatura e dois de bacharelado. Em 2010.2 serão iniciados dois cursos de especialização: Gestão Pública Municipal, com 320 alunos, e Mídias na Educação, com 500 alunos. Já em 2011 a previsão é para a abertura do Curso de Especialização em Gestão Pública, com 320 vagas.
 
Os cursos de graduação são as licenciaturas em Física, Matemática, Química, Geografia e Ciências Biológicas, e os bacharelados em Administração e Administração Pública.
 

I SEMANA DO MEIO AMBIENTE

VISTE A AACC E FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Código de acesso das disciplinas - Especializações (IFRN)

  • Língua Portuguesa e Matemática: uab3sp3cmat
  • Geografia do Semi-Árido: 2010uab3sp3cg30
  • Literatura e Ensino: uab3sp3cl13

Comunicado 2 - PROVAS


Comunicamos a todos os alunos do curso de licenciatura em Língua Espanhola, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte ,que neste dia 12 de junho, a partir das 9h, na Escola Municipal Edilton Fernandes, teremos mais uma aplicação de provas. Portanto, muita atenção com essa data.

Comunicamos a todos os alunos dos cursos de licenciatura (Matemática e Geografia), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que neste dia 13 de junho, a partir das 8h, na Escola Municipal Edilton Fernandes, teremos mais uma aplicação de provas do grupo disciplina  2. Portanto, muita atenção com essa data.

Fase inicial da olimpíada reúne 19,6 milhões de alunos em todo o país

Mais de 19 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio participam nesta terça-feira, 8, nas escolas, das provas da primeira fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No conjunto, são 19,6 milhões de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na etapa escolar, as questões da prova são objetivas (múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores, que devem seguir as instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep. Os alunos devem resolver 20 problemas e indicar a resposta entre cinco opções. A correção dos testes deve ser imediata porque o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 próximo.

Os alunos selecionados farão as provas da segunda fase em 11 de setembro, às 14h30 (de Brasília). Serão aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática. Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para 26 de novembro.

Parceria — Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas.

Regulamento, calendário, prêmios, banco de questões e roteiro para tirar dúvidas podem ser consultados na página eletrônica da olimpíada.

Fonte: MEC
Reportagem apresenta estudantes da UAB

Desde 2005, diversos estudantes oriundos de camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária têm conseguido realizar sua graduação por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Agora, uma reportagem da televisão do Ministério da Educação, a TV MEC, apresenta um pouco mais quem são essas pessoas.
Alunos como Silvia Nascimento, que encontraram na UAB uma possibilidade de completar os estudos mesmo com o tempo dividido entre trabalhar e cuidar da família. “O curso a distância foi a oportunidade que encontrei para estudar”. Ela realiza as atividades enquanto frequenta a biblioteca pública.

Assista aqui a reportagem.

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O Sistema é coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Fonte: Capes
Polo UAB de Luís Gomes

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Feriado nacional de Corpus Christi altera expediente acadêmico no polo

 Em virtude do feriado de amanhã, 03/06, o polo voltará as suas atividades no dia 04 de junho, sexta-feira.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.

Comunicado 1


Comunicamos a todos os alunos das especializações, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte ,que neste dia 05 de junho, a partir das 9h, na Escola Municipal Edilton Fernandes, teremos mais uma aplicação de provas. Portanto, muita atenção com essa data.

Comunicamos a todos os alunos dos cursos de licenciatura (Matemática e Geografia), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que neste dia 06 de junho, a partir das 8h, na Escola Municipal Edilton Fernandes, teremos mais uma aplicação de provas do grupo disciplina 1. Portanto, muita atenção com essa data.