segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reunião com a Coordenação do Curso de Espanhol-IFRN

Caros alunos do curso de Licenciatura em Espanhol,

Nesta quarta-feira, 02/03, a Coordenação do Curso de Espanhol estará realizando uma reunião acadêmica com todos os alunos para discutir o calendário letivo e o andamento das disciplinas que estão sendo ofertadas. Portanto, a presença é obrigatória.

Local da reunião: Sede do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN
Dia: 02 de março
Horário: 16h

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Segunda etapa de inscrições no ProUni termina nesta quinta-feira

A segunda etapa de inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni) termina nesta quinta-feira (24). Há bolsas de estudo integrais e parciais, de 50% do valor da mensalidade, em instituições de educação superior privadas. O Ministério da Educação não divulgou o horário exato da abertura das inscrições.
Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, podem se candidatar novamente, segundo o Ministério da Educação. Estudantes que não se inscreveram na primeira etapa também podem participar. Aqueles que conseguiram bolsa na primeira etapa de inscrições não poderão participar agora.
Na inscrição, o estudante pode escolher até três opções de cursos e instituições. Para concorrer, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e a redação) e ter nota superior a zero na redação.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Os candidatos deverão informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e o CPF.

A primeira chamada será divulgada em 27 de fevereiro e a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Fonte: G1

Tutores do PUAP marcam presença no 6º Encontro de Tutores da UFRN



O 6º Encontro de Tutores da Educação a Distância da UFRN/UAB, realizado no período de 15 a 17 de fevereiro, no Hotel Praia-mar, foi promovido pela Secretaria de Educação a Distância – SEDIS/UFRN objetivando capacitar os tutores, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a práxis que norteia a inserção desse grupo no desenvolvimento da EaD.
O encontro reuniu cerca de 200 tutores, dos 20 polos de apoio presencial da EaD, localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, onde são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, Química, Física, Geografia e Matemática (licenciatura) e Administração e Administração Pública (bacharelado).
A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretaria SEDIS – Professora Carmem Rêgo e da Vice-reitora da UFRN – Professora Ângela Cruz, dentre outras personalidades da EaD/UAB/UFRN. Em sua fala a Professora Carmem Rêgo destacou o que representa a EaD no âmbito da UFRN e rememorou a história da EaD no contexto da UFRN, evidenciando o seu crescimento e a política constante em busca da qualidade. Já a Vice-reitora – Professora Ângela Cruz, que na oportunidade representava o Reitor – Professor Ivonildo Rêgo, destacou a importância da EaD na interiorização das ações da UFRN e, também deixou claro que na sua gestão, a iniciar em maio, a EaD continuará recebendo atenção especial, haja vista que a experiência tem demonstrado que é possível sim levar aos mais distantes rincões do RN a oferta UFRN com a qualidade que lhe é conferida nos cursos presenciais.
No decorrer dos três dias muitos foram os momentos de debate e reflexão sobre os números da EaD por curso, as perspectivas futuras, a necessidade do fortalecimento de parcerias para garantir a estruturação da infra-estrutura física e logística dos Polos, a institucionalização da função de tutor e, até mesmo surgiu a ideia de formação de uma associação de tutores da EaD do RN.
A ideia da criação de uma associação de tutores da EaD do RN partiu do tutor Valderi Idalino da Silva, do Polo Universitário de Luís Gomes, que foi muito bem aceita por todos e, agora espera-se que nos meses seguintes o idealizador possa seguir dando passos rumo a consolidação desse projeto, que dentre os seus objetivos destaca “a união da categoria”.
Discutiu-se também as perspectivas de rompermos, num futuro breve, as barreiras que distanciam a EaD da educação presencial e de estarmos cada vez mais próximos de um eficaz sistema bimodal, onde o preconceito será ultrapassado.
No encontro o coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes, Professor Franklin Miguel Fernandes, fez uso da palavra durante a palestra do Dr. José André Peres Angoti – UFSC que enfatizou: “A EaD/UAB/UFRN cresce a passos largos com qualidade e, nesse sentido também deve crescer a atenção para a sua completa institucionalização. Deve-se também oportunizar aos tutores uma formação contínua com vistas a sua qualificação profissional.”

Fonte: Polo UAB de Luís Gomes

Polos do sistema UAB receberão visitas de acompanhamento

Foi publicada na quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União a Portaria nº 7, que designa os avaliadores para a realização de visitas de acompanhamento e os polos do Sistema Universidade Aberta (UAB) e seus respectivos mantenedores que serão inspecionados.

O acompanhamento faz parte das ações de saneamento de deficiências previstas nos autos do processo administrativo n.º 23000.005472/2010-34 para os polos integrantes do sistema UAB.
Confira a relação.

Fonte: UAB

COMUNICADO / ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UFRN

Avisamos aos alunos do curso de Administração Pública, Polo UAB de Marcelino Vieira, que neste sábado, à tarde, haverá encontro presencial com os tutores Gledson e Rosinéia, na sede do Polo.

Agradece a Coordenação.

Curso de Língua Espanhola/IFRN




Comunicamos aos alunos do curso de licenciatura em Língua Espanhola/IFRN que já se encontram postados, na plataforma de ensino, os textos das disciplinas do ano letivo de 2011.1. Portanto, acessem as páginas das disciplinas no moodle.

Agradece a coordenação

ENCONTRO ACADÊMICO - 2011.1

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA - INFORMATIVO

A coordenação do curso de especialização em Gestão Pública solicita que os alunos entrem em contato com a Cinthia na secretaria do curso para informar sobre o número de matrícula  e outros informes.

Tel para contato: 3215-3372.

Anderson Mol - Coordenador

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina

'Sempre fui exigente demais comigo', diz Marcela.

Garota vai estudar na Universidade de São Paulo (USP).

Marceloa Malheiro, de 16 anos, foi aprovada em nove vestibulares de medicina (Foto: Raul Zito/G1)Marcela Malheiro, de 16 anos, passou na USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, Unifesp... (Foto: Raul Zito/G1)
Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, tem o privilégio de escolher entre o curso de medicina de nove universidades brasileiras. A estudante foi aprovada nas principais instituições de ensino do país, entre elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Instituições em que Marcela foi aprovada 
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - SiSU
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
PUC-Campinas
PUC-Paraná
Instituições em que Marcela não foi aprovada
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
No total, Marcela prestou 13 vestibulares. Passou em nove, não passou em quatro (veja quadro ao lado). A estudante já decidiu: vai fazer o curso de medicina da USP.
Filha de um bancário e uma profissional de biblioteconomia, a estudante diz que seus pais nunca exigiram que ela fosse uma aluna excelente e tivesse sucesso no vestibular. A mãe, inclusive, avisou que a família faria um esforço para mantê-la em uma universidade particular caso ela não conseguisse vaga nas públicas. Porém, Marcela nem trabalhou com esta hipótese.
"Sempre fui exigente demais comigo. Na escola se eu tirasse nove ficava mal e ia questionar o professor", disse Marcela ao receber a reportagem do G1 em sua casa, no bairro de Pirituba, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (9). Em plena entrevista, o nome da vestibulanda aparecia em mais uma lista, a dos aprovados em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mesmo antes de concluir o ensino médio, o nome da estudante já aparecia na lista de classificados da USP. No ano passado, ela foi aprovada como treineira na área de biológicas, e no primeiro ano do ensino médio também passou para a segunda fase, mas não fez a prova porque foi viajar.
Estudante já havia sido aprovado como treineira na Fuvest em 2010 (Foto: Raul Zito/G1) 
Estudante já havia sido aprovado como treineira na
Fuvest em 2010 (Foto: Raul Zito/G1)
Quando criança, ela 'pulou' um ano
Ainda criança, Marcela mostrou seu potencial. Quando tinha 6 anos, sua mãe foi informada pela professora de educação infantil da escola onde estudava que a menina já estava alfabetizada e portanto atrapalhava o andamento da turma, por isso deveria ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, "pular" um ano. A mãe, na época, teve dificuldades de encontrar um colégio que aceitasse a matrícula já que a menina ainda não havia completado 7 anos.
Marcela fará 17 anos no próximo dia 22 de fevereiro. Para ela, a pouca idade não será problema quando estiver na faculdade. "Todo mundo estará lá com o mesmo objetivo. Foi difícil para todo mundo da mesma forma, por isso a idade não faz diferença."
Aluna do Colégio Integrado Objetivo, em São Paulo, Marcela diz que não esperava passar em nenhum dos vestibulares que prestou. Tanto que chegou a se matricular como garantia na PUC-Paraná, uma das primeiras instituições a divulgar o resultado. "Toda vez que via meu nome na lista de aprovados ficava muito surpresa", afirma.

Dedicação
Tanto sucesso não foi à toa. Marcela sempre foi boa aluna, ama ler e reservou o ano de 2010 para se preparar ao vestibular. Desistiu das aulas de balé, jazz e sapateado, das conversas com os amigos pela internet, e dos passeios. No máximo, dava uma volta de meia hora de bicicleta, pelo bairro onde mora, em Pirituba, aos domingos.
De manhã, frequentava as aulas regulares do terceiro ano do ensino médio, e à tarde aproveitava as atividades extras da escola, como plantão de dúvidas e aulas de redação. Em casa estudava na escrivaninha no quarto, sob silêncio total. "Nunca fui de ficar estudando o tempo todo, mas prestava muita atenção nas aulas. Os professores dão dicas do que vai cair e há questões modelo que você pode treinar", destacou.
Nas horas de descanso dos estudos, Marcela gostava de andar de bicicleta (Foto: Raul Zito/G1) 
Nas horas de descanso dos estudos, Marcela gostava de andar de bicicleta (Foto: Raul Zito/G1)
 
A tática de Marcela foi inversa da maioria dos vestibulandos. Entre janeiro a maio de 2010, ela pegou pesado nos estudos, e relaxou no segundo semestre. "Não dá para estudar como maluca. Você fica muito cansada e dá mais nervosismo na hora da prova."
EscolhaA opção por estudar medicina veio de empurrão dos pais que consideram que ela tem perfil para carreira. A garota não imagina como será o curso, nem tem ideia da especialidade que pretende seguir. No momento, está ansiosa com o trote. "Estou com um pouco de medo, mas conheço uma menina que está no segundo ano que pode me ajudar", brinca.
Concluída a missão de passar no vestibular, Marcela tem planos de fazer dança de salão e voltar a viajar - uma de suas paixões. Quando fez 15 anos pode escolher entre uma festa e uma viagem. Fez a segunda opção e passou 30 dias viajando pela Europa com a irmã que também seguiu carreira em saúde e é dentista. Para comemorar o sucesso nos vestibulares, Marcela pretende fazer uma nova viagem com os pais.
Veja dicas de estudos da vestibulanda
- Se possível, dedicar o ano aos estudos e dispensar demais compromissos;
- Não estudar muitas horas por dia;
- Prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores;
- Responder questões de vestibulares anteriores, pois muitos modelos são mantidos;
- Ler revistas, jornais, livros e sites informativos;
- Aos alunos que ainda não estão no terceiro ano, vale a pena prestar vestibular como treineiro;
- Revisar a matéria do dia, em casa;
- Fazer uma redação por semana;
- Buscar formas de relaxar o corpo e a mente pelo menos uma vez por semana;
- Evitar comidas pesadas, como fritura, principalmente antes das provas.
 
Fonte: G1

Brasil e Argentina trocarão experiências sobre EAD


Entre os acordos firmados entre Brasil e Argentina durante a visita da presidente Dilma Rousseff, no dia 31 de janeiro, estão parceria para inclusão digital, troca de conteúdos digitais interativos e a educação a distância. Segundo o texto firmado entre os países, publicado hoje pelo Ministério das Relações Exteriores, os dois países trocarão experiências sobre os projetos argentinos Conectar Igualdad, similar ao brasileiro Um Computador por Aluno; e sobre o projeto argentino de “Núcleos de Acesso ao Conhecimento”, utilizados como forma de promover o ensino a distância a partir de universidades. A Argentina também mostrou interesse em conhecer o UCA e o projeto de brasileiro de Telecentros. Os acordos também prevêm a adoção de intercâmbios para o desenvolvimento conjunto de plataformas e de conteúdos digitais interativos.
Os dois governos também firmaram acordos para a construção de dois reatores nucleares, sendo que cada país deverá construir seus próprios reatores a partir de projetos em comum. Também houve acordos nas áreas de boenergia e de construção civil. Na área das Comunicações foi assinado um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço.
 
Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br

Administração Pública - Novas turmas - Polo UAB de Luís Gomes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO G DO NORTE
SECRETARIA DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Modalidade a distância


INFORME AOS NOVOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Informamos que no próximo dia 20 de fevereiro, às 8 horas, será realizado o Primeiro Encontro
Presencial dos novos alunos do Curso de Administração Pública, com seus respectivos tutores e
coordenadores de pólo. É muito importante a presença de todos neste primeiro encontro presencial, cuja
agenda consta de:
· Distribuição do o material impresso da primeira disciplina que será ministrada;
· Orientações sobre o acesso ao ambiente virtual do curso;
· A sistemática de funcionamento do curso;
· Orientações sobre solicitação de aproveitamento de disciplinas e outros procedimentos
acadêmicos e administrativos.
Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que a matrícula em disciplinas dos novos alunos
será feita, automaticamente, pela Coordenação Acadêmica da SEDIS. O cronograma de oferta de
disciplinas para o período 2011.1 e os endereços dos pólos estão disponíveis no sitio www.sedis.ufrn.br.


Atenciosamente,
A coordenação do curso

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Empossadas a secretária da Educação e a diretora-presidente da FAPERN

Imagem em destaque  
(Foto: Ariston Bruno)

Foram empossadas na manhã desta segunda-feira as professoras da UFRN Betânia Leite Ramalho (Departamento de Educação) e Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (Departamento de Fisiologia) pela governadora Rosalba Ciarlini, no auditório da Governadoria, para os cargos de secretária da Educação e diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), respectivamente.

Betânia Ramalho é doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona e foi presidente da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE). Maria Bernardete é médica, doutora em Neurofisiologia e com vasta experiência no campo da pesquisa e já foi pró-reitora de Pesquisa da UFRN.

FONTE: UFRN

Publicado edital para seleção de tutores - IFRN

A Diretoria Geral do Campus EAD acaba de divulgar o edital para seleção de tutores presenciais e à distância. São disposta 9 vagas no total: 4 para tutores à distância e 5 para presenciais. A remuneração é de R$ 765.
As inscrições serão realizadas entre 7 e 23 de fevereiro,  pelo site do IFRN. Após a inscrição on line, o candidato deve comparecer no local indicado no anexo II do edital, portando a seguinte documentação:
  • Curriculum Vitae, com fotocópia dos documentos comprobatórios (modelo do Anexo I do edital)
  • Comprovante de  experiência profissional no exercício docente de, no mínimo, um ano na educação superior (para os tutores a distância) ou vínculo com programa de pós-graduação em mestrado ou doutorado;
  • Comprovante  de  experiência  profissional  no  exercício  docente  de,  no mínimo,  um  ano  na  educação  básica (para os tutores presenciais) ou vínculo com programa de pós-graduação em mestrado ou doutorado;
  • Uma foto 3x4 recente; e
  • Fotocópia dos seguintes documentos:
  1. Carteira de identidade;
  2. Documento de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Título de Eleitor; 
  4. Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino.
Obs: Para o Polo UAB de Luís Gomes estão sendo ofertadas três vagas para tutor presencial. 

Para saber mais, acesse o EDITAL

Matrícula de convocados na segunda chamada do SiSU começa nesta terça

As matrículas dos candidatos convocados na segunda chama do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para vagas em universidades públicas devem ser feitas nos dias 8 e 9 de fevereiro nas instituições de ensino. O estudante deve verificar nas universidades e institutos federais os horários de funcionamento e a documentação necessária.

O número de estudantes que conseguiram vaga nesta sexta ainda não foi divulgado. Na primeira chamada, 82.949 de um milhão de candidatos se classificaram.

Se restarem vagas, outra chamada será divulgada em 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

Fonte G1

Cidades moçambicanas iniciam cursos da Universidade Aberta



Começam em 14 de março, nas cidades de Maputo, Beira e Lichinga, em Moçambique, as aulas dos quatro primeiros cursos de graduação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecidos na África. A iniciativa do governo brasileiro atende a um dos dispositivos do Acordo de Cooperação Cultural celebrado entre os dois países em julho de 1991.

Ingressam na formação 630 estudantes. A graduação em pedagogia e as licenciaturas de matemática e biologia têm 180 vagas por curso e administração pública, 90 vagas. O governo de Moçambique distribuiu as vagas de forma igualitária entre a capital, Maputo, e as cidades de Beira, que fica a 1.200 quilômetros de distância, e Lichinga, na região noroeste e a 2 mil quilômetros de Maputo.

A graduação de professores e a qualificação de quadros técnicos do governo de Moçambique serão feitas pelas universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), de Goiás (UFG), Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (Unirio), filiadas à Universidade Aberta do Brasil e integrantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do Ministério da Educação.

De acordo com dados da Assessoria Internacional do MEC, 20 professores das quatro universidades e 20 educadores indicados pelo governo de Moçambique vão trabalhar no desenvolvimento desses cursos durante quatro anos. Os estudantes terão à disposição acompanhamento de tutores presenciais nos polos e a distância, material didático impresso e recursos multimídias.


Missão – Da próxima segunda-feira, 7, até o dia 19, uma equipe de coordenadores dos cursos das universidades federais de Juiz de Fora, Goiás, Fluminense e do Rio de Janeiro, da UAB e técnicos em informática e de laboratórios farão reuniões em Maputo, Beira e Lichinga com coordenadores e técnicos locais para acertar os últimos detalhes.
Nos três polos, a equipe vai verificar se os laboratórios e as conexões de internet estão prontos para receber os alunos e se o material didático de apoio está disponível. Nesse período, os coordenadores locais e os tutores participam da terceira fase de capacitação. O Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que é um consórcio de universidades públicas do Rio e que trabalha com a UAB, começa a elaborar o material didático para o segundo semestre, que inicia em agosto.

A oferta de cursos de graduação em Moçambique envolve parceiros dos dois países. Do Brasil, o MEC, as universidades federais do sistema UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia que cuida do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores; de Moçambique, o Ministério da Educação.

A parceria entre o Brasil e Moçambique prevê a formação de 5,5 mil professores da educação básica e 1,5 mil servidores da administração pública, entre 2011 e 2017.

País situado na costa oriental da África, Moçambique tem cerca de 20 milhões de habitantes e apresenta indicadores sociais baixos: expectativa de vida de 42 anos; alfabetização de 38,7% da população; índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,40; taxa de mortalidade infantil – 95,9 por mil crianças nascidas vivas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC)

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2011 - UFRN

O calendário acadêmico regulamenta o funcionamento dos cursos em termos das datas importantes, tais como início e fim do semestre, dias das provas presenciais, prazos de trancamento de disciplinas, prazos para solicitação de revisão de prova.
Veja abaixo o calendário referente ao atual semestre letivo:
Cursos de Licenciatura
Cursos de Licenciatura - Matemática, Química, Física, Geografia e Ciências Biológicas
. Calendário Acadêmico 2011.1
Cursos de Bacharelado
Bacharelado - Administração
. Calendário Acadêmico 2010.1
Bacharelado - Administração Pública
. Calendário Acadêmico 2011.1

Matrículas dos cursos de Administração Pública, Geografia e Matemática - UFRN

No último sábado, 05/02, foram efetivadas mais de 90% das matrículas dos alunos que cursam, no regime semipresencial, os cursos de Geografia, Matemática e Administração Pública, no Polo Universitário de Marcelino Vieira.

Segundo o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, a movimentação na sede do polo foi grande. Todos os alunos do curso de Administração Pública tiveram suas matrículas renovadas e se fizeram presente. Na oportunidade, foi entregue o material da primeira disciplina do semestre 2011.1, Teorias da Administração Pública.

Conforme Romualdo Carneiro, sábado, dia 12 de fevereiro, estará no polo os tutores Francisco Nascimento (Matemática) e Alexsandra Fernandes (Geografia) finalizando as matrículas e fechando o cronograma curricular.

COMUNICADO / ESPECIALIZAÇÃO - IFRN

Caros alunos,

A Coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira informa aos alunos que concluíram as especializações em Educação Ambiental, Literatura e Ensino e O Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar, já podem procurar a coordenação do polo para requerer uma declaração de conclusão de curso.

O comunicado parte do Departamento de Educação a Distância/DETED/IFRN, que está emitindo, quando solicitado pelo aluno, a declaração e histórico acadêmico. Segundo as coordenações de curso, em breve estarão sendo enviados os certificados.