quinta-feira, 28 de julho de 2011

XVIII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA - VI JORNADA GEOGRÁFICA





31 de Agosto a 02 de Setembro 2011, Pau dos Ferros/RN. O maior evento acadêmico de Geografia do Rio Grande do Norte. Participe! Venha discutir e debater sobre o RN. Maiores informações, Acesse: www.eegeografia.com.

Curso de Relações Étnico Raciais - Polo Universitário de Luís Gomes

Coordenação do Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP

Aberta inscrições para a formação de professores da rede pública em Educação para as Relações Étnico Raciais

O professores/as da rede pública com interesse em discutir temáticas relacionadas à Educação para as Relações Étnicoraciais tem uma nova oportunidade para se inscrever na Formação em Relações Étnicorraciais na Escola. Até o dia 03 de agosto (Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP – Avenida Senhora Santana, 17 / Luís Gomes – RN / Horário – tarde e noite / com Aldenice ou na Secretaria Municipal de Educação / Rua Cel. Francisco Germano, 141 / Luís Gomes – RN /Horário manhã e tarde / Com Zildamir ou Alex ), podem procurar as Coordenadorias dos Pólos UAB UFRN das cidades em que o curso ocorrerá e realizar a sua inscrição.

Os/as interessados/as devem seguir os seguintes procedimentos:
(1) preencher uma ficha de inscrição disponível no Pólo e obter o aval do/a diretor/a de sua Escola;
(2) enviar carta com breve justificativa para participação no curso;
(3) Cópia do RG, CPF e contracheque.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a Formação em Educação para as Relações Étnicorraciais será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para sete Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal, Parnamirim e Caraúbas.

A formação em Educação para as Relações Étnicorraciais está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e à distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá dois encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos e complexificando o entendimento sobre a formação étnica brasileira (com ênfase nas populações afro-descentendes) e o chamado “racismo à brasileira” (suas origens e características).

O curso será realizado por professores do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). São cinco os módulos da formação: (1) Legislação vigente sobre Escola e Diversidade Socio-cultural brasileira e uso das ferramentas digitais para educação à distância; (2) Introdução conceitual ao curso e história dos movimentos negros no Brasil; (3) O ensino de História da África em Debate; (4) História e Cultura Afro-brasileira; e (5) avaliação presencial do curso. Os conteúdos contemplarão criticamente conceitos fundamentais como os de raça e etnia e sua importância para o conhecimento do mundo social brasileiro.

Para maiores informações:
Prof. Miguel
(84) 9623 3157
E-mail: franklinmiguelfdes@yahoo.com.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

Calendário de matrículas do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN

Em reunião realizada neste dia 16 de julho, na sede do polo, com os tutores presenciais dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a coordenação do polo, ficou decidido o seguinte cronograma de matrículas dos alunos dos cursos de Administração Pública, Geografia e Matemática.

- 21 de julho: Dia das Matrículas para os alunos do curso de Administração Pública (sede do polo)

- 23 de julho: Dia das matrículas para os alunos do curso de Geografia (sede do polo)

-30 de julho: Dia das matrículas para os alunos do curso de Matemática (sede do polo)



Trancamento a posteriori - UFRN

Caros alunos,

Informamos que o período para solicitação do trancamento de programa a posteriori acontecerá de 15 a  25 de Julho de 2011. Lembramos que os alunos solicitam o trancamento, via requerimento, no polo.

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009

Art. 264. O trancamento de programa referente a um período letivo regular também poderá ser solicitado a posteriori, desde que as seguintes condições sejam todas satisfeitas:
I - o aluno não tenha conseguido adicionar qualquer carga horária ao seu processo de integralização curricular no período, em razão de trancamentos de matrícula ou reprovações em
todos os componentes curriculares nos quais se matriculou;
II - o aluno tenha comparecido às aulas em percentual suficiente para evitar a reprovação por faltas e tenha obtido média final maior que 0 (zero) em ao menos um componente curricular no qual estava matriculado, ou esteja matriculado apenas em atividades acadêmicas específicas;
III - o limite máximo para trancamentos previsto no § 1o do Artigo 261 seja observado;
IV - o pedido de trancamento de programa a posteriori seja feito no período determinado no Calendário Universitário.
Parágrafo único. O período para trancamento de programa a posteriori será fixado entre o final do prazo para consolidação das turmas e início da matrícula para o período letivo seguinte.



Romualdo Antonio Carneiro Neto
Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Enem terá 5,4 milhões de candidatos aptos para a prova de 2011, diz Inep


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 5,4 milhões de candidatos aptos a realizar a prova neste ano, segundo informou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, ao G1. O Inep é o órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pelo exame. A reportagem ainda tenta contato com a assessoria do ministério.
Os dados foram fechados nesta quinta-feira (7) após contabilizados os pagamentos das inscrições. A presidente do Inep não soube precisar o número de 2011 comparado com o do ano passado, mas afirmou que foi superior.
"Esse número superou a expectativa e reafirma a posição de que cada vez mais o Enem se insere no cotidiano da educação brasileira. A resposta foi mais significativa, evidenciando que o instrumento [exame] está se fortalecendo cada vez mais", disse Malvina.

O Enem teve mais de 6,2 milhões de inscrições, segundo informações do MEC. O exame anterior teve 4,6 milhões de inscritos.
Provas
As provas, em 22 e 23 de outubro, serão realizadas em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
O candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação.
Provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.
As provas começam às 13h. Em 22 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão cinco horas e meia de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: G1

Calendário de matrículas do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN

Comunicamos aos alunos dos cursos de Administração Pública, Geografia e Matemática que as matrículas acadêmicas para o semestre de 2011.2 serão feitas no polo, no próprio sigaa do aluno e com o acompanhamento da tutoria presencial.

Segue o cronograma:

- Administração Pública: 21 de julho (quinta-feira)
- Geografia: 23 de julho (sábado)
- Matemática: 30 de julho (sábado)

Agradece a Coordenação.



Tudo sobre o torneio de Futsal em Luís Gomes

II TORNEIO DE FUTSAL UNIVERSITÁIO "DR. CARLOS JOSÉ FERNANDES"

E o domingo (03/07) esportivo foi realmente intenso no Ginásio Poliesportivo "O Guilhermão", em Luis Gomes. Pela manhã, conforme post abaixo, já havia acontecido a final da 7ª Copa de Futsal "Dr Agnaldo Fernandes", enquanto a tarde, foi a vez da bola rolar pelo 2º Torneio de Futsal Universitário "Dr. Carlos José Fernandes". O Evento reuniu alunos matriculados nos Pólos da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRN das cidades de Luis Gomes; Marcelino Vieira e Martins, e foi uma promoção do Pólo Universitário de Luis Gomes. No total, foram 04 equipes jogando pelo título, sendo 02 da casa e 01 de cada cidade visitante, confira:


Equipe de Administração (Pólo de Luis Gomes): 01- Alino; 07- Pedrinho; 09- André; 10- Pierre; 11- Dedé; 15- Roberto e 16- Nilberto.
Téc.: Nilberto



Marcelino Vieira: 01- Samuel; 02- Jéfferson; 04- Donílio; 05- Ronney; 06- Robson; 07- Maxmiliano (Müller); 08- Elgiano; 15- Alex; 16- Alexandro.
Téc.: Maxmiliano


Martins: 01- Pequeno; 03- Marcos Jr.; 04- Netinho; 05- Anchieta; 06- Jair; 07- Diego; 08- Welington; 09- Tércio; 10- Gílter; 11- Jailson.
Téc.: Jailson

Os confrontos da 1ª fase foram definidos através de sorteio e, no 1º jogo da tarde, as equipes de Administração-L. Gomes X Marcelino Vieira se enfrentaram em busca de uma vaga na grande final. Com 01 minuto de partida, a equipe da casa já vencia, com gol de Dedezinho e, ainda viria a ampliar na 1ª etapa com 02 gols de Roberto. Marcelino Vieira descontou, ainda no 1º tempo, com Elgiano. Logo no início da etapa complementar, Dedezinho marcou mais um, ampliando a vantagem, porém, o time visitante ragiu e descontou com Maxmiliano (Müller), aproveitando uma falha da defesa de Administração. Esta falha causou uma pane no time da casa, que permitiu o empate dos visitantes. Donílio e Müller se encarregaram de deixar tudo igual. Porém, no finalzinho, Roberto acertou um chutaço de perna direita, garantindo a vitória de Administração e uma vaga na final.
Na segunda partida, o time de Martins não teve dificuldades para vencer a equipe de Licenciatura pelo placar de 03 a 00, com gols de Jair, Tércio e Jailson, também se classificando para a final.
Na disputa do 3º lugar, aconteceu o jogo mais fácil da tarde. Com o goleiro Leandro do time de Licenciatura saindo de jogo por contusão, a equipe de Marcelino Vieira aplicou uma sonora goleada de 08 a 01. Aliás, nesta partida, aconteceu o gol mais rápido do torneio, com Müller marcando para Marcelino com apenas 10 segundos de Jogo. No geral, os gols desta partida foram marcados por:
M. Vieira: Müller - 07 vezes e Alexandro
Licenciatura: Renato.
Bem diferente da partida anterior, a final, entre Administração-L. Gomes X Martins, foi equilibradíssima, com as duas equipes atacando e os dois goleiros pegando muito. Quem saiu na frente foi Martins, com o goleiro Pequeno chutando do meio da quadra uma bola que pegou o outro goleiro, Alino, de surpresa. A equipe martinense conseguiu administrar o resultado até o penúltimo minuto da partida, quando, no último giro do relógio, Pierre conseguiu desviar, dentro da área adversária, um cruzamento vindo da esquerda, empatando a partida em 01 a 01. Com isto a decisão foi para as penalidades, onde o equilíbrio permaneceu. Todos os jogadores converteram as 05 cobranças inicias e, só na 6ª cobrança, o goleiro de Administração, Alino, conseguiu defender o pênalti cobrado por Tércio e, como Roberto havia convertido a sua, a equipe do Pólo de Luis Gomes pôde, enfim, soltar o grito de "é campeão".
Os 03 primeiros colocados foram contemplados com a seguinte premiação:
Campeão (Administração - Pólo de Luís Gomes): Troféu + R$ 100,00
Vice: (Pólo de Martins): Troféu + R$ 70,00 / 3º Colocado (Pólo de Marcelino Vieira): Troféu Artilheiro: Müller, de Marcelino Viera, com 13 gols marcados: Troféu.
Goleiro: Pequeno, de Martins, com apenas 01 gol sofrido: Troféu.








Postado por Polo UAB de Lúis Gomes