quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fotos da Visita da Capes ao polo UAB de Marcelino Vieira

Visita as obras da nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira

À esquerda, a professora Eliane de Paula (Coordenadora da CAPES)

Romualdo Carneiro e Aluízio de Souza (à esquerda), José Jilsemar (centro), Célia Maria e Eliane de Paula (à direita)

I ENCONTRO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN


Vem aí o I Encontro de Estudantes da Educação a Distância da UFRN, promovido pela Secretaria de Educação a Distância – SEDIS/UFRN.

O encontro tem como objetivo reunir estudantes de educação a distância da UFRN para reflexões sobre a EaD e será realizado em 3 regiões do Estado do Rio Grande do Norte, nas seguintes datas:

Dias 15 e 16 de outubro – Meso Região Oeste Potiguar e Polos Adjacentes
Polo Sede: Martins
Polos Participantes: Luiz Gomes, Marcelino Vieira e Mossoró





Dias 05 e 06 de novembro - Mesorregião do Central Potiguar e Polos Adjacentes
Polo Sede: Caicó
Polos Participantes: Nova Cruz e Currais Novos

Dias 03 e 04 de dezembro
- Mesorregião do Leste Potiguar e Polos adjacentes.
Polo Sede: Macau
Polos Participantes: Extremoz, Lajes, Parnamirim, Grossos e Natal

NÃO PERCAM!
Em breve mais informações através do site: www.sedis.ufrn.br

Capes dá autonomia orçamentária e de gestão à Diretoria de EAD


Diretor, que coordena a Universidade Aberta do Brasil, poderá ordenar despesas e avaliar os funcionários do setor
16/09/2011
A Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) publicou hoje no diário oficial portaria na qual é concedida, ao Diretor de Educação a Distância, João Carlos Teatini, competência para ordenar despesas relativas à gestão orçamentária das ações de sua diretoria. Isso significa que a própria diretoria poderá passar a firmar convênios, contratos, acordos e ajustes específicos, além de regulamentar e autorizar operações financeiras e a movimentação de recursos.
As mudanças tornarão mais ágeis as ações referentes ao projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é coordenado por esta diretoria. A UAB, criada em 2005, é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica.
Leia abaixo a portaria publicada hoje:
PORTARIA No- 162, DE 31 DE AGOSTO DE 2011
O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no uso de suas atribuições, conferidas pelos artigos 26, incisos II, III, IX e X e 27 do Estatuto aprovado pelo Decreto no- 6.316, de 20.12.2007, resolve:
Art. 1o- Delegar competência ao Diretor de Educação a Distância, para a prática dos seguintes atos:
a) ordenar as despesas relativas à gestão orçamentária das ações afetas às competências da unidade que dirige, firmar convênios, contratos, acordos a ajustes específicos, relativos às atividades da Diretoria de Educação a Distância;
b) regulamentar e autorizar operações financeiras e movimentação de recursos, nos termos da legislação em vigor;
c) homologar as avaliações de desempenho em estágio probatório dos servidores de sua área de competência;
d) autorizar e ordenar o pagamento do Auxílio de Avaliação Educacional - AAE, regulamentado pelo Decreto no- 6.092/2007, da sua área de competência.
Art. 2o- Ficam convalidados os atos praticados em conformidade com a delegação outorgada por esta Portaria desde a nomeação do atual ocupante do cargo indicado no artigo anterior.
Art. 3o- Revogar a Portaria no- 017, de 15 de fevereiro de 2008.
Art. 4o- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Postado por: Polo UAB de Luís Gomes

Encontro Acadêmico de Espanhol - IFRN

Comunicamos a todos os alunos do curso de Espanhol/IFRN que neste sábado, 24, teremos mais um minicurso que será ministrado pelo professor  Oscar Maurício. O encontro ocontecerá na Câmara Municipal, a partir das 8h da amanhã. Veja o cronograma:

As Oficinas do Professor Oscar Maurício ocorrerão das 8 h às 12 h e das 14 às 18 h, conforme segue:


Polo de Marcelino Vieira: 24 de Setembro

Polo Natal e Parnamirim: 01 de Outubro (sala 81/82 Campus IFRN, Av. Rio Branco, Natal)

Polo de Lajes: 15 de Outubro

Polo de Grossos: 29 de Outubro

Polo de Caraúbas: 12 de Novembro.

A participação de todos é importante. Será expedido certificado de participação e a carga horária será contada para finalização do currículo do curso de Lic. em Letras Espanhol.


Agradece a coordenação.

CAPES realiza vistoria e sai com boa impressão das obras que estão sendo realizadas na nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira



Cumprindo o termo de compromisso assinado pelo Prefeito Municipal de Marcelino Vieira, José Ferrari de Oliveira, a Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES realizou uma visita a sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e, principalmente, vistoriar o andamento das obras da nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira

Todo o monitoramento foi realizado pela professora Eliane Cristina de Paula, Coordenadora de Infraestrutura de Polos, que veio acompanhada da professora Célia Maria de Araujo, Coordenadora UAB da Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na visita foi realizada uma reunião com o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, onde contou com a participação de membros do poder público municipal o Sr. José Jilsemar (Representante do Prefeito Municipal) e o Sr. Aluízio de Souza (Secretário de Obras); também participou do encontro a jornalista Ivanúcia Lopes, do blog Folha em Dia, que fez todo o acompanhamento jornalístico. Na reunião ficaram acordados que a inauguração da nova sede do Polo UAB de Marcelino Vieira ocorrerá dentro das festividades alusivas à emancipação política do município - 24 de novembro - e que a oferta de cursos para o Polo de Marcelino Vieira seria autorizada pela UAB/CAPES/MEC.

Segunda a professora Eliane de Paula, é perceptível os esforços que estão sendo feitos pelo mantenedor do polo e que a nova sede dará mais identidade ao polo, mais conforto aos alunos e acesso as melhores ambientes  acadêmicos. Para o professor Romualdo Carneiro, a visita de monitoramento da CAPES é positiva, uma vez que, vem a comprovar que os recursos que são fomentados para a educação a distância no Polo de Marcelino Vieira estão sendo empregados, com vistas para melhor receber o alunado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte; e que a Prefeitura Municipal vem, dentro de seus limites, atendendo os compromissos exigidos pelo Ministério da Educação. 

Em breve fotos do monitoramento.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Provas do Grupo 1 e 2 de disciplinas / Matemática e Geografia / UFRN

Clique e veja os grupos de disciplinas para as provas dos dias 18 e 25 de setembro:

                                               GRUPO 1                                  GRUPO 2


Comunicado 2: Diplomas do curso de Língua Portuguesa e Matemática - IFRN

Caros alunos do curso de Língua Portuguesa e Matemática, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,

Leiam abaixo o e-mail enviado pela coordenação acadêmica do curso sobre a emissão dos certificados de conclusão de curso:



"Prezados, Romualdo e Francimeire,

Os certificados estão ficando prontos. Já temos vários de Marcelino Vieira. Encaminho abaixo a listagem. Vamos esperar todos ficarem prontos para encaminhá-los ao polo a fim de providenciem a entrega aos alunos mediante assinatura de um termo de recebimento que lhes enviaremos também. Segue a lista:
  1. ADRIANO ALMEIDA FERREIRA
  2. ELTILHA MARIA BATISTA
  3. ERIVELTON MATIAS DOS SANTOS
  4. EUDINAR CÂNDIDA DA SILVA
  5. EUGENIA MARIA PINTO
  6. GLICÉRIO DE OLIVEIRA NETO
  7. JEOVÁ CHAGAS DUARTE
  8. JOCIVALDO FONTES DE ARAÚJO
  9. JOSÉ EDIELSON DO REGO
  10. LINDOMAR FERNANDES DE ALMEIDA
  11. LÚCIA DE FÁTIMA MONTEIRO MAIA
  12. MARIA SELMA DO NASCIMENTO COSTA
  13. MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA
  14. MONALISA XÊNIA VIANA LOPES PEREIRA
  15. VÂNIA MARIA COSTA
Caso alguns desses alunos desejem receber logo o certificado, podem vir pegar pessoalmente aqui na sala da coordenação que os entregaremos. Os diplomas dos nomes que não estão na lista acima ou estão ainda em processo de impressão e assinatura ou existe ainda pendência de alguma documentação. Segue agora a lista de quem está nesse último caso:
  1. NELCILENE DE FIGUEIREDO LOPES FERREIRA: falta cópia do diploma da graduação/licenciatura.
  2. JOÃO GLIMAR FILHO: falta cópia do histórico da graduação/licenciatura.
  3. FRANCISCA EUDA ELIAS: faltam cópia do histórico da graduação/licenciatura, cópia do RG e cópia do CPF (cópias legíveis).
  4. FRANCISCO DAS CHAGAS DE QUEIROZ NEGREIROS: faltam cópia do diploma e do histórico da graduação/licenciatura.
  5. JOSÉ PEREIRA DA SILVA NETO: falta cópia do histórico da graduação/licenciatura.
  6. FRANCISCO DANILO DUARTE BARBOSA: faltam cópia do histórico e do diploma da graduação e cópia do CPF.
Sem essa documentação, o Registro Escolar do IFRN não emite o certificado. Assim, pedimos que intercedam junto a esses alunos para que providenciem a entrega dessa documentação o mais rápido possível. Lembro que as cópias devem estar claras e legíveis".
Continuamos à disposição.

Abraços,

Marília Gonçalves Borges Silveira
Coordenadora do Curso
Campus EaD - IFRN/UAB


Nesse sentido, os alunos com pendências deverão entrar em contato com a coordenação do curso através do e-mail esplpm.ead@ifrn.edu.br, ou entrar em contato com a coordenação do polo por meio do telefone (84) 9650 4849 /Romualdo Carneiro.

Agradece a coordenação do polo. 

Comunicado: Diplomas do curso de especialização em Educação Ambiental-IFRN



 Caros alunos do curso de Educação Ambiental, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ontem, 13, recebi um e-mail da secretária acadêmica do IFRN informando que foi enviada para o Polo UAB de Marcelino Vieira a primeira remessa dos diplomas de conclusão de curso de Educação Ambiental. Abaixo segue a lista dos que receberão os certificados. É importante ressaltar que aquele aluno que não estiver na lista, entrar em contato com a professora Abigail no e-mail abigail.tutoraifrn@gmail.com.



Matrícula
Aluno(a)
Matrícula
Aluno(a)
20092996070010
ALEXSANDRA FERNANDES DE QUEIROZ
20092996070169
MANOEL FAUSTINO DA SILVA NETO
20092996072528
CARMEM SILVA DE LIMA
20092996070185
MARIA EDNA DAMIÃO RODRIGUES
20092996070070
FRANCISCA NÚBIA DA SILVA
20092996070207
MARIA FLÁVIA DE SOUZA REGO
20092996070100
HORTÊNCIA PESSOA REGO GOMES
20092996070231
RAQUEL FERNANDES DE QUEIROZ
20092996070142
JOSÉ DE ARIMATÉIA DA SILVA
20092996070258
RONNYSHELLY GONÇALVES SARMENTO
20092996070134
JOSÉ ELOMARK PAIVA REGO
20092996072471
SELES REGINA CARDOSO

Agradece a coordenação do polo. 
Para saber se os diplomas chegaram, entrar em contato pelo telefone (84) 9650-4849 / Romualdo Carneiro

sábado, 10 de setembro de 2011

Começaram as inscrições na Plataforma Freire / Polo UAB de Marcelino Vieira

Após dois dias de grande divulgação dos cursos que serão ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte no Polo de Educação a Distância de Marcelino Vieira, a procura dos professores em realizar a pré-inscrição na Plataforma Freire já começa a ser registrada pelo sistema que gerencia as inscrições no site do Ministério da Educação/Plataforma Freire. Segundo o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, os professores tem até o dia 18 de setembro para efetuar a pré-inscrição no site http://freire.mec.gov.br/previsaooferta/index.; e que aquele professor que tiver dúvida sobre o acesso e o cadastro no sistema, deverá procurar, imediatamente, a Secretária de Educação do Município ou a DIRED, de acordo com o vínculo empregatício do docente.

De acordo com a coordenação do polo, os professores interessados também podem procurar, na sede do polo, as informações necessárias e até mesmo realizar a pré-inscrição no laboratório de informática do polo. A sede do Polo UAB de Marcelino Vieira está localizada na rua Nossa Senhora de Fátima, nº 03, centro, próximo a Prefeitura Municipal. O telefone para contato é: (84) 9650-4849 / Romualdo Carneiro


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

OPORTUNIDADE: UAB de MV ofertará mais cinco cursos; Inscrições para professores já estão abertas



O Polo Universitário de Marcelino Vieira teve pedido de aprovação deferido pela Capes, e deverá ofertar mais cinco novos cursos em 2012. A confirmação foi recebida nesta terça feira (06) pela coordenação do Polo.

Serão ofertados os cursos de Pedagogia, Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o curso de Letras com habilitação em Língua Espanhola que será oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ao todo serão 50 vagas para cada curso ofertado, sendo 30 para professores da rede pública de ensino e as demais serão preenchidas pela demanda social. As inscrições para os professores da rede pública já estão abertas e se estenderão até o dia 18 de setembro.

O prazo para preenchimento das vagas de demanda social será aberto logo após as inscrições dos professores através da Plataforma Freire, no site do MEC. De acordo com o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, os professores interessados poderão se dirigir até o polo Universitário para efetuar as inscrições, que em seguida deverão ser validadas pela Secretaria Municipal de Educação.

A inscrição é gratuita, e todo o material do curso também será disponibilizado sem nenhum custo para o aluno.

A aprovação dos novos cursos foi resultado de um intenso trabalho de mobilização junto ao MEC e a Capes, já que em primeiro momento o Polo de Marcelino Vieira-RN não foi aprovado devido a falta de estrutura para a formação de novas turmas. Para não ficar de fora e perder a oportunidade a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira-RN assinou termo de compromisso e garantiu que a nova sede será entregue em novembro, o que garantirá melhor estrutura para funcionamento dos cursos.

Com o pedido aprovado, na próxima segunda feira (12) uma equipe da Capes e do FNDE estará visitando as obras da nova sede.

A oferta dos novos cursos será uma excelente oportunidade de expansão do Ensino superior na região, já que além das cidades do alto Oeste Potiguar, o Polo de Marcelino Vieira também abrange cidades do sertão paraibano e cearense.
 
Fonte: Folha em Dia