quarta-feira, 31 de outubro de 2012

WEBCONFERÊNCIA - GEOGRAFIA - 1º PERÍODO



 

COMUNICADO:

A coordenação do Polo uAB de Marcelino Vieira convoca todos os alunos do curso de Geografia, 1º Período, para participar de uma webconferência com a professora Eugênia Dantas, da disciplina Introdução à Ciência Geográfica, que será realizada neste dia 07 de novembro, quarta-feira, das 09:00h às 11:00h, no auditório do polo.

Leiam o e-mail do professor Paulo Victor (tutor presencial):

Boa tarde Professor Romualdo,

Ontem (30/11/12) a Professora Eugênia confirmou a realização da Web Conferência da disciplina Introdução à Ciência Geográfica. A mesma será realizada no dia 07/11 (Quarta-Feira) das 9:00 às 11:00 da manhã. Os alunos escolherão as questões que tiveram maior dificuldade entre os módulos 9, 10, 11, 12 e me repassarão para que as envie para a Professora até sábado (03/11).

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Esclarecimento aos usuários do Moodle



 

Caros usuários do Moodle,

Conforme observado por todos, professores, tutores, alunos e funcionários da Educação a Distância da UFRN, os serviços prestados pela SEDIS sofreram instabilidade nos últimos dias. 

Nesta oportunidade, gostaríamos de informar que foram realizados esforços conjuntos da equipe de TI da SEDIS com a Superintendência de Informática no sentido de solucionar os problemas ocorridos, os quais já estão solucionados.

Neste sentido, agradecemos a compreensão de todos e ficamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Cordialmente,

Equipe de TI da SEDIS

GESTÃO EM SÁUDE - UFRN

COMUNICADO:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e da Escola de Enfermagem de Natal (EEN), considerando o elevado número de candidatos aprovados na 1ª fase do certame, resolve:

1. ALTERAR o cronograma do processo seletivo para admissão de alunos para o curso de pósgraduação
lato sensu em Gestão em Saúde, nível de especialização na modalidade à distância da UFRN, ofertado pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) a partir de 2012.2, expresso no item 8.1 dos editais 31 e 32/2012, modificados pelo edital 37/2012, que passa a vigorar conforme o quadro a seguir:

ATIVIDADE APRAZAMENTO
Divulgação dos resultados preliminares Até 16 de novembro de 2012
Recursos contra o resultado 19 e 20 de novembro de 2012
Resultado final (após análise dos recursos) Até 7 de dezembro de 2012


2. As demais disposições dos editais 31, 32, 36 e 37/2012, que regulamentam o referido certame
permanecem inalteradas.

Publique-se.
Natal (RN), 29 de outubro de 2012.
PROF.ª EDILENE RODRIGUES DA SILVA
Diretora da Escola de Enfermagem de Natal da UFRN
PROF.ª MARIA CARMEM FREIRE DIÓGENES RÊGO
Secretária de Educação a Distância da UFRN

domingo, 28 de outubro de 2012

UFRN promove Pôr do Sol na Reitoria em comemoração ao Dia do Servidor Público



 
Pôr do Sol(Foto: AGECOM/Reprodução) 
 
Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o Pôr do Sol na Reitoria, no dia 29 de outubro. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) com o apoio da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e da pró-reitora de gestão de pessoas, Mirian Dantas dos Santos.

O Pôr do Sol na Reitoria se inicia às 16h30 com a apresentação do grupo musical da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) com o cantor Isaque Galvão. Em seguida, o saxofonista Ítalo toca “Royal Cinema” e a violinista Mariana Holschuh se apresenta com “Ave Maria”.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e será um momento de confraternização com o objetivo de oportunizar lazer, emoção e cultura aos servidores. Mais informações podem ser obtidas com o Cerimonial da Reitoria, pelo telefone 3215-3104.

ENEM: Ministro aconselha aos candidatos que evitem contratempos e atrasos

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, aconselha os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 a se planejarem com margem de segurança para evitar contratempos e atrasos nos dias de prova. O exame será realizado no sábado, 3, e no domingo, 4 de novembro próximo.

Para garantir maior tranquilidade, os inscritos devem estar atentos às orientações finais antes da realização das provas, que serão aplicadas, tanto no sábado quanto no domingo, às 13 horas (de Brasília). A abertura dos portões ocorrerá às 12 horas e o fechamento, às 13 horas. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência. “É preciso sair com antecedência, ficar atento ao horário de prova, que é de Brasília, checar com antecedência todo o trajeto para chegar ao local da prova”, salientou Mercadante.

De acordo com último balanço do Ministério da Educação, 5.791.290 é o número de inscritos no Enem de 2012. As mulheres são maioria, com 3.416.435 inscrições, contra 2.374.855 dos homens. Do total, 638.176 buscam a certificação do ensino médio.

A região Sudeste tem o maior número de inscritos: 2.119.419. No Nordeste, são 1.826.289; no Sul, 732.561; no Norte, 590.629; no Centro-Oeste, 522.392.

Provas — O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Administração Pública - Provas Presenciais

Comunicado

Caros alunos e tutores,

Tendo em vista a impossibilidade de alguns polos em disponibilizar salas em virtude do ENEM, mantêm-se a data das provas para o dia 28/10/2012.
Quem tiver algum impedimento (eleições, por exemplo), poderá realizar as provas no dia da reposição.

Saudações,
Prof. Claudio Bezerra Dantas
Coordenador do Curso de Administração Pública

Polo UAB de Luís Gomes realizará a sua I Semana Universitária

Seminário de Educação Física e Encontro Acadêmico do curso de Pedagogia

- COMUNICADOS:





Estimados alunos do curso de Educação Física,

Amanhã, 19, a partir das 13h, no auditório do polo, ocorrerá o seminário de apresentação de atividades do curso de Educação Física, com a presença das tutoras Fádyla e Dicla, da disciplina Educação e Realidade. Portanto, a presença de vocês é obrigatória.








Prezados alunos do curso de Pedagogia,

Sábado, 20, a partir das 8h, no auditório do polo, haverá um encontro acadêmico da disciplina Fundamentos da Educação, com a professora Andréia Quitanilha. Portanto, a presença de vocês é obrigatória.

Seminário de Auto Avaliação dos Cursos EaD da UFRN

Prezados alunos,

No dia 01 de dezembro de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte estará realizando a culminância do trabalho de Auto Avaliação dos cursos de educação a distância do semestre de 2011.2, onde serão expostos todos os resultados referentes as infraestruturas dos polos e os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos cursos. O evento contará como AACC certificando os alunos com carga horária de atividades acadêmicas. As inscrições serão feitas na página da AACC. Aguardem o link de inscrição.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro - Dia do Professor



Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...

Como referência para comemorar essa data, cito a homenagem do Goveno do Estado da Paraíba dada ao professor Bernardino Francisco, Tutor Presencial da UFRN / Polo Marcelino Vieira, do curso de Educação Física, referente ao prêmio PROFESSOR EXEMPLAR 2011.

 
 


O Professor de Educação Física  da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Aristides da cidade de Bom Sucesso  Bernardino Francisco da Silva Neto  recebeu nesta sexta feira  (16/12)  das mãos do governador da Paraíba Ricardo Coutinho o prêmio Professor Exemplar.
O motivo do premio foi o projeto “Xadrez na Escola “ desenvolvido pelo professor  Bernardino e pela escola estadual Padre Aristides onde ensinou e valorizou a importância do xadrez  na vida dos jovens  que participaram do projeto.
O prêmio é composto por duas categorias: “Gesto Exemplar” e “Professor Exemplar”. Foram selecionadas 70 escolas na categoria Gesto Exemplares e 126 professores na categoria Professor Exemplar.
Todos os profissionais de educação das escolas selecionadas na categoria “Gesto Exemplar” receberão como prêmio o valor correspondente a uma remuneração mensal, conforme legislação que institui o prêmio.
A premiação valeu também para os profissionais selecionados na categoria “Professor Exemplar”. Os melhores trabalhos serão publicados em livro elaborado pela SEE.
O Prêmio Educação Exemplar objetiva destaca  os trabalhos dos professores e gestores no exercício das suas atividades, valorizar as escolas públicas de educação básica que se destaquem pela sua competência de gestão pedagógica e administrativa e reconhecer o esforço empreendido por professores e gestores que se situam no processo de construção do conhecimento como mediadores, buscando assim maior participação dos estudantes na relação com os objetos do conhecimento.

sábado, 13 de outubro de 2012

IFRN participa de evento sobre pensamento de Edgar Morin

IFRN participa de evento sobre pensamento de Edgar Morin
Em comemoração aos 20 anos do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/UFRN), a UFRN, em parceria com o IFRN, vai promover o Colóquio Internacional Tributo a um Pensamento do Sul e o I Simpósio de Transdisciplinaridade e Complexidade. 
Os eventos acontecem de 31 de outubro a 1º de novembro. O Colóquio acontece na Escola de Música da UFRN e o Simpósio no auditório do IFRN, Câmpus Natal-Central. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, online, através deste endereço. Para profissionais, o preço é R$ 80,00 e, para estudantes, R$ 40,00.
O Grecom foi o primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para o Pensamento Complexo (CIUEM). Tanto o Colóquio quanto o Simpósio têm por referência o pensamento de Edgar Morin, um dos mais importantes pensadores franceses da atualidade. Na oportunidade, participam de mesas-redondas pesquisadores do Brasil e de outros países, além dos professores Samir Cristino de Souza e Wyllys Abel Farkatt Tabosa, do IFRN.
Confira mais informações no site do evento.

Gestão em Saúde - cronograma do processo seletivo é alterado

 

A Univertsidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da SEDIS e da EEN, informa que o cronograma do processo seletivo para admissão de alunos para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Saúde foi alterado, em virtude do elevado número de candidatos inscritos. veja uma sinopse do Edital de nº 37/2012 - SEDIS:

- EDITAL: 


Altera cronograma do processo seletivo para admissão de alunos para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Saúde, nível de especialização na modalidade à distância da UFRN, ofertado pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) a partir de 2012.2.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e da Escola de Enfermagem de Natal (EEN), considerando o elevado número de candidatos inscritos para o certame e a insuficiência de docentes disponíveis para compor as comissões examinadoras, a partir de solicitação expressa eletronicamente pela coordenação do curso de especialização em Gestão e Saúde, resolve:
1. ALTERAR o cronograma do processo seletivo para admissão de alunos para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Saúde, nível de especialização na modalidade à distância da UFRN, ofertado pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) a partir de 2012.2, expresso no item 8.1 dos editais 31 e 32/2012, que passa a vigorar conforme o quadro a seguir:
 

Processo de Seleção: 1ª fase e 2ª fase:  30 de setembro a 28 de outubro de 2012
Divulgação dos resultados preliminares: Até 29 de outubro de 2012
Recursos contra o resultado: 30 a 31 de outubro de 2012
Resultado final (após análise dos recursos): Até 5 de novembro de 2012


Natal (RN), 10 de outubro de 2012.
PROF.ª EDILENE RODRIGUES DA SILVA
Diretora da Escola de Enfermagem de Natal da UFRN
PROF.ª MARIA CARMEM FREIRE DIÓGENES RÊGO
Secretária de Educação a Distância da UFRN

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Museu de Cultura Sertaneja, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM-UERN) está promovendo Seminários sobre a Cultura Sertaneja nos dias 18 e 19 de outubro. Com o tema geral "Versos, narrativas e memórias do sertão", o evento está com inscrições  e as vagas são limitadas. 

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas na sede do Museu de Cultura Sertaneja.

Confira a programação:
Clique na imagem para ampliar

   Postado por Folha em Dia - http://www.folhaemdia.com/

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inscrições abertas para o II Encontro Regional de Educação a Distância

 

O II Encontro Regional de Educação a Distância acontecerá no período de 22 a 24 de outubro de 2012, no período vespertino, no auditório da Secretaria de Educação à Distância da UFRN, em Natal, por ocasião da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/2012.

O referido encontro oferece 100 (cem) vagas para participantes e os interessados deverão se inscrever previamente, acessando o formulário de inscrições on-line, disponibilizado no portal da SEDIS-UFRN, a partir de hoje. A organização do evento informa que as inscrições serão encerradas ao atingir o limite de vagas disponibilizadas aos participantes.

file Programação do evento

Polo UAB de Marcelino Vieira tem a segunda maior concorrência em Gestão em Saúde

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS) divulgou a demanda de candidatos inscritos no curso de Especialização em Gestão em Saúde, na modalidade à distância. No total foram feitas 930 inscrições nos 8 polos de apoio presenciais que ofertam o curso, representando uma concorrência média de 2,248 candidatos por vaga. 
O curso oferta 400 vagas para demanda social e 30 vagas para demanda institucional (servidores da UFRN).
Em Marcelino Vieira, conforme dados da SEDIS, inscreveram-se 126 candidatos para 50 vagas, sendo a segunda maior concorrência, perdendo apenas para Natal.
Confira a concorrência em todos os polos:
Clique na imagem para ampliar
fileDemanda de inscritos 

- ENCONTROS ACADÊMICOS: UFRN






OUTUBRO - 2012

- 15 DE OUTUBRO: ENCONTRO ACADÊMICO COM A COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS (MANHÃ

- 19 DE OUTUBRO: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (TARDE)

- 20 DE OUTUBRO: ENCONTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) – MANHÃ

- 26 DE OUTUBRO: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (TARDE)

- 27 DE OUTUBRO: AACC - Atividades Corporais e Alimentação Saudável: preceitos básicos para
uma melhor qualidade de vida. (MANHÃ)

- 28 DE OUTUBRO: PROVA PRESENCIAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA