quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Especialização em Gestão em Saúde

A Secretaria de Educação a Distância e a coordenação do curso de especialização em Gestão em Saúde da UFRN informam aos candidatos aprovados no processo seletivo realizado no final de 2012 que ainda estão sendo adotadas as providências relacionadas ao cadastramento dos estudantes nos Sistemas Acadêmicos da Universidade e que, durante o mês de fevereiro/2013 serão disponibilizadas informações referente às matrículas e início das aulas.
Neste sentido, pedimos aos senhores candidatos que permaneçam acompanhando maiores informações neste portal.

Fonte: Secretaria Executiva da SEDIS/UFRN ( sedis@sedis.ufrn.br)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ensino à distância pode ser uma opção mais barata e prática


A procura pelo EAD (Ensino a Distância) apresenta um crescimento em nosso País. Em média, 20% dos brasileiros optaram por esta modalidade de ensino por oferece um método com horários flexíveis e valores acessíveis. Aos 33 anos, estudar fora da sala de aula foi solução encontrada por pessoas como o estudante Renato Caetano, que sonhava durante sua juventude conquistar o diploma de ensino superior. 

— Minha família é humilde e meu pai não teve condições de oferecer estudos quando eu era jovem. O ensino a distância oferece 2.200 opções de carreira aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação). Com a conclusão do EAD, os recém-formados podem realizar pós-graduação mestrado e doutorado. Aproximadamente 38 mil bolsas da ProUni (Programa Universidade para Todos), oferecidos pelo governo federal, são destinadas ao ensino a distância, ou seja, 23% dos candidatos.
Segundo Frederic Michael Litto, da Associação Brasileira de Ensino à Distância, a aprendizagem está bem desenvolvida e representada pelo 1 milhão de alunos que adotaram o método de estudo. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), entre 2007 e 2012, os alunos dos cursos de ensino a distância alcançaram notas melhores do que universitários com aulas presenciais, dentro da sala de aula. 
FONTE: R7.COM
POSTADO PELO BLOG O CIDADÃO/FABRÍCIO GABRIEL

Encontro de Tutores 2013



encontro2013É com grande satisfação que a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) promove o 7º Encontro de Tutores. Esse evento anual possui uma extrema importância para o desenvolvimento da Educação a Distância em nossa instituição, posto que proporciona uma ampla discussão e reflexão sobre a prática com todos os atores envolvidos nos processos educativos: tutores, coordenadores de cursos e polos, docentes e secretários de cursos e polos.
Este ano, a SEDIS completa 10 anos de sua criação e apresenta à comunidade resultados concretos de suas atividades. Nestes 10 anos de existência, a SEDIS tem contribuído para a inserção da Educação a Distância nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFRN, associando recursos humanos qualificados e tecnologias de informação que possibilitam a inserção social e a irradiação pelo território nordestino, sobretudo o potiguar.
Assim, ao longo do tempo, tem acumulado experiências na produção de material didático e na customização de ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, vem testando registros e sistemas de acompanhamento e avaliação, empregando meios e recursos tecnológicos como ferramentas de mediação do processo de aprendizagem.
Todo esse trabalho desenvolvido pela SEDIS tem se baseado no estabelecimento de parcerias com diferentes setores da UFRN, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e Polos de Apoio Presencial do Sistema UAB. Juntos, superamos desafios e contribuímos para que a Educação a Distância cumpra importantes papéis: ampliar a atuação da universidade por meio da interiorização e introduzir e disseminar novas tecnologias de informação e comunicação.
Por tudo isso, decorridos 10 anos de atuação, a SEDIS comemora sua expansão e consolidação como instância institucional. Ao mesmo tempo, reconhece as responsabilidades e os desafios presentes e futuros. Dessa forma, ratifica o compromisso com a manutenção do desenvolvimento de ações que assumem o conceito de qualidade, as quais marcam a atuação da UFRN no cenário potiguar.
Ao longo desses anos, a SEDIS e a UFRN vêm realizando o Encontro Anual de Tutores com o objetivo de promover capacitação/aperfeiçoamento para toda a equipe que desenvolve atividades junto aos cursos de graduação a distância da universidade, e no ano de 2013 não será diferente.A SEDIS/UFRN sente-se gratificada pela sua presença neste encontro e também pela sua preciosa contribuição à educação brasileira. Esperamos que você aproveite ao máximo os momentos com a equipe e que as informações apresentadas durante esta semana possam agregar conhecimento à sua vida profissional e que sejam aplicadas no seu cotidiano de educador.
file Clique aqui para abrir a programação do evento

Secretaria de Educação a Distância

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

UFRN cadastra alunos aprovados no Vestibular e pelo SiSU até esta terça-feira, dia 22



 
(Foto: AGECOM/Cícero Oliveira) 
 
Começou na manhã de sexta-feira, 18, o cadastramento para os alunos aprovados no Vestibular 2013 e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O cadastramento é realizado no Ginásio de Esporte do Campus, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Os aprovados devem comparecer ao local com os seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

Para os estudantes aprovados nos cursos oferecidos em Natal ou Macaíba, o cadastramento e a matrícula acontecem no Ginásio de Esporte do Campus Universitário, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram cursos sediados em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula são realizados nos respectivos municípios, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Os classificados na primeira opção de curso serão retirados do sistema após as chamadas. Portanto, se não efetuarem o registro acadêmico no período estipulado não terão outra chance.

Expectativa

As expectativas dos alunos em relação à UFRN são as melhores possíveis. Segundo o estudante Jaime Coutinho, 30 anos, aprovado em Matemática, “estou empolgado para entrar na UFRN, apesar de que na minha primeira opção escolhi o curso Tecnologia de Informação. A disciplina de Matemática é uma área que gosto e acho interessante”. Já a estudante Kimmolly Ferrari, 17 anos, aprovada em Geologia, está ansiosa e feliz. “Fiz o IFRN e paguei uma matéria de Geologia. A partir daí me apaixonei pela disciplina, tentei o Enem, a prova foi boa e consegui ser chamada. Sei que o curso é um pouco difícil, mas gosto muito e estou muita ansiosa para começar”.

O estudante Caio Silva, 19 anos, vai cursar Física: “nunca imaginei fazer Física apesar de ter sido minha primeira opção. Meu objetivo é aproveitar essa matéria para que, no futuro, consiga fazer Engenharia Civil, um curso que sempre desejei”. Para o estudante Lucas Silva, 17 anos, que vai cursar Química, sua expectativa é muito boa: “ansioso e empolgado para iniciar o curso. A química me fascina e fico completamente envolvido pelos assuntos”, afirmou.

Mais informações na página do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) www.comperve.ufrn.br, na seção "editais e manuais". O certame do SiSU está, em "editais abertos", no site da PROGRAD www.prograd.ufrn.br.

A programação do cadastramento é a seguinte:

1° dia - Manhã

Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Engenharia de Produção, Estatística,
Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo

1° dia - Tarde

Tecnologia da Informação

2° dia - Manhã

Artes Visuais, Ciências Sociais, Dança, Filosofia, Geografia e História

2° dia - Tarde

Letras e Psicologia

3° dia - Manhã

Agronomia, Educação Física, Fonoaudiologia, Engenharia de Aquicultura (acrescentado em 16/01/2013), Engenharia Florestal, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Gestão Hospitalar e Zootecnia

3° dia - Tarde

Retardatários de todos os cursos de Natal e Macaíba

Fonte: UFRN
MUDANÇA: Data do Início do Período 2013.1

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN esclarece que está mantido o Encontro de Tutores em Natal no período de 4 a 8 de fevereiro de 2013, considerando que, no mesmo período acontecerá em paralelo a reprogramação dos Centros Acadêmicos e as rematrículas em componentes curriculares, inviabilizando desta forma o início efetivo das aulas na data inicialmente prevista, embora o calendário acadêmico preveja o início do semestre letivo 2013.1 para o próximo dia 4 de fevereiro.
Deste modo, orientamos a todos os Coordenadores de Polo e Tutores a planejarem as suas atividades presenciais junto ao alunado com uma nova data de início do referido Período Acadêmico, ou seja, a partir de 14 de fevereiro (após as festividades do Carnaval).
Profª. Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo
Secretária de Educação a Distância da UFRN

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Número de inscritos no Sisu ultrapassa 470 mil

Chega a 471 mil os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) até as 13h de hoje (7). 

As inscrições foram abertas na madrugada de hoje (7) e podem ser feitas até a próxima sexta-feira (11), exclusivamente pela internet. A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições entre universidades e institutos federais. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não tenham tirado nota zero na redação. Ao se inscrever, o candidato pode escolher entre duas opções de curso e a instituição de ensino usa a nota do Enem na seleção.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

As inscrições são feitas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Na mesma página há informações sobre o processo de inscrição, notas de corte, vagas oferecidas e número e senha no Enem.
UFRN – EaD / Matrículas para o semestre 2013.1 será de 07 a 27 de janeiro




De acordo com o calendário da UFRN para o semestre 2013.1, já disponível no portal da SEDIS – www.sedis.ufrn.br a matrícula será via SIGAA de 07 a 27 de janeiro, devendo cada estudante seguir as orientações constantes na página de cada curso no moodle.
Vão está no polo a partir do dia 17 de janeiro os tutores que poderão tirar algumas dúvidas, auxiliar na matrícula, fazendo uma ponte com a coordenação de curso.
Então não esqueça e, faça com bastante cuidado.

Atenção! Disciplinas de Férias (Matemática)

Os alunos que efetuaram matrículas em disciplinas de férias deverão entrar no site da SEDIS - www.sedis.ufrn.br - para abrir o link específico para ter acesso as páginas das disciplinas. Neste Moodle de Disciplinas de Férias, o aluno terá que digitar - tanto no usuário como na senha - a sua matrícula acadêmica.

btmoodlecapa2


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UFRN - Trancamento a Posteriori

 

Caros alunos,

Verifiquem a sua situação acadêmica no SIGAA. Caso tenha reprovação em todos os componentes curriculares do semestre 2012.2 - com alguma pontuação de nota - é obrigatório que você faça a suspensão de programa a posteriori. Para isso, basta acessar o sigaa e abrir o link acadêmico ENSINO. O período de trancamento é de 02 de janeiro até o dia 18, do corrente mês. O não trancamento acarretará no desligamento da UFRN.

Qualquer dúvida é só ligar para 84 9650 4849 (Professor Romualdo Carneiro)