quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educação a Distância é notícia no Jornal Hoje


Nesta segunda-feira, 23, o Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou em seu noticiário a expansão do ensino a distância no Brasil, destacando as Instituições de Ensino Superior Federal que ofertam cursos de graduação e pós graduação, referenciando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte como pioneira nesta modalidade de oferta, com destaque a Secretaria de Educação a Distância -SEDIS. Ver o vídeo. Acesse o link abaixo:


Ideia Positiva - Cursos Online grátis

Recentemente o blog do Polo Universitário de Luís Gomes realizou uma pesquisa minuciosa sobre sites que ofertam cursos que servem para o currículo acadêmico dos discentes, como também, para contabilizar na carga horária de Atividades Acadêmicos Científicos Culturais - AACC, das universidades que ofertam cursos nos polos de apoio presencial. Portanto, não percam essa grande chance. Fica a dica.


CURSOS ONLINE GRATUITOS


                             BM&FBOVESPA


                        


                   

                                   



             
 

AACC - dia 28 de setembro

 


Caros alunos,

Neste dia 28 de setembro teremos mais uma AACC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A oficina será sobre Procedimentos Acadêmicos, terá duração de 08 horas e será ministrada pela equipe da SEDIS. Portanto, não faltem.


Agradece a coordenação.

sábado, 21 de setembro de 2013

Curso de Pedagogia realiza mais um encontro acadêmico

A aula foi ministrada pelas tutoras Úrsula e Olga da disciplina de Alfabetização e Letramento - Uma revisão bastante dinâmica, com interação entre os alunos, atividade em grupo e muita reflexão. Obrigada a todos os alunos que participaram, foi um momento bastante proveitoso. E quem ainda não veio, tente participar dos próximos encontros. (Por Emanuela Medeiros e Fabiana Carneiro).

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aula de abertura do Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade



Neste dia 14 de Setembro realizamos o nosso primeiro encontro presencial com os alunos do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, no Pólo UAB de Marcelino Vieira. Contamos com a presença da professora Analba Brazão, das tutoras a Distância Emanuelle Justino e Fabíola Taíse e das tutoras presenciais Maria Cleniuda e Mikelly Fontes. Na oportunidade discutiu-se sobre algumas questões envolvendo a temática do curso e também sobre o cronograma de atividades que serão desenvolvidas ao longo dos módulos.
O Coordenador Romualdo Carneiro, fez a abertura do encontro expondo a relevância da implantação de cursos de aperfeiçoamento para o Pólo de Marcelino Vieira, e expôs um vídeo em que conta a história da cidade e de seus principais fatos históricos. Além disso, contamos com a presença da secretaria Municipal de Educação Antônia Denise, que também veio representando excelentíssimo senhor prefeito José Ferrari de Oliveira. A mesma deu as suas boas vindas aos cursistas e ressaltou a importância da promoção de um curso como esse para a construção e propagação de um conhecimento que auxiliará os professores (as) a lidarem com situações envolvendo práticas discriminatórias dentro do contexto da sala de aula.

Por Mikelly e Cleniuda


 

 

Alunos do curso de Letras Português se reunem para debater atividades de conteúdos

Sábado, 14, os professores Andrey e Danielle Brito, das disciplinas de Teoria da Literatura II e Morfologia, respectivamente, realizaram mais um encontro de atividades pedagógicas, com o objetivo de revisar e discutir os conteúdos cobrados nas atividades avaliativas do curso. O encontro foi realizado na sede do Polo UAB de Marcelino Vieira e contou com a participação da tutora presencial, Francimeire Cesário.

Segundo a tutora, os encontros presenciais são sempre bem vindos, pois aproxima cada vez mais os alunos da universidade e possibilita a discussão, em fórum presencial, dos conteúdos lidos e analisados via plataforma moodle.

 














Uma sexta-feira movimentada no polo UAB de Marcelino Vieira

Aconteceu nesta sexta passada, 13, no Polo Universitário de Marcelino Vieira, mais uma atividade promovida pelo curso de Pedagogia, onde os alunos puderam discutir e analisar os conteúdos dos materiais pedagógicos e debater questões referente a disciplina de Psicologia da Educação II. Na ocasião estiveram presentes as professoras Katiene e Luzia, da SEDIS/UFRN. O encontro teve uma boa participação dos alunos e recebeu o auxílio das tutoras presenciais Fabiana e Emanuela.




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Encontro de Coordenadores de Polo UAB/UFRN em Natal.



Nos dias 04 e 05 aconteceu em Natal, na sede da SEDIS/UFRN mais um grande Encontro de Coordenadores de Polo, no âmbito da UFRN, onde foram debatidos diversos assuntos do interesse de todos, com vista a melhorar ainda mais a oferta dos cursos.
Dentre outros assuntos, foi debatida a previsão de um vestibular para os polos que não foram atendidos na última edição do concurso vestibular e, nesse encontro, foi sinalizada a possibilidade de um certame para ingresso em 2014.2, o que muito agradou a todos.
Na oportunidade também foi debatida a participação dos coordenadores no encontro regional e nacional de coordenadores de polo que irá ocorrer ainda esse ano. Foi apresentada a programação que marcará os 10 da SEDIS, com evento a ocorrer em 3 de dezembro no auditório da reitoria e participação da equipe SEDIS, coordenadores de polo e tutores, sendo que nesse evento teremos uma mesa-redonda com dois coordenadores de polo que irão apresentar a concretização da caminhada da EaD nos polos de apoio presencial e, para compor essa mesa foi escolhido o Prof. Franklin Miguel Fernandes – coordenador do Polo de Luís Gomes, representando os polos mantidos pelas Prefeituras e a Prof.ª. Tânia Garcia, representando os polos mantidos pela própria UFRN
 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Sedis atualiza seu sistema de suporte ao usuário


 

A SEDIS, através do núcleo de tecnologia de informação, atualizou o sistema de solicitação de serviços da área de suporte ao usuário.

O sistema Suporte TI agora passa a se chamar Sedis Solicitação e entre as atualizações, além da melhoria do ambiente, foram incluídos recursos de suporte a anexos e envio de mensagens através de emails e SMS.

Para saber mais sobre o aplicativo acesse e veja o vídeo:  http://www.sedis.ufrn.br/index.php/noticias/item/chamado-copy

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lista dos novos alunos do curso de Gênero e Diversidade - Inscrições encerradas


Ismania kerle da Silva
Maria Janaina Maia Silva

Guido Lopes Quarto

Demósthenes Diego Fernandes de Oliveira

Emanuela Carla Medeiros de Queiros

Francisco Hélio Pereira Cavalcante

André Reis de Araújo

Isabelle Cristina Costa Lima

Francisco das Chagas Júnior

Maria Genciana Fontes da Silva

ATIVIDADES ACADÊMICAS DO MÊS DE SETEMBRO (UFRN/IFRN)

AGENDA: De 09 a 29 de SETEMBRO

SEMANA DE O9 A 15 DE SETEMBRO
DATA
EVENTO
HORÁRIO
13/09
ENCONTRO DE PEDAGOGIA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
14:00h às 17:30h
14/09
AULA INAUGURAL GDE
8:00h às 12:00h
14/09
ENCONTRO DE LETRAS-MORFOLOGIA E TEORIA DA LITERATURA
8:00h às 12:00h
14:00 às 17:30h
15/09
PROVA PRESENCIAL – UFRN – GRUPO 1
8:00h


SEMANA DE 16 A 22 DE SETEMBRO                                                                                                                                 HORÁRIO
20/09
ENCONTRO DE PEDAGOGIA – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
13:30 às 17:30
21/09
ENCONTRO DE LETRAS – FUNDAMENTOS LINGUÍSTICOS
13:30h às 17:30h
21/09
PROVA FINAL DE ESPANHOL – 4°PERÍODO – METODOLOGIA DO TRABALHO
8:00h
21/09
PROVA FINAL DE ESPANHOL – 7°PERÍODO – ARTE E EDUCAÇÃO
8:00h
22/09
PROVA PRESENCIAL – UFRN – GRUPO 2
8:00h
22/09
PROVA PRESENCIAL – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
8:00h

SEMANA DE 23 A 29 DE SETEMBRO                                                                                                 HORÁRIO
26/09
REPOSIÇÃO DE PROVA FINAL 4° E 7° PERÍODOS
8:00h
28/09
AACC – OFICINA DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS
 Manhã e Tarde