quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GDE - Encontro Acadêmico de Gênero e Diversidade

O polo presencial de Marcelino Vieira sob a coordenação e apoio do profº Romualdo Carneiro promoveu neste sábado dia: 26/10/13 pela manhã, o 2º encontro do Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (GDE ) ministrado pela profª Analba da UFRN, as tutoras a distância Emanuelle e Julianna e as presenciais Cleniuda e Mikelly que juntas realizaram atividades que mobilizaram a participação dos cursistas, fomentando discussões sobre as temáticas gênero e sexualidade que em muito tem contribuído para a formação dos professores a desenvolverem práticas pedagógicas voltadas a minimizar, bem como a conscientizar os discentes ao respeito as diferenças/ diversidade.
 
 
 Por Mikelly e Cleniuda.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sexta-feira de intensa atividade acadêmica no Polo Universitário de Marcelino Vieira

Foram três atividades acadêmicas desenvolvidas nesta sexta, 25, no Polo UAB de Marcelino Vieira. As atividades foram organizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Da parte da UFRN, tivemos a apresentação dos seminários das disciplinas de História da Educação e Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, e a aula presencial do curso de Geografia. Já o IFRN desenvolveu duas oficinas de espanhol com as turmas do 4º e 7º período do Curso de Licenciatura em Espanhol.

Para o coordenador do Polo, Romualdo Carneiro, essas atividades conseguem qualificar a formação dos alunos dos curso em EaD, uma vez que, possibilita um contato mais próximo com as instituições ofertantes dos cursos. 

Toda semana estão sendo desenvolvidas estas atividades com a presencialidade de professores de outros cursos, além dos cursos que tiveram hoje encontros no polo, afirmou Romualdo Carneiro.

- IFRN/ESPANHOL:
 


 


- UFRN / EDUCAÇÃO FÍSICA
 


 



UFRN / GEOGRAFIA
 


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Polo Universitário de Marcelino Vieira participa do encontro de Coordenadores


Nos dias 21 e 22 do corrente mês foi realizado o V Encontro Regional de Coordenadores e Mantenedores de Polos. O evento aconteceu em João Pessoa e teve a participação da Coordenção Geral da Universidade Aberta do Brasil, representada pelo professor João Carlos Teatini.

Do Polo UAB de Marcelino Vieira a representação foi feita pelos professores Romualdo Carneiro (Coordenador do Polo) e Antonia Denise (Secretária de Educação). No encontro foram discutidos temas como Institucionalização dos Polos, Relação dos Polos com as Instituições de Ensino Superior, Gestão de Polos e Seleção de Coordenadores de Polos.

No evento, o professor Romualdo Carneiro foi convidado para fazer uma explanação sobre as ações do Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira, bem como, foi um dos escolhidos para participar do encontro nacional, que será realizado em Brasília, nos dias 18 e 19 de novembro.

Foto: Romualdo Antonio Carneiro Neto Carneiro, fazendo a explanação das ações do Polo de Marcelino Vieira.

Foto

Foto
Foto: V Encontro Regional de Polos UAB



Coordenadores de polos do RN marcam presença no Encontro Regional de Polos UAB

Nos dias 21 e 22 de outubro, alguns coordenadores de polos e a coordenadora UAB do IFRN, Ilane Ferreira, estiveram presentes no V Encontro Regional de Polos da  Universidade Aberta do Brasil (UAB), que aconteceu no Hotel Netuanah Praia Hotel, em João Pessoa. A professora Ilane Ferreira, por sua vez, participou da abertura do evento representando a presidência do Fórum Nacional de Coordenadores UAB.

O evento reuniu coordenadores, mantenedores de polos e coordenadores UAB dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe,  para discutir o papel dos Polos UAB no desenvolvimento da educação superior a distância no Brasil, e em particular, na Região Nordeste.

Este encontro foi uma organização da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o apoio  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Postado por: http://portal.ead.ifrn.edu.br/noticias

Em breve fotos do encontro e mais postagens.

sábado, 19 de outubro de 2013

Laboratório Pedagógico em atividade - Parabéns José Roberto (Tutor Presencial do curso de Matemática).
 
 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividades acadêmicas para este fim de semana

UFRN:
- 18/10: Aula Presencial de Biologia Celular (Educação Física)
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h

- 19/10: Aula Presencial do Curso de Letras Português
a) Leitura e Produção de Texto II
b) Morfologia da Língua Portuguesa
Local: Sala de Tutoria
Horário: 8h

- 19/10: AACC - Oficina: Dramaturgia na Sala de Aula
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h

- 20/10: Prova Presencial do curso de Administração Pública
Local: Laboratório de Informática do Polo
Horário: 8h

IFRN:
- 19/10: Prova Presencial do Curso de Letras Espanhol (LIBRAS)
Local: Escola Municipal Edilton Fernandes
Horário: 8h

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Polo Universitário de Marcelino Vieira é contemplado com um laboratório de Matemática




Na tarde desta terça-feira, 08, o Polo UAB de Marcelino Vieira recebeu o seu mais novo laboratório pedagógico. Trata-se de um laboratório de Matemática, que possibilitará aos alunos do curso um maior conhecimento prático sobre o ensino da matemática na sala de aula. O laboratório também servirá as aulas do curso de Pedagogia, bem como, as disciplinas que exigem conhecimento da Matemática.

Para o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, a aquisição desse laboratório fortalecerá o desenvolvimento didático-pedagógico dos alunos, sobretudo daqueles que estão matriculados nas disciplinas de estágio supervisionado. Atualmente, o laboratório pedagógico do polo está recebendo uma nova mobília, novas estantes, carteiras, mesas, quadro branco e computadores para servir de encontro e práticas pedagógicas dos alunos, afirmou o coordenador do polo.

Até dezembro o Polo também estará recebendo um novo laboratório de informática, renovando as máquinas e oportunizando a criação de um novo laboratório.

Em breve fotos do laboratório pedagógicos.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COMUNICADO: Entrega de certificados de conclusão de curso























 
- Francisca Umberlina de Oliveira 

 
 
- Francisca Edneide Cesário de Oliveira
- José Francinaldo Rodrigues
- Kaliane Carla Custódio de Morais
- Maria Odilene da Silva
 
Observações: 1 - Favor procurar na Coordenação do PUAP, nos dias e horários de atendimento; 2 - O Diploma/certificado só pode ser entregue ao próprio aluno, salvo mediante procuração registrada em cartório.
 


I Encontro de Educação Geográfica - EDUGeo

APRESENTAÇÃO

O I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA - EDUGeo, traz como temática a pesquisa e o ensino de Geografia, focalizando as discussões em torno de aspectos importantes no que refere a formação de professores, as metodologias de ensino e a produção científica na área. Abordando temáticas atuais e focadas na investigação criteriosa de aspectos do fazer do professor e suas competências, o presente Encontro tem como meta possibilitar o diálogo entre jovens pesquisadores, mestrandos, doutorandos e alunos da graduação no sentido de favorecer a troca de experiências e conhecimentos que contribuam para a formação do professor e seja promotor de novos pontos de reflexão sobre a formação docente para o Ensino Fundamental e Médio. O evento tem como meta, ainda, promover à aproximação dos graduandos do ensino presencial (CERES, CAICÓ) e do ensino a distância (POLO UAB CAICÓ E DEMAIS POLOS UAB/SEDIS), de modo a levá-los a refletir conjuntamente sobre sua identidade profissional e os desafios da formação docente na área.

PÚBLICO ALVO

Alunos dos Cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Áreas Afins, Professores e Tutores das Modalidade do Ensino Presencial e do Ensino a Distância.

INSCRIÇÕES

De 09 de setembro a 15 e outubro de 2013.
www.sigaa.ufrn.br