quarta-feira, 28 de maio de 2014

Nova sala pedagógica do polo




Muito feliz por mais uma conquista. A nova sala pedagógica do Polo Universitário de Marcelino Vieira está pronta. Trata-se da Sala de Tecnologia Educacional – STE, que contará com novos 19 computadores, uma impressora, um ar condicionado de 18.000 BTUs, uma mesa de reunião, uma estante de aço e uma SMART TV de 40 polegadas, conectada a computador e a rede wifi do polo.

O Primeiro passo já foi dado. A sala já está pronta com todo o mobiliário e equipamentos, os computadores já estão no polo, aguardando apenas a vinda do técnico de informática da Positivo para fazer as instalações.

Segundo o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, a nova sala contará com muitos recursos tecnológicos, além de permitir o acesso a um novo laboratório de informática, a sala permitirá o desenvolvimento de outras atividades acadêmicas como apresentação de seminários, videoconferência, encontros de tutoriais, planejamentos e reuniões. É uma sala que dispensa o uso do projetor multimídia, já que, conta com uma SMART TV DE 40’, conectada a internet e com imagem Full HD, ressaltou Romualdo. 

Para o coordenador, isso só foi possível graças ao comprometimento da Prefeitura Municipal, que não se nega a qualificar o desenvolvimento educacional no município de Marcelino Vieira e região. Além do Laboratório de Informática do polo, que conta com 26 computadores ativos e conectados a internet, o polo ganha essa sala, a de Tecnologia Educacional. 
HISTÓRICO:

A idealização da sala foi pensada no início deste ano, a coordenação do polo organizou e apresentou um projeto e um relatório a mantenedora do polo, a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira. O prefeito, José Ferrari de Oliveira, analisou o projeto e deu voto positivo para realização do empreendimento, autorizando a compra do mobiliário (mesas, cadeiras e estante de aço) e equipamentos (ar condicionado e a SMART TV), contando com a contrapartida da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior – CAPES, que autorizou a entrega de 19 computadores e uma impressora ao polo. 

Em breve faremos a inauguração.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Técnicos de Informática da UFERSA visitam o Polo UAB de Marcelino Vieira





O Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal do Semiárido, enviou uma equipe do setor de tecnologia da universidade ao Polo Universitário de Marcelino Vieira. Os técnicos testaram o sistema de internet do polo e realizaram limpezas no servidor de recepção de internet.

Segundo o coordenador do Polo, Romualdo Carneiro, é louvável a iniciativa da UFERSA, uma vez que, permite uma integração institucional entre o Polo e a Universidade, como também, possibilita o desenvolvimento de ações que venham a melhorar e qualificar o ensino a distância. Que novas ações como essas estejam mais presentes nos polos, ressaltou o coordenador.

GESTÃO EM SAÚDE: ALUNOS COMEÇAM A ELABORAR TCCs






Os alunos matriculados na Especialização em Gestão em Saúde, no Polo de Marcelino Vieira, já entraram na reta final do curso. Na terceira disciplina do modelo avançado, e faltando apenas duas, eles já estão em fase de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No último sábado (17), professores orientadores estiveram no Polo para fazer os encaminhamentos necessários para a elaboração do trabalho, que consiste em um Projeto de Intervenção.
A apresentação do TCC está prevista para o mês de novembro.
Atualmente 33 alunos estão matriculados no curso de Especialização em Gestão em Saúde, que é vinculado à Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de Marcelino Vieira, o curso é ministrado em mais 7 polos de Ensino a Distância do estado.
 O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão em Saúde, nível de especialização, integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando o exercício de atividades gerenciais na área de saúde.

Por Ivanúcia Lopes.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Enem 2014 recebe inscrições até o dia 23 de maio


Inscrições Enem 2014
Estão abertas desde às 9h do dia 12 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Nas primeiras 24 horas, de 9h de segunda até às 9h de terça-feira, o número de inscritos foi cerca de 653 mil, o que representa uma queda de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Às 12h desta quinta-feira (15) o sistema já ultrapassava a marca de 2,2 milhões de inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo da inscrição criado pelo próprio Inep.
 O Inep divulgou, pelo Twitter, os melhores horários para se inscrever no Enem 2014. Segundo a autarquia, o acesso é mais fácil até as 9h da manhã, entre 14h e 17h e após as 21h. Nesses horários, há menos acessos e mais facilidade em usar o sistema.

Inscrições para o Enem 2014
Os candidatos podem efetuar a inscrição no Enem 2014 a partir do link abaixo:

7 erros que o aluno de Ensino a Distância não deve cometer


O site EaD.com.br divulgou uma lista com 7 erros que o aluno de EaD não deve cometer. Para quem não conhece, o EaD.com.br é um site com várias notícias e dicas sobre a educação à distância. Leia a matéria na íntegra:
Cuidado com a procrastinação
Você sabe o que é procrastinar? É aquela voz que fala no seu ouvido, quando sabe que tem que estudar, e te diz “ah, fica mais um pouquinho no sofá, mais tarde você estuda…”. Aquela mania de deixar tudo para depois e ir arrastando, arrastando e quando você vê, já é de noitinha e você tem que entregar um trabalho para o dia seguinte de manhã. Esse mal acomete a maioria de nós e é um baita problema para quem faz um curso a distância, já que o aluno depende muito mais de si mesmo do que de colegas de classe ou professores.
Não deixe o planejamento de lado
Criar novos hábitos é uma tarefa muito difícil. No entanto, para um aluno de EAD, é primordial planejar a semana com apontamentos em agenda, como horários de discussões em grupo, de estudo individual, perguntas para o tutor e todas as tarefas indispensáveis para o andamento do curso. Estabeleça horas, cronometre os estudos. Planejando, você se sentirá mais firme e com propósito, o que motiva a seguir adiante.
Não aproveitar do tempo com o instrutor e com os colegas
Um dos muitos pontos positivos do EAD é o tempo individual que cada aluno tem com o tutor/professor. No entanto, os dois argumentos citados acima podem atrapalhar seu desenvolvimento exatamente porque você não utiliza como deveria o seu tempo com o instrutor. Se você deixa para ver suas questões muito em cima da hora, perde a chance de tirar todas as dúvidas com ele. Por isso, utilize as discussões de grupo com os colegas, discuta os temas com eles e com o tutor. Se der para marcar um grupo de estudos presencial na biblioteca do bairro, melhor ainda.
Estudar com redes sociais e outras distrações por perto
A ferramenta principal de quem estuda a distância é o computador. Hoje em dia somos tão conectados que estamos em várias redes sociais e utilizamos muitas plataformas para bater papo com amigos. Para piorar o panorama, o aluno de EAD geralmente estuda de casa. A mãe escuta o rádio, a avó vê a novela e o irmão disputa o computador. Como estudar assim? Somente estabelecendo regras para si mesmo e com quem convive. Nos horários determinados por você para o estudo, só abra as ferramentas que foi utilizar para a aula e avise a todos em casa que estará concentrado e precisará de silêncio e tranquilidade.
Não utilizar todos os recursos disponíveis
Para bem e para o mal, a Internet tem tudo o que necessitamos. A maioria dos museus do mundo tem obras disponíveis para pesquisa, bibliotecas também. Incremente o seu trabalho e mostre ao seu tutor seu interesse no curso utilizando uma bibliografia vasta. Além de uma boa nota, você ganhará em conhecimento.
Ignorar aspectos tecnológicos necessários para o EAD
Um erro muito comum é o aluno achar que somente irá necessitar de um computador que funcione e da Internet. Alguns cursos requerem softwares específicos e o computador deve ser compatível para que tudo funcione bem. Do contrário, o aluno somente perderá tempo e dinheiro.
Fazer um curso de graduação sem observar se é credenciado pelo MEC
Imagine chegar ao fim de quatro anos de estudo e descobrir que seu diploma não é reconhecido pelo Ministério da Educação! Livre-se deste pesadelo, se você deseja fazer um curso de graduação para exercer uma profissão regulamentada e ter um diploma válido, é imprescindível que o curso a distância seja credenciado pelo MEC.

Fonte: NeaD/UFERSA

NEaD divulva resultado parcial da seleção sde tutores

 

O Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal do Semiárido - UFERSA, divulgou nesta terça-feira, 20, o resultado parcial do processo seletivo para tutores presenciais, que atuarão nos cursos de Licenciatura em Matemática e Computação.

No Polo Universitário de Marcelino Vieira tivemos como candidato aprovado e classificado, o professor Edcarlos Costa de Oliveira, que atuará junto ao polo, no curso de computação. Conforme orientações do NEaD, os tutores aprovados e classificados passarão por treinamento, dividido em dois momentos: O primeiro será online, no período de 02 a 27 de junho, curso de formação em tutoria; e no dia 28 do mesmo mês, um encontro presencial na UFERSA.

Veja o resultado geral: Resultado Parcial 

terça-feira, 13 de maio de 2014

UFRN seleciona tutores para 2014.2

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Educação a Distância em parceria com as unidades acadêmicas, promove seleção de tutores presenciais e à distância para atuação no período 2014.2.
O edital 13/2014 regulamenta a seleção de tutores que atuarão nos polos de apoio presenciais localizados no interior do Estado. Por sua vez os editais 14, 15 e 16/2014 disciplinarão o certame para tutores a distância, que atuam junto ao corpo docente dos componentes curriculares em oferta para os cursos superiores na modalidade EaD.
Os interessados poderão obter maiores informações acessando os editais de seleção a seguir:
Documento Disponível em Informações complementares
Edital 13/2014 - Tutor presencial Republicado em 08/05/2014 às 10h50

Edital 14/2014 - Tutor a distância / Graduações e Especializações 07/05/2014 às 15h25
Edital 15/2014 - Tutor a distância / Licenciatura em Química 07/05/2014 às 15h25
Edital 16/2014 - Tutor a ditância / Especialização em Gestão em Saúde 08/05/2014 às 10h50

Fonte: Secretaria Executiva ( sedis@sedis.ufrn.br)

Nota do blog: Leia o edital para tutoria presencial. Para o Polo UAB de Marcelino Vieira estão disponíveis vagas (cadastro de reserva) os cursos de graduação em Pedagogia e Educação Física, além disso, vagas (cadastro de reservas) para a especialização em Ensino da Matemática.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aberta as inscrições para curso de especialização em Matemática pela UFRN, no Polo UAB de Marcelino Vieira até 15 de maio


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições até o próximo dia 15 de maio de 2014 para seleção de alunos para os cursos de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Ensino de Sociologia, Filosofia e Matemática para o Ensino Médio. Ao todo são 630 vagas distribuídas em 11 polos de apoio presenciais localizados no Estado do Rio Grande do Norte e é voltada para candidatos em efetiva atividade docente na rede pública de ensino, de acordo com as diretrizes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
 
Os interessados poderão ter acesso ao edital logo abaixo e ao formulário eletrônico de inscrição acessando o endereço eletrônico http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf e, no menu localizado à esquerda da tela, clicar na opção lato sensu e, em seguida selecionar a opção processos seletivos. Na tela seguinte, o(a) candidato(a) escolhe o curso para o qual deseja inscrever-se e preenche o formulário eletrônico. Após o procedimento, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição emitido pelo SIGAA e juntá-lo com os demais documentos exigidos em edital, encaderná-los em espiral e entregar no polo de apoio presencial escolhido toda a documentação até o dia 16 de maio de 2014.
 
A seleção consistirá na análise do curriculum acadêmico-profissional e as aulas terão início no período letivo 2014.2.

DocumentoDisponível emInformações complementares
Edital 10/2014-SEDIS06/05/2014 às 17h01

 
Nota do blog: Leiam o edital e fiquem atentos aos prazos. Para o Polo Universitário de Marcelino Vieira, estão sendo ofertadas 30 vagas para a especialização em Ensino da Matemática.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vídeo do Encontros Pedagógicos das disciplinas Profissão Docente e Educação Física Infantil


Encontro Acadêmico - Educação Física Infantil

Por Fabiana e Manu Medeiros:

"Os alunos do curso de Pedagogia tiveram o privilégio de assistir nessa sexta-feira uma aula bastante diferente da Disciplina Educação Física Infantil, pois puderam relacionar a teoria com a prática. Dessa forma, agradecemos aos professores Ciro e James por compartilhar novos conhecimentos e aprendizados.
Parabéns para os futuros pedagogos pelo empenho e dedicação".
 

Alunos do curso de Matemática desenvolvem oficinas pedagógicas




Por orientação do Tutor Presencial, José Roberto de Oliveira, os alunos recém formados do curso de Matemática, UFRN/Polo UAB de Marcelino Vieira, Francisco de Assis e Danilo Vinicius, desenvolveram neste sábado, 03, uma oficina sobre Jogos Matemáticos, que contou com a participação dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade do Vale do Acarau. 

Segundo o professor Roberto, o objetivo da aula foi  contribuir para a formação dos alunos da referida instituição para que pudessem adquirir um novo "olhar" para com o ensino da Matemática, e ao mesmo tempo, possibilitar a vivência dos alunos do curso de Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a prática de ensino e o uso de novas metodologias no ensino da Matemática. 

A primeira parte da oficina foi realizada no auditório do polo; depois houve a apresentação e exposição de materiais didáticos no Laboratório Pedagógico de Matemática. Para o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, sempre é positivo ver os frutos sendo colhidos, alunos desenvolvendo atividades acadêmicas para a comunidade.