sábado, 30 de agosto de 2014

Polo UAB de Marcelino Vieira realiza mais uma Colação de Grau

Uma noite de puro brilhantismo. É assim que definimos mais uma Colação de Grau do Polo Universitário de Marcelino Vieira. Um ato singelo, mas cheio de emoções e sonhos realizados.
Segundo o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, o momento da colação de grau é um momento de consagração, de êxito e de conquistas. O sabor da vitória é coletiva, pertence a todos, a família, aos professores, aos funcionários do polo, as instituições envolvidas na formação dos alunos, e em especial aos discentes. Estes que tiveram persistência, a fé e a humildade de acreditarem que são capazes de vencerem preconceitos, e abertos a aprendizagem, ressaltou Romualdo.

 A Colação de Grau foi presidida pela Professora Eugênia Dantas, coordenadora do Curso de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a participação do professor Adriano Trolleis, também da UFRN, na condição de Paraninfo da turma. Já o cerimonial foi conduzido pelo Mestre de Cerimônia Ailson Barbosa.


A Coordenação do Polo agradece a Prefeitura Municipal, em nome do Prefeito José Ferrari de Oliveira e a Primeira Dama, Adriana de Medeiros Paiva, Patronesse da Turma, pela ornamentação do espaço e o jantar oferecido às autoridades presentes. Também, agradecemos a Presidente da Câmara Municipal, vereadora Verônica Rodrigues, pela presteza do deferimento do ofício para usarmos o auditório para a realização do evento.







quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Novos Livros - UFRN




- FISIOLOGIA HUMANA;
- INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA III;
- GEOGRAFIA URBANA;
- GEOGRAFIA FÍSICA I;
- SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA.


Procurem a coordenação do polo.

Comunicado do Campus EaD/IFRN

Ambiente de Acesso Virtual em manutenção


O Ambiente Virtual Moodle permanece instável e estará indisponível para devida manutenção. A previsão de retorno do ambiente é sexta-feira (29/08).

UFRN - Curso de Aperfeiçoamento: Prevenção de uso de drogas entre escolares

Clique na imagem.

Convite de Colação de Grau - UFRN


sábado, 23 de agosto de 2014

Encontros Pedagógicos movimentam debates e discussões no Polo

Manhã de muitas atividades acadêmicas no Polo UAB de Marcelino Vieira. Aula Presencial do Curso de Computação, Encontro de Estágio de Educação Física e Encontros Acadêmicos de Geografia e Matemática. A Tarde tem mais: Pedagogia, Letras Português, Educação Ambiental e Literatura e Ensino.








quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coordenação do NEaD/UFERSA visitará os polos de apoio neste sábado

Neste sábado, 23/08, a Coordenação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) irá se dividir para realizar visitas a todos os Polos de Apoio Presencial. A visita tem como principal objetivo a entrega dos cadernos didáticos que já estão finalizados das disciplinas referentes ao semestre 2014.2.
As visitas acontecerão durante manhã e tarde. Estando o turno da manhã direcionado às visitas nos polos de Marcelino Vieira, Guamaré e São Gonçalo do Amarante, e o turno da tarde voltado para os polos de Caraúbas, Grossos e Natal.
O semestre 2014.2 teve início no dia 16 de agosto e se estenderá até o dia 06 de dezembro. As reposições estão marcadas para o dia 13 de dezembro e as recuperações para o dia 20 de dezembro.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Letras Português - Aulas Presenciais


Cronograma de Encontros Presenciais:

- 30/08: Leitura e Produção de Texto IV
Local: Polo UAB de Marcelino Vieira
Horário: 8h da manhã
Profª Ana Virgínia
Tut. Vaneíse
- 06/09: Sintaxe da Língua Portuguesa
Local: Polo UAB de Marcelino Vieira
Horário: 8h da manhã
Tutoras: Tutoras: Cleide e Deuselene
- 13/09: Didática Aplicada...
Local: Polo UAB de Marcelino Vieira
Horário: 8h da manhã
Tut. Daniele

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Instituto Federal marca a data da Colação de Grau

Prezados/as,
Envio as novas datas das cerimônias de Colação de Grau das turmas do 8º período do curso de Letras Espanhol. O reajuste nas datas levou em consideração, principalmente, o tempo necessário para o trâmite de toda a documentação dos alunos diante das exigências para a conclusão do curso.
COLAÇÃO DE GRAU
TURMAS 2010.2
Data: 21 de outubro de 2014
Polo Marcelino Vieira-RN
Horário: 17h
Att.,
Joatan Medeiros
Coord/Letras Espanhol/EaD/IFRN
Novo cel.: 9693-8045

sábado, 16 de agosto de 2014

Sábado de atividades múltiplas no Polo Universitário de Marcelino Vieira:

 
- Aula Inaugural do semestre de 2014.2: Licenciatura em Computação (UFERSA). Ministrada pelo professor Ulisses Melo e auxiliado pelo tutor presencial  Edcarlos Costa.

- Encontro Presencial da disciplina Ensino e Arte na Escola : Pedagogia (UFRN). Atividade desenvolvida pela professora Ana Lúcia e auxiliada pelas tutoras presenciais Emanuela MedeirosDenise Lopes Costa e Marcia Fabiana Carneiro de Paiva.








Educação Física realiza atividades práticas com os alunos

Mais um encontro presencial foi realizado com os professores do Curso de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A atividade aconteceu no Campus Pau dos Ferros, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com a presença dos alunos do Curso de Educação Física dos Polos de Apoio Presencial de Marcelino Vieira e Luís Gomes. A aula contou com o desenvolvimento de atividades práticas, na piscina, da disciplina de Metodologia dos Esportes Aquáticos, ministrada pelo professor CIRO ALEXANDRE MERCES GONÇALVES.
Além da aula de Metodologia, os alunos receberam orientações acadêmicas da disciplina de Cinesiologia, trabalhada pelo professor ROMILSON DE LIMA NUNES, também nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Os professores foram auxiliados pelos tutores presenciais e a distância. Do Polo Universitário de Marcelino Vieira, esteve presente o tutor Bernardino Francisco, que deu total apoio junto com o professor Maikon Maia, do IFRN/Pau dos Ferros, que realizou toda a articulação para o deferimento do ofício e organização dos espaços.

Para o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, as atividades acadêmicas foram bastante proveitosas, haja vista, a presença dos professores com aplicações práticas dos exercícios estudados pelos alunos nos módulos de ensino e no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O encontro acadêmico foi possível graças ao atendimento da solicitação feita pelo polo, em nome da UFRN, ao Campus IFRN, de Pau dos Ferros; uma relação Interinstitucional em prol do fomento da qualidade do ensino superior público, ressaltou Romualdo.






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Comunicado do NEAD/UFERSA - Computação

Conforme e-mail recebido da coordenação do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA, a entrega dos materiais impressos foi adiada para o dia 23/08. O motivo foi o atraso da entrega dos materiais por parte da gráfica, que só irá fazer a entrega ao NEAD na próxima semana.
Entretanto, de acordo com o professor Ulisses Melo, coordenador de polos da UFERSA, isso não interfere nas outras atividades, pois, os alunos tem os livros virtualmente no Moodle.
As atividades presenciais com os tutores ocorrerão normalmente neste sábado, 16, conforme nosso Cronograma de Encontros Presenciais previa.
Grato pela atenção.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Carteirinha de Estudante

Imagem ilustrativa

Prezados alunos,
Quem tiver interesse em fazer a sua carteirinha de estudante, deverá trazer neste sábado, 16, os documentos pessoais – Identidade e CPF – e uma foto 3x4.


Uma empresa credenciada, da cidade de Pau dos Ferros, virá ao polo para emitir, na hora, as carteirinhas.  O valor cobrado pela empresa é de R$ 15,00 reais. O atendimento se dará nos dois expedientes – manhã e tarde. Portanto, não percam a oportunidade.

Educação Física: Comunicado


Educação Física: Comunicado


Prezados Alunos de Educação Física,

Informo-lhes que as atividades práticas programadas para o dia 15 de agosto acontecerão nas dependências do IFRN/Campus de Pau dos Ferros, localizado a margem da BR 405, em Pau dos Ferros, das 8 às 12h, devendo o aluno evitar atraso. No primeiro momento teremos a atividade da disciplina Metodologia dos Esportes Aquáticos com o prof. Ciro e no segundo momento a atividade da disciplina Cinesiologia com o Prof. Romilson.
 
A presença de todos é de fundamental importância.

Novos Livros Didáticos - Pedagogia



- Estágio Supervisionado I
- Ensino de Língua Portuguesa I

UFRN: Provas de Administração Pública



Data: 16 de agosto de 2014
Local: Polo Universitário de Marcelino Vieira
Horário: 8h
1- Políticas Públicas
- GUALBERTO CÉSAR DE OLIVEIRA

2- Tópicos Especiais em Gestão Municipal III
- ADRIANA DA SILVA DIAS
- ALEXA CARNEIRO DE OLIVEIRA
- ANTONIO CLÁUDIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA
- MARIZA FLÁVIA LOPES
- RAIMUNDO NONATO FILHO

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

UFRN: Orientações sobre a Colação de Grau

Polo Universitário de Marcelino Vieira/UFRN: Colação de Grau 


                                                               Prezados alunos,

Considerando a proximidade da solenidade de Colação de Grau dos que concluíram o curso no último semestre ( 2014.1 ) tenho a satisfação de convidá-los para uma reunião sábado, 09 de agosto, às 8h, na Sala de Reuniões do Polo, onde definiremos os detalhes da solenidade acadêmica de colação de grau, que será dia 29 de agosto..
Conto com a presença de todos, afinal a pauta é de seu total interesse.


Agradece a coordenação.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

UFERSA: Apresentação do tutor presencial do curso de Computação



Por Edcarlos Costa

Primeiramente gostaria de dar as boas vindas à todos os alunos do Curso de Licenciatura em Computação e também me apresentar.
Meu nome é Edcarlos Costa, graduado em Sistemas de Informação pela UnP - Natal/RN, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos em Tecnologia da Informação pela FAL - Natal/RN e mestrando em Docência da Educação Brasileira pela Sapiens/Unassur.
Serei a partir de hoje o Tutor Presencial de vocês e estarei totalmente à disposição pra ajudar no que for possível e necessário, contribuindo de forma significativa para o aprendizado da turma durante o curso.
Aproveitando a oportunidade, informo os meus horários presenciais no polo:
Terça-feira: Manhã e Tarde;
Quinta-feira: Manhã (exceto semanas de avaliações);
Sábado: Uma semana pela manhã outra semana à tarde.

Caso haja qualquer alteração no horário a turma será avisada previamente.
Por fim, gostaria de enfatizar o período de matrículas, que vai de 6 à 13 de agosto. Sábado estarei o dia inteiro aqui no polo para qualquer ajuda.
Lembrando que a não realização da matrícula implicará no desligamento do aluno do curso.

Atenciosamente,
Edcarlos Costa
edcarloscosta@gmail.com

Aula inaugural das especializações é marcada com grande presença dos alunos.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte abriu nesta terça-feira, 05, as atividades acadêmicas dos cursos de especializações em Literatura e Ensino e Educação Ambiental.


Na aula inaugural, estiveram presentes as coordenações de cursos, as tutoras presenciais, e em especial, os alunos. Para o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, a oferta de mais duas especializações irá contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública de ensino, uma formação gratuita, com a marca, competência e responsabilidade de uma das instituições educacionais mais respeitadas do estado.





terça-feira, 5 de agosto de 2014

UFERSA: Licenciaturas a distância: Cronograma de Encontros Presenciais foi divulgado

As rematrículas ocorrerão entre 6 e 13 de agosto
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) divulga o Cronograma de Encontros Presenciais dos cursos de licenciatura em computação e matemática. É importante que os estudantes estejam atentos às datas dos encontros para que, no processo de rematrícula, não se matriculem em disciplinas em choque de horário.

As rematrículas ocorrerão, através do SIGAA, no período de 06 a 13 de agosto, e o semestre 2014.2 iniciará no dia 16 de agosto, se encerrando no dia 06 de dezembro. As reposições estão marcadas para o dia 13 de dezembro e as recuperações para o dia 20 de dezembro.

Para mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.

sábado, 2 de agosto de 2014

UFRN: ESPECIALIZAÇÕES A DISTÂNCIA SELECIONAM TUTORES

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte reabre seleções para cadastro de reserva de tutores presenciais/a distância para atuarem nos cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio. As inscrições acontecem no período de 5 a 8 de agosto de 2014, conforme regras estipuladas em edital.
Os interessados poderão obter mais informações acessando os editais dos respectivos processos.
Fonte: Secretaria Executiva

Para o Polo de Marcelino Vieira está sendo ofertada uma (01) vaga para Tutoria Presencial em Matemática.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Comunicado da Coordenação



Caros tutores e alunos,

Leiam o informe repassado aos coordenadores de Polos sobre os materiais que faltam entregar aos alunos.

Bom Dia,

Prezado (a) Coordenador (a) de Polo, em anexo estamos disponibilizando 02(duas) planilhas com informações referentes ao MATERIAL DIDÁTICO 2014.2 (LICENCIATURA), do material já enviado e do material que estamos aguardando o recebimento das gráficas para envio posteriormente, gostaria de ressaltar a todos que conforme posicionamento da Colaboradora Eliane Schio(SEDIS) responsável pelo contato direto com as gráficas no máximo até o dia 10/08/2014 todos os materiais restantes estarão sendo entregues no ALMOXARIFADO/SEDIS e em seguida enviado aos Polos, abaixo informo algumas orientações referente às planilhas e contamos com a colaboração de todos nesse momento, para maiores informações e duvidas estarei a disposição.
Att.,
Paulo Mauricio Marques da Costa

Nota do blog:  Orientamos os alunos a fazerem a leitura via moodle (cópia digital) até que os materiais cheguem aos polos. Grato pela atenção.