quinta-feira, 30 de outubro de 2014

UFRN: Eleição para Coordenação do curso de Geografia




Período: 29 a 31 de outubro - das 8 às 17 horas
A Chapa é composta pela professora Eugênia Maria Dantas (Coordenadora) e Orgival Bezerra Nóbrega Júnior (vice-coordenador).
Quem vota nessa eleição: alunos e professores.
Como votar: a eleição é virtual pelo sistema sigeleicao.ufrn.br
O aluno ao acessar esse site abre uma caixa em que ele deve informar: usuário: mesmo do Sigaa - senha: mesma do Sigaa digite caracteres da imagem dados pelo sistema
Clicar no botar entrar no sistema. Vai abrir para o aluno as eleições que estão acontecendo, ele vai selecionar a de coordenação de Geografia Ead e votar normalmente.

Participe!

UFRN: Eleição para Coordenador do Curso de Educação Física

http://www.uniuv.edu.br/imagens/curso/curso000007g.jpg
Eleição para a coordenação do Curso de Educação Física:

Período: 30 de outubro de 2014 no horário das 00:00 às 23:59 horas
A Chapa é composta pelo professor Pádua (Coordenadora) e Patrick (vice-coordenador).
Quem vota nessa eleição: alunos e professores.
Como votar: a eleição é virtual pelo sistema sigeleicao.ufrn.br
O aluno ao acessar esse site abre uma caixa em que ele deve informar: usuário: mesmo do Sigaa - senha: mesma do Sigaa digite caracteres da imagem dados pelo sistema
Clicar no botar entrar no sistema. Vai abrir para o aluno as eleições que estão acontecendo, ele vai selecionar a de coordenação de Educação Física Ead e votar normalmente.

Participe!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Comunicado: Especializações da UFRN

NOTA OFICIAL
Prezados (as),

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação a Distância e Coordenações dos Cursos, vem a público informar que o início das atividades referentes aos cursos de especialização em ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio foram adiadas e com previsão para início, apenas, no semestre letivo 2015.1.

Deste modo, esclarecemos aos candidatos CLASSIFICADOS no processo seletivo para admissão de alunos, objeto dos editais 10 e 22/2012-SEDIS, que fiquem no acompanhamento do portal da SEDIS, no endereço www.sedis.ufrn.br, pois em momento oportuno divulgaremos os procedimentos para a matrícula institucional e início das aulas.

Professora Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo

Secretária de Educação a Distância e Coordenadora UAB/ UFRN

UFRN: Diplomas já se encontram no polo



Prezados alunos,

Procurem a coordenação do polo para receber o seu diploma de conclusão de curso referente ao semestre de 2014.1. Segue abaixo a relação:

1- GEOGRAFIA:
- Josefa Cleidimar da Silva
- Bruna dos santos Gomes de Freitas
- Aurileide Válcacer

2- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
- Ambrosina Leite da Costa
- Francisco Raul de França
- Isidória Maria de Queiroz leite
- Josefa Geni de Oliveira Freitas
- Josiele Ferreira da Silva
- Tatiana de Souza Sales

Obs: É obrigatório a presença do aluno para receber o diploma.

Agradece a coordenação.

Alunas de Pedagogia a distância do polo de Marcelino Vieira visitam 20ª CIENTEC e instalações da SEDIS

Na manhã desta quinta-feira, 19 alunas do curso de Pedagogia a distância do polo de Marcelino Vieira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fizeram visita à 20ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da instituição – CIENTEC/UFRN. O grupo também visitou a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS/UFRN) para conhecer as instalações e as atividades realizadas na sede.
Acompanhado pela coordenadora do curso, Maria Cristina de Paiva, por uma tutora e uma supervisora da Escola Municipal Raquel Silva, onde as alunas desenvolvem atividades enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o grupo participou pela primeira vez do evento, no qual pôde apresentar trabalhos de pesquisa, além de conhecer o campus e realizar intercâmbio cultural com outros estudantes.
Segundo Maria Cristina, a contribuição da CIENTEC para a formação das alunas se dá em vários aspectos, sendo dois deles a ampliação do conhecimento e o contato físico com a infraestrutura do campus central. "O aluno de EaD tem dificuldade de se perceber como parte da universidade. Por oferecer a ele a possibilidade da aproximação física do campus e o contato com a ciência e a cultura, a CIENTEC colabora na construção da identidade de pertencimento da instituição", enfatiza. A coordenadora conta que o evento permite ainda o intercâmbio social e cultural com outros alunos e cursos, além de ser um fomentador da pesquisa, através da estrutura que oferece para apresentações de trabalhos.
Meire Carneiro, aluna do curso de Pedagogia a distância e bolsista do PIBID, conta que a visita será lembrada para o grupo como um momento marcante. "Quando chegamos, nos surpreendemos com o tamanho e a dimensão do campus", se empolga. Meire conta ainda que algumas alunas não conheciam a capital e define a experiência como um "desbravamento em todos os sentidos".
PIBID Pedagogia
Através do PIBID, 21 alunos do curso de Pedagogia podem colocar na prática o conhecimento que adquirem com a graduação. Os futuros pedagogos atuam em duas escolas municipais, Alexandre Nonato Fernandes e Raquel Silva, por meio da participação nos planejamentos pedagógicos com os docentes e na inserção em sala de aula através da prática didática. Percebida a falta de brincadeiras e dinâmicas, os bolsistas estudaram a construção de uma brinquedoteca, que residirá no polo de apoio presencial para dar suporte às duas escolas. Finalizada a construção da brinquedoteca, os alunos promoverão oficinas para o corpo docente das escolas a fim de orientá-los na utilização dos brinquedos com os alunos.
Fonte: SEDIS/UFRN

Calendário de Atividades - 29 de outubro a 08 de novembro


 POLO UNIVERSITÁRIO DE MARCELINO VIEIRA
UFRN, IFRN e UFERSA.

Data
Atividade
Horário
Local
30/10/2014
Oficina do Curso de Geografia
08 ÀS 12h
- Auditório
30/10/2014
Encontro Acadêmico – Algoritmo - UFERSA
8h
- Sala de Tutoria III
30/10/2014
Aula de Sintaxe – Letras Português
14
- Auditório
31/10/2014
Aula de Espanhol
7h
- Sala de Tutoria III
31/10/2014
Videoconferência
14h
- Sala de Tecnologia Educacional
31/10/2014
Oficina de Pedagogia: Artes Visuais
14h
- Auditório
01/11/2014
Aula presencial de Sintaxe – Letras Português
8h
- Sala de Tecnologia Educacional
01/11/2014
Encontro Acadêmico da UFERSA: Aula e Prova
8h
- Auditório
01/11/2014
Prova de Letras Espanholas (Teoria da Literatura I e Morfossintaxe)
8h
- Sala de Tutoria III
06/11/2014
Reposição de prova de Letras Espanhola (Teoria da Literatura I e Morfossintaxe)
14h
- Laboratório de Informática
07/11/2014
Encontro de Educação Física – Fisiologia
8h
- Auditório
08/11/2014
Apresentação dos TCCs do curso de Gestão em Saúde
14h
Corredores do Polo
08/11/2014
Encontro da UFERSA: Aula e Prova
8h
Auditório



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Matéria adaptada pelo Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Federal do Semiárido - NEaD/UFERSA sobre o crescimento da educação a distância no Brasil tem imagens, na postagem, dos alunos do curso de Licenciatura em Computação em atividade no Polo UAB de Marcelino Vieira.
Resumo da Matéria:

" Educação a distância cresce no Brasil
20 Outubro 2014
A modalidade EaD é a opção de um em cada cinco estudantes
A Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no País. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o estilo de aprendizado é opção de 20% dos estudantes matriculados no Ensino Superior. O último Censo da Educação Superior do MEC indica a existência de 1.200 cursos a distância no País (1,2 milhão de alunos) e aumento de 3,57% no número de matrículas entre 2012 e 2013..."
Fonte: http://nead.ufersa.edu.br/imprensa/noticias/217-educacao-a-distancia-cresce-no-brasil.



Educação a distância cresce no Brasil

A modalidade EaD é a opção de um em cada cinco estudantes
A Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no País. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o estilo de aprendizado é opção de 20% dos estudantes matriculados no Ensino Superior. O último Censo da Educação Superior do MEC indica a existência de 1.200 cursos a distância no País (1,2 milhão de alunos) e aumento de 3,57% no número de matrículas entre 2012 e 2013.
Um dos impulsionadores do ensino a distância é a oferta de cursos livres e o avanço da educação corporativa, considera o especial em EaD, Luciano Sathler. “Se somarmos a quantidade de pessoas matriculadas nos cursos livres, que foi absurda em 2013, e na pós-graduação a distância, temos quase 3 milhões de alunos nesta modalidade.”
Outro ponto positivo destacado pelo especialista é o fato de brasileiros ocuparem a terceira colocação entre os estudantes que aderem aos Moocs (cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução) em todo o mundo. Neste caso, os mais populares são o EDX (plataforma criada pelas universidades norte-americanas de Harvard e Massachusetts Institute of Tecnology) e o Coursera, que no Brasil tem parceria com a Fundação Leman para tradução do conteúdo ofertado por 62 universidades. “É algo surpreendente porque mostra que o estudante está disposto a procurar a informação”, comenta.
O avanço da Educação a distância deve caminhar ao lado da evolução tecnológica, destaca Sathler. “Acreditamos que vai chegar o ponto em que não vamos mais conseguir distinguir a instituição de ensino da modalidade. A tendência é que o curso presencial incorpore elementos da tecnologia com o tempo.” Na prática, o cenário já vem sendo observado com a inclusão digital dentro das graduações. No caso de Medicina, por exemplo, já são utilizados simuladores para estudo da anatomia humana.
A reitora da Universidade Interamericana de Porto Rico, Vilma Colon, defende que a pedagogia virtual deve ser trabalho de equipe, tendo em vista a necessidade de investimento em grupos que cuidem para que o conhecimento seja colocado a favor do aluno. Isso porque, de acordo com a educadora, o perfil do estudante atual é diferente do observado há alguns anos. “A incorporação da tecnologia no ambiente acadêmico é um processo sem volta.”
Adaptado de: Diário do Grande ABC

Para mais informações: (84) 3317 8236 ou atendimento.nead@ufersa.edu.br
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa

UFRN: Encontro Acadêmico de Letras Português

A turma do curso de Letras Português esteve reunida neste dia 18/10, manhã e tarde, na Sala de Tecnologia Educacional do Polo Universitário de Marcelino Vieira. O encontro contou com a participação de professores das disciplinas de Leitura e Produção de Texto IV e Didática da Língua Portuguesa, que fizeram revisão de conteúdos e orientações de atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. Todo o encontro foi mediado pela professora Francimeire Cesário, tutora presencial do curso.

Mensagem do Coornador do Curso de Letras Espanhol

 

Estimados alunos concluintes da turma 2010.2, do curso de Letras Espanhol – modalidade a distância do IFRN,
Como jovem, estudante, professor, colega de profissão, coordenador do curso, mas também como filho de trabalhadores do interior, de família de professores, grande parte das zonas rurais da região Potengi, saúdo e parabenizo cada um de vocês pela imensa conquista de concluir um curso superior. Por mais humilde que nossas cidades, nossos lares, nossas famílias possam ser, ter um filho formado é sinal de glória, de respeito, de orgulho, de emoção. Nos eleva ao patamar das grandes riquezas e nos brinda a oportunidade de vivenciarmos um momento único de confraternização, de reconhecimento do esforço empreendido, das lutas, da esperança na dignidade e no trabalho. 

 Inscrevo-me com carinho nessa história, não só por participar diretamente na gestão do curso, mas por me identificar com a trajetória de muitos de vocês. Por minhas raízes nas classes populares, minha formação acadêmica na área de letras e meu empenho nas tarefas mais desafiantes.

 O diploma de graduação é um título que seguramos juntos, unidos pelo fortalecimento da democratização do acesso ao ensino superior no país, pela expansão das universidades e institutos federais, pela valorização da educação a distância, pela qualificação dos professores das nossas escolas de educação básica, pelo reconhecimento do trabalho dos docentes e dos cursos de licenciatura, pela difusão das línguas estrangeiras nas salas de aula, pela participação efetiva nos processos sociais do nosso chão. Porque um dia se pensou e se propagou que não era possível semear nesse chão um bem tão precioso, tão valioso, tão refinado. O dia da nossa formatura é como um dia de chuva no sertão: brota a vida, germina a esperança!
Aos alunos concluintes do curso de Letras Espanhol – modalidade a distância do IFRN - Polos de Caraúbas, Marcelino Vieira, Lajes, Parnamirim e Natal.

Com carinho,
Joatan Medeiros

Polo Universitário de Marcelino Vieira realiza mais uma Colação de Grau

Uma noite inesquecível! Assim podemos chamar o Ato de Colação de Grau da turma de Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Polo UAB de Marcelino Vieira, realizado neste dia 21 de outubro, no Panati Fest Club.
A cerimônia foi presidida pelo Magnífico Reitor PROFESSOR BELCHIOR DE OLIVEIRA ROCHA, que contou com as presenças do Diretor do Campus EaD, professor Erivaldo Cabral, da Coordenadora UAB/IFRN, professora Ilane Ferreira e do professor Joatan David, coordenador do curso.
Segundo o professor Romualdo Carneiro, coordenador do polo, a colação de grau é o momento da consagração de uma luta que envolveu inúmeros personagens: os discentes, os professores, os tutores, os familiares, os funcionários do polo e as autoridades que acreditam no poder transformador que a educação promove na vida humana.
No ensejo, a coordenação do polo parabeniza todos os formandos pelo êxito acadêmico alcançado, e por terem acreditado em seus sonhos. Agradecemos, também, a todos que colaboraram diretamente e indiretamente para a realização do Ato de Colação de Grau, em destaque os padrinhos, madrinhas, a Ailson Barbosa (Mestre de Cerimônia), Maestro Nomilson (a filarmônica mais uma vez foi um sucesso), Adriana Medeiros e José Ferrari (por terem patrocinado a ornamentação do ambiente, em especial a Rodrigo, Geni e Felipe, talentos já comprovados em Marcelino Vieira), a Andressa Luma (Paraninfa da turma) e a Maria Lenilda, tutora presencial e homenageada pelos formandos.
 

 
 

 
 

 
 

sábado, 18 de outubro de 2014

UFERSA/ Computação: Encontro Presencial do dia 25 de Outubro será adiado


A Coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/UFERSA) informa que o Encontro Presencial agendado para o dia 25 de Outubro de 2014 foi cancelado devido à realização do 2º turno das Eleições Gerais.
Apesar de muito esforço de toda equipe do NEaD e dos Polos para manter a realização do Encontro nesse dia, optou-se por adiar o mesmo, pois, alguns Polos estavam cedidos a Justiça Eleitoral; além disso há a necessidade de alunos, tutores e professores deslocarem-se para votar em suas cidades-natal, etc.
Com o objetivo de atender às necessidades sociais da data e evitar prejuízo aos alunos, o encontro do dia 25 será distribuído nas semanas seguintes e essas alterações geraram uma nova versão do Cronograma de Encontros Presenciais em anexo.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Acesse AQUI o Novo Cronograma de Encontros.
Para mais informações: (84) 3317 8236 ou atendimento.nead@ufersa.edu.br
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa

Atividades presenciais do curso de Educação Física

Nesta sexta feira dia 17/10 foi realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Pau dos Ferros aulas presenciais das disciplinas “Estagio Supervisionado I (Observação) e Metodologia dos Esportes Aquáticos, na oportunidade os professores realizaram oficinas praticas sobre o conteúdo estudado durante a unidade. Na disciplina de Metodologias dos Esportes foi realizada atividades de Hidroginástica, técnicas de salvamento e divulgação de dados sobre a quantidade de afogamentos no Brasil. Segundo o professor Ciro Alexandre, a cada minuto 10 pessoas são afogadas e pelo menos uma chega a óbito. 

No encontro da disciplina  de Estágio Supervisionado, o professor Jonatas Barros,  juntamente com o tutor Geraldo, relatou a importância do Estágio Supervisionado para a formação do professor de Licenciatura e em especial do Educador Físico. Foi um dia muito proveitoso para os alunos e todos que fazem a educação a distância.

Por Bernardino e Gervázio.

 

 

 

 

 

XX CIENTEC receberá bolsistas do PIBID em Marcelino Vieira e Currais Novos

A XX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece no período entre 21 e 24 de outubro de 2014 e tem como tema “O (re)encontro de todos nós”. O evento é composto de variadas atividades, como oficinas, workshops, exposições de banners e apresentações culturais, recebendo milhares de visitantes todos os anos.
Neste ano, a Semana recebe a visita de alunos e tutores dos cursos de Pedagogia, Letras e Administração Pública na modalidade EaD dos polos de Marcelino Vieira e Currais Novos, que participarão de diversas atividades oferecidas pelo evento, além de apresentarem trabalhos referentes às atividades que realizam enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
A presença dos 21 bolsistas do PIBID Pedagogia do município de Marcelino Vieira no evento envolve uma visita ao Núcleo de Educação da Infância (NEI/UFRN) para participar da I Mostra Cultural do NEI-CAp/UFRN, na qual serão realizados seminários, exposições e um recital de música que compõe a programação artístico-cultural da CIENTEC. Os alunos também farão visita à Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS/UFRN) para conhecer as instalações e as atividades realizadas na Secretaria.
Do polo de apoio presencial de Currais Novos serão recebidos 15 bolsistas do PIBID Letras, uma tutora e dois professores da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, onde os alunos desenvolvem as atividades do Programa. Do curso de Administração Pública, as tutoras Karla Dayane e Maria Suília Cortez apresentarão trabalhos, que envolvem temáticas de liderança e gestão participativa na construção do ambiente escolar, atendimento no Polo da Universidade Aberta do Brasil de Currais Novos, Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e microempreendorismo.
Fonte: Natália Pereira de Noronha - Analista de Mídias Sociais ( midias.sedis@sedis.ufrn.br)

Aula da Saudade

A Turma de Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, celebrou mais um evento festivo dentro das comemorações alusivas a Colação de Grau. Tratou-se da Aula da Saudade, que contou com a participação dos professores Maria Lenilda e Romualdo Carneiro.

Foi uma noite magnífica e de grandes emoções. O evento teve como programação o descerramento da placa, discurso de alunos, homenagens, vídeos de familiares e entrega da réplica da placa para cada um dos formandos.


 


 

 
 

 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

IFRN EaD realiza webconferências com os Polo de Apoio Presencial

Na manhã desta quinta-feira, 16, a Coordenação do Curso de Espanhol realizou uma webconferência com os Polo de Educação a Distância. O encontro virtual tinha como objetivo reunir professores, tutores, coordenadores de polos e alunos para discutir e avaliar o curso de Licenciatura em Espanhol. Além desses atores,  atividade, via conferência virtual, contou com a participação de professores ligado ao Ministério da Educação. Do Polo UAB de Marcelino Vieira participaram do encontro o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro; a tutora presencial, Maria Lenilda; e as alunas Francisca Sueli, Maria do Socorro e Airla Paiva.








Turma de Espanhol realiza a Missa de Colação de Grau

Mais um passo foi dado nas festividades de Colação de Grau da turma de Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Polo Marcelino Vieira. Nesse sentido, na última terça-feira, 14, foi realizado o primeiro ato em comemoração a formatura dos alunos concluintes do curso de espanhol, a missa alusiva aos formandos. 

Estiveram presentes os famíliares dos concluintes, funcionários do polo, tutores e, principalmente, os formandos. Todo o ambiente foi decorado com a cor do curso, sob os cuidados dos multifacetados Rodrigo e Geni. A programação das festividades seguem até o dia 21, quando será realizado cerimonial de Colação de Grau.

 


 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O NEaD/UFERSA disponibiliza link para acesso dos alunos a sua biblioteca virtual

Aliar conhecimento e tecnologia por meio de um acervo com mais de 2.650 livros em mais de 40 áreas do conhecimento. Com esta proposta, a UFERSA disponibiliza a Biblioteca Virtual Universitária 3.0 para alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Mensalmente, o número de acessos já supera os 17 mil.

Todos os alunos já estão cadastrados e para começar a usar devem acessar:

Para acesso, o usuário (login) é o número da matrícula do aluno e a senha é o CPF. Só um detalhe: para quem tem CPF iniciado com 0 (zero) não é preciso digitar o zero.

Além disso, aqueles alunos que residem em cidades próximas há algum Campus da UFERSA - Mossoró, Caraúbas, Angicos ou Pau dos Ferros, podem ter acesso normalmente a Biblioteca desses Campi, podendo fazer seus cadastros e fazer empréstimos de livros e periódicos.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o NEaD

--
ULISSES DE MELO FURTADO
Núcleo de Educação a Distância - NEaD/UFERSA
Contato: (84) 9121 8026 / 9631 2955

IFRN: Especializações tem nova data para a prova de recuperação

 

Caros alunos,

Conforme e-mail recebido do IFRN, as provas de recuperação que estavam marcadas para o dia 25/10, serão, agora, antecipadas para o dia 23/10 (quinta-feira), as 15h, na sede do Polo. O motivo da mudança é por causa do Segundo Turno das Eleições, uma vez que, as escolas e os polos estarão cedidos a justiça eleitoral.
 
Agradece a coordenação.