sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

IFRN: Oficina de Língua Espanhola

Oficina de Espanhol realizada neste dia 17 de dezembro com a equipe do Campus Ead do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A oficina foi ministrada pelos professores Gilberto Vásquez e Allana Manuella, que trabalharam os seguintes temas: “Respeto a la diversidad en el aprendizaje de Ensino de Língua Espanhola/LE” e “Taller de conversación: temas de la actualidad". A encontro foi coordenado pela professora Giselle Sanabria e Joatan Medeiros.


Natal com muito amor...

Mensagem do Polo Universitário de Marcelino Vieira a todos os alunos, funcionários, professores e tutores.



UFRN: PIBID de Pedagogia


sábado, 13 de dezembro de 2014

Recesso de fim de ano do Polo UAB de Marcelino Vieira

 

Prezados estudantes e comunidade,

Considerando o termino do semestre 2014.2 e o planejamento das atividades para o início do semestre 2015.1  a coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira informa a todos as alterações nos horários de atendimento presencial aos estudantes e público em geral, a saber:

1 – De  22 de dezembro de 2014  a 07 de janeiro de 2015, o polo estará de recesso geral. Durante esse período de recesso, orientamos os alunos que havendo a necessidade de alguma informação é só ligar para 84 9650 4849 e acompanhar cotidianamente os informes que são postados nas redes sociais;
 
2-  08 de janeiro voltará o atendimento normal, nos turnos matutino e vespertino, de terça a sábado;

3- 10 de janeiro de 2015 teremos as avaliações presenciais dos cursos de Literatura e Ensino e Educação Ambiental, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, bem como, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal do Semiarido;

  4-  Dia 02 de fevereiro de 2015 início do semestre 2015.1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Agradece a coordenação.

Curso de Letras Espanhol realiza oficinas presenciais de 13 a 18 de dezembro


bandeira-da-espanha-a8104
No período de 13 a 18 de dezembro, a coordenação do curso de Letras Espanhol do Campus EaD do IFRN promove oficinas presenciais nos polos UAB de São Gonçalo do Amarante, Grossos, Caraúbas, Marcelino Vieira, Currais Novos – CERES/UFRN, Parnamirim e Natal.
A primeira oficina “Respeto a la diversidad en el aprendizaje de E/LE” será ministrada pelos tutores Allana Manuella Alves e Gilberto Antonio Vásquez, e a segunda oficina “Taller de conversación: temas de la actualidad” será coordenada pela professora Giselle Sanabria García. No Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira a oficina ser´realizada no dia 17/12, no auditório do polo, das 09h às 13h.


UFERSA: NEaD: Disciplinas serão ofertadas através de curso de férias

Inscrições vão até 31 de dezembro

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), torna público o Processo Seletivo para preenchimento de vagas em Disciplinas a serem ofertadas no formato de Curso de Férias na modalidade a distância.
O principal objetivo é proporcionar aos alunos uma nova oportunidade de cursar componentes curriculares que não obtiveram êxito em ofertas anteriores e assim favorecer o progresso acadêmico. Para tanto, a coordenação do NEaD adianta que tem sido desenvolvido o planejamento da disponibilização de disciplinas de férias durante os próximos semestres também.

Para participar dos Componentes Curriculares ofertados no formato de curso de férias, o aluno deve estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Computação a Distância ou no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, independente do semestre e possuir reprovação anterior no Componente Curricular pretendido. Não será permitida matrícula com o objetivo de adiantar o curso.

Com base no índice de retenção dos semestres anteriores e na perspectiva de matrículas, serão ofertadas duas disciplinas: Introdução a Computação (EAD0056), do curso de Licenciatura em Computação, que será ofertada nos polo de Caraúbas, Grossos, Guamaré, Marcelino Vieira, São Gonçalo do Amarante e Natal; e Matemática Básica (EAD0003) do curso de Licenciatura em Matemática, que será ofertada em Caraúbas, Grossos, Guamaré e Natal.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 10 a 31 de Dezembro de 2014. Para se inscrever o candidato deverá preencher corretamente todas as informações solicitadas no formulário online, disponibilizado no site do NEaD. A turma só será iniciada com a quantidade mínima de 20 alunos por componente curricular.
Acesse o edital aqui.

Institucionalização da Educação a Distância é discutida em conferência durante o V ENALIC

A Institucionalização da Educação a Distância foi o tema discutido na conferência que aconteceu na última terça-feira (09/12) no auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), durante o segundo dia do V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), do IV Seminário Nacional do PIBID e do XI Seminário de Iniciação a Docência – SID. O debate foi dirigido pelo pesquisador Marcello Ferreira e mediado pela professora Celia Araújo, vice-coordenadora institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRN).

Na conferência, Marcello apresentou resultados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e pela Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/CAPES), que serviram para auxiliar os presentes no entendimento do processo de Institucionalização da Educação a Distância no país.
 mg 9127
Uma das pesquisas mostrou o comparativo anual da EaD no Brasil, abrangendo instituições públicas e privadas, e revelou que, em 10 anos, entre 2003 e 2013, o número de matriculados no Ensino Superior brasileiro na modalidade a distância veio crescendo e atingiu a marca de 15,8% do total de 7,3 milhões de matrículas.
Outra pesquisa, realizada em maio de 2014 pela DED/CAPES, diagnosticou a quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES), cursos e alunos matriculados e concluintes no Sistema UAB. Os resultados evidenciaram que o foco das IES era os cursos de Licenciatura, com o número de 196.152 ingressos. Entretanto, os cursos de Especialização angariaram mais concluintes, 37.224, enquanto as Licenciaturas formaram 25.699 pessoas.
 mg 9136
Além de apresentar dados estatísticos relativos à EaD no Brasil, Marcello Ferreira também elencou fatores impulsionadores da Institucionalização da Educação a Distância no país. Segundo Marcello, para a Institucionalização ser bem sucedida, a IES precisa ter apoio técnico e capacitação para professores e profissionais, além de espaço físico e condições tecnológicas favoráveis. Tópicos como a publicização da EaD nas instituições, por meio de folders, catálogos e boletins, e a integração das modalidades presencial e a distância também foram abordados na apresentação do pesquisador.

Marcello ainda ilustrou com gráficos o que seria uma EaD mais institucionalizada e uma menos institucionalizada. A apresentação indicou que os institutos federais obtinham o maior nível de institucionalização, devido ao seu pequeno número de unidades administrativas, de cursos e à atualidade de seu corpo docente. “Não existe uma EaD institucionalizada e uma não institucionalizada. O que existem são níveis de institucionalização em que a EaD se encontra”, enfatizou.
 mg 9139 Da esq. para a dir.: secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, pesquisador Marcello Ferreira e vice-coordenadora institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRN), Celia Araújo.

Questionada sobre a atual situação da institucionalização da EaD no âmbito da UFRN, Celia Araújo afirmou que a IES apresenta excelentes indícios do processo de institucionalização. “Fatores como a regulamentação da carga horária dos docentes que atuam na modalidade a distância e inserção da representação das coordenações de curso nos colegiados mostram que a universidade está num bom caminho”, declarou. Outro aspecto destacado pela professora foi a participação dos alunos oriundos dos cursos a distância na vida universitária. Exemplo disso é o direito ao voto nas eleições para Reitor e Vice-Reitor e à carteira estudantil.

Texto: Natália Pereira de Noronha - Analista de Mídias Sociais ( midias.sedis@sedis.ufrn.br)
Fotos: Emerson Moraes

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

UFRN: Suspensão de Programa a Posteriori



O período de suspensão de programa a posteriori começa no dia 15 e vai até o dia 17 de dezembro. O aluno que ficou reprovado em todas as disciplinas no semestre de 2014.2, mas que obteve alguma nota, obrigatoriamente terá que realizar a suspensão de programa. Caso não realize, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte cancelará a matrícula.

Agradece a coordenação

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

IFRN: Oficina de Espanhol


OFICINA: Respeto a la diversidad en el aprendizaje de E/LE
MINISTRANTE:  Allana Manuella Alves dos Santos
                             Gilberto Antonio Gorrichátegui Vásquez
POLO(S)
DATA
LOCAL
HORÁRIO
São Gonçalo do Amarante 
13/12
Polo de São Gonçalo do Amarante
13:30 – 18:30h
POLO(S)
DATA
LOCAL
HORÁRIO
Grossos
15/12
Polo de Grossos
13:00 – 17:00h
POLO(S)
DATA
LOCAL
HORÁRIO
Caraúbas
16/12
Polo de Caraúbas
13:30 – 18:00h
POLO(S)
DATA
LOCAL
HORÁRIO
Marcelino Vieira 
17/12
Polo de Marcelino Vieira
09:00 – 13:00h
POLO(S)
DATA
LOCAL
HORÁRIO
Currais Novos  
18/12
Polo de Currais Novos – CERES/UFRN
08:00 – 12:00h
Att., 
Joatan David Ferreira de Medeiros
(Coord/Letras Espanhol/EaD/IFRN)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

UFRN: Oficina pedagógica

Durante todo o dia de hoje, 04, na Escola Municipal Edilton Fernandes, foi desenvolvida uma oficina promovida pelo curso de aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O público alvo foram os alunos e o corpo docente da escola. A atividade foi ministrada pela professora Socorro Gualberto, que na dinâmica da oficina articulou discussões, situações de casos e apresentações de temas relacionados a temática de gênero e diversidade no ambiente escolar.






terça-feira, 2 de dezembro de 2014

UFERSA: Inscrições abertas para o XI Seminário Nacional de História da Matemática – SNHM

Evento ocorre de 28 de março a 01 de abril de 2015 em Natal
O Seminário Nacional de História da Matemática – SNHM é resultante da dinâmica acadêmica e científica, originada há duas décadas por um grupo de pesquisadores que já desenvolviam seus estudos nessa área. O SNHM tornou-se o momento maior, em nível nacional, para a congregação desses interessados que passaram a poder discutir e divulgar para a comunidade as distintas investigações científicas inerentes à História da Matemática.
O evento prioriza a divulgação de estudos e pesquisas sobre História da Matemática a professores dos vários níveis educacionais, alunos de graduação e pós-graduação, bem como a todos os interessados nessa temática. O SNHM é realizado em anos ímpares, de domingo de Ramos a quarta-feira da Semana Santa.

Os seminários caracterizam-se por uma vasta programação de cunho científico e pedagógico onde são apresentadas as novas produções do conhecimento na área. Debatem-se grandes temas, são expostos problemas em busca de soluções, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática.

O XI SNHM será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Campus Lagoa Nova, no período de 28 de março até 01 de abril de 2015, e a sua organização local será responsabilidade do Centro de Ciências Exatas e da Terra, sob coordenação da Profa. Dra. Bernadete Morey e a coordenação científica do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, ambos da UFRN.
As inscrições já estão abertas, e para quem deseja inscrever trabalhos as propostas serão agrupadas em quatro modalidades: Relatos de Experiências; Resultados de Iniciação Científica (alunos de graduação); Resultados de Pesquisas Científicas (pós-graduação e profissionais); e Projetos de Pesquisa. Somente serão aceitos trabalhos que contemplarem os objetivos do encontro e sendo limitados a, no máximo, dois trabalhos por autor, seja individual ou em parceria com outros autores.

As propostas deverão ser encaminhadas via e-mail até o dia 30 de novembro de 2014, parasnhm2015@sbhmat.org. A aceitação do trabalho para apresentação no evento não implica em sua publicação integral nos anais. A Comissão Científica do XI SNHM selecionará os trabalhos que serão publicados integralmente nos anais. Somente serão aceitos para apreciação da Comissão Científica os trabalhos cujos autores estiverem inscritos no evento.

Educação a Distância é um dos temas abordados no V ENALIC e no IV Seminário Nacional do Pibid

cyab2cdz
V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid acontecem entre os dias 8 e 12 de dezembro, no campus da UFRN e no Centro de Convenções de Natal, e têm a proposta de debater questões pertinentes à formação de professores no Brasil. O evento possui uma vasta programação, com conferências, mesas-redondas e pôsteres de diversas temáticas, incluindo a da Educação a Distância. Confira, a seguir, a programação do V ENALIC e do IV Seminário Nacional do Pibid referente à EaD.

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
PIBID EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: REFLEXÃO E PERSPECTIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Gilberto Ferreira Costa (UFRN)
Mary Carneiro De Paiva (UFRN)
Antonio De Lisboa Paiva Rêgo (UFRN)
Josetânia Raimunda Da Silva Fernandes (UFRN)
Data: 10/12/2014 (quarta-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: Setor I / Bloco C Sala 3
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: O PIBID E SUAS POSSIBILIDADES
Norinês Panicacci Bahia (Universidade Metodista de São Paulo)
Data: 10/12/2014 (quarta-feira)
Horário: 10h às 12h
Local: Setor II / Bloco H Sala 3
COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: REALIDADES DISSONANTES
Jacqueline Praxedes De Almeida (Universidade Federal de Alagoas)
Denis Rocha Calazans (IFAL)
Data: 09/12/2014 (terça-feira)
Horário: 10h às 12h Local: Setor II / Bloco H Sala 6
MESAS REDONDAS
Formação docente e Educação a Distância: expectativas e desafios
Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN)
Sueldes de Araújo (UFERSA)
Coordenação: Carmem Rego (UFRN)
Local: Auditório A – ECT
CONFERÊNCIAS
Conferência C: A Institucionalização da Educação à Distância
Marcelo Ferreira (CAPES)
Coordenação: Célia Araújo (UFRN)/Cristina Leandro (UFRN)
Local: Auditório da SEDIS
PÔSTERES
Data: 08/12 (segunda-feira)
Horário: 13h às 14h30
Local: Centro de Convenções (Via Costeira)
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA MODALIDADE PRESENCIAL FRENTE À MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UESPI
Ana Beatriz Ribeiro Dos Santos (UESPI)
Maria Luzineide Gomes Paula (UESPI)
Hikaro Kayo De Brito Nunes (UESPI)
PIBID NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: PERCURSOS FORMATIVOS VIVENCIADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UAB/NEAD/UFMT
Tânia Maria De Lima (UFMT)
Rubia Eliane Pelinson (UFMT)
Glauce Viana De Souza (UFMT)
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA: HORIZONTES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPÁTORIA
Erivania Melo De Morais (UFRN)
ENSINO A DISTÂNCIA: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA IFCE – CAMPUS QUIXADÁ SOBRE A MODALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE EM QUÍMICA
Leonardo Sobreira Rodrigues (IFCE)
Mônica Rodrigues De Sá (IFCE)
Fonte: Por Natália Noronha – Analista de Mídias Sociais – SEDIS/UFRN ( midias.sedis@sedis.ufrn.br)

UFRN: Recesso dos tutores presenciais

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN orienta que as atividades dos tutores presenciais referentes ao semestre 2014.2 se encerram por ocasião da aplicação da 3ª avaliação presencial, ocorrida no último dia 30/11/2014.

Desta forma, considerando que o pagamento da bolsa referente ao mês de dezembro corresponde ao desempenho das atividades de tutoria até o dia 15 de dezembro de 2014, os tutores presenciais deverão interromper suas atividades junto aos polos de apoio presenciais a partir do dia 03/12/2014 e retornarem aos postos no período de 20 a 24/01/2015, para acompanhar o corpo discente nos procedimentos de matrícula para o período letivo 2015.1.

Na mesma oportunidade, queremos registrar nossos agradecimentos a todo o corpo tutorial que atuou durante este ano de 2014 e desejamos a todos que tenham um Feliz Natal e um Ano de 2015 com paz, saúde e muito trabalho.

Atenciosamente,
A Coordenação Geral.