sábado, 31 de janeiro de 2015

UFRN: início do semestre de 2015.1


Prezados alunos,

A partir do dia 03/02, terça-feira, os tutores presenciais já estarão presentes no polo realizando as suas orientações acadêmicas e fazendo as entregas dos materiais didáticos das disciplinas. Os tutores foram orientados a postarem no moodle e nas redes sociais os dias e horários dos encontros presenciais. Portanto, fiquem atentos e venham ao polo pegar os livros das disciplinas.

Veja a lista abaixo dos materiais que se encontram no polo:

a) Educação Física:
- CONSCIÊNCIA CORPORAL: 

b) Pedagogia:
- EDUCAÇÃO INFANTIL I: 
- GESTÃO EDUCACIONAL II: 
- LÍNGUA PORTUGUESA 2 NO ENSINO FUNDAMENTAL: 
- CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO MATEMÁTICA III: 
- LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL I:

c) Letras Português
- SOCIOLINGUÍSTICA: 
- LITERATURA PORTUGUESA I:  
LÍNGUA LATINA: 
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

d) Geografia
- GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO I: 
- PESQUISA E ENSINO EM GEOGRAFIA: 
- GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL: 
- LEITURA CARTOGRÁFICA, INTERPRETAÇÃO E ESTATÍSTICA II: 
- DIDÁTICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: 
- GEOGRAFIA FÍSICA II:
- ESPAÇO E TECNOLOGIA E GLOBALIZAÇÃO:
- GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO II:
- ESTUDOS DO SEMIÁRIDO:

e) Matemática
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- CÁLCULO NUMÉRICO
- CÁLCULO III: 
- ARQUITETURA ATÔMICA E MOLECULAR: 

f) Administração Pública
ESTATÍSTICA APLICADA: 
- CONTABILIDADE PÚBLICA

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

UFERSA/NEaD: Seleção para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental prorroga o prazo e incentiva inscrições para todo o Brasil

O novo prazo é 22 de fevereiro
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e do Comitê Institucional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), tornou público a retificação ao Processo Seletivo para o ingresso no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental destinado aos profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e Demanda Social, a ser ofertado na modalidade à distância, através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
A retificação compreende a prorrogação do prazo de inscrições do curso, e, devido a existência de vagas disponíveis, o edital também abre as vagas remanescentes para todas as pessoas interessadas em educação ambiental, desde que as mesmas possuam: (i) diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso de graduação; (ii) registro geral (rg) e (iii) cpf válido.
As inscrições serão realizadas, preferencialmente pela internet no período de 22 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015 ou presencialmente, de 05 a 22 de Fevereiro de 2015, na sede do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA, localizado no prédio da Reitoria, no Campus Leste, de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
A coordenação do curso aproveita a oportunidade para incentivar as inscrições de candidatos do Brasil inteiro. “Como as duas aulas presenciais totalizam apenas 8,8% da carga horária total (180h), não haverá qualquer prejuízo para os alunos que não podem vir, porque eles estarão respeitando os 75% de participação no curso, exigido pelo MEC. Além disso, nós gravaremos as aulas presenciais e divulgaremos para todos os alunos”, afirmou Linconly Jesus, coordenador do COMFOR.
Fonte: http://nead.ufersa.edu.br/

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SEDIS abre seleção para tutores presenciais para 2015.1 - Educação Física e Química

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN está selecionando tutores presenciais para atuação em 6 polos de apoio presenciais do Rio Grande do Norte. As oportunidades serão para atender aos estudantes dos cursos de graduação em Educação Física e Química, na modalidade a distância.
Os interessados deverão cadastrar previamente curriculum vitae na Plataforma Lattes do CNPq e providenciar a digitalização dos comprovantes das informações prestadas, pois as inscrições estarão abertas no período de 28 a 30 de janeiro de 2015, exclusivamente no sistema SEDIS Seleções e, para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá inserir o link do CV Lattes e efetuar o upload dos documentos exigidos na Plataforma.
A presente seleção visa a formação de cadastro de reserva (CR) para os polos/cursos, conforme discriminado  abaixo: 
Licenciatura em Química: Caicó Currais Novos Extremoz Macau Nova Cruz .
Licenciatura em Educação Física: Guamaré Graduação 
Para maiores detalhes, os interessados podem acessar o edital n.º 03/2015-SEDIS.
DocumentoDisponível emInformações complementares
Edital n.º 03/2015-SEDIS26/01/2015 às 15h30


Educação a distância ganha cada vez mais adeptos



Um em cada sete universitários brasileiros é aluno da chamada educação a distância (EAD), formato de ensino que cresce a cada ano e é visto por especialistas em educação como uma das soluções para suprir a demanda por profissionais com curso superior. Apesar de seguir critérios e vistorias do Ministério da Educação (MEC), assim como os presenciais, e do diploma entre ambos ter o mesmo valor, ainda é grande o preconceito com os egressos desses cursos. Para Márcio Bunte, diretor do Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), essa visão vem da falta de conhecimento.

Estudo realizado por Dilvo Ristoff, diretor de políticas e programas da Secretaria de Educação Superior do MEC, com dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005 e 2006, revela que o temor de que o formato possa piorar a qualidade do ensino da graduação é injustificado. “Os estudantes da EAD, à época, mostraram desempenho médio superior aos da educação presencial. A questão é se esse quadro, diante do vertiginoso crescimento nos últimos anos (18% das matrículas da graduação pertencem agora à modalidade EAD), se mantém. Em geral, as médias dos concluintes da educação presencial, embora ligeiramente superiores às de seus colegas da EAD, não são estatisticamente significativas”.

Embora o desempenho dos estudantes nos exames nacionais seja muito semelhante, o perfil socioeconômico cultural dos dois grupos é bastante distinto. “Os dados indicam que o estudante de EAD é mais pobre, majoritariamente casado, tem mais de dois filhos, vem mais da escola pública, tem pais com escolaridade básica, trabalha e sustenta a família, tem menos conhecimento de inglês, muitas vezes não concluiu o ensino médio regular.” Dessa forma, tais condições tornariam a EAD instrumento de inclusão social.

As exigências do MEC em relação à qualidade do ensino são semelhantes na EAD e no presencial: projeto pedagógico bem construído e com aderência às diretrizes curriculares nacionais, instalações e infraestrutura adequadas e corpo docente capacitado. 

TECNOLOGIA 

As formas de interação entre docentes, tutores e estudantes, mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, são levadas em conta. “Como a EAD está sendo profundamente afetada pelas novas tecnologias, os alunos da geração pós-tablet já não aceitam mais métodos e salas de aula incompatíveis com a agilidade e a facilidade de acesso ao conhecimento que a comunicação móvel proporciona”, defende Dilvo Ristoff. Para Márcio Bunte, a tecnologia vai melhorar, mas o diferencial vai ser a promoção da interação entre alunos e professores.

A educação a distância surgiu no Brasil há mais de 20 anos, mas os cursos de graduação e pós-graduação a distância foram reconhecidos pelo MEC há 15 anos. Segundo Alda Luiza Carlini, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a instituição de ensino superior deve oferecer polos de apoio à EAD nos municípios em que atua, onde deve haver tutor presencial para orientar o aluno em procedimentos acadêmicos e administrativos, além de recursos como computadores conectados à internet; espaço para aula presencial (videoconferência) ou avaliações; e biblioteca física.

Os alunos são avaliados de diferentes formas, dependendo da concepção de avaliação da aprendizagem adotada pela instituição de ensino. Ela pode ocorrer ao longo e/ou ao fim das disciplinas, na forma de provas objetivas ou dissertativas, trabalhos individuais ou em grupo.

Fonte: http://www.em.com.br/

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

UFRN: Projeto Análise e retrospectiva e prospectiva da demanda judicial...

Nesta quarta-feira, pela manhã, recebemos a visita do professor Medeiros de Assis, do Departamento de Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que realizou as entrevistas dos bolsistas que irão atuar no projeto de pesquisa "Análise Retrospectiva e Prospectiva da Demanda Judicial e Adequação Organizacional: um estudo de caso no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, que conta com a participação da UFRN e da ESMARN (Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte).

Segundo o professor Medeiros, os bolsistas atuarão nos Fóruns Judiciais do Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo do projeto é disgnóstico organizacional, um estudo da demanda e projeção para os próximos 10 anos. Dessa forma, os bolsistas irão, nos meses de abril e maio, entrevistar os advogados, magistrados e personagens que usam o serviço judicial. No projeto há vagas para os polos judiciais de Marcelino Vieira, Alexandria, Pau dos Ferros, Luís Gomes, Martins e outras comarcas do RN.

O professor Romualdo Carneiro, Coordenador do Polo, parabeniza o professor Medeiros pela a iniciativa do projeto, bem como, o mesmo ter dado prioridade aos alunos da EaD para participar da pesquisa, que remunerará os estudantes com bolsas de R$ 400,00 reais. 


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

UFRN sedia XI Seminário Nacional de História da Matemática

O evento acontece de 28 de março a 1º de abril de 2015

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia, no período de 28 de março a 1º de abril de 2015, a 11ª edição do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). O evento tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas sobre História da Matemática a professores dos vários níveis educacionais, alunos de graduação e pós-graduação, bem como a todos os interessados nessa temática.

Nesta edição são comemorados os 20 anos da realização do primeiro Seminário de História da Matemática, que aconteceu no ano de 1995, na cidade de Recife, Pernambuco. Também o seminário ocorre pela quarta vez na região Nordeste, e a segunda vez em Natal, na UFRN.
A programação está composta de minicursos, apresentações de trabalhos, conferências paralelas, discussões temáticas sobre a pesquisa em História da Matemática e atividades culturais.

O evento é organizado pelo Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e pelo curso de Licenciatura em Matemática, sob coordenação dos professores Iran Abreu Mendes e Bernadete Morey, ambos da UFRN.

Mais informações, acesse o site: http://www.sbhmat.org/snhmet.html ou entre em contato com a organização do evento pelo e-mail snhm2015@sbhmat.org.

NEaD/UFERSA lança Moodle Histórico

Com o objetivo de, concomitantemente, arquivar, organizar e disponibilizar todos os documentos referentes aos semestres passados, como videoaulas, atividades e fóruns, por exemplo, a coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/UFERSA) desenvolveu um novo espaço no Moodle, o Moodle Histórico.

Os alunos dos cursos do NEaD/UFERSA já podem ter acesso a todo histórico do curso através do link http://moodle.ufersa.edu.br/moodlehistorico/. Basta fazer o login com as mesmas informações do Moodle tradicional.

Fonte: NEAD

IFRN: Letras Espanhol - Matrículas e início do semestre


Caros alunos,

Segue abaixo o comunicado da tutora presencial do curso de Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, professora Maria Lenilda.

"Bom dia, aviso aos alunos do 7º período do curso de licenciatura em Letras Espanhol do polo de Marcelino Vieira qua estarei no polo nos dias 28/01/2015 as 8:00 da manhã, 29/01/2015 as 1:30 da tarde, 30/01/2015 as 8:00 da manhã. Esses dias serão reservados para a realização das matriculas. No tocante, a aula inaugural que estava prevista para dia 04/02/2015 foi cancelada segundo informações do coordenador do curso Joatan Medeiros. Estamos aguardando infomações com relação a uma suposta nova data. Lembro a todos que as aulas começarão dia 09/02/2015 fiquem atentos. Um abraço, Lenilda".

Agradece a coordenação. 

sábado, 17 de janeiro de 2015

SINFO instala novo Data Center e sistemas ficam fora do ar no fim de semana


A Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai implantar neste sábado, 17, o seu novo Data Center. O projeto custou cerca de R$ 3 milhões e vai garantir que os sistemas hospedados na Universidade permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em uma das conexões com a Internet.

Devido à instalação do equipamento, os sistemas de informática da Universidade ficarão fora do ar a partir das 15h deste sábado, 17, até o domingo. 

O Data Center é o local que abriga servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informações da UFRN. “O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização”, explica o professor Aluízio Rocha, superintendente de informática da UFRN.

O novo modelo da UFRN contempla 10 racks, junto com o sistema de refrigeração, que garante que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis para a operação dos sistemas e, principalmente, que não existam oscilações de temperatura, que são extremamente prejudiciais ao funcionamento de qualquer equipamento.

No novo sistema também possui a detectação de combate em incêndio. “Essa solução apresenta detectores de fumaças debaixo dos pisos, no teto e dentro do ambiente. Em 30 segundos pode encontrar qualquer ponto de fumaça e descarregar o sistema de gás, para evitar qualquer tipo de fogo”, disse Júlio Cesar, gerente do Data Center.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Serviços de conectividade da SEDIS sofrerão instabilidade em 21/01

A Coordenadoria de Tecnologia da informação da SEDIS informa que no próximo dia 21 de janeiro de 2015 (quarta-feira), os serviços de web disponibilizados no portal da Secretaria sofrerão instabilidade, em virtude de manutenção técnica.
Desta forma, poderão ficar inacessíveis as funcionalidades de webmail e ambientes virtuais no decorrer do período mencionado.
Fonte: CTI/SEDIS

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

UFRN: Entrevistas para a bolsa de pesquisa do professor Medeiros

Atenção! Leiam o comunicado abaixo:

Eu sou o prof. Medeiros, do Departamento de Estatística da UFRN, ensino presencial e já estive algumas vezes em alguns polos, coordenando a avaliação da docência e realizando outras pesquisas, como membro da CPA. 

Devo visitar novamente os polos, no período de 17 a 24 de janeiro de 2015, como coordenador de uma pesquisa intitulada “ANÁLISE RETROSPECTIVA E PROSPECTIVA DA DEMANDA JUDICIAL E ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO PODER JUDICIÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE”, iniciada em dezembro de 2014 e que vai contar com a participação de 62 (sessenta e dois) alunos do EaD, nos meses de abril e maio de 2015, recebendo 400 reais de bolsa em cada mês. 

O objetivo da minha ida é selecionar esses alunos para atuar no município onde cada um reside, entrevistando pessoas que comparecem aos fóruns de cada município. No polo de Natal, são 18 candidatos inscritos, em Mossoró, são 7; em Parnamirim, 7; em Nova Cruz, 6; em Caicó, 11; em Currais Novos, 9; em Caraúbas, 12; em Macau, 18; em Martins, 6; em Marcelino Vieira, 9; em São Gonçalo do Amarante, 3; em Extremoz, 3; em Grossos, 2; em Lajes, 1; e em Luís Gomes, 2 candidatos inscritos.


CRONOGRAMA DAS VISITAS:
P.S.:
Dia e horário da visita aos polos:
17/01: Nova Cruz, às 9h e Currais Novos, às 14h30;
18/01: Caicó, às 9h;
19/01: Caraúbas, às 9h e Martins, às 14h30;
20/01: Marcelino Vieira, às 9h e Luís Gomes, às 14h30;
21/01: Mossoró, às 9h e Grossos, às 14h30;
22/01: Macau, às 9h (estou supondo que tem acesso de A. Branca p/Macau) e Lajes, às 14h30;
23/01: Extremoz, às 9h e São Gonçalo do Amarante, às 14h30;
24/01: Parnamirim, às 9h e Natal, às 14h30 (Na própria UFRN).
Sds.


Muito obrigado.
Prof. Medeiros
Coordenador da pesquisa

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

MEC divulga as notas do Enem 2014


Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)

Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)


O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 6.193.565 estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página enem.inep.gov.br ou no sitesistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
Para ver o resultado, o candidato deve inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha.
Logo após a publicação das notas, a página de acesso do Inep apresentou lentidão devido ao grande volume de tráfego.
Os mais de 6,2 milhões de estudantes podem ver a nota que tiraram nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e na redação. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.
Queda na média
Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior.
Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).

UFERSA: Curso de férias e recuperações: Coordenação do NEaD atenta aos alunos para datas importantes

A coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/UFERSA) ratifica informações importantes para os alunos do semestre vigente no que se refere às disciplinas de férias e aos prazos relacionados às recuperações.
As disciplinas de férias terão início no Moodle no dia 17 de janeiro (sábado), e os alunos aptos a participar, de acordo com o resultado publicado, terão sua matrícula realizada automaticamente, não sendo necessário realizar nenhum procedimento.
Já no que se refere às recuperações, o prazo máximo para postagem das notas das recuperações no SIGAA é 14 de janeiro. O período de 15 a 17 do presente mês será destinado ao esclarecimento de dúvidas e realização de eventuais correções nas notas lançadas, sendo o dia 19 a data limite para consolidação das turmas no SIGAA. Após a consolidação das turmas, não será possível realizar mudanças nas notas. Ajustes devem ser realizados antes desta data.
Mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UFRN: Colação de Grau das Turmas 2014.2


A Coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira informa que a colação de grau das turmas concluintes do período acadêmico 2014.2 ocorrerá no dia 06 de março de 2015, uma sexta-feira, às 18 horas, no auditório do Polo.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

NEAD/UFERSA: Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Inscrições abertas

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e do Comitê Institucional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR), torna público o Processo Seletivo para o ingresso no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental destinado aos profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e Demanda Social, a ser ofertado na modalidade à distância, através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
O Curso tem como objetivos principais discutir estratégias para inserção qualificada da educação ambiental no projeto político pedagógico das escolas, com abordagem polissistêmica e de forma transversal e interdisciplinar; estimular as escolas a participarem de ações e projetos que promovam a educação ambiental, a diversidade e a sustentabilidade, articulando e potencializando os programas nacionais para a rede pública de ensino a partir das premissas e metodologias da educação ambiental crítica; e contribuir com o enraizamento da Política Nacional de Educação Ambiental nos sistemas de ensino.
O curso será realizado na modalidade semi-presencial (16h presencial e 164h à distância), através de dois encontros presenciais em Mossoró/RN, previstos para fevereiro e julho de 2015, e as demais atividades e avaliações realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (MOODLE) da UFERSA.
São ofertadas o total de 300 (trezentas) vagas, sendo 270 (duzentos e setenta) destinadas aos profissionais do magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e 30 (trinta) destinadas a demanda social. As inscrições serão realizadas, preferencialmente, pela internet no período de 22 de dezembro de 2014 a 22 de janeiro de 2015, das 00h00min às 23h59min ou presencialmente, de 05 a 22 de janeiro de 2015, na sede do Núcleo de Educação a Distância da UFERSA, localizado no prédio da Reitoria, no Campus Leste, de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Maiores detalhes acesse o Edital 012/2014 clicando aqui.
Para mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa

NEaD/UFERSA divulga instruções para a recuperação - 10/01

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) informa dia e horários para realização das provas de recuperação, do semestre vigente, dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Computação.

As provas serão aplicadas em todos os polos de apoio no próximo sábado, 10 de janeiro de 2015. No período da manhã a aplicação das provas se iniciam às 8h e se estende até às 12h. Já no período vespertino tem início às 13h e se encerra às 17h.

Os alunos do 2º período do curso de Computação farão a recuperação de Prática de Ensino III, Matemática aplicada a Computação e História e Educação pela manhã; e Algoritmos e Estrutura de Dados I e Prática de Ensino II no período da tarde.

A coordenação informa que o acesso às salas onde as provas serão realizadas só será permitido no máximo até 40 minutos do seu início e o aluno só poderá se ausentar da sala após 40 minutos do início da prova. Além disso, ao ingressar na sala, o aluno só poderá ausentar-se após a realização de todas as provas que estava apto a participar.

O prazo máximo para postagem das notas das recuperações no SIGAA é 14 de janeiro. O período de 15 a 17 do presente mês será destinado ao esclarecimento de dúvidas e realização de eventuais correções nas notas lançadas, sendo o dia 19 a data limite para consolidação das turmas no SIGAA. Após a consolidação das turmas, não será possível realizar mudanças nas notas. Ajustes devem ser realizados antes desta data.

Acesse aqui o cronograma.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

UFRN: Período de matrícula.


Segue abaixo o cronograma das matrículas dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lembramos que todo o procedimento é realizado no SIGAA.

- Período de matrícula: 14/01 à 24/01.
- Início do semestre: 02 de fevereiro.

UFRN: Comunicado importante

Caros alunos,

Conforme o calendário acadêmico da UFRN, referente ao semestre de 2014.2, o período de suspensão de programa a posteriori termina neste dia 17 de janeiro de 2015, e não 17 de dezembro, conforme foi informado anteriormente. 

Neste caso, os alunos que se encontram com reprovação total no semestre de 2014.2, mas que obteve alguma nota em disciplina, terá, obrigatoriamente, que realizar a suspensão de programa de programa a posteriori, no SIGAA. Caso o aluno não venha a realizar esse procedimento, a universidade irá  fazer o cancelamento da matrícula.

Agradece a coordenação.

Resultado do Enem sairá entre 12 e 16 de janeiro, diz assessoria de Cid



GNews - CId Gomes (Foto: Reprodução/GloboNews) 
O novo ministro da Educação, CId Gomes (Foto: Reprodução/GloboNews)
 
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado entre os dias 12 e 16 de janeiro, conforme informou neste sábado (3) ao G1 a assessoria do novo ministro da Educação, Cid Gomes. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 e o anúncio das notas estava previsto para o início de janeiro, mas não havia uma data definida.
O exame, que serve como critério de seleção para várias universidades do país, foi feito por 6,2 milhões de candidatos. O número é 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de pessoas compareceram para fazer as provas.
Ainda de acordo com a assessoria do novo ministro da Educação, será aberto entre os dias 19 e 23 de janeiro o cadastro para participar da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

Fonte: G1

Atividades presenciais: 10/01/2015


IFRN: PROVAS PRESENCIAIS DE RECUPERAÇÃO.

- CURSOS: Educação Ambiental e Literatura e Ensino.
- LOCAL: Polo Universitário de Marcelino Vieira
- HORÁRIO: 8h

UFERSA: PROVAS DE RECUPERAÇÃO
- CURSO: Licenciatura em Computação
- LOCAL: Polo Universitário de Marcelino Vieira
- HORÁRIO: 08:00h às 12:00h / 13:00 às 17:00h

sábado, 3 de janeiro de 2015

Curso de Pedagogia a distância da UFRN é reconhecido pelo INEP com conceito 4

Durante o período de 10 a 12 de dezembro, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) vieram à UFRN para realizar o processo de reconhecimento do curso de Pedagogia a distância, ofertado pela UFRN através da SEDIS. O processo teve como base a apresentação de documentação aos avaliadores e entrevistas com alunos, docentes e gestores. Considerando os aspectos didático-pedagógicos, administrativos e de infraestrutura, os avaliadores reconheceram o curso com nota 4, dentro de uma escala de 0 a 5. Parabéns a todos que fazem parte dessa conquista!
Texto: Natália Pereira de Noronha - Analista de Mídias Sociais ( midias.sedis@sedis.ufrn.br)

Cursos de graduação a distância avaliam papel da tutoria na UFRN


No último dia 16 de dezembro, representantes dos cursos de graduação na modalidade a distância reuniram-se para avaliar a ação tutorial no âmbito dos cursos. Na oportunidade, coordenadores de cursos e de tutoria expuseram suas impressões acerca das atividades desenvolvidas e acenaram acerca das expectativas da ação tutorial para os próximos períodos letivos, que serão apresentadas e discutidas no Encontro de Tutores, evento previsto para acontecer em fevereiro de 2015.
De acordo com as coordenações, o tutor presencial e a distância desempenham funções distintas porém complementares entre si, fundamentais para a consolidação das ações pedagógicas que se refletem na qualidade da formação discente.


Fonte: Coordenação Geral da SEDIS/UFRN