sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Curso de Educação Física realiza atividades presenciais

Sexta-feira de grande movimentação no polo. Atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado II, sob a supervisão dos professores Edmilson e Renata, e Consciência Corporal, que recebeu a orientação do professor Arthur. O encontro das disciplinas contou com participação da tutoria presencial, professor Bernardino Francisco, que na oportunidade realizou alguns procedimentos acadêmicos acerca da documentação de formalização de estágio. Na próxima sexta,06, haverá encontro com a coordenação do curso e da disciplina Metodologia dos Esportes Individuais. Portanto, todos os alunos estão convocados.


 

UFRN: Encontro do PIBID de Pedagogia

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

UFRN: Especializações de Ensino definem aulas inaugurais e convocam estudantes

As coordenações dos cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio definiram o cronograma das aulas inaugurais dos respectivos cursos.
 Os estudantes regularmente matriculados deverão comparecer aos polos para os quais foram classificados na data e horários estabelecidos no cronograma abaixo para receberem os materiais didáticos e orientações iniciais para o curso.
 Na mesma oportunidade, os estudantes poderão acompanhar a geração de seus respectivos números de matrícula institucionais, na medida em que as coordenações efetivem as matrículas institucionais, acessando os links do SIGAA constantes no cronograma de cada curso.

Fonte: Coordenações Pedagógicas dos cursos de especialização.

Nota do blog: Procurem chegar 30 minutos antes do início do encontro.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

URGENTE - Seleção de tutores presenciais (edital 08/2015) - aplicação da 2ª fase em 24/02/2015

Prezados candidatos, vejam o comunicado da Secretaria de Educação a Distância sobre as entrevistas da tutoria presencial:
Conforme disposto no edital 08/2015-SEDIS, hoje (24/02/2015) deverá acontecer a aplicação do questionário escrito referente a 2ª fase do processo de seleção de tutores presenciais. Independente se o candidato estiver com a inscrição deferida ou indeferida, TODOS deverão comparecer aos polos pontualmente às 14h15 para se submeterem ao procedimento de aplicação e, após o mérito de cada candidato examinado pelas comissões examinadoras, as notas da 2ª fase serão computadas.
Neste sentido, solicitamos que os polos observem ESTRITAMENTE os seguintes procedimentos:
1) Preparar uma sala com uma pessoa do polo responsável pela aplicação do questionário.
2) Providenciar cópias dos formulários correspondente ao número de candidatos inscritos, de acordo com a listagem de assinaturas do respectivo polo, em anexo.
3) O(A) candidato(a) que se apresentar até às 14h30 poderá ter acesso ao local de aplicação e preencher o questionário escrito. Após esse prazo, nenhum(a) candidato(a) atrasado(a) poderá realizar o questionário e consequentemente eliminado(a) do processo seletivo.
4) Durante a aplicação, não poderá haver nenhuma comunicação entre os candidatos e todos os equipamentos eletrônicos de comunicação devem permanecer desligados. Os dois últimos candidatos deverão deixar o local de aplicação juntos.
5) O início para a aplicação do questionário escrito deverá ser pontualmente às 14h30 e o término às 15h30, para todos os candidatos.
Quaisquer esclarecimentos adicionais, ficamos à disposição.
Atenciosamente,
João Paulo Rodrigues do Nascimento, secretário executivo.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aula inaugural da especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio




Prezados alunos,


A Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, convida todos os alunos selecionados a participarem da aula de abertura da especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio, que ocorrerá neste dia 06 de março, uma sexta-feira, às 9h da manhã, na Sala de Tecnologia Educacional do Polo Universitário de Marcelino Vieira.

O encontro será ministrado pela professora Júlia Victória Toledo Benavides, vice-coordenadora, e pelo professor do curso Jesus Carvalho Diniz. Portanto, não faltem. A participação no encontro é obrigatória, caso algum aluno deseje uma declaração que comprove a sua participação no encontro, é só procurar a coordenação do polo para recebe-la.




sábado, 21 de fevereiro de 2015

UFRN: Atividades Acadêmicas

Sábado de grande movimentação acadêmica no polo. Oficialmente abrimos o semestre de 2015.1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cada curso com a sua abertura de semestre. No encontro muitos informes e orientações: Calendário Acadêmico, encaminhamentos de estágio supervisionado, acesso ao moodle e as disciplinas, resolução de aplicação de provas, entrega de materiais e reuniões de formatura.

Manhã:
- Geografia: 


- Matemática:


- Educação Física:


- Reunião de Formatura:

TARDE:
- Pedagogia:


- Letras Português:
 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Curso de Letras Espanhol realiza aula inaugural do semestre de 2015.1




Nesta sexta-feira, 20, a coordenação do polo e a Coordenação do Curso, através de sua tutoria presencial, realizaram, oficialmente, a abertura do novo semestre letivo do curso de licenciatura em Letras Espanhol.

No encontro acadêmico com os alunos, a professora Maria Lenilda (Tutora Presencial) e o professor Romualdo Carneiro (Coordenado do Polo) deram as boas vindas e apresentaram todos os informes acadêmicos do curso para o semestre de 2015.1. No ensejo, foram apresentadas as disciplinas do semestre, o calendário acadêmico, informes sobre o estágio supervisionado, as resoluções sobre a aplicação de provas, o quadro do aproveitamento de AACC, dentre outros assuntos.

Para a professora Lenilda, o encontro foi bastante positivo, haja vista, ter possibilitado o reencontro dos alunos ao convívio acadêmico, bem como a integração aluno com a universidade, a motivação de continuar estudando e comprometido com os estudos. Na oportunidade foram entregues os livros das disciplinas e discutido a formação de uma comissão de formatura.

CAMPUS EaD/IFRN: Curso de Gestão Ambiental a distância recebe conceito 4 do Ministério da Educação

O curso de graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental do IFRNCampus EaD foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obteve conceito 4 (Muito Bom), sendo 5 a nota máxima em uma escala que vai de 1 a 5.
A avaliação in loco aconteceu entre 8 e 10 de fevereiro e analisou o corpo docente, as instalações e infraestrutura, a biblioteca e a organização didática pedagógica. O relatório enviado à Instituição destaca a titulação, a produção acadêmica e o regime de trabalho do corpo docente.
A comissão de avaliação, comporta pelos professores Paulo Cesar Moreira e Bruno Gonzaga, constaram que a atuação do coordenador do curso é excelente, pois, trata­-se de um profissional bem articulado com a direção da instituição, com uma relação ótima com os docentes e discentes e que tem boa representatividade nos colegiados superiores. O contingente de docentes do curso com pós-graduação obtida em programas oficiais stricto sensu é superior a 88%, sendo o percentual de doutores igual a 44%. O percentual do corpo docente com regime de trabalho de tempo integral é igual a 96%.
No documento, por fim, o MEC entende que a Instituição atende de maneira satisfatória em se tratando do Campus de Educação a Distância, mas ressalta que “melhorias contínuas são sempre bem vindas”.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

UFRN: Especializações



Prezados alunos,

Conforme informações da Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande, até o fim da próxima semana, 28, as aulas inaugurais dos cursos estarão marcadas e postadas no site da SEDIS. Portanto, fiquem atentos aos e-mails e as postagens nos sítios.

Na oportunidade republico a postagem sobre o início das aulas:

Especializações de Ensino – início das atividades em 02 de março de 2015

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação a Distância e unidades acadêmicas, informa que as atividades dos cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio terão início a partir do próximo dia 02 de março de 2015 (segunda-feira).

Deste modo, os candidatos CLASSIFICADOS nos processos seletivos para admissão de estudantes objeto dos editais 10 e 22/2014-SEDIS devem ficar atentos, pois a MATRÍCULA INSTITUCIONAL será realizada automaticamente pela coordenação de cada curso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFRN.A relação completa dos candidatos CLASSIFICADOS pode ser conferida por meio de consulta aos links abaixo:


Na mesma oportunidade, os estudantes deverão comparecer aos encontros presenciais obrigatórios nos respectivos polos de apoio presenciais, com previsão de acontecer no período de 02 a 07 de março de 2015, cuja programação será disponibilizada em breve neste portal.

Fonte: Vice Coordenação UAB/UFRN

Nota do blog: Em breve postarei o dia exato da nossa aula inaugural. Nela teremos a oportunidade de acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e repassar todas as orientações da estrutura curricular do curso.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

UFRN: SEDIS promove nova rodada de seleções de tutores

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN, com o objetivo de completar o quadro de tutores para atuação nos cursos de graduação na modalidade a distância, promove nova rodada de seleção de tutores para atuação nos polos de apoio (tutores presenciais) e nos componentes curriculares (tutores à distância).
As inscrições acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2015 através do sistema SEDIS SELEÇÕES. Para maiores informações, os interessados poderão conferir os editais 08 e 09/2015, que regerão os referidos processos.

Para o Polo Universitário de Marcelino Vieira há vagas para os cursos de Geografia e Letras Português. Mais detalhes acessar o edital 08/2015 (tutor presencial).

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

UFRN: Convite de Colação de Grau 2015.1


Recesso de Carnaval 2015



Comunicamos que as atividades administrativas e acadêmicas do polo estarão paradas neste período de carnaval, do dia 14 a 18 do corrente mês. No dia 19/02, próxima quinta-feira, voltaremos à normalidade nos atendimentos tutoriais e procedimentos administrativos.

Desejamos a todos um bom feriado e muita atenção nas atividades online.

Agradece a coordenação.

ATIVIDADES PRESENCIAIS – 19/02 A 07/03




- 19/02: ATIVIDADES PRESENCIAIS DE TUTORIAS

- 20/02: AULA INAUGURAL DO SEMESTRE 2015.1 DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h

- 21/02: ENCONTRO ACADÊMICO DA UFRN:
a) Reunião e atividades tutoriais de estágio do curso de Educação Física
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h
b) Reunião e atividades tutoriais de estágio do curso de Geografia
Local: Sala de Tutoria III
Horário: 8h
c) Reunião e atividades tutoriais do de estágio curso de Matemática
Local: Sala de Tutoria I
Horário: 8h
d) Reunião e atividades tutoriais do de estágio curso de Administração Pública
Local: Biblioteca
Horário: 8h
e) Reunião e atividades tutoriais de estágio do curso de Letras Português
Local: Sala de Tecnologia Educacional
Horário: 14h
f) Reunião e atividades tutoriais do de estágio curso de Pedagogia
Local: Auditório
Horário: 14h


- 21/02: COLAÇÃO DE GRAU - REUNIÃO COM OS ALUNOS FORMANDOS DO SEMESTRE 2014.2. Participação dos tutores presenciais de Matemática e Administração Pública
Local: Laboratório Pedagógico
Horário: 8h

- 28/02: Provas Presenciais das especializações (IFRN: Literatura e Ensino e Educação Ambiental)

MARÇO
- 06/03: COLAÇÃO DE GRAU DA UFRN – MATEMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Local: Auditório do Polo
Horário: 18h

- 06/03: Encontro da Coordenação de Estágio com a turma de Geografia
Local: Laboratório de Informática
Horário: 14h

- 06/03: Encontro da Coordenação de Estágio com a turma de Pedagogia
Local: Auditório da Câmara Municipal
Horário: 14h


Nota do blog:
Obs1: Até o momento temos estas atividades acadêmicas formalizadas. As demais tutorias continuarão com as suas atividades tutoriais normais.
Obs2: Nos dias 19 e 20 de fevereiro, teremos inscrições online para tutoria presencial da UFRN. No polo temos Geografia.

Obs3: Do período de 21 a 27 temos as matrículas online, via sigaa ufersa, do curso de Licenciatura em Computação.

UFRN: Tutoria Presencial


Notícia quentinha: UFRN/SEDIS lançará a qualquer momento edital para tutoria presencial. Para o Polo UAB de Marcelino Vieira teremos vaga para o curso de Geografia. Aos interessados, acessar o site da SEDIS/UFRN e ver o edital. Neste exato momento, não houve, ainda, a postagem.

IFRN: Provas presenciais de Educação Ambiental e Literatura e Ensino



Prezados alunos,


As Coordenações dos Cursos de Especialização em Literatura e Ensino e Educação Ambiental, vem por meio deste, informar a todos os alunos que as datas das PROVAS PRESENCIAIS E DE REPOSIÇÃO foram alteradas. Assim, ficam estabelecidas as seguintes datas:


PROVA PRESENCIAL: dia 28.02.2015 (sábado);
PRAZO FINAL PARA REQUERIMENTO: dia 03.03.2015 (terça-feira);
PROVA DE REPOSIÇÃO: dia 05.03.2015 (quinta-feira).

As demais datas do curso PERMANECEM INALTERADAS. 



Convocação - Colação de Grau UFRN



Prezados alunos formandos,

Neste dia 21 de fevereiro, às 8h da manhã, realizaremos uma reunião para discutir todo o cerimonial de Colação de Grau referente ao semestre de 2014.2. Portanto, a presença é obrigatória.

A nossa colação de grau está marcada para o dia 06 de março, no auditório do polo, às 18h.

Grato pela atenção.

A coordenação.

Especializações de Ensino – início das atividades em 02 de março de 2015

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Educação a Distância e unidades acadêmicas, informa que as atividades dos cursos de especialização em Ensino de Filosofia, Matemática e Sociologia para o Ensino Médio terão início a partir do próximo dia 02 de março de 2015 (segunda-feira).

Deste modo, os candidatos CLASSIFICADOS nos processos seletivos para admissão de estudantes objeto dos editais 10 e 22/2014-SEDIS devem ficar atentos, pois a MATRÍCULA INSTITUCIONAL será realizada automaticamente pela coordenação de cada curso no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFRN. A relação completa dos candidatos CLASSIFICADOS pode ser conferida por meio de consulta aos links abaixo:


Na mesma oportunidade, os estudantes deverão comparecer aos encontros presenciais obrigatórios nos respectivos polos de apoio presenciais, com previsão de acontecer no período de 02 a 07 de março de 2015, cuja programação será disponibilizada em breve neste portal.

Fonte: Vice Coordenação UAB/UFRN

Nota do blog: Em breve postarei o dia exato da nossa aula inaugural. Nela teremos a oportunidade de acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem e repassar todas as orientações da estrutura curricular do curso.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Nota de Pesar

Francinaldo Reinaldo


O Polo Universitário de Marcelino Vieira externa as suas profundas condolências a todos os familiares do nosso aluno Francinaldo Reinaldo de Mesquita, que faleceu hoje à tarde no município de Antônio Martins.

Francinaldo Reinaldo foi aluno concluinte do curso de licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Polo Universitário de Marcelino Vieira, e atualmente era aluno da especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, pelo Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Polo Universitário de Marcelino Vieira.


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Campus EaD IFRN: Lançado edital para curso EAD de aperfeiçoamento de professores

caprom
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) lançou, nesta quinta-feira (5), o Edital Nº 05/2015, referente à seleção para o Curso de Aperfeiçoamento para Professores: Língua Portuguesa, Matemática e Cidadania na modalidade a distância (Caprom). O curso será ofertado pelo Campus EaD do Instituto e disponibiliza 60 vagas.
A inscrição do candidato será feita exclusivamente via internet, através do antigo Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br), a partir das 14h do dia 10 de fevereiro até o dia 2 de março. A taxa de inscrição é de R$40 e pode ser paga até o dia 3 de março.
O processo seletivo para ingresso nos cursos Superiores de Pós-Graduação Lato Sensu do IFRN para o semestre letivo de 2015.1 está aberto aos professores com licenciatura ou bacharelado em: Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, História, Geografia ou Filosofia.
O preenchimento das vagas será por meio de processo classificatório e eliminatório e será realizado por análise de currículo acadêmico e de histórico acadêmico do curso de graduação dos candidatos inscritos, observando-se, neste, o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) ou o Coeficiente de Rendimento (C.R.).
O curso tem por objetivos:
a) capacitar docentes de Língua Portuguesa e Matemática e áreas afins para que possam compreender os princípios teóricos que fundamentam a elaboração de material didático numa perspectiva transdisciplinar;
b) contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática; e
c) compreender a ética e a cidadania como tema transversal às disciplinas de Língua Portuguesa e da Matemática fundamental para a formação do estudante.
Para conferir o edital completo e realizar inscrição, acesse a Página do Processo Seletivo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

IFRN EaD: Aluna do Campus EaD é aprovada na etapa Brasil para bolsa de estudo nos Estados Unidos


Nerilene Crisóstomo_EaDA aluna Nerilene Crisóstomo Pereira, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRN Campus EaD, foi selecionada na etapa Brasil da seleção para o programa de bolsas de estudos da Community Colleges Fulbright, dos Estados Unidos. O programa é realizado em parceria entre a Comissão Fulbright Brasil e a Assessoria de Relações Internacionais do IFRN (PROEX-ASERI).
Para o coordenador do curso de Gestão Ambiente doCampus EaD, Carlos Eduardo Campos, a aprovação da aluna para esse intercâmbio é muito importante, tanto para a vivência acadêmica como para a internacionalização do curso.
Nesta edição, foram classificados 12 alunos do IFRN dos campi Natal-Central (8), Mossoró (1), Natal Cidade-Alta (2) e Educação a Distância (1). Segundo o diretor executivo da Comissão, Luiz Valcov Loureiro, esta é a segunda vez que as bolsas são voltadas para uma instituição em particular. A primeira foi em 2014, quando foram selecionados alunos da Fatec São Paulo. “O objetivo é proporcionar mais eficiência ao processo seletivo”, ressaltou Valcov.
A etapa internacional e final começa agora, e é composta de reavaliação das candidaturas escolhidas pela Comissão Fulbright do Brasil e colocação dos candidatos em Community Colleges dos EUA. A previsão de divulgação do resultado final é para o fim de abril.
Os alunos do IFRN selecionados nesta edição do programa devem viajar no mês de julho deste ano, quando darão início a um curso intensivo de inglês, antes de as aulas iniciarem. Eles devem cursar um ano nos cursos tecnólogos das instituições para as quais forem selecionados.
Organizador
A Comissão Fulbright busca promover a internacionalização nos Community Colleges, instituições americanas de ensino tecnólogo que oferecem uma outra via de acesso ao ensino superior que não as universidades.
Confira a lista completa dos classificados no link: Lista completa dos selecionados na etapa nacional .

Fonte: Informações do coordenador do curso EaD
http://portal.ifrn.edu.br