terça-feira, 31 de março de 2015

IFRN: Comunicado da Coordenação do Curso de Espanhol



Prezados alunos,

Conforme e-mail recebido da professora Maraísa Alves, coordenadora do curso de Letras Espanhol,  tivemos algumas alterações nas datas de provas que seriam aplicadas nesta semana. Dessa forma, seguem abaixo as novas orientações.

- No dia 02 de abril, está agendada, no calendário acadêmico, a reposição das provas do último sábado 28/03. Entretanto, devido ao feriado de Semana santa, as provas serão realizadas, agora, neste dia 01 de abril, quarta-feira, às 14h, no Polo Universitário de Marcelino Vieira.

- Já a prova presencial final do dia 04 de abril ( Metodologia do Trabalho científico), esta será realizada no dia 11 de abril.

Agradecemos a compreensão de todos.

A Coordenação.



Feriado de Semana Santa


Comunicamos aos alunos que as atividades administrativas e acadêmicas do Polo estarão suspensas neste feriado de Semana Santa, do dia 02 a 05 de abril. Voltaremos aos atendimentos na terça-feira, 07, conforme o nosso Plano de Gestão.


quinta-feira, 26 de março de 2015

Cronograma de Atividades no Polo - 28 e 29 de março



IFRN:
a) 28 de março de 2015 (Sábado)
- Provas finais dos cursos de especialização em Educação Ambiental e Literatura e Ensino
Local: Sala de Tutoria III
Horário: 8h

- Provas presenciais do curso de Espanhol
Local: Sala de Tecnologia Educacional
Horário: 8h

UFRN:
a) 28 de março de 2015 (Sábado)
- Encontros presenciais de tutorias dos cursos de Educação Física e Matemática
Local: Sala de Tutoria I e Laboratório Pedagógico de Matemática
Horário: 8h

- Encontros presenciais de tutorias dos cursos de Pedagogia, Geografia e Letras Português
Local: Sala de Tecnologia Educacional, Sala de Tutoria I e Biblioteca
Horário: 14h
Obs: Os cursos de Pedagogia e Geografia terão provas online.

b) 29 de março de 2015 (Domingo)
- Provas presenciais do grupo 2 de disciplina
Local: Escola Municipal Edilton Fernandes
Horário: 8h

UFERSA
a) 28 de março de 2015 (Sábado)
- Encontro presencial da disciplina de Linguagem de Programação
Local: Laboratório de Informática
Horário: 8h

quarta-feira, 25 de março de 2015

VI Semana de Educação Física, Esporte e Lazer e III Encontro Regional de Educação Física, de 27 a 30 de Abril.



Para mais informações e inscrição, acessemhttp://visemanaef.wix.com/visemanaef

UFRN/SEDIS divulga quadro de ofertas de cursos de graduação e pós graduação para o semestre de 2015.2


Neste dia 20 de março, a Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divulgou em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - o quadro de ofertas de cursos para os Polos de Apoio Presencial. Segundo a secretaria executiva, o processo seletivo dos cursos de graduação será realizado via vestibular tradicional, não sendo aceito a nota do ENEM como forma de ingresso.

O candidato que queira participar do processo seletivo, terá que ficar acompanhando o site da SEDIS - www.sedis.ufrn.br - e o blogs dos Polos de Apoio Presencial, haja vista, que em breve será lançado o edital de inscrição. Lembramos que teremos vagas destinadas para professores da rede pública de ensino.

Para o Polo Universitário de Marcelino Vieira, serão ofertados os cursos de Educação Física (50 vagas) e Pedagogia (50 vagas). O início das aulas está previsto para o semestre de 2015.2. Portanto, fiquem atentos ao lançamento do edital.




sexta-feira, 20 de março de 2015

UFERSA: Pós em Fitotecnia da Ufersa promove Seminário



O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove nesta sexta-feira, 20, o II Seminário da Fitotecnia. A segunda edição traz como tema: Novos rumos, novos desafios. O Programa em Fitotecnia, que tem conceito 5 referenciado pela Capes, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado e conta atualmente com 126 alunos matriculados.
O II Seminário vai acontecer no Auditório do Prédio da Pós-Graduação da Ufersa, localizado no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró. Durante toda manhã serão discutidos temas relativos ao cenário internacional, nacional e local da Pós em Fitotecnia.  Confira, abaixo, a programação na íntegra.
Fonte: Site da UFERSA
2 Semana da pos 2015 (1)-page-001

IFRN: III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire acontece no Campus Natal Central


III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire acontece no Campus Natal Central
O Campus Natal-Central sedia de 25 a 27 de março o III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, com o tema O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: diálogos com a educação no século  XXI.
O objetivo do evento é difundir o pensamento do educador, que mesmo reconhecido internacionalmente, ainda são incipientes as discussões sobre a pedagogia freireana nas redes públicas de ensino básico do país. Paulo Freire, pela relevância de sua obra, foi declarado Patrono da Educação Brasileira pela Lei Nº 12.612, de 13 de abril de 2012.
Veja o cronograma, programação e outras atividades pelo link: http://seminariopaulofreirern.blog.br/internacional/

Fonte: Site do IFRN

UFRN: Rede de universidades propõe cooperação acadêmica com a UFRN

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, o secretário de relações internacionais, Márcio Venício Barbosa, e o professor Luciano Barros, do Curso de Engenharia Elétrica, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 19, com o presidente do INESC de Portugal, Wladimiro Miranda.

O objetivo do encontro foi a proposição para que a UFRN seja inserida no INESC, rede de universidades que busca a cooperação acadêmica em várias áreas, entre as quais, a Engenharia e a Biologia. Durante a reunião, foi apresentada a estrutura operacional que a rede dispõe e os projetos educacionais que existem e os que podem vir a ser implantado.

O próximo passo para a oficialização da parceria será o envio da minuta para análise jurídica e acadêmica. Dados do início do ano registravam 195 acordos de cooperação em vigor.

Fonte: www.sistemas.ufrn.br

quarta-feira, 18 de março de 2015

Atividades Pedagógicas para esse fim de semana - 21 e 22 de março



UFRN: 
- 21/03: Encontros Presenciais de Tutorias
Manhã: Educação Física / Geografia / Matemática / Administração Pública
Tarde: Letras Português / Pedagogia
- 21/03: Encontro com a Coordenação de Estágio do Curso de Letras Português
Horário: 14h
Local: Auditório do Polo
- 22/03: Provas Presenciais do Grupo 1 de Disciplinas
Horário: 8h
Local: Escola Municipal Edilton Fernandes


IFRN:
- 21/03: Prova Presencial do Curso de Espanhol (Literatura Hispano Americana)
Horário: 8h
Local: Laboratório de Informática
- 21/03: Encontro Presencial de tutoria - Especializações em Educação Ambiental e Literatura e Ensino
Horário: 14h
Local: Sala de Tutoria

UFERSA:
- 21/03: Aula Presencial da disciplina de Algorítimo e Estrutura de Dados II
Horário: Manhã (8h às 12h) e a Tarde (13h:30min. às 17h:30min.)
Local: Sala de Tutoria III

quarta-feira, 11 de março de 2015

UFRN: Seleção de bolsista - PIBID de Pedagogia


RESUMO DO EDITAL – PIBID PEDAGOGIA
Seleção de bolsista – 01 (uma) vaga.
7 – DOS PRAZOS E LOCAL DE INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS À BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 7.1 - O estudante candidato à bolsa deverá efetivar sua inscrição na secretaria do seu curso de graduação da UFRN, neste caso específico no Polo de Marcelino Vieira com toda a documentação necessária e completa. 7.2 - Datas e horários de inscrições dos candidatos à bolsa: das 10 horas do dia 11/03/2015 às 12 horas do dia 13/03/2015.
GRIFO NOSSO: O candidato deve considerar o horário de atendimento do Polo. Manhã: Terça a sábado (07:30 às 11:30) / Tarde: terça a sábado (13:30 às 17:30) / Noite: Quinta (18:30 às 21:30). Na sexta, 13, ficaremos aberto até às 12 horas.

8 – DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
 8.1 - Para a inscrição dos estudantes candidatos à bolsa, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
8.1.1 - Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I);
8.1.2 - Cópia do CPF, Carteira de Identidade (R.G.) e comprovante eleitoral;
8.1.3 - Cópia do histórico escolar relativo à educação básica (Ensino Fundamental e Médio); 8.1.4 - Cópia do histórico escolar da graduação, atualizado, no formato padrão adotado pela UFRN; 8.1.5 - Carta de motivação, endereçada ao coordenador do subprojeto, justificando seu interesse em atuar como bolsista de iniciação à docência e como professor, futuramente, na educação básica pública, e evidenciando outras atividades desenvolvidas ao longo do processo formativo que envolvam a docência;
8.1.6 - Informações, por escrito, sobre a renda familiar per capita, tipo de moradia (própria ou não), profissão dos pais e fonte de renda principal.
GRIFO NOSSO: No ato da inscrição, não é atribuição da coordenação do polo a verificação dos documentos. É de inteira responsabilidade do candidato a entrega de todos os documentos exigidos no edital de seleção. A não entrega dos documentos, provocará o indeferimento da inscrição.
10.2 - Divulgação da lista de candidatos inscritos (deferidos e indeferidos) e do cronograma das entrevistas: às 16 horas do dia 13/03/2015; 10.3 - Entrevistas individuais: 14/03/2015, no horário das 08 às 9 horas de acordo com a lista constando nomes e horários definido pela Coordenação do subprojeto; as entrevistas acontecerão de forma presencial no Polo de Marcelino Vieira; 10.4 - Divulgação dos resultados: 16/03/2015; 10.5 – Em todas as etapas, as listas de divulgação serão disponibilizadas nos meios eletrônicos utilizados pelo curso como o moodle por meio da página da Coordenação do curso de Pedagogia, nas redes sociais e nos murais de avisos do Polo de Marcelino Vieira.
11 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 11.1 - Não serão aceitas inscrições que: a) Forem encaminhadas fora do prazo. b) Estiverem sem assinatura de qualquer um dos envolvidos.

11.2 - Casos omissos serão avaliados e deliberados pela Comissão de Seleção.

domingo, 8 de março de 2015

IFRN em Pauta passa a ser transmitido em formato digital pela TV Universitária

Image result for ifrn ead

A Coordenação de Videoproduções do Campus EaD do IFRN informa que a partir da próxima terça-feira (10), o telejornal institucional IFRN em Pauta será exibido em formato digital (HD – High Definition) pela Televisão Universitária através dos canais: 5.1 do sinal aberto digital, NET canal 5 e Cabo Telecom pelos canais 17 e 117. Para os aparelhos de televisão que ainda não recebem sinal digital, a transmissão analógica continua pelos canais 5 e 50, TV Assembleia, da TV Aberta.
O telejornal IFRN em Pauta é exibido todas as terças-feiras, às 20h30, pela TV Universitária, e todas as quintas-feiras, às 9h30, pela TV Assembleia, além de ficar disponível aqui na internet.

UFERSA/NEaD: Comunicado aos cursistas do curso de aperfeiçoamento

Aulas iniciam dia 09/03
A Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado informa que o início das aulas dar-se-á no dia 09 de Março de 2015. O curso será iniciado com as disciplinas Educação a Distância e Tecnologias Assistivas, ministradas pelos professores Ulisses de Melo e Maria de Jesus.
O acesso no Ambiente Virtual será liberado a partir da segunda (09/03). Os cursistas poderão acessar o Plataforma Moodle no endereço: moodle.ufersa.edu.br, e para o primeiro acesso o usuário e a senha são o CPF do cursista. 
Mais informações: (84) 3317 8236.

sábado, 7 de março de 2015

Auditório ganha ornamentação e polo conquista novo Laboratório de Informática

É só conquista. Feliz por demais! Duas importantes aquisições: Primeira, o Polo acaba de ser contemplado com um novo kit de Laboratório de Informática (20 computadores, uma impressora e um roteador), as exigências da elaboração do projeto e da organização do espaço foram deferidas pela CAPES/UAB, que autorizou hoje,07, o envio do mais novo laboratório de Informática. A segunda conquista, diz respeito a nova roupagem do auditório do polo. Ele ganhou ornamentação fixa e todo o trabalho feito está em harmonia com ambiente. Ficou mais elegante e receptivo. Para todas essas conquistas, agradeço a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, em especial, a singeleza da Primeira Dama, Adriana Medeiros por está sempre proativa a nos atender. Vamos as fotos.







Aula inaugural da especialização em em Ensino da Matemática

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio deu início, oficialmente, as atividades acadêmicas do curso. O encontro foi ministrado pelos professores Jesus Carvalho Diniz e Júlia Victória Toledo Benavides, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Durante as atividades, os alunos receberam da coordenação os materiais impressos para estudo e realizaram os primeiros acessos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A aula inaugural foi realizada na Sala de Tecnologia Educacional do polo. 




UFRN: Colação de Grau 2014.2

Noite sublime no Polo Universitário de Marcelino Vieira. Mais um sonho realizado nas vidas dos novos formados dos cursos de Administração Pública e Matemática. Agradeço ao professor José Querginaldo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao Mestre de Cerimonias,Ailson Barbosa pela elegância e domínio de palco nas conduções dos eventos acadêmicos, aos professores que prestigiaram a festa, Denise Lopes CostaFabiana CarneiroGledson Dias e José Roberto. No ensejo, também, felicito o apoio dos funcionários do polo, José Liomar Mendes de Oliveira e Telma Viviane. Agradecimentos especiais ao prefeito José Ferrari de Oliveira e a Primeira Dama Adriana Medeiros.





quarta-feira, 4 de março de 2015

UFRN: Paralisação nos serviços de informática

A Superintendência de Informática da UFRN informa a toda comunidade universitária que nos próximos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo) haverá uma paralisação dos serviços de informática (sistemas integrados, serviços de e-mail e correlatos), em virtude da migração do Data Center para as novas instalações. 
Ainda segundo a SINFO, a previsão é que os serviços retornem gradativamente à normalidade, na medida em que os procedimentos de migração forem concluídos.

Fonte: Superintendência de Informática da UFRN

UFRN: IRPF 2015 (ano base 2014) – Comprovantes de rendimentos

A Coordenadoria Administrativa e de Projetos da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (CAP/SEDIS) informa a todos os bolsistas vinculados ao programa Universidade Aberta do Brasil e demais programas, além de prestadores de serviços que os comprovantes de rendimentos para fins de declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (ano base 2014), estão disponíveis . RECOMENDA-SE QUE O(A) INTERESSADO(A) EFETIVE A CONSULTA NOS TRÊS LINKS E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NOS MESMOS.





 Fonte: CAP/SEDIS ( crives@sedis.ufrn.br)

UFERSA/Computação: Comunicado

Na próxima segunda (09/03), estaremos iniciando o semestre letivo 2015.1 no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

O primeiro Encontro Presencial ocorrerá apenas no sábado (14/03) conforme Cronograma no site do NEad.

Neste dia a Equipe do NEaD, estará visitando os Polos de Apoio para se reunir com as Coordenações entregando os kits de materiais de apoio e discutindo questões relativas aos cursos, gestão, ofertas, etc.

Nesta ocasião também será realizado conversas com os alunos sobre as vivências do semestre anterior e as perspectivas para o semestre que se inicia.


Nesta semana ainda teremos re-matrículas e matrículas extraordinárias, então aqueles alunos que ainda não se matricularam ainda poderão fazê-lo. Só lembrando que o aluno que não se matricular ou trancar o curso, terá sua matriculada cancelada, só podendo retornar com um novo processo seletivo.