quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Universidades, Polos e Prefeituras se unem na defesa da Educação a Distância

O Manifesto UAB teve nessa segunda, 24, o “Dia D” em favor da manutenção do orçamento do Programa Universidade Aberta do Brasil
O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) apoia às ações da campanha “Manifesto UAB” em favor da manutenção do orçamento do Programa Universidade Aberta do Brasil. Os organizadores da campanha se movimentam para que todas as universidades que ofertam cursos a distância (EaD) respondam às preocupações do manifesto e coloquem no ar, concomitantemente, nesta segunda-feira (24), na internet as estratégias do chamado “Dia D” para a sociedade. Pensada para ocorrer toda online, a ideia é fazer um “Dia D” para adesão ao manifesto, motivando as universidades com cursos EaD a colocar a arte da campanha em seus sites e moodle. A intenção é impossibilitar qualquer outro acesso para mostrar que se deixar de funcionar o Sistema UAB também deixará de atender a várias demandas de milhares de estudantes e pessoas interessadas.
O acesso AVA ou sites de setores de EaD das instituições, no “Dia D”, deixa o usuário somente com uma comunicação na tela: o layout e o link para assinar a petição pública em favor do programa UAB. A ideia é uma ação em cadeia para dar a dimensão das perdas com o corte de orçamento para o Programa Universidade Aberta do Brasil. Os caminhos pensados para a campanha se acentuam nas fases propostas: tornar de conhecimento da instituição com cursos UAB (reitoria e outros setores) que a campanha não deve ser uma atitude isolada da coordenação UAB e travar o moodle ou sites para a campanha (opção das instituições). A meta inicial da organização do “Manifesto UAB” é de 500 mil assinaturas para crescer incessantemente com o trabalhos conjuntos das universidades que mantém cursos EaD.
Expansão e Meta
Para a chamada à contribuição para a manutenção do programa, o manifesto destaca o momento de franca expansão em que se encontra a modalidade e acentua que não há áreas passíveis de sofrerem cortes orçamentários sem prejuízo para a viabilidade dessa forma de ensino. Ressaltando que a Universidade Aberta do Brasil já formou mais de 120 mil alunos em nove anos de existência com o suporte de recursos financeiros do Governo Federal, a chamada registra que a educação a distância acompanha o crescimento tecnológico do mundo atual e oportuniza o acesso à educação de forma singular. Mesmo diante do cenário econômico negativo do País que atinge todos os brasileiros, há o alerta de que assim como a saúde, a educação é um dos setores fundamentais da sociedade que não pode ser sacrificado.
O que motiva o manifesto é o histórico de conquistas do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2005, e que integra universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária. Outro ponto que ganha atenção do manifesto refere-se à meta da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) de chegar, em 2022, com total de 30% de alunos formados em um curso superior oriundos do sistema a distância. O mundo precisa dobrar a sua população universitária até 2030, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para se atingir essa meta, não há nenhuma alternativa a não ser pelos caminhos abertos pela educação a distância.

Para participar da petição clique aqui.

Fonte: Nead/UFERSA

UFRN: Colação de Grau

Mais uma Colação de Grau do Polo Universitário de Marcelino Vieira. Oportunidade e formação educacional resumem a nossa existência. Agradecemos a UFRN pela parceria e a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira pelo apoio e a sustentabilidade do Polo. Convite 2015.1, Colação de Grau dia 28 de agosto.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Atividades tutoriais movimentam o polo

São três instituições acadêmicas - UFERSA, UFRN e IFRN -  ofertando cursos de graduação e pós graduação no Polo Universitário de Marcelino Vieira. As atividades são realizadas diariamente pelas tutoriais presenciais, que informam, orientam, formam grupos de estudos e promovem os debates científicos entre os alunos. 

Além de contar com as orientações tutoriais, os alunos fazem usos dos laboratórios de informática e pedagógico, e recebem orientações das coordenações de cursos e professores via Ambiente Virtual  de Aprendizagem e Vídeoconferência.

Para o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, o Polo é o espaço presencial da EaD. É através dele que os alunos se reencontram, confraternizam, formam grupos de estudos e criam a identidade universitária. Há vida e dinamismo nos encontros presenciais realizados no polo, acrescenta Romualdo Carneiro.





















Educação a Distância alcança 11% da população brasileira

De acordo com o novo decreto de contingenciamento publicado no último dia 30, em edição extra do “Diário Oficial da União”, o corte adicional de R$8,47 bilhões nas despesas do governo federal deste ano atinge também a Educação, a Saúde e outras áreas sociais. A Educação perderá R$ 1,165 bilhão, o que engloba a EaD que também sofrerá cortes nos recursos.
Os cortes para o Ensino à Distância prejudicarão os núcleos ligados a Universidade Aberta do Brasil. Conforme a definição encontrada no site da Capes, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Em contrapartida a falta de investimentos à modalidade, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fez um levantamento nacional dos avanços e vantagens da Educação à Distância no Brasil. Segundo o documento, 11% da população é alcançada indiretamente no Brasil, mais de de 120 mil alunos já foram formados a partir da EaD, existem 200 mil alunos ativos, 87 Instituições Públicas de Ensino Superior, 602 cursos, 652 polos ativos e 180 mil vagas aprovadas para 2016.
Confira aqui o documento completo e fique por dentro das vantagens da Educação à Distância.

 Mais informações: (84) 3317 8236. 
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/. 

Administração Pública: Alunos Habilitados ENADE

Prezados Alunos,

Nosso curso este ano passará pela avaliação do INEP. Esta avaliação conhecida por ENADE é importantíssima e serve como um balizador da qualidade do curso. Esta qualidade inclusive irá refletir na questão profissional de vocês em futuras contratações.

Eu (professor André) e a professora Matilde estamos organizando um projeto de extensão que possibilitará a vocês um melhor entendimento do mecanismo de avaliação e para que vocês entendam como a prova será desenvolvida.

IMPORTANTE: alunos que constem na lista são obrigados a fazerem o exame. A não realização implica em não recebimento do diploma.

Peço que vocês entrem na página enade.inep.gov.br (entrar no botão estudante) até o dia 21/08 para que confiram os seus dados e caso possuam algum erro o corrija até esta data. Caso possuam dificuldades peço que entrem em contato com o tutor presencial de vocês.

- Lista dos alunos do Polo Universitário de Marcelino Vieira:
ADRIANA DA SILVA DIAS
ALEX CARNEIRO DE OLIVEIRA
ANTONIO CLAUDIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA
FRANCISCO RICARDO DO NASCIMENTO
RAIMUNDO NONATO FILHO


Agradece a coordenação.
Professor André.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

NEaD realiza reunião com coordenadores de polo e tutoria

Nesta quarta-feira, 5 de julho, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) realizou reunião com coordenadores de polo e tutores. O objetivo principal do encontro foi apresentar e discutir com os coordenadores de polo e tutores presenciais o modelo de educação a distância aperfeiçoado que será executado pelo núcleo a partir do semestre 2015.2.
 
 
 
O segundo semestre do presente ano marca o início de mudanças na metodologia e desenvolvimento dos cursos. "Estamos priorizando a interação virtual e a produção de videoaulas para fortalecer o contato com os alunos, mesmo reduzindo os encontros presenciais nos polos.", explicou Ulisses de Melo, Gerente da Divisão de Infraestrutura.
 
 
Ulisses nos contou que os coordenadores e tutores aprovaram o novo modelo e, de fato, acreditam que o formato aperfeiçoado irá fortalecer a Educação à Distância na UFERSA. 
 
A coordenação lembra que o semestre letivo 2015.2 terá início no dia 10 de agosto do corrente ano. Na data, os coordenadores aproveitarão para tratar das novidades do NEaD/UFERSA, assim como esclarecerão dúvidas e discutirão as possíveis sugestões.
 
Mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.

sábado, 8 de agosto de 2015

Alunas do curso de Pedagogia são destaques em evento acadêmico da UEPB

As alunas Edilene Maria de Queiroz; Cleilma Maria da Costa e Maria Eudivania da Costa, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pertencentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, participaram, recentemente, do SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA - SENPED 2015, realizado na Universidade Estadual da Paraíba, com o tema UM OLHAR DO PIBID SOBRE A ESCOLA ALEXANDRE NONATO FERNANDES: A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM PROCESSO CURRICULAR E INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, que teve como colaborador o professor Gilberto Ferreira da Costa, coordenador do PIBID/UFRN.

Para as alunas, o evento foi de grande importância, já que, puderam expor e explicar as atividades práticas e as ações desenvolvidas pelo programa, nas salas de aulas da Escola Municipal Alexandre Nonato Fernandes.

No ensejo, o Polo Universitário de Marcelino Vieira parabeniza o empenho e a dedicação alunas em universalizar o conhecimento mundo a fora.