quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Feriados mudam a rotina administrativa e acadêmica do Polo



Prezados professores, tutores e alunos,

Em virtude dos feriados, comunicamos que as atividades administrativas e acadêmicas do polo estarão suspensas. No entanto, é importante observar algumas particularidades:

- O feriado do dia 28 de outubro, dia do Servidor Público, foi transferido para o dia 30, sexta-feira. Portanto, sexta não haverá expediente no polo. Hoje, 28, estamos funcionando normalmente. 

- Sábado, dia 31, o Polo estará aberto apenas na parte da manhã, realizando aplicação de provas do curso de Letras Espanhol e desenvolvendo encontro presencial da especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio.

- O feriado do dia 02 de novembro, dia de Finados, referente a uma segunda-feira, não alterará o nosso expediente, uma vez que, a segunda-feira não é dia letivo para o polo.

Agradecemos a atenção.

Coorenação do Polo

28 de outubro: Dia do Servidor Público


sábado, 24 de outubro de 2015

ENEM 2015: Você sabe a hora local de fechamento dos portões do Enem?

O horário de verão 2015/2016 começou na madrugada do último domingo (18) e, neste ano, atinge dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Por consequência disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue o horário oficial de Brasília, pode ter horários locais diferentes, dependendo do estado em que o candidato mora.

Neste ano, o horário de verão segue as mesmas regras de 2014 e vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Os estados que precisaram adiantar o relógio em uma hora, à 0h deste domingo, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões no seu estado:

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 13H (HORA LOCAL):
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 12H (HORA LOCAL):
Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso*
Mato Grosso do Sul*
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins
*Atenção: como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão uma hora atrás do Distrito Federal, esses estados continuam com a diferença do fuso horário. Lá, portanto, o horário local de fechamento dos portões do Enem é 12h.
FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 11H (HORA LOCAL):
Amazonas
Rondônia
Roraima
FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 10H (HORA LOCAL):
Acre

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PIBID de Pedagogia apresenta trabalho na CIENTEC 2015

 

O PIBID do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, faz-se presente na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, com a apresentação de trabalhos, oficinas e seminários. São mais de 15 alunos envolvidos na Feira de Ciência, que é considerada uma das mais importantes semanas acadêmicas do norte e nordeste. O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e está sendo realizada no Campus Central, em Natal.

A Coordenação do Polo felicita todos os alunos e a coordenação do programa pelo engajamento e envolvimento na exposição dos trabalhos científicos, frutos de mais um ano de pesquisa e intervenções nas escolas municipais de Marcelino Vieira.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Participantes do Enade 2015 são convocados a responder ao Questionário do Estudante

 A resposta ao Questionário é uma das etapas do processo de avaliação desenvolvido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  No âmbito do IFRN, participarão do Exame os alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Comércio Exterior e   em Gestão Pública. 

O Questionário é um importante instrumento de coleta de informações do ENADE. Os resultados obtidos permitem coletar subsídios para a elaboração do perfil socioeconômico dos estudantes e, ainda, para a construção de políticas de educação superior relacionadas aos processos formativos em nível de graduação.
Por força da obrigatoriedade do preenchimento do Questionário do Estudante, estabelecida pela Portaria Normativa nº 40/2007, em sua atual redação, o concluinte selecionado para participar do ENADE 2015 conhecerá a informação sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o Questionário; neste momento, poderá ser feita a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

O Questionário do Estudante estará acessível exclusivamente por meio do endereço eletrônico do portal do Inep .  É importante destacar que o concluinte que não respondê-lo ficará em situação irregular junto ao ENADE e não poderá receber o diploma de conclusão de curso superior.

O ENADE
Criado em 2004, o ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). O Exame  conta com o apoio técnico de Comissões Assessoras de Área (CAA) e afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competência.

As provas serão realizadas no dia 22 de novembro de 2015. As portas estarão abertas a partir de 12h15 (horário oficial de Brasília. O certame terá início às 13h00 (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

UFRN: Provas do Curso de Administração Pública

 
Comunicamos aos alunos do curo de Administração Pública que neste domingo,18, teremos a aplicação de provas presenciais, às8h, na sede do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN.

1- DISCIPLINAS:
- Tecnologia  e Informação
- Tópicos Especiais em Gestão Municipal III
- Tópicos Especiais em Gestão Governamental II
- Tópicos Especiais em Gestão Municipal II (REPOSIÇÃO)

UFRN: Curso de Pedagogia realiza oficina de TCC




Com o objetivo de estimular as reflexões acerca da pesquisa e do papel do pesquisador, especificamente do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, a coordenação do Curso de Pedagogia a Distância da UFRN tem organizado oficinas que apresentam orientações detalhadas sobre a construção do TCC e os elementos que compõe cada modalidade ofertada para os graduandos. 

Todos os polos estão recebendo a visita de tutores que tiveram uma formação especifica para a realização desse trabalho que tem sido enriquecedor e ao mesmo tempo esclarecedor para os graduandos. No último dia 10 a turma de Marcelino Vieira recebeu as orientações com a tutora Emanuela Medeiros. Uma tarde bastante proveitosa com os graduandos e tutores presenciais, esclarecendo dúvidas e apresentando as etapas de construção do TCC, enfim, um momentos de aprendizagem que vem reafirmando o compromisso da EaD para com a qualidade da formação dos futuros pedagogos.

O Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, reconhece a atividade como legítima e enriquecedora na formação pedagógica dos alunos. Toda a equipe do Polo, em particular, os tutores presenciais agradecem a professora Emanuela Medeiros pela colaboração e disponibilidade em fazer esta troca de experiência.

Campanha Outubro Rosa. Você sabe o que é?


12116054_10205143690296677_1699794961_o

A campanha mundial denominada Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90, e até hoje busca alertar e conscientizar as pessoas sobre o perigo do câncer de mama. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O nome da campanha é uma menção ao laço rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Você sabia que esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no mundo? E que, apesar de também atingir homens, os índices são maiores em mulheres acima de 35 anos?

Assim como diversas escolas, empresas e instituições, o Campus EaD/Polo Universitário de Marcelino Vieira também apoia a iniciativa da campanha. Fique ligada(o): a prevenção e a descoberta precoce aumentam muito as chances de cura!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

UFRN: Suspensão de Programa

16 de outubro de 2015

Último dia para solicitação, no SIGAA, de suspensão de programa para o período letivo 2015.2.

UFRN/Pedagogia: Agora é pra valer! Oficina de TCC para o curso de Pedagogia

Prezados alunos,

Neste sábado, 10, teremos a presença da professora Emanuela Medeiros, que ministrará uma oficina de TCC para os alunos do curso de Pedagogia. Fiquem atentos e aguardo a presença de todos.

COMUNICADO: IFRN- Provas Presenciais do Curso de Letras Espanhol


Atenção alunos!

Neste sábado, 10, teremos a aplicação de provas presenciais das seguintes disciplinas do curso de Letras Espanhol:

- LATIM II: Prova Final
- ARTE E EDUCAÇÃO: Prova Final
- LÍNGUA ESPANHOLA III: Prova Presencial

Agradece a coordenação.

UFRN: Encontro Presencial de Educação Física


A Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fará dois encontros presenciais nesta sexta-feira, 09, das 8h às 12h, com os professores das disciplinas EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO e TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Uma grande oportunidade para debater os conteúdos e as orientações dos trabalhos científicos. Os encontros serão realizados no auditório do Polo. Portanto, não faltem.