A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DED) iniciou, no final de setembro, o processo de Acompanhamento do Sistema UAB - 1º Ciclo. Os objetivos são contribuir para a consolidação do sistema e oferecer subsídios ao planejamento, execução e evolução dos cursos, impulsionando a qualidade.
O acompanhamento é feito por meio de análise da infraestrutura dos polos e dos recursos acadêmico-didático-pedagógicos dos cursos. Com isso, pretende-se elaborar e disponibilizar dados estatísticos sobre o desempenho da UAB e subsidiar o planejamento e execução de ações.
O processo começou com a divulgação de datas e procedimentos que as instituições e polos terão que cumprir. Cerca de 30 mil alunos e 5 mil tutores participarão desta primeira fase, além de coordenadores UAB, coordenadores de cursos e coordenadores de polo.
O acompanhamento é realizado em duas dimensões: cursos e polos. As etapas do processo são compostas por visita às IES e polos, com o objetivo de mapear as condições de oferta de cursos a distância; e percepção online que consiste na coleta por meio eletrônico da percepção dos alunos, tutores, professores e coordenadores. O 1º ciclo de acompanhamento será finalizado em dezembro.
Inicialmente, serão acompanhadas as 30 instituições de ensino superior (IES) participantes do primeiro edital (UAB 1) que ofertam 60 cursos de licenciatura em 341 polos de apoio presencial da UAB.
Informações detalhadas estão sendo enviadas às instituições, polos e coordenadores por meio dos sistemas SisUAB e ATUAB e pelo site da UAB.
Quanto ao Polo Universitário de Marcelino Vieira, a visita acontecerá nesta quarta-feira, 27 de outubro. A avaliação será coordenada pelo professor Luís Felipe, consultor da CAPES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário