A modalidade EaD é a opção de um em cada cinco estudantes
A
Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no País.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o estilo de aprendizado é
opção de 20% dos estudantes matriculados no Ensino Superior. O último
Censo da Educação Superior do MEC indica a existência de 1.200 cursos a
distância no País (1,2 milhão de alunos) e aumento de 3,57% no número de
matrículas entre 2012 e 2013.
Um
dos impulsionadores do ensino a distância é a oferta de cursos livres e
o avanço da educação corporativa, considera o especial em EaD, Luciano
Sathler. “Se somarmos a quantidade de pessoas matriculadas nos cursos
livres, que foi absurda em 2013, e na pós-graduação a distância, temos
quase 3 milhões de alunos nesta modalidade.”
Outro
ponto positivo destacado pelo especialista é o fato de brasileiros
ocuparem a terceira colocação entre os estudantes que aderem aos Moocs
(cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução) em todo o
mundo. Neste caso, os mais populares são o EDX (plataforma criada pelas
universidades norte-americanas de Harvard e Massachusetts Institute of
Tecnology) e o Coursera, que no Brasil tem parceria com a Fundação Leman
para tradução do conteúdo ofertado por 62 universidades. “É algo
surpreendente porque mostra que o estudante está disposto a procurar a
informação”, comenta.
O
avanço da Educação a distância deve caminhar ao lado da evolução
tecnológica, destaca Sathler. “Acreditamos que vai chegar o ponto em que
não vamos mais conseguir distinguir a instituição de ensino da
modalidade. A tendência é que o curso presencial incorpore elementos da
tecnologia com o tempo.” Na prática, o cenário já vem sendo observado
com a inclusão digital dentro das graduações. No caso de Medicina, por
exemplo, já são utilizados simuladores para estudo da anatomia humana.
A
reitora da Universidade Interamericana de Porto Rico, Vilma Colon,
defende que a pedagogia virtual deve ser trabalho de equipe, tendo em
vista a necessidade de investimento em grupos que cuidem para que o
conhecimento seja colocado a favor do aluno. Isso porque, de acordo com a
educadora, o perfil do estudante atual é diferente do observado há
alguns anos. “A incorporação da tecnologia no ambiente acadêmico é um
processo sem volta.”
Adaptado de: Diário do Grande ABC
Para mais informações: (84) 3317 8236 ou
atendimento.nead@ufersa.edu.br
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.
Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/NucleoDeEducacaoADistanciaDaUfersa
Nenhum comentário:
Postar um comentário