terça-feira, 29 de março de 2011

Aviso: Encontro Acadêmico

Nesta quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal, a professora Eugênia Dantas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estará ministrando um encontro pedagógico com a turma de Geografia do semestre de 2009.1. 

O encontro debaterá assuntos referentes as disciplinas de Geografia da População e Geografia Urbana. A atividade terá início a partir das 8h da manhã e estenderá para até as 17h, com intervalo para o almoço. Atenção para as orientações:

Data do encontro: 31 de março de 2011
Local: Câmara Municipal de Marcelino Vieira-RN
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h

- A Coordenação

domingo, 27 de março de 2011

Tranquilidade na aplicação de prova do curso de Administração Pública

Neste domingo, 27/03/ na sede do Polo UAB de Marcelino Vieira, foi realizada a primeira aplicação de prova do semestre 2011.1, do curso de Administração Pública. Segundo os tutores orientadores Rosinéia Maria e José Augusto a aplicação foi tranquila e com forte presença do alunado. 



sábado, 26 de março de 2011

GRUPOS DE DISCIPLINAS / UFRN / PROVAS

- GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
- GRUPO I: PROVA DIA 03/04
- GRUPOII: PROVA DIA 10/04

- CONTINUAÇÃO:

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito. 

Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”. 

Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.
O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad. 

Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.
Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.

Ana Guimarães
Fonte: www.mec.gov.br

CINEMA NO POLO - 2011.1


PROGRAMAÇÃO CINEMA NO POLO MARCELINO VIEIRA/RN

Local: Marcelino Vieira-RN
Horários: Sábados - manhã (8h) ou tarde (13:30h)
                              

CRONOGRAMA

1º Filme: Os miseráveis
Data: 15/04/11 Sexta às 8h
Local: Sede do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN
Direção: Billie August
Ano: 1998
Gênero: Drama
Tempo de duração: 131 min.

Sinopse: No início do século XIX, na França, Valjean foi condenado injustamente a prisão por ter roubado um pedaço de pão. Após 20 anos, sai em liberdade condicional e leva uma vida de perseguição e confronto, tornando-se um honrado e respeitável prefeito de uma pobre cidade, mas caçado por um obcecado policial que não acredita na sua transformação. Apaixona-se por uma operária, que sofre maltratos por ter uma filha ilegítima e teve uma morte prematura. Valjean adota sua filha e tenta protegê-la dos perigos do mundo, mas quando ela se torna adulta, apaixona-se por um jovem revolucionário. Em plena revolução de 1832, Valjean luta e foge constantemente do policial, até que o confronto dos dois é inevitável.

2º Filme: A vida é bela
Data;16/04/11 Sábado às 13;30
Local: Sede do Polo do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN
Direção: Roberto Benigni
Ano: 1997
Gênero: Drama, comédia, guerra, romance
Tempo de duração: 116 min.

Sinopse: A saga do livreiro italiano Guido Orefice e de como ele conseguiu, por meio da fantasia, transformar os horrores da rotina de um campo de concentração nazista em regras de uma gincana, pelo menos aos olhos do filho de seis anos, estão nesta comédia que fala do que foi o maior drama do século 20: o Holocausto
Fonte: http://melhoresfilmes.com.br/filmes/a-vida-e-bela. Acesso em: 18 mar. 2011.

3º Filme: A troca

Data: 30/04/11 Sábado às 8h
Local: Câmara Municipal de Marcelino Vieira-RN
Elenco: Angelina Jolie, Gattlin Griffith, Michelle Martin, Michael Kelly
Direção: Clint Eastwood
Ano: 2008
Gênero: Drama
Tempo de duração: 141 min.

Sinopse: Los Angeles, março de 1928. Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe solteira, se despede de Walter (Gattlin Griffith), seu filho de 9 anos, e parte rumo ao trabalho. Ao retornar descobre que Walter desapareceu, o que faz com que inicie uma busca exaustiva. Cinco meses depois a polícia traz uma criança, dizendo ser Walter. Atordoada pela emoção da situação, além da presença de policiais e jornalistas que desejam tirar proveito da repercussão do caso, Christine aceita a criança. Porém, no íntimo, ela sabe que ele não é Walter e, com isso, pressiona as autoridades para que continuem as buscas por ele.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/troca/. Acesso: Acesso em: 18 mar. 2011.

 

4º Filme: Gênio indomável

Data: 07/05/11 Sábado às 13;30
 Local: Sede do Polo de Marcelino Vieira-RN
Direção: Gus Van Sant
Ano: 1997
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 min.  

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

5º Filme: Abril Despedaçado

Data: 21/05/11 Sábado às 8h
Local: Câmara Municipal de Marcelino Vieira-rn
Direção: Walter Salles
Ano: 2001
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 min.  

Sinopse: Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.


Coordenação: Maria Eliene Gomes de Oliveira (Tutora)
Angélica Ingrides Fernandes Saturno (aluna)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto de Lei que obriga políticos eleitos a colocarem seus filhos em escola pública, O que vocês acham?


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou um projeto de lei propondo que todos os políticos eleitos, sejam eles: vereadores, prefeitos, deputados... sejam obrigados a colocarem os filhos na escola pública.

As consequências - segundo a opinião de alguns educadores - serão as melhores possíveis caso o projeto seja aprovado, pois quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, passarão a demonstrar mais interesse para a necessidade de melhorar a qualidade do ensino no país. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

Pois bem, este projeto de lei que determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014, deverá encontrar resistências no congresso para ser aprovado e, somente uma ampla manifestação popular sensibilizará os nossos deputados para votarem a favor da aprovação da lei.

Portanto, se você é a favor da aprovação desta lei, sugiro que comece a partir de agora a enviar para o endereço de e-mail do deputado federal ou senador que você votou na eleição passada, uma mensagem exigindo dele um posicionamento favorável ao projeto que contribuirá para a melhoria do ensino no país.

É hora de cobrarmos dos políticos um pouco de coerência em relação ao que eles dizem antes das eleições, para com o que eles fazem depois delas.

Lembrem-se que: a união faz a força!

Clique AQUI e veja o projeto.
 
Fonte: Blog Políticapauferrense

IFRN DIVULGA EDITAL PARA INSCRIÇÕES NO PROITEC PARA O ENSINO MÉDIO



A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou o EDITAL (clique) do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – ProITEC, que tem a finalidade de preparar os estudantes do 9º ano da rede pública por meio de livro, e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado do IFRN.

As inscrições estarão abertas a partir das 14h, do dia 15 de março, e vão até as 22h do dia 15 de abril.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 mas o aluno que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda (de acordo com o decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007) poderá solicitar isenção da taxa de pagamento no período de 21 a 25 de março.


A solicitação deverá ser feita no campus em que o aluno pretende estudar.

No período de 3 a 6 de maio os alunos inscritos deverão comparecer ao mesmo campus para entregar a documentação exigida e receber o material didático oferecido pelo programa.

A 1ª avaliação acontecerá no dia 17 de julho e a 2ª avaliação será no dia 25 de setembro.

Fonte: DN - Online

Exame de acesso ao Profmat registra mais de 20 mil inscritos

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) registrou cerca de 20 mil inscritos para o Exame Nacional de Acesso ao programa que disponibiliza 1.192 vagas (17 candidatos/vaga). A maioria dos inscritos são professores das redes públicas de ensino básico, de quase todos os estados.

O presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Hilário Alencar, revelou que a quantidade de inscritos ultrapassou as expectativas. "O número elevado obrigou, tanto a coordenação nacional do Profmat quanto as instituições associadas à rede, a fazer um trabalho notável de organização. Isso foi determinante para o êxito alcançado na realização do Exame Nacional de Acesso, no dia 19 de fevereiro."

Segundo o coordenador da área de Matemática/Probabilidade e Estatística da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcelo Viana, o número comprova que existe uma demanda extraordinária por iniciativas como esta, que proporcionam ao professor da escola pública uma oportunidade rara de reconhecimento e aperfeiçoamento profissional. Os candidatos classificados no Exame Nacional de Acesso formarão a primeira turma do Profmat, cujas aulas terão início em abril de 2011.
ProfmatRecomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, o Profmat é um programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade semipresencial, coordenado pela SBM e executado por uma Rede Nacional de instituições públicas de ensino e pesquisa, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Tem como objetivo atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para a atuação docente. O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto na formação matemática do professor em todo o território nacional.

De acordo com o Hilário, uma das principais expectativas em relação ao programa é, a médio prazo, gerar impacto na prática do ensino de matemática em sala de aula, por meio da formação de um grupo de professores com desenvolvimento diferenciado. "O Profmat, sem dúvida, ajudará a incentivar a contribuição da comunidade da área para a questão urgente e estratégica da melhoria da formação matemática das crianças e jovens."

Atualmente, a rede do programa conta com 49 instituições associadas, que oferecem 54 polos de atendimento em todo o país. Já foi manifestado interesse de outros países da América Latina e África em conhecer a iniciativa e, eventualmente, beneficiar do seu exemplo e pioneirismo para instalar iniciativas semelhantes. "Portanto, o Profmat poderá adquirir também uma dimensão internacional", conclui Viana, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Acesse a página do Profmat.

Fonte: Portal UAB

ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

A Coordenação do Curso de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, avisa aos alunos que no dia 19 de março, um sábado, haverá um encontro acadêmico, que discutirá os planos pedagógicos do curso.

O encontro será realizado na Câmara Municipal, a partir das 8h da manhã. A presença é obrigatória.

A Coordenação.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

      Passado o feriado de carnaval, O Polo reinicia as suas atividades acadêmicas. Dessa forma, comunicamos a todos os alunos, em especial os de Matemática e Administração Pública, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que haverá um minicurso promovido pela Secretaria de Educação a Distância-SEDIS. 
      A atividade será realizada no dia 19 de março, na sede do Polo, com o grupo de Teatro e Arte Pau e Lata, da UFRN. Serão ofertadas 30 vagas.

Aguarde novas informações.

A coordenação.