domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal - Polo UAB de Marcelino Vieira

Céu d

Mensagem de Natal

Formam-se nuvens de esperança num céu de bondade, 
Em cada coração há uma enorme desejo de felicidade e alegria!

Lares se iluminam numa magia sem qualquer maldade,
Iniludível, apenas o amor engrandece este lindo e peculiar dia...

Zelando totalmente pela nossa total paz e harmonia!

No íntimo de cada um de nós está o sentimento mais puro,
Aquele que norteia o significado verdadeiro da comemoração,
Todos sabem que Jesus é o nosso salvador e o porto seguro,
Aquarela de todas as emoções num só bondoso coração,
Libertando em todos nós os termos da sublime doação!

Alegria em cada rosto sem mascarar a tristeza,
Mudanças de atitudes e gestos de solidariedade,
Inquietação vestida da mais simples e calorosa nobreza,
Guardando em cada Ser o sentindo da sua própria verdade,
Originando a fagulha da mais verdadeira e sincera felicidade,
Somamos nossas expectativas numa única vontade: PAZ


(Mariluci Carvalho de Souza)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Calendário acadêmico - 2013.1 UFRN

O calendário acadêmico regulamenta o funcionamento dos cursos em termos das datas importantes, tais como início e fim do semestre, dias das provas presenciais, prazos de trancamento de disciplinas, prazos para solicitação de revisão de prova.

Fiquem atentos ao período de matrícula.


Calendário Acadêmico (Licenciatura)


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gestão em Saúde: divulgado o resultado final

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem a público divulgar o resultado final, após o julgamento dos recursos impetrados, do processo seletivo para admissão de alunos para o curso de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização em Gestão em Saúde.

Em tempo que parabenizamos os candidatos classificados, informamos que em breve divulgaremos maiores detalhes quanto ao processo de matrícula institucional e início das atividades. Os candidatos deverão acompanhar notícias neste portal.
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE CAICO
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE CURRAIS NOVOS
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE LAJES
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE MACAU
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE MARCELINO VIEIRA
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE MARTINS
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE NATAL
file RESULTADO FINAL - ESP GESTÃO EM SAÚDE NOVA CRUZ  

Veja as notas do MEC para mais de 2 mil instituições de ensino superior

 
O Ministério da Educação divulgou, no fim da tarde desta quinta-feira (6), os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) referentes ao ciclo de avaliações entre 2008 e 2011 de 2.136 universidades, faculdades e centros universitários, e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de 4.403 instituições, que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O conceito varia entre 1 e 5 e o MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Na planilha do IGC, as 2.136 instituições de ensino superior estão divididas em três categorias: são 226 universidades, 140 centros universitários e 1.770 faculdades. É possível checar o número de cursos avaliados e o conceito da graduação, do mestrado e do doutorado.

Já a composição do CPC tem três pesos: 55% da nota corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.

A planilha do CPC inclui mais detalhes sobre 7.576 unidades de cálculo (que incluem cursos de graduação, inclusive licenciaturas e os tecnológicos) de instituições públicas e particulares. Além da nota do Enade 2011 de cada unidade, o documento revela ainda a nota das instituições em relação à infra-estrutura e à organização pedagógica do curso.

É possível ver ainda quantos estudantes em fase de conclusão do curso foram inscritos no Enade e quantos deles participaram da prova --no total, 374.220 concluintes estavam inscritos, e 302.098 fizeram o Enade. A planilha revela quantos estudantes ingressaram no curso e a porcentagem deles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Elas também foram divididas nos conceitos de 1 a 5: 38 instituições (0,5% do total) tiveram conceito 1 e 938 (12,4% do total) receberam o conceito 2. O MEC considera satisfatórios os conceitos 3, 4 e 5, conquistados por 3.166, 1.979 e 203 instituições, respectivamente. Outras 1.252 instituições de ensino superior ficaram sem conceito em 2011.

Mais de 500 instituições com nota insuficiente
Em coletiva de imprensa nesta quinta, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que entre 2008 e 2011 houve uma "melhora generalizada" na qualidade dos cursos e instituições. "Há uma série de esforços, de requisitos que estão levando à evolução", afirmou ele, durante entrevista coletiva em Brasília nesta quinta. Ele creditou parte da evolução a iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que atrela a participação de instituições privadas à manutenção de índices mínimos de qualidade.

Porém, os dados mostram que 27% das instituições de ensino superior brasileiras tiveram conceito insuficiente no Índice Geral de Cursos (IGC) em 2011. Das 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliadas, nove tiveram conceito 1 e 568 atingiram o conceito 2. As duas categorias somam, respectivamente, 0,4% e 26,6% do total.

Mercadante afirmou que o ministério será "rigoroso" na aplicação de penalidades às instituições que permanecerem em índices insuficientes.

"Uma instituição que era 1 e continua 1 é inaceitável. Ponto. No ciclo de três anos, quem está estagnado analisaremos com muito rigor. Tomaremos medidas complementares, elas não só deixarão de ter acesso Prouni e Fies", afirmou o ministro.

Metade das instituições (1.081, ou 50,6% do total) tiveram conceito 3, enquanto 190 instituições (8,9%) alcançaram o conceito 4 do índice. Apenas 27 delas, o correspondente a 1,3% do total, tiveram a nota máxima no Índice Geral de Cursos.

Os resultados do IGC mostram uma pequena evolução em relação a 2008, quando 28,4% das 2.128 instituições avaliadas tiveram conceito insuficiente e apenas 1% delas atingiram a nota máxima.

Fonte: G1

COMUNICADO: Gestão Pública Municipal

 


A Coordenação do Polo comunica que os certificados de conclusão do curso de especialização em Gestão Pública Municipal já se encontram no pólo. Portanto, procurem a coordenação para receber o documento acadêmico.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SEDIS apresenta a sua nova marca


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Em 4 de junho de 2003, a insersão da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte torna-se realidade por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, dentro do programa nacional da Universidade Aberta do Brasil - UAB, quebrando paradigmas quanto ao acesso do ensino superior, que antes era limitado aos campi da UFRN. Nesses 10 anos a SEDIS segue transformando vidas e formando cidadãos pelos diversos polos localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Para marcar a data, a SEDIS lança a sua nova marca. Pautada nos pilares: ensino, pesquisa e extensão, que norteiam a educação superior nas universidades, agregando os valores da pluralidade, integração e diversidade, a nova marca ratifica o compromisso e a missão institucional da UFRN com a Educação a Distância em toda a sua amplitude, construindo o presente e transformando o futuro.

fileApresentação da marca

COMUNICADO: ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE - Julgamento dos recursos

A Comissão Revisora constituída para julgar os recursos impetrados pelos candidatos referente ao processo de seleção para o curso de Especialização em Gestão em Saúde informa que o resultado do julgamento dos recursos já foi disponibilizado eletronicamente aos respectivos interessados.
Oportunamente reforçamos que o resultado final do processo, com a devida classificação dos participantes, será disponibilizado a partir do próximo dia 7 de dezembro de 2012.
Na presente oportunidade, a comissão esclarece que:
  1. Sobre a 1ª fase do certame – Entrevistas
    1. As entrevistas versaram sobre conhecimentos do(a) candidato(a) sobre a realidade do sistema de saúde pública do país e a comissão analisou a capacidade do(a) candidato(a) em construir um pensamento argumentativo, com coesão, profundidade e coerência a partir do ponto de vista pessoal. Espera-se que um candidato que pleiteia uma pós-graduação seja capaz de efetuar juízos de valor pertinentes sobre determinada situação aplicando informações coordenadas e enriquecidas com dados que sustentem a ideia apresentada, além de redigir com clareza, objetividade (limitando-se a resposta em número de linhas) e observando o padrão culto da língua portuguesa.
    2. Ademais, as questões buscaram verificar a capacidade em estabelecer uma conexão entre as expectativas do candidato em realizar o curso e sua aplicação concreta em situações de trabalho com foco na Gestão em Saúde e não apenas no interesse subjetivo de cada interessado.
    3. Respostas meramente descritivas sobre o sistema de saúde pública sem a devida análise crítica por parte do(a) candidato(a) não são suficientes para a atribuição total da pontuação referente às questões.
  2. Sobre a 2ª fase do certame – Análise de Curriculum
    1. A comissão se deteve a reexaminar a documentação do(a) candidato(a) irresignado, considerando os argumentos expostos pelo(a) mesmo(a) e checando a existência da documentação comprobatória apresentada no ato da inscrição. Documentos apresentados por ocasião da impetração dos recursos não identificados na documentação original foram desconsiderados, posto que caracterizaria juntada de documentos, o que é proibido pelos editais reguladores do certame.
    2. Somente foi apreciada a documentação dos candidatos que obtiveram aprovação na 1ª fase do certame, com argumento igual ou superior a 5,0 (cinco), conforme estipulado nos editais reguladores do certame.
    3. Para efeitos de área da Saúde e área correlata, considerou-se para analise a tabela de áreas de conhecimento definida pela CAPES.
    4. Trabalhos de Conclusão não se caracterizam produções técnico-científicas para efeitos de pontuação, visto que se trata de exigência formal para a conclusão de determinado curso.
    5. Recursos meramente protelatórios, sem apresentação consistente dos argumentos com base nos critérios avaliados de acordo com as informações constantes no edital e seus anexos ou baseados em análise comparativa com candidatos concorrentes não foram objetos de apreciação, pois cabe a cada candidato, individualmente, responder por seus atos e méritos, sem recorrer a subterfúgios para lograr êxito em detrimento de seus concorrentes no certame.
  3. Recursos dirigidos à comissão revisora que, de alguma forma não puderam ser lidos por falhas técnicas na transmissão das informações e que não foram reimpetrados conforme solicitado em mensagem enviada pela Secretaria de Educação a Distância da UFRN, não foram considerados neste julgamento.
  4. Reforçamos que as decisões proferidas por esta comissão revisora são soberanas e não cabem pedidos de reconsideração.

Natal (RN), 5 de dezembro de 2012.
A Comissão Revisora.