quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fórum de coordenadores UAB atua na institucionalização da educação a distância no país


O segundo dia do Encontro Nacional de Polos da Universidade do Brasil (UAB) foi marcado pela apresentação do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema UAB. A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou o espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. "O fórum não soluciona todos os problemas que encontramos no desafio da educação a distância no país, mas é uma maneira de nos articularmos para encontrarmos soluções", explica. O evento aconteceu no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, nesta segunda e terça-feira, 19.
O Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi criado no final de 2010 e atua na formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos, parâmetros e demais ações no âmbito do Sistema UAB. Em 2012, foram realizados três encontros nacionais. Formado por conselhos consultivos, dividido por temas, a presidência e vice-presidência do Fórum são sempre escolhidas levando em conta a representação das três instâncias que formam o sistema UAB: instituições estaduais, federais e institutos de ensino superior.
A principal proposta do grupo é contribuir com o processo de institucionalização da modalidade de educação a distância (EAD) nas instituições de ensino superior. Segundo, Maria Luisa Furlan Costa, o Fórum tem tentado trabalhar o contato entre os diferentes coordenadores que compõem o sistema UAB. "Uma das principais atuações do fórum é instigar e incentivar a aproximação dos coordenadores UAB, coordenadores de curso e de polo, tanto virtualmente quanto presencialmente", explicou.
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A presidente do Fórum, Maria Luisa Furlan Costa, destacou espaço de diálogo proporcionado pelo grupo. (Foto: Felipe Mota - CCS/Capes)

Presidente da Capes ressalta importância da UAB na educação brasileira em abertura do Encontro Nacional de Polos


O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, afirmou nesta segunda-feira, 18, na abertura do Encontro Nacional de Polos da Universidade do Brasil (UAB), que o sistema tem atuado de forma direta nos maiores desafios educacionais do país. "A UAB tem sido o instrumento, por meio do qual temos avançado cada vez mais no enfrentamento da qualificação da educação básica e da valorização dos professores", explicou. O encontro reúne, no edifício-sede da Capes, os coordenadores UAB e de polos e segue até o dia 19 de novembro.
Para Guimarães, os avanços do programa são extraordinários, mas em 2007, ano de sua implementação, a iniciativa de contribuir para formação de professores da educação básica constituiu um grande desafio à agência, em razão de sua previsão de crescimento superior ao da própria pós-graduação brasileira. "Nossa previsão se concretizou e,cinco anos depois, a diretoria de Educação Básica e a diretoria de Educação a Distância da Capes, em especial a UAB, contabilizando alunos e professores, já é mais que o dobro do conjunto que constitui alunos e professores da pós-graduação brasileira", disse.


 
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Presidente da Capes, Jorge Guimarães, e Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, participam da abertura do encontro (Foto: Edson Morais - CCS/Capes)

O diretor de educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, ressaltou em sua fala o caráter integrador da UAB, o qual alinhou o programa aos objetivos previstos na constituição Federal do País. "Entre as nossas ações, talvez a mais importante, foi a aproximação das instituições de ensino superior (IES) com os polos em que elas ministravam cursos, ou seja, essa ação integrada das IES federais e estaduais com os polos mantidos pelos estados e municípios, buscando realizar, de forma plena, o regime de colaboração previsto na constituição Federal de 1988", completou.
Segundo Teatini, o objetivo do encontro é reunir o que houve de melhor na série de encontros regionais, realizada em 2013 pela diretoria. "Cada um dos encontros nos trouxe grandes aprendizados e por isso, hoje, neste evento estamos concluindo uma etapa e inaugurando um novo processo, uma nova fase, na qual a educação básica do brasil sairá muito mais fortalecida", explicou.

Curso de Pedagogia tem seu PIBID aprovado com louvor


O Curso de Pedagogia a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, teve o seu Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência aprovado pela CAPES. O projeto elaborado pela Coordenação do Curso e com a participação do professor Gilberto Costa terá a sua experiência realizada no Polo Universitário de Marcelino Vieira, com a oferta de mais de 10 bolsas de PIBID para os alunos do curso de Pedagogia.

É um grande avanço no trabalho da pesquisa escolar e no despertar da identidade do professor, possibilitando a integração da Universidade e do Polo Universitário com a comunidade escolar do município de Marcelino Vieira e região, ressaltou o coordenador do polo professor Romualdo Carneiro.

Além da UFRN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte já possui o PIBID no Polo Universitário de Marcelino Vieira que atende aos alunos do curso de licenciatura em Letras Espanhol, onde vem desenvolvendo trabalhos na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes.

sábado, 23 de novembro de 2013

Comunicado: Administração Pública

 

Prezados alunos,Segue abaixo o cronograma oficial de defesas. Já avisando que não é possível a realocação, principalmente em cidades do interior do Estado. Por isto, peço que se programem para as datas que se seguem abaixo:

Caicó: 07/12 - Final da Manhã e Início da Tarde
Currais Novos: 08/12 - Manhã
Extremoz e Natal: 30/11 - Manhã
Lajes: 07/12 - Manhã
Luis Gomes: 07/12 - Tarde
Macau: 07/12 - Tarde
Marcelino Vieira: 08/12 - Manhã
Martins: 08/12 - Tarde

 
As bancas serão fornecidas posteriormente, visto que os professores precisam analisar quais alunos realmente terão condições de defender ou não. Lembrem que só serão defendidos trabalhos de conclusão com o aval do orientador.
Att,
André Gurge

Deu no face de Manu Medeiros: Seminário de Pedagogia / UAB/UFRN

Uma tarde muito proveitosa, cheia de aprendizado! Estamos muito orgulhosas (eu e Marcia Fabiana Carneiro de Paiva) pelas belas apresentações. Parabéns a todos os grupos pela organização, criatividade, empenho e ousadia. #PedagogiaEAD/UFRN. Agradecemos a visita da profª Cristina Leandro e dos tutores Janaína e Humberto. Ficamos felizes com mais um encontro. — se sentindo orgulhosa dos pupilos com Marcia Fabiana Carneiro de Paiva e outras 28 pessoas. (5 fotos)
 
Nota do blog: Parabéns a todos os alunos do curso de Pedagogia pela a excelência dos trabalhos apresentados. Parabéns Emanuela Medeiros e Marcia Fabiana pela excelente condução nos trabalhos da tutoria presencial.

Encontro Nacional de Coordenadores e Mantenedores de Polos

Nos dias 18 e 19 de novembro, Brasília sediou o Encontro Nacional de Coordenadores e Mantenedores de Polos, do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O evento conseguiu trazer representantes de Polos, Mantenedores e Coordenadores UAB de todas as regiões do país.
Um das pautas do encontro foi discutir a institucionalização da EaD no Brasil, abordando a expansão e qualidade do ensino no Sistema Universidade Aberta do Brasil. Também foi alvo de discussão os novos parâmetros para a elaboração dos critérios do edital para o futuro processo seletivo de coordenadores de polos.
No pronunciamento do Diretor Geral de Educação a Distância da CAPES, professor João Carlos Teatini, o número de polos tende a crescer no ano de 2014, almejando-se atingir os 800 polos em todo o país; atualmente, há aproximadamente 700 polos ativos, sendo 400 com classificação AA, ou seja, polo com padrão CAPES, e sem necessidade de infraestrutura.
Do Rio Grande do Norte, um dos representantes da região Nordeste foi o professor Romualdo Carneiro, coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira, que na ocasião fez uso da palavra e questionou o sistema de financiamento aos Polos, solicitando mais ação e articulação da UAB/CAPES junto ao Ministério da Educação e ao FNDE sobre os projetos de ampliação dos polos, os quais estão inseridos no PAR e no PAC2, no ensejo, o referido coordenador solicitou rapidez à liberação de fomento para as Unidades Executoras dos Polos, do Programa Dinheiro Diretas na Escola – PDDE.


 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Encontro Nacional de Coordenadores e Mantenedores de Polos


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES está realizando neste dia 18/11 o Encontro Nacional de Coordenadores e Mantenedores de Polos, que tem como pauta inicial a apresentação do Diretor Geral de Educação a Distância, João Carlos Teatini. Conforme a programação, o evento terá duas palestras e formação de grupos de estudos, que debaterão sobre gestão de polos e a institucionalização do ensino a distância no Brasil.

Em breve novas informações e fotos do evento.

SEDIS/UFRN: Programação do 3º Encontro Regional de EaD

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Nos dias 2 e 3 de dezembro, a SEDIS/UFRN promoverá o 3º Encontro Regional de EaD. Para tanto, disponibiliza a programação do evento aqui. Na próxima semana, serão divulgados os procedimentos para as inscrições.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Atenção! Agendamento de Atividades Acadêmicas - Polo Marcelino Vieira

Cronograma de Atividades: 04 a 17 de Novembro:

1- UFRN:
- 06/11: Aula Presencial do Curso de Letras Português
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h

- 10/11: Prova Presencial dos cursos de Licenciaturas
Locais: Escola Municipal Edilton Fernandes / Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes
Horário: 8h


- 13/11: Aula Presencial do curso de Letras Português
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h

17/11: Prova Presencial dos cursos de Licenciaturas
Locais: Escola Municipal Edilton Fernandes / Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes
Horário: 8h

2- IFRN: 
09/11:  Prova Presencial do curso de Licenciatura em Letras Espanhol
Local: Escola Municipal Edilton Fernandes
Horário: 8h


Educação: Brasil sobe em ranking de inglês, mas proficiência no país ainda é baixa


Índice de proficiência em inglês em 60 países: quanto mais escura a cor, mais fluente é a população ao falar inglês (Foto: Reprodução/EF EPI)Índice de proficiência em inglês (EPI 2013) em 60 países: quanto mais escura a cor, mais fluente é a população ao falar inglês (Foto: Reprodução/EF EPI)
 
Os estudantes do Brasil apresentaram uma melhora no domínio do inglês e fizeram o país subir no ranking mundial de proficiência no idioma, o Índice de Proficiência em Inglês 2013 (EPI, na sigla em inglês), segundo dados divulgados nesta terça-feira (5) pela EF Education First, empresa de educação internacional. Segundo a terceira edição do EPI, o Brasil subiu da 46ª para a 38ª posição do ranking e foi "promovido" da categoria de países com proficiência muito baixa em inglês. Agora, o país integra a categoria de proficiência baixa, junto a nações como China, França, Emirados Árabes Unidos e Costa Rica.

Os dados obtidos pelo G1 mostram que o Brasil obteve 50,07 pontos no levantamento feito em 2012 --a pontuação de países com proficiência baixa variou entre 49 e 51. Desde 2009, quando foi concluída a primeira edição do estudo, o país teve um crescimento de 2,80 pontos. Porém, entre a primeira e a segunda edição, o Brasil teve uma queda de desempenho, de 47,27 para 46,86 pontos.