quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

UFRN - Trancamento a Posteriori




Caros alunos,

Desde do dia 23 de dezembro tivemos o início do Trancamento a Posteriori da UFRN. O Trancamento a Posteriori é direcionado ao aluno que ficou reprovado em todas as disciplinas do semestre cursado, mas que tenha tido alguma nota acadêmica, em pelo menos, uma disciplina. Esse trancamento é feito no SIGAA, e é o próprio aluno quem o faz. Conforme o Calendário Acadêmico, o Trancamento a Posteriori termina no dia 12 de janeiro. Portanto, Fiquem atentos.

OBS: No ensejo, informamos que o período de matrícula começa no dia 02 de janeiro e vai até o dia 19/01.

Está é uma mensagem a todos que fazem o Polo Universitário de Marcelino Vieira

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coordenador do Polo Universitário é um dos destaques nas comemorações alusivas aos 10 anos da EaD na UFRN, debatendo o tema: EaD - cotidiano e desafios do Polo de Apoio Presencial

Fonte das Imagens: www.sedis.ufrn.br

A SEDIS – Secretaria de Educação a Distância da UFRN realizou nos dias 2 e 3 de dezembro, no auditório da Reitoria da UFRN, o 3º Encontro Regional de EaD em Natal-RN.Junto a programação do evento foi realizado um ato solene em comemoração aos 10 anos da educação à distância – EaD, na UFRN com a exposição de painéis, imagens e números relativos a cada um dos polos.
O encontro, coordenado pela professora Ione Rodrigues, contou com uma excelente programação composta por mesa-redonda, conferência e palestra no primeiro dia. A palestra de abertura teve como tema EaD: Inovações Tecnológicas, proferida pelo professor Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim que com maestria discutiu a tema levando o grande público a refletir sobre o que é inovação e tecnologia.
A mesa-redonda EaD – Cotidiano e desafios do polo de apoio presencial com os professores Franklin Miguel Fernandes e a professora Tânia Cristina Meira Garcia. Essa mesa teve o desafio de debate o cotidiano dos polos de apoio presencial, a sua operacionalização, as demandas, carências e desafios.
Na sua fala o professor Franklin Miguel Fernandes, coordenador do Polo de Luís Gomes, abordou com propriedade de quem é conhecedor e acompanha o processo evolutivo da EaD ofertada pelo sistema UAB, a realidade dos polos mantidos pelas prefeituras destacando o que a EaD tem trazido de positivo para os municípios onde está sediada e para todos os municípios vizinhos. O professor afirmou que “é por meio da EaD, do Sistema UAB que a educação básica passa a ser redesenhada, sobretudo nos pequenos e distantes municípios do nosso estado, oportunizando assim a construção de uma nova história na história da educação de nossa região”.
A conferência O processo de institucionalização da EaD nas instituições pública de ensino, com a professora Maria Luisa Furlan, foi bastante prestigiada e geradora de um bom debate.
Encerrando a programação festiva do 3º Encontro Regional de EaD foi realizada a cerimônia festiva em comemoração aos 10 anos da EaD na UFRN que contou com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz; da vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; da secretária de Educação a Distância Carmem Rêgo; da secretária adjunta da SEDIS, Ione Rodrigues; da diretora do Centro de Educação da UFRN, Marcia Maria Gurgel; o coordenador de polo de Educação a Distância de Santa Cruz, professor Luís Augusto Filho; e a coordenadora do curso de Química da SEDIS, Ana Cristina Freire.
Ao fazer uso da palavra a professor Carmem Rêgo, Secretária SEDIS, destacou que. “Ao longo desses 10 anos, a SEDIS segue transformando vidas e formando cidadãos pelos diversos polos localizados no estado do Rio Grande do Norte”.
A Magnífica Reitora Ângela Paiva destacou que “É com muita alegria que celebramos o décimo aniversário com uma experiência vitoriosa que é a SEDIS, diminuindo a distância dos polos à Universidade”, e, também nos lembrouda efetiva colaboração dada pelo  ex-reitor Ivonildo Rêgo nesse processo. “Todo esse trabalho foi feito graças a Ivonildo Rêgo, junto com Marta Pernambuco e Vera Amaral, que começaram a dar relevo de qualidade a essa inovação. Espero que muitos outros projetos venham para melhorar a relação do ensino e aprendizagem”, destacou.

SEDIS -  A SEDIS foi criada em 2003 para dar suporte e apoio didático, além de fomentar ações e o uso das tecnologias no ensino a distância. É composta pela coordenação pedagógica; administrativa e de projetos; de produção de material didático; e de tecnologia da informação e comunicação.
A Secretaria conta atualmente com 9 licenciaturas, um bacharelado, um curso técnico, 4 especializações, 2 mestrados e 3 cursos de aperfeiçoamento, distribuídos em 23 polos de apoio presencial, sendo 16 no Rio Grande do Norte, 5 em Pernambuco, um na Paraíba e um em Alagoas.
Fonte: Polo UAB de Luís Gomes.
Nota do blog: A Coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira parabeniza a UFRN pelas festividades dos 10 anos da Secretaria de Educação a Distância - SEDIS, que vem fazendo uma verdadeira revolução educacional no Rio Grande do Norte, ofertando cursos na modalidade a distância através dos Polos de Apoio Presencial. No ensejo, parabenizamos, também, os coordenadores de polos Franklin Miguel (Polo de Luís Gomes) e Tânia Cristina (Polo de Caicó) por se apresentarem com excelência na Mesa Redonda e exporem com muita clareza o cotidiano dos Polos, bem como, os desafios da gestão.