terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aviso: Funcionamento do Polo no período de 02 à 05 de outubro

Caros alunos,


Comunicamos que entre os dias 02 a 05 de outubro, o Polo Universitário de Marcelino Vieira estará com as suas atividades acadêmicas e administrativas paradas. O motivo dessa paralisação é devido aos feriados e ao processo eleitoral, conforme segue abaixo a explicação:

- 02 de outubro: Feriado Municipal (Dia Municipal de Cultura). Abriremos apenas na parte da manhã para a aplicação das provas de reposição do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Literatura e Ensino, Educação Ambiental e Letras Espanhol);

- 03 de outubro: Feriado Estadual (Mártires de Cunhau e Uruaçu);

- 04 e 05 de outubro: O Polo estará cedido a Justiça Eleitoral.]



Agradecemos a compreensão.

Coordenação do Polo
 

SEDIS-UFRN lançará seleção de tutores para 2015.1

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN lançará processos para seleção de tutores presenciais/à distância, para atuação nos diversos cursos e polos a partir de 2015.1. Os editais que regulamentarão o referido processo estão previstos para lançamento no próximo dia 1º de outubro de 2014.

Preliminarmente, os interessados em participar das seleções deverão cadastrar/atualizar previamente seu curriculum acadêmico-profissional na Plataforma Lattes do CNPq, no link http://lattes.cnpq.br/ e preparar arquivos eletrônicos (em formato pdf) que comprovem as respectivas informações, pois o processo de inscrição e seleção será realizado de forma totalmente informatizada, mediante o uso de uma Plataforma Virtual desenvolvida pela CTI-SEDIS.

Fonte: Secretaria Executiva

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UFRN: Novos materiais

 
1- Geografia:
GEOGRAFIA AGRÁRIA
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
LEITURA CARTOGRÁFICA I
PESQUISA e ENSINO EM GEOGRAFIA

 
2- Pedagogia: 
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 
3- Letras Português
LINGUÍSTICA TEXTUAL


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

II SEADIS e II Fórum de Acessibilidade entram na semana final de inscrições

O prazo final é o dia 30 de setembro
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), realizará nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2014, o II Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (SEADIS) e o II Fórum de Acessibilidade, que terá por tema: Práticas discursivas, diversidade e inclusão social: caminhos para uma universidade acessível.

Tanto o II SEADIS como o II Fórum de Acessibilidade têm carregam o objetivo de ser um momento especial para possibilitar a ampliação de conhecimentos, promoção de diálogos, debates, reflexões e socialização de experiências, bem como uma ferramenta de apresentação de propostas e resultados de ensino, pesquisa e extensão.

As inscrições no evento, assim como em minicursos e submissão de trabalhos vão até o dia 30 de setembro. A divulgação de trabalhos aprovados e envio da carta de aceite será realizada a partir de 06 de outubro.

Para mais informações entre em contato com a CAADIS:
Telefone: (84) 3317-8269 - Ramal: 1769
E-mail: caadis@ufersa.edu.br
Site: http://nead.ufersa.edu.br/sistemas/seadis_site/

Rede Federal de Educação comemora aniversário de 105 anos


image_preview
O dia 23 de setembro de 2014 marca uma data especial para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e para toda a Rede Federal de Educação. Há 105 anos atrás, a partir do Decreto Nº 7.566/1909, começava a nascer uma das maiores instituições de educação e tecnologia do país, por meio da criação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices. A proposta inicial era criar a oferta do ensino profissional gratuito no Brasil, o que deu início à trajetória da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia em todo o país.
Como forma de agradecimento, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) preparou uma surpresa aos alunos, professores, servidores e todos aqueles que constroem a história do IFRN e de todos os campi do país.
Hoje, todos os acessos à página da Reitoria do IFRN (portal.ifrn.edu.br) serão direcionados a uma janela inicial que exibirá uma mensagem do Conselho. Além disso, a partir das 17h, uma videoconferência reunirá todas as instituições para um momento de confraternização que poderá ser assista por todos.
Dentre as atividades comemorativas, também foi criado um selo (imagem da notícia) que propõe a unificação da comunicação visual nas instituições que será utilizado até o próximo aniversário, em setembro de 2015. Atualmente, 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões entre 2011 e 2013. A rede possui atualmente um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 562 campi e unidades de ensino. Projetam-se mais 210 campi e unidades a serem implantados até 2018.

Fonte: Campus EaD

Provas do IFRN - 27/09

















Caros alunos dos cursos de Letras Espanhol, Educação Ambiental e Literatura e Ensino,

A Coordenação do Polo comunica que as provas marcadas para o dia 27 de setembro, às 8h da manhã, serão aplicadas na Escola Municipal Edilton Fernandes, localizada na Rua Maria José Lopes, próxima a Capela de Nossa Senhora Aparecida.

Agradecemos a compreensão.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Programação do Encontro Presencial do curso de Computação - UFERSA


Sábado próximo, 20, o encontro presencial funcionará da seguinte maneira:

Manhã
2º Encontro Presencial da Disciplina Prática de Ensino III
- Revisão e avaliação presencial.

Tarde
1º Encontro Presencial da Disciplina Prática de Ensino II
- Introdução aos conteúdos da disciplina.

Sem mais,

--
ULISSES DE MELO FURTADO
Núcleo de Educação a Distância - NEaD/UFERSA
Contato: (84) 9121 8026 / 9631 2955

sábado, 13 de setembro de 2014

Semana de muitas atividades no polo

- Especializações Oficina de Produção de Textos Acadêmicos
- Pedagogia: Oficina de Dança
- Letras: Encontro Acadêmico das disciplinas Didática Aplicada e Fundamentos Linguísticos
- Educação Física, Geografia e Matemática: Grupos de estudos e revisão de conteúdos













Polo Universitário de Marcelino Vieira cria o seu Conselho Administrativo


Mais uma ação positiva na consolidação das atividades do Polo Universitário de Marcelino Vieira foi executada na manhã deste sábado, 13 de setembro de 2014. A ação foi a criação do Conselho Administrativo do Polo, que contou com a participação dos alunos das três Instituições que ofertam cursos – UFRN,IFRN e UFERSA, da comunidade e dos funcionários do polo.

A reunião foi ministrada pelo coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, que explicou a importância de se criar o Conselho do Polo. Feita a explicação, o regimento do conselho foi apresentado, com o indicativo de eleição para os conselheiros que irão compor o corpo administrativo do órgão. A reunião foi registrada em ata e lida para todos que estavam presentes. 

Após o encontro, os conselheiros eleitos: Romualdo Antonio Carneiro Neto (Coordenador do Polo), José Liomar Mendes de Oliveira (Representante do mantenedor do Polo), Aline Amâncio Fortunato (Representante da Sociedade Civil), José Elomark Paiva Rêgo (Representante de tutores) e Rosana Fernandes Souza (Representante dos alunos) realizaram a primeira reunião para apreciar e votar o regimento interno do polo e o plano de gestão.

Segundo o professor Romualdo Carneiro, as duas reuniões foram registradas em atas, e os documentos aprovados pelo conselho irão ser registrados em cartório.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

EDITAL DE CONVOCAÇÃO







A Coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira convoca todos os tutores presenciais e alunos para participar de uma reunião administrativa, com o objetivo de criar o Conselho do Polo e aprovar o regimento interno. A reunião será realizada neste sábado, 13, na sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira, às 8h da manhã.

Romualdo Antonio Carneiro Neto




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Polo Universitário de Marcelino Vieira passa por reforma em sua infraestrutura: ACABAMENTOS E PINTURAS.


Todos os anos são realizadas melhorias na conservação dos espaços acadêmicos do Polo Universitário de Marcelino Vieira. Este ano, depois da criação da Sala de Tecnologia Educacional, o Polo recebe neste mês de setembro melhoramentos em sua parte externa e na sala de coordenação, são intervenções voltadas para o acabamento de paredes e pinturas nas áreas externas e da coordenação.

São ações que buscam a higienização do local e a preservação do patrimônio. Agradecemos a Prefeitura Municipal por está sempre solicita aos atendimentos do polo. Grato sempre.




terça-feira, 2 de setembro de 2014

ESPECIALIZAÇÕES DE ENSINO - Divulgado resultado parcial da seleção de alunos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio das Unidades Acadêmicas e da SEDIS divulga, para amplo conhecimento, o resultado parcial referente a seleção de alunos para os cursos de especialização em ensino de FilosofiaMatemática e Sociologia para o Ensino Médio, regida pelo edital n.º 22/2014-SEDIS, destinado à demanda social.
Os interessados em interpor recurso administrativo contra o indeferimento da inscrição e/ou da pontuação atribuída pelas comissões examinadoras, deverão observar o disposto no item 4 do respectivo diploma legal (edital n.º 22/2014-SEDIS).
Em breve, divulgaremos neste portal as orientações referentes à matrícula institucional e início das aulas (que estão previstas para começarem ainda neste mês de setembro). Para o Polo UAB de Marcelino Vieira foi ofertada a especialização em Matemática.
Resultados - disponíveis em 01/09/2014, às 15h38: