quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Rede Federal completa 106 anos




106 anos

Com forte política de interiorização, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completou nesta quarta-feira, 23 de setembro, 106 anos de educação pública, gratuita e de excelência. Criada a partir de uma proposta pedagógica inovadora, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, a Rede atua em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica e na formação de professores para a educação básica, desenvolve a pesquisa, a inovação e a extensão tecnológica em sintonia com o setor produtivo.

A Rede Federal é composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II, contabilizando 562 unidades em todo o País. Juntas, essas instituições atendem a mais de um milhão de jovens e adultos, da formação inicial e continuada à pós-graduação. Para isso, contam com a dedicação de cerca de 60 mil servidores (professores e técnicos administrativos). A expectativa é que, até 2018, outras 208 unidades sejam implantadas.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha, ressalta que a qualidade da Rede vai além dos números. “Registramos estatísticas muito positivas, mas o que realmente qualifica as instituições são a natureza contemporânea, o caráter inovador, a política de inclusão social e a formação de cidadãos. Trabalhamos para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento do País”, disse.

Histórico – Em 23 de setembro de 1909, o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada capital dos Estados constituídos à época, dando início à trajetória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde então, essas instituições passaram por diversas mudanças de nomenclatura e reordenamento.

Comunicado: Feriados do mês de outubro


 
Prezados tutores e alunos,
 
A coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira informa os feriados do mês de outubro. Nestes dias dias não haverá expediente administrativos e acadêmico. Portanto, fiquem atentos.
 
- 02/10 (sexta-feira): Feriado municipal da Cultura - Neste dia estaremos envolvidos com o PIBID/Pedagogia realizando exposição no centro da cidade.
 
- 03/10 (Sábado): Feriado Estadual dos Martires de Cunhau e Uruaçu
 
- 12/10 (Segunda-Feira): Dia da Padroeira do Brasil
 
- 28/10 (Quarta-Feira): Feriado Estadual dia do Servidor Público
 
Agradeço a atenção.
 
Att.,
Romualdo Carneiro
Polo Marcelino Vieira

UFRN: Coordenadoria Pedagógica anuncia mudança de e-mail

A Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (COORDPED-SEDIS) comunica a toda comunidade acadêmica dos cursos superiores de graduação na modalidade a distância que o e-mail específico de contato com o setor será coordenacaopedagogicasedis@gmail.com

Ao mesmo tempo, a COORDPED-SEDIS informa que o endereço eletrônico coordenacaoacademicasedis@gmail.com será DESATIVADO a partir de 01/12/2015.
Fonte: COORDPED-SEDIS

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

V Fórum Potiguar das Licenciaturas e V Encontro Regional de Educação Matemática

Eventos acontecerão de 2 a 4 de outubro de 2015
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Rio Grande do Norte promoverá o V Fórum Potiguar das Licenciaturas e o V Encontro Regional de Educação Matemática que acontecerão no período de 2 a 4 de outubro de 2015, a ser sediado no IFRN, Campus EaD em Natal. 
 
Com o tema "Educação Matemática e Contemporaneidade: iluminando caminhos", o Fórum incluirá a realização de grupos de trabalho envolvendo as IES que oferecem Licenciaturas em Matemática no Estado, seja presencial ou à distância. Além disso, o evento conta com palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas.
 
Essa é mais uma contribuição da SBEM/RN aos estudos e pesquisas que buscam compreender e apontar caminhos para minimizar os problemas identificados nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. As inscrições para o evento estarão abertas até 18 de setembro.
 
Acesse aqui o folder 
Acesse aqui a lista de minicursos e oficinas
 
Mais informações: http://sbemrn.com.br/verem/

Cronograma de atividades - 25 a 27 de setembro






- 25/09:  Encontro Presencial com a Coordenação do Curso e Oficina de Geologia

Local: Sala de Aula Presencial (Tutoria III)
Horário: 8h às 17h

- 26/09: Encontro Presencial de Estágio Supervisionado de Pedagogia (Coordenação de Estágio)
Local: Auditório do Polo
Horário: 8h às 11h

- 26/09: Encontro Presencial de Estágio Supervisionado de Educação Física (Tutores Presenciais)
Local: Sala de Aula Presencial (Tutoria III)
Horário: 8h às 11h

- 27/09: Prova Presencial do Curso de Administração Pública
Local: Sala de Aula Presencial (Tutoria III)
Horário: 8h às 12h


- 26/09: Prova Presencial do Curso de Letras Espanhol
Local: Laboratório de Informática
Horário: 8h às 12h


- 26/09: Prova Presencial do Curso de Computação
Local: Laboratório de Informática
Horário: 8h às 12h

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PIBID do Curso de Pedagogia realiza evento no Polo

Em breve a matéria:












UFRN: Provas Presenciais do Grupo 1 de disciplinas / Especialização em Matemática



Atenção!

Neste domingo, 13, serão aplicadas as provas presenciais dos cursos de licenciatura e da Especialização em Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As provas serão realizadas na Escola Municipal Edilton Fernandes, às 8h da manhã. Portanto, fiquem atentos quais disciplinas terão provas presenciais neste domingo, consultem os seus tutores presenciais e visitem as páginas das coordenações de cursos e disciplinas.


Agradece a coordenação.


IFRN EaD: Prova Presencial



Comunicamos aos alunos do curso de licenciatura em Letras Espanhol que neste sábado, 12, haverá aplicação de prova da disciplina de Libras, às 8h da manhã, na Sala de Tutoria III.

Agradecemos a compreensão.

A Coordenação.