A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferecerá a partir de agosto deste ano a segunda edição da Formação em Gênero e Diversidade na Escola (GDE). As inscrições serão realizadas no período de 24 de junho a 05 de julho 2013,
pela internet (www.sigaa.ufrn.br). Podem se inscrever professores/as
das redes públicas de ensino com interesse em discutir temáticas
relacionadas a gênero, sexualidades e relações étnico-raciais. As
inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da
Educação (MEC), a Formação GDE será oferecida na modalidade
semipresencial para seis Polos de Apoio Presencial da UFRN - Caicó,
Currais Novos, Marcelino Vieira, Lages, Macau e Nova Cruz - no período
de agosto de 2013 a fevereiro de 2014.
A carga horária totaliza 200 horas, ministradas por
meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e em quatro
aulas presenciais nos polos. Professores vinculados à instituições
federais de ensino superior, com formação nas áreas afins à temática do
curso, tutores presenciais e a distância integram a equipe pedagógica. O
objetivo do curso é sensibilizar os professores da rede pública para a
desconstrução de estereótipos e desigualdades, os quais geram olhares e
atitudes preconceituosas no ambiente escolar.
São cinco os módulos da formação: (1) orientações metodológicas e
diversidade; (2) gênero; (3) sexualidade e orientação sexual; 4)
relações étnico-raciais; e (5) avaliação. Os conteúdos contemplam
conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o
conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e
desigualdade racial, entre outros. A articulação entre as temáticas e o
cotidiano escolar está presente em cada unidade.
O curso será realizado pelo grupo de pesquisa Gênero, Corpo e
Sexualidade (GCS), do departamento de Antropologia (DAN), em parceria
com a Secretaria de Educação a Distância (Sedis). As professoras Elisete
Schwade (DAN) e Carla Cabral (Escola de Ciências e Tecnologia)
coordenam a iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário