terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Recursos para redes estaduais chegaram a R$ 800 milhões

O Ministério da Educação investiu, em 2009, 800 milhões em 24 estados no apoio e na reestruturação das redes estaduais de educação profissional. Os dados são do balanço anual do programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos federais para investimentos no ensino profissionalizante.

“A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está em plena expansão, mas só com as escolas estaduais atenderemos toda a demanda que o Brasil apresenta”, afirma o secretário de educaçãoprofissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Os recursos do Brasil Profissionalizado são investidos de acordo com a demanda. Cada estado traça as metas e principais necessidades e as transmite ao MEC, que faz a análise do pedido e o repasse. É possível investir na aquisição de material didático, na construção, ampliação e reforma de escolas e na capacitação de professores.

Caso a opção do estado seja a construção de uma escola, cabe ao MEC apresentar o projeto-padrão — ao custo de R$ 6 milhões, prevê seis laboratórios, 12 salas de aula, biblioteca e capacidade para atender 1,2 mil estudantes.


Nenhum comentário: