sábado, 19 de junho de 2010

Coordenadores da UAB participam de capacitação sobre execução orçamentária

Mais de 200 representantes de instituições federais de ensino superior participam nesta quarta-feira, 16, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, do Encontro de Capacitação sobre execução orçamentária e financeira do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Encontro_2_UAB_G_O_F_16062010
Assuntos ligados à execução orçamentária e financeira são tratados em capacitação na Capes (Foto: ACS/Capes)

O evento, que terá duração de dois dias, tem como objetivo capacitar coordenadores de cursos sobre execução orçamentária e financeira de recursos federais, auditoria e controle interno e orientar sobre gerenciamento do pagamento de bolsas do programa UAB.

Na abertura do evento, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, disse que com a nova missão, a partir de 2008, a Capes passou a ser responsável também pela formação de professores da educação básica e com isso foram criadas duas novas diretorias: a da educação básica presencial (DEB) e a diretoria de educação a distância (DED), responsável pela Universidade Aberta do Brasil.
Para ele, o desenvolvimento do país passa pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. “Considerando as dimensões do Brasil e as dificuldades locais de deslocamento, a UAB representa um importante instrumento educacional para o acesso ao conhecimento.”

Encontro_1_UAB_G_O_F_16062010
Representantes da Capes abrem  os trabalhos do encontro (Foto: ACS/Capes)

UAB
Criada em 2005, pelo Ministério da Educação, a UAB tem como objetivo interiorizar a oferta pública de ensino superior para professores em exercício na rede pública de ensino que buscam obter a primeira licenciatura ou que desejam ampliar seus conhecimentos por intermédio de um curso de aperfeiçoamento ou de especialização. O programa atende também pessoas residentes em localidades afastadas que queiram obter uma formação de nível superior.
Parcerias
Na ocasião, Guimarães enfatizou a importância das parcerias com instituições públicas de ensino superior para o avanço do programa. “Para a expansão e a oferta de cursos de educação superior pública e de qualidade em diversas regiões do Brasil, só é possível com a parceria de todos os agentes envolvidos. Por isso a necessidade de momentos como este para discutir e orientar na elaboração orçamentária e na execução de recursos públicos”, disse.

Participaram da abertura o diretor de Educação a Distância, Celso Costa, a diretora de Gestão, Denise de Menezes Neddermeyer, e a coordenadora de Supervisão e Fomento da DED, Grace Tavares Vieira.
(Assessoria de Comunicação da Capes)

Nenhum comentário: