terça-feira, 31 de agosto de 2010

Municípios com polos da UAB receberão banda larga até o fim do ano

Até o final do ano, 60 municípios que possuem polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) receberão internet banda larga. Essa foi uma das deliberações do 2º Fórum Brasil Conectado, que se reuniu na última semana na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília.
O encontro debateu a política nacional de banda larga, que pretende levar, até 2014, conexão à internet de alta velocidade a 4.283 municípios, mais de dois terços do total de municípios brasileiros. O processo começa agora. Até o final deste ano, serão cem municípios do Nordeste e Sudeste a receber banda larga por meio de fibra ótica.
Um dos critérios para a seleção dos municípios primeiramente contemplados é a participação em programas de inclusão digital, como a presença de polos do sistema Universidade Aberta do Brasil, gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Dos cem municípios selecionados, 60 possuem polos da UAB, fazendo do sistema o programa mais atendido pela iniciativa. Com a chegada da banda larga haverá melhoria na qualidade de acesso, o que hoje constitui uma das maiores dificuldades de alguns dos polos de apoio presencial em cidades do interior do Brasil.

Saiba mais sobre o programa Brasil Conectado e conheça a UAB.

Fonte: Portal UAB
Copa e Olimpíadas no Brasil já aquecem setor de educação a distância

O Brasil precisará de mão-de-obra especializada nos próximos anos para fazer frente a pelo menos dois grandes desafios que se apresentam: a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambos eventos mundiais que serão sediados no país. Esses desafios já estão encontrando resposta no setor de educação a distância. O banco de dados do guia de cursos a distância do portal Ache seu Curso registra um crescimento no número de cursos voltados para o turismo e a hotelaria. São cursos de diversos níveis educacionais que visam principalmente o aumento da demanda por especialistas e técnicos nessa área.
Os cursos criados pelas instituições de ensino vão muito além, no formato e no foco, do que os tradicionais cursos de turismo. No portal, já se encontram 29 cursos do setor de turismo, a maior parte criados recentemente e visando aqueles eventos, alguns com foco muito particular, como por exemplo os que relacionam esportes e turismo com questões como a gestão de negócios, o direito, o meio-ambiente, o marketing e a comunicação institucional. Na apresentação do recém-criado curso de Especialização em Hospitalidade, o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), da Bahia, afirma que “a realização de eventos internacionais, como conferências da ONU e eventos científicos, aliada ao crescimento do número de turistas, bem como as projeções feitas em relação à realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, colocam a Hospitalidade no centro da discussão, como setor estratégico”. O Senac-SP, que acaba de registrar no banco de dados do portal um curso sobre Comunicação de Destinos e Produtos Turísticos, também afirmou na divulgação do curso que o que gerou sua criação foi a “maior visibilidade do país no exterior e o fato de ter sido escolhido para sediar grandes eventos esportivos”.
Outros cursos, como o de Capacitação em Direito Desportivo (SAT), especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Esportiva (Unisa Digital), ou o de especialização em Turismo, Patrimônio e Meio-Ambiente (UniCOC), também confirmam a tendência de crescimento e de cursos cada vez mais focados em demandas específicas do mercado de turismo e de esportes no país. “O mercado educacional tem uma enorme plasticidade para atender às demandas dos demais mercados, e como necessita planejar suas ações, devido à duração de às vezes até quatro anos dos cursos, precisa botar o time em campo antes de todo mundo”, afirma o consultor e especialista em educação a distância Fábio Sanchez, editor do portal Ache seu Curso. Ele detecta ainda uma outra tendência de lançamento de cursos que deverá surgir em breve: os ligados a esportes e educação física, temas que serão cada vez mais pauta do noticiário daqui em diante, até que aconteçam a Copa e a Olimpíada brasileiras.
 

Calendário de atividades acadêmicas do Polo Universitário de Marcelino Vieira




Caros alunos,

Segue abaixo o cronograma de atividades acadêmicas que serão desenvolvidas pelo Polo UAB de Marcelino Vieira neste mês de setembro.

- 04 de setembro, Sábado: Aplicações de provas do curso de Língua Espanhola (IFRN).
- 11 de setembro, Sábado: Oficinas Pedagógicas (UFRN).
- 17 de setembro, Sexta: Encontro do TCC das Especializações (IFRN).
- 18 de setembro, Sábado: Aplicações de provas do curso de Língua Espanhola (IFRN).
- 26 de setembro, Domingo: Aplicações de provas dos cursos de Matemática, Geografia e Administração Pública (UFRN).


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Encontro do TCC - ESPECIALIZAÇÕES



Gostaríamos de informar detalhes sobre a visita dos coordenadores das especializações aos pólos.

Viajarão aos polos os Coordenadores de curso, os coordenadores de TCC de cada curso e um representante da coordenação da UAB/IFRN. A viagem tem como propósito a realização de um seminário de TCC com os alunos das especializações, quando os coordenadores de TCC de cada curso darão orientações gerais aos cursistas sobre a elaboração dos artigos científicos.





Na mesma data, a equipe da UAB/IFRN fará uma testagem do acesso do polo a recursos como MSN, videoconferência e Skype, assim como aos recursos de interação do próprio Moodle. O objetivo é facilitar o acesso do aluno aos recursos que serão utilizados ao longo do processo de orientação de TCC. As datas das visitas são as seguintes:



  • 09/09 – Lajes
  • 10/09 – Parnamirim
  • 13/09 – Natal
  • 15/09 – Grossos
  • 16/09 – Caraúbas
  • 17/09 – Marcelino Vieira

Informamos, ainda, que a equipe iniciará as atividades as 8h30 da manhã e ficará cerca de 8h em cada pólo. O objetivo é fazer a orientação geral sobre TCC em um dos turnos e a testagem do laboratório sobre os recursos acima mencionados no turno subsequente.
Pedimos, ainda que V. Sas divulguem a visita junto aos cursistas, para que tenhamos uma participação representativa. Certos de sua colaboração, subscrevemo-nos.
Equipe UAB/IFRN

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dicas de Pontuação

ERRADO: “Avança Brasil.”
CERTO: “Avança, Brasil.”
Não devemos separar com vírgula o sujeito do seu predicado. No caso, o Brasil não é o sujeito do verbo avançar. Não se trata de uma frase afirmativa. O verbo está no imperativo. O Brasil é vocativo. Deve, por isso, ficar separado pela vírgula.
Observe a diferença que existe devido ao uso ou não da vírgula: 1ª) “Meu filho vem jantar em casa”; 2ª) “Meu filho, vem jantar em casa”. Na primeira frase, temos uma afirmação. “Meu filho” é o sujeito e o verbo (=vem) está no presente do indicativo. Na segunda, temos um chamamento. “Meu filho” é o vocativo e o verbo está no imperativo.

ERRADO: “O ex-técnico da seleção brasileira, Telê Santana, afirmou…”
CERTO: “O ex-técnico da seleção brasileira Telê Santana afirmou…”
Só devemos usar as vírgulas quando se trata de aposto explicativo. No caso “Telê Santana” não deve ser separado por vírgulas, porque é um aposto especificativo. Para distinguirmos o aposto explicativo do especificativo, podemos usar a seguinte “dica”: se for cargo não exclusivo (=ex-técnico da seleção brasileira existem muitos), é aposto especificativo (=sem vírgulas); se for cargo exclusivo, é aposto explicativo (com vírgulas). Observe a diferença: “O atual técnico da seleção brasileira, Dunga, afirmou…” (O atual técnico da seleção brasileira é só um, é cargo exclusivo). Vejamos outro exemplo: “O presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou…” (= existem outros presidentes); “O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, afirmou…” (= presidente do Brasil é cargo exclusivo).
Na frase “O vice-presidente da Escola de Samba Tamos aqui, Zezé Pezinho, afirmou…”, surge uma dúvida: Zezé Pezinho é o único vice-presidente (= haveria vírgulas) ou a grande escola Tamos aqui tem dois ou mais vice-presidentes (= não haveria vírgulas). Em caso de dúvida, a melhor saída é inverter a posição dos termos da oração. Se escrevermos “Zezé Pezinho, vice-presidente da Escola de Samba Tamos aqui, afirmou…”, as vírgulas são obrigatórias. Sempre que o nome próprio vier antes, o título será um aposto explicativo e deverá ficar entre vírgulas.

ERRADO: “O homem que é um ser mortal deve respeitar a natureza.”
CERTO: “O homem, que é um ser mortal, deve respeitar a natureza.”
A oração grifada deve ficar entre vírgulas porque é subordinada adjetiva explicativa. Se fosse uma oração subordinada adjetiva restritiva não usaríamos as vírgulas: “O homem que trabalha vence na vida.” A diferença é que todo homem é um ser mortal (explicativa = com vírgula) e que nem todo homem trabalha (só o que trabalha vence na vida – restritiva = sem vírgula).
Em “O homem, que vinha a cavalo, caiu”, o uso das vírgulas (= oração subordinada adjetiva explicativa) informa que o homem caiu e explica que ele vinha a cavalo e sozinho (=não havia outros homens). Em “O homem que vinha a cavalo caiu”, a ausência das vírgulas (=oração subordinada adjetiva restritiva) altera o sentido da frase. Significa que havia outros homens e que aquele que vinha a cavalo caiu. Os outros provavelmente usavam outros meios de locomoção: de moto, de bicicleta, a pé, sobre jumentos, camelos… E não caíram.

ERRADO: Segura peão.
CERTO: Segura, peão.
A ausência da vírgula pode causar um incidente. Em vez de o peão segurar o touro, algum segurança desavisado pode querer ficar agarrado ao peão. Seria constrangedor! Sem a vírgula, o peão é o objeto do verbo segurar, ou seja, aquilo que deve ser segurado. É como se alguém mandasse segurar o peão. É o caso de “segura o touro”. Aqui temos a ordem correta para segurar o animal. Com a vírgula (“segura, peão”), peão passa a ser o vocativo, ou seja, agora é o peão que está recebendo a ordem de segurar… provavelmente o touro.
Se alguém gritar “pega ladrão”, não sobra um, meu irmão. Essa todos conhecem. É para pegar o ladrão, que é o objeto do verbo pegar. Perigo maior haveria se você gritasse “pega, ladrão”. Aí o ladrão vira vocativo e passa a ter o direito de pegar tudo que quiser.

ERRADO: “O diretor afirmou: não pensar em demissões.”
CERTO: “O diretor afirmou não pensar em demissões.”
O diretor pode não estar pensando em demissões, mas deveria pensar em dispensar os dois-pontos. Só precisaríamos dos dois-pontos se fosse discurso direto, ou seja, a transcrição da fala do diretor. Nesse caso haveria mudança no tempo do verbo: O diretor afirmou: “Não penso em demissões”.
Na frase O governador observou que: “as escolas merecem mais atenção”, temos uma grande salada. Ou usamos a conjunção “que” ou usamos os dois-pontos: O governador observou que as escolas merecem mais atenção ou O governador observou: “As escolas merecem mais atenção”. É interessante notar a sutil mudança de sentido do verbo observar.

Fonte: G1 (Professor Sergio Nogueira)

Secretaria de Educação a Distância da UFRN inaugura nova sede

A Secretaria de Educação a Distância (Sedis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugura nova sede no dia 20 de agosto. O evento de inauguração contará com a presença do diretor da Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Celso José da Costa, do reitor José Ivonildo do Rêgo e do secretário nacional de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky.

As novas instalações da Sedis contam com uma central de produções de material didático, estúdio de televisão, auditório com 100 lugares e sala de capacitação para 40 alunos. Os cursos de licenciatura a distância são em Física, Matemática, Química, Geografia e Ciências Biológicas, e os de bacharelado são de Administração e Administração Pública.

A Sedis conta, atualmente, com um total de 3.800 alunos matriculados em cursos de graduação, sendo cinco de licenciatura e dois de bacharelado. Em 2012, serão iniciados 02 cursos de especialização: Gestão Pública Municipal, com 320 alunos, e Mídias na Educação, com 500 alunos. Já em 2011, a previsão é para a abertura do curso de Especialização em Gestão Pública, com 320 vagas.

Saiba mais sobre a Sedis.
 

ublicado o resultado do programa de compra de equipamentos da UAB

Publicado nesta sexta-feira, 20, o resultado do Programa Equipamentos para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionou 78 instituições, entre universidades públicas e institutos federais, que receberão uma verba total de mais de R$ 18 milhões.

O programa selecionou propostas das instituições de ensino superior ligadas à UAB para o financiamento de equipamentos e mobiliário que possibilitem a implementação da ferramenta conferência-web. Outra destinação dos recursos é equipar núcleos de educação a distância, salas de coordenação e tutoria de cursos, com a finalidade de apoiar os cursos do Sistema UAB.

O objetivo é assim melhorar as condições físicas dos núcleos e cursos, de modo a otimizar tarefas como a produção de material didático, o ambiente virtual de aprendizagem e os serviços de web-conferência com os polos de apoio presencial.

Neste edital, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tiveram seus projetos aprovados. As duas instituições são parceiras com o Polo UAB de Marcelino Vieira, com esse fomento os polos terão maior qualidade de equipamentos para que sejam oferecidos aos estudandes em EaD.
 
Acesse o resultado.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Universidade federal latino-americana começa aulas nesta segunda-feira

Unila 
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) foi criada em janeiro e terá alunos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. (Foto:Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)
Começam nesta segunda-feira (16) as aulas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz de Iguaçu. Ao todo, cerca de 200 estudantes brasileiros e estrangeiros, da Argentina, Paraguai e Uruguai, se matricularam até sexta-feira na universidade, que foi criada em janeiro deste ano com a proposta de ter estudantes das Américas Latina e Central.
Para preencher as 300 vagas oferecidas, a universidade pretende fazer uma segunda chamada de estudantes, segundo o reitor Hélgio Trindade. "Alunos e professores estão chegando muito entusiasmados. Preocupados em se ajudar e a se integrar", disse.
As atividades do primeiro dia de aula incluem palestras com a reitoria, pró-reitorias e professores com informações sobre a estrutura da universidade, o programa dos cursos, as atividades do semestre e o programa de assistência aos estudantes.
Alunos da Unila 
Alunos terão aulas em português e em espanhol
(Foto: Assessoria de Imprensa UNILA/Divulgação)
Os alunos brasileiros foram selecionados com base no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Estudantes de escolas públicas tiveram benefício na seleção. Os estrangeiros foram selecionados com ajuda dos ministérios da Educação de cada país. “São alunos que entraram em outras universidades, mas diante da oferta da Unila resolveram mudar projetos e vir para a Unila”, disse Trindade.
As aulas ocorrerão na sede provisória da universidade, localizada no Parque Tecnológico Itaipu. Alunos que se mudaram de outras cidades do Brasil ou são estrangeiros ficarão hospedados em um hotel próximo à Unila, que será usado como moradia estudantil a estudantes que necessitarem de assistência estudantil. A universidade pretende comprar o hotel.
A ideia da universidade é que tenha aulas em português e em espanhol dependendo do professor que ministrar cada disciplina. Para poder assistir às aulas, todos os estudantes terão aulas de línguas no primeiro ano de curso.
A universidade terá seis cursos de graduação neste semestre, que são ciências biológicas - ecologia e biodiversidade (manhã), relações internacionais e integração (tarde), economia, integração e desenvolvimento (noite), sociedade, estado e política na América Latina (tarde), engenharia ambiental de energias renováveis (manhã) e engenharia civil de infraestrutura (manhã).
Os estudantes começam a estudar, no entanto, em aulas mistas, uma espécie de curso preparatório, em que se misturam alunos de todas as áreas. Só no decorrer do curso é que as turmas começarão a ser separadas por curso, segundo Trindade.
Para 2011, a universidade pretende criar um novo mecanismo para selecionar os estudantes estrangeiros. Segundo Trindade, a partir de março de 2011, a universidade abrirá vagas em outros 13 cursos com mais 1.700 vagas, e começará a receber estudantes de outros países latino-americanos, da América Central e do México
.
Mais informações sobre a universidade podem ser obtidas no site www.unila.edu.br.

Retorno as aulas - UFRN (Geografia, Matemática e administração Pública)

Prezado aluno,

Hoje, 16 de agosto, estamos dando início às atividades acadêmicas de 2010.2 dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Portanto, os encontros tutorias presenciais começam esta semana, na sede do polo. Avisamos que a plataforma moodle já está atualizada e ativa para seu uso, como também, estão disponíveis para entrega, na sede do polo, os cds com as aulas das disciplinas matriculadas, uma vez que, a gráfica responsável pelo envio do material impresso aos polos terá um pequeno atraso.

A coordenação

Comunicado / UFRN

Prezados tutores,
Conforme consta em nosso calendário acadêmico, de 16 a 29 deste mês é o período de rematrícula, onde terão que ser efetivadas as matrículas dos alunos que ainda não foram realizadas. É importante que vocês façam uma revisão geral, pois após o fechamento do sistema não serão aceitas matrículas fora do prazo.

Agradece a coordenação.

Inscrições para o Vestibular 2011 vão até o dia 29


As inscrições para o vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem até o dia 29 de agosto. Estão sendo oferecidas 6.139 vagas em 58 cursos, através do vestibular tradicional, e 245 vagas para seis outros, com seleção exclusiva através do Enem.
A Universidade conta, hoje, com 27 mil alunos em curso de graduação presencial e a expectativa é atingir 33 mil até 2012, por meio da implementação do Programa de Reestruturação e Expansão (REUNI/UFRN), que prevê a criação de novos cursos, construção de novas salas, laboratórios e bibliotecas nos próximos dois anos.

Outras InformaçõesLink(s): http://www.comperve.ufrn.br/

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Parabéns pelo seu dia. Feliz dia do Estudante.

Alfabeto do Estudante 
 
"Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida. Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos. Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade. Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças. Evite críticas e promova a amizade e a união. Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você. Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar. Habitue-se a prestar atenção às aulas. Insista no que vale a pena. Julgue, analise, antes de falar e concluir. Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas. Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição. Não estude só para a escola, mas para a vida. Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua. Procure entender e assimilar mais do que decorar. Querer é poder. Quem se esforça consegue. Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal. Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura. Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo. Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você. Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro. X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia. Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."

Autor: ( Desconhecido )

Pau dos Ferros vira capital nacional dos estudos de língua e literatura

Começa hoje o VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura (VII CMELP), que tem como objetivo principal potencializar reflexões e ações que contribuam para o debate acerca dos conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.
O evento discutirá "O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias".
O Cmelp será realizado de hoje até sexta-feira, 13, no Campus Avançado "Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia" (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ranking aponta UFRN como nona melhor do país e 19ª da América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a nona universidade mais qualificada do Brasil e a 19ª entre as instituições da América Latina, de acordo com o ranking das melhores instituições de ensino superior divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities. A UFRN ficou atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano, em janeiro e julho, cobrindo mais de 20 mil instituições de ensino superior em todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualificação de estudantes e professores.
O Webometrics Ranking Web of World Universities é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aula inaugural do Curso de Gestão Pública Municipal é adiada para o dia 14 de agosto

De acordo com a secretaria do curso, a aula inaugural de Gestão Pública fica adiada para o dia 14 de agosto. O motivo central do adiamento está relacionado ao período de matrículas das licenciaturas que estão ocorrendo nas sedes dos polos desde do dia 28 de julho e que se prolongará até o dia 07 de agosto. Nessa fase de efetivação das matrículas os laboratórios de informática dos polos estão disponíveis para o cadastramento acadêmico dos alunos, o que prejudicaria no dia 07, próximo sábado, a programação da aula do curso de especialização de Gestão Pública. Nesse sentido, a Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, informa a todos os alunos a nova data da aula inaugural.

Nova data: 14 de agosto
Horário: 9h às 13h
Local: Câmara Municipal

segunda-feira, 2 de agosto de 2010



CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA, DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ORGANIZA PROGRAMAÇÃO DE VISITA AOS POLOS.

De acordo com o professor Noel Constantino, coordenador do curso de Língua Espanhola - IFRN, a partir do dia 09 de agosto até o dia 13, toda a equipe de professores do curso de Língua espanhola estará realizando encontros acadêmicos, nas sedes dos polos, com os tutores presenciais, coordenadores de polos e alunos. A inciativa faz parte do calendário acadêmico do curso. É uma forma de avaliar o andamento e a aprendizagem dos alunos. Portanto, a coordenação do polo conta com a participação de todo o alunado. Veja o local do encontro no Polo UAB de Marcelino Vieira:

Dia: 10 de agosto / Terça-feira
Local: Câmara Municipal
Horário: 16h

Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal / Aula de abertura


Conforme e-mail recebido pela coordenação do Polo Universitário de Marcelino Vieira , da professora Marcella R. dos S. Felipe, Secretária do curso Lato Sensu em Gestão pública Municipal EaD/UFRN, a aula de abertura das atividades acadêmicas do curso de especialização em Gestão Pública Municipal será no dia 07 de agosto, próximo sábado, das 9h às 13h, no auditório da Câmara Municipal.

Agradece a coordenação.