sábado, 23 de outubro de 2010

Polo realiza minicursos e encontro acadêmico com os alunos da UFRN



Ontem, 22 de outubro, a coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira recebeu, em sua sede, a equipe da coordenação acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta pelas professoras Rute Alves e Lilian Giotto.

Na oportinidade, as professoras realizaram uma reunião com os totores presenciais de Matemática, Adriano Almeida, Francisco Nunes, Marcelo Lemos e Wilton Freitas. Após o encontro com os tutores, Lilian e Rute, acompanhadas com duas monitoras do Polo de Extremoz, desenvolveram dois minicursos com os alunos de Geografia, Matemática e Administração Pública, com os temas: "Avanços das ciências e suas implicações éticas" e "Interdisciplinaridade a partir de atividades experimentais"

Hoje, 23, a equipe se encontra no Polo Universitário de Luís Gomes sob a coordenação do professor Franklin Miguel.

- Aguardem as fotos do evento.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleição do novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 



Atenção, estudante: a UFRN escolhe nova reitoria em novembro

Está marcada para novembro a eleição do novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No caso, nova reitora, já que duas mulheres concorrem ao cargo: a atual vice-reitora Ângela Paiva Cruz e a professora Maria Arlete Araújo, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A vencedora do pleito assume o cargo no dia 28 de maio de 2011 e terá quatro anos de mandato. Fique atento! Procure conhecer as propostas e ajude a construir o futuro da UFRN. Confira abaixo os sites das candidatas:

Chapa Novas Conquistas (Profª. Ângela Paiva Cruz)


Chapa Um Novo Olhar sobre a UFRN (Profª. Maria Arlete Araújo)
 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MEC repudia declarações do candidato José Serra sobre o exame


O Ministério da Educação lamenta profundamente que a cerca de 20 dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que movimentará sonhos e aspirações de 4,6 milhões de estudantes em todo o país, o assunto seja tratado de forma leviana pelo candidato à Presidência da República José Serra.

O candidato de oposição ao atual governo anunciou que quer acabar com o novo Enem, um projeto construído pela rede federal de educação superior, com a participação das 59 universidades federais e dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o país.
Após a reformulação do exame, a rede decidiu abandonar o vestibular tradicional em proveito de um sistema democrático de acesso à educação superior pública de qualidade. Este ano, a rede oferecerá mais de 83 mil vagas, preenchidas exclusivamente pelo Enem, além das 140 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desde 2004, os partidos de oposição, por meio do Partido Democratas (DEM), tentam junto ao Supremo Tribunal Federal a declaração de inconstitucionalidade do ProUni, que tem o Enem como principal porta de entrada e já beneficiou mais de 700 mil jovens estudantes de baixa renda.

O candidato José Serra partidariza uma discussão que sempre foi tratada de forma suprapartidária pelo Ministério da Educação. O novo Enem foi elogiado por parlamentares de diversos partidos, inclusive do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal. É lastimável que o candidato agora se valha de um crime cometido contra o Estado e apurado pela Polícia Federal para partidarizar o debate sobre Educação. 

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.
Fonte: www.mec.gov.br
Postado por: Polo UAB de Luís Gomes

Capes inicia primeiro ciclo de acompanhamento do sistema UAB

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DED) iniciou, no final de setembro, o processo de Acompanhamento do Sistema UAB - 1º Ciclo. Os objetivos são contribuir para a consolidação do sistema e oferecer subsídios ao planejamento, execução e evolução dos cursos, impulsionando a qualidade.

O acompanhamento é feito por meio de análise da infraestrutura dos polos e dos recursos acadêmico-didático-pedagógicos dos cursos. Com isso, pretende-se elaborar e disponibilizar dados estatísticos sobre o desempenho da UAB e subsidiar o planejamento e execução de ações.

O processo começou com a divulgação de datas e procedimentos que as instituições e polos terão que cumprir. Cerca de 30 mil alunos e 5 mil tutores participarão desta primeira fase, além de coordenadores UAB, coordenadores de cursos e coordenadores de polo.

O acompanhamento é realizado em duas dimensões: cursos e polos. As etapas do processo são compostas por visita às IES e polos, com o objetivo de mapear as condições de oferta de cursos a distância; e percepção online que consiste na coleta por meio eletrônico da percepção dos alunos, tutores, professores e coordenadores. O 1º ciclo de acompanhamento será finalizado em dezembro.

Inicialmente, serão acompanhadas as 30 instituições de ensino superior (IES) participantes do primeiro edital (UAB 1) que ofertam 60 cursos de licenciatura em 341 polos de apoio presencial da UAB.

Informações detalhadas estão sendo enviadas às instituições, polos e coordenadores por meio dos sistemas SisUAB e ATUAB e pelo site da UAB.

Quanto ao Polo Universitário de Marcelino Vieira, a visita acontecerá nesta quarta-feira, 27 de outubro. A avaliação será coordenada pelo professor Luís Felipe, consultor da CAPES.

Inep divulga guia com perguntas e respostas sobre o Enem 2010

Site tira dúvidas sobre inscrição, prova e resultados. Exame está marcado para 6 e 7 de novembro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (19) um guia de perguntas e respostas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O exame está marcado para os dias 6 e 7 de novembro.

Segundo o guia, não haverá mudança do local de prova, como ocorreu no ano passado. “Cada local foi estipulado levando em consideração o endereço dos inscritos e município escolhido para realizar o Enem, indicados no ato da inscrição. Não haverá alteração de local de prova em hipótese alguma”, diz o site do Inep.

Os cerca de 4,6 milhões de inscritos no exame deverão receber os cartões de confirmação de inscrição até segunda-feira (25). Os estudantes poderão ainda consultar as informações sobre a inscrição no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, quem não receber o cartão até a próxima segunda-feira e não conseguir acessar as informações da inscrição no site deverá entrar em contato com Ministério da Educação pelo telefone 0800-61-61-61.
As provas ocorrerão das 13h às 17h30 de 6 de novembro, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Segundo o Inep, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.

Os estudantes deverão levar documento de identificação original; cartão de confirmação da inscrição, enviado pelo correio e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito; e caneta esferográfica de tinta preta.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o segundo dia útil após a realização das últimas provas. Os resultados do exame serão divulgado até 15 de janeiro de 2011, de acordo com o instituto.

Fonte G1

Curso de Língua Espanhola / IFRN / Webconferência

Comunicamos a todos os alunos do curso de Língua Espanhola que amanhã, 22, às 16h, haverá mais uma aula pela conferência web. A aula será ministrada pela professora Tatiana Maranhão, da disciplina Espanhol I. Portanto, fiquem atentos com a data e a hora da aula.

A Coordenação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NOVO CURSO "ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA"

Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (Modalidade a Distância):
O Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte juntamente com a Secretaria de Educação a Distância abre inscrições para o processo de seleção para o novo Curso de Especialização em Gestão Pública modalidade a distância.
Serão ofertadas 320 vagas distribuídas entre as 8 cidades-polo (Natal, Parnamirim, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Caicó, Nova Cruz, Luís Gomes).
A seleção será constituída de uma avaliação presencial contendo 10 questões com base em textos indicados no edital e previsto para acontecer dia 27/11.
O curso tem previsão de início em fevereiro de 2011 e integra uma carga horária de 420h. O curso é financiado pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP/MEC, não havendo ônus ao discente.

1 - POLO UNIVERSITÁRIO DE MARCELINO VIEIRA:
 
- Estão sendo ofertadas 27 vagas para demanda social e 03 vagas para funcionários da UFRN.


Demais informações podem ser obtidas através do edital que se encontra na página da SEDIS: http://www.sedis.ufrn.br/. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 15/11, diretamente no SIGAA http://www.sigaa.ufrn.br

(ícone Pós-Graduação Lato Sensu).

IFRN promove IV Jornada Hispânica Nacional & I Internacional

Evento terá como tema: "Lengua, Cultura y Enseñanza"
Proporcionar um espaço de intercâmbio entre os profissionais e estudantes vinculados ao ensino, pesquisa e divulgação das culturas hispânicas; este é o objetivo da IV Jornada Hispânica Nacional e Internacional que vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro, no Campus Natal-Central do IFRN.

O evento está sendo promovido pela coordenação de Licenciatura em Espanhol do Instituto, mas se engana, quem pensa que a programação é direcionada apenas para os alunos do curso.Um dos objetivos da coordenação do evento é proporcionar a interação entre alunos e professores de diferentes insituições de difusão e ensino da Língua Espanhola. O alvo é oferecer um espaço onde esses profissionais poderão apresentar os resultados de seu ensino e de suas pesquisas e assim contribuir para a formação dos futuros professores.

Na programação; mesas redondas, mini-cursos, comunicações, exposição cultural e de livros, momento para troca de livros entre os participantes, atividades artístico-culturais além de uma singela degustação gastronômica representativa de sociedades hispanas.
As inscrições estão sendo realizadas através do endereço http://jornadahispanica.wordpress.com/.
Até o dia 31 deste mês, a taxa de inscrição terá um valor promocional.
Para saber mais, clique aqui.

Feliz dia dos professores



Ser Mestre

Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

PROGRAMAÇÃO PARA AACC - 22 DE OUTUBRO - INSCRIÇÕES NA SEDE DO POLO MARCELINO VIEIRA

PÓLO DE MARCELINO VIEIRA
ATIVIDADE
RESUMO
PROFESSOR
DATA
CH
N VAGAS
1.Avanços das ciências e suas implicações éticas

Este Mini-Curso tem o objetivo de debater as questões que contemplam os
avanços das ciências nos últimos anos e suas conseqüências na sociedade
moderna. Ele está dividido em três etapas: (1) Leitura e discussão de
textos que contemplam tais avanços; (2) Oficina “A molécula da Vida, que
abrange a construção da molécula do DNA utilizando a técnica do Origami e
a extração e visualização do DNA do morango utilizando materiais
alternativos; (3) Atividade à distância para complementar a carga horária
Lilian Giotto Zaros
22/10/10
30h
25
2. Interdisciplinaridade a partir de atividades experimentais
Rute Alves de Sousa
22/10/10
8h
20

sábado, 9 de outubro de 2010

Polo UAB de Marcelino Vieira realiza a sua primeira aula pela Web conferência.




 Sala da Web Conferência - Polo Marcelino Vieira

 Depois de já ter realizado a seleção de tutoria presencial do curso de Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Conferência Web, o Polo Universitário de Marcelino Vieira-RN neste dia, 08 de outubro, realizou a sua primeira aula com o uso da Web conferência. A aula foi direcionada aos alunos do curso de licenciatura em Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, ministrada pela professora Maria Trindad, que trabalhou conteúdos da disciplina  de “Fonética e Fonologia”. A nova experiência pedagógica, com o uso dessa tecnologia , partiu de uma iniciativa do Instituto  Federal do RN com os pólos UAB, em particular, o Polo de Educação a Distância de Marcelino Vieira.

Na oportunidade, estiveram presentes a aula virtual pela RNP/IFRN, na sede do Polo, 14 alunos do curso de Espanhol; a Tutora Presencial do curso, professora Lenilda; o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, a Secretaria Acadêmica do Polo, Andréa Graziele; e o Tutor Presencial do curso de especialização do IFRN, professor Pedro Cesário. Na sala de reunião do IFRN, em Natal, fizeram-se presentes a professora Maria Trindad, e os técnicos em informática, os professores Wagner e Elizama, que atuaram como os Hosts dsistema RNP.


 Aluna Maria do Socorro, interagindo com a professora María Trindad

Para o Coordenador do Polo, Romualdo Carneiro, o uso da web conferência permite um contato, em tempo real, com as coordenações de cursos e, principalmente, com os professores das disciplinas, que ao entrarem em contato com os alunos do curso a interação acadêmica acontece, com discussões e tira dúvidas. Segundo Carneiro, uma nova aula está agenda para o dia 15, e que a Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das coordenações dos cursos de Geografia e Administração Pública também estão se organizando para realizar uma aula pela web conferência.

 Alunos do curso (fardamento vermelho), tutora presencia do curso, Lenilda (de branco), Pedro cesário (tutor presencial do curso de especialização /IFRN)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estudante de Administração vence concurso nacional de monografias
O vencedor do concurso nacional de monografias do 15º Congresso Nacional de Administração (Conad) é um estudante que realiza a graduação pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). José Teofenes, aluno e servidor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), conquistou o primeiro lugar e superou cerca de 1,5 mil concorrentes.
Teofenes realiza o curso de administração na modalidade de educação a distância no Campus I da universidade em Salvador. Indagado sobre a importância da premiação, o estudante destacou não se tratar de uma vitória pessoal, mas uma conquista de toda a universidade. Ele recebeu além de troféu, uma TV LCD de 32 polegadas como prêmio.
De acordo com a assessoria de comunicação da Uneb, o coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na instituição, Silvar Ribeiro, enfatiza que o prêmio recebido demonstra como os cursos universitários na modalidade a distância dão uma formação de qualidade aos seus discentes.
A 15ª edição do Conad aconteceu nos dias 16 a 18 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, estado de Goiás, em paralelo à terceira edição do Encontro Nacional de Professores de Administração (Enap). O Conad teve sua primeira edição em 1994, idealizado pelo administrador Samuel Albernaz. A ideia era homenagear o Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, oportunizando aos profissionais e aos acadêmicos de todo o Brasil discussões sobre a realidade da profissão.
Fonte: www.uab.capes.gov.br

Postado por: Polo UAB de Luís Gomes

CAMEAM-UERN: Mestrado publica livro e faz lançamento no CNELL

O livro “de Memória e de Identidade – estudos interdisciplinares”, distribuído pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) será lançado na 7ª Semana de Estudos Linguisticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP) e no 1º Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CNELL). 

A publicação é uma iniciativa da Linha de Pesquisa Discurso, memória e identidade, vinculada ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Com o objetivo de fomentar o debate sobre o discurso, a memória e a produção de identidades, o livro, que conta com 266 páginas, é dividido em dois capítulos e configura-se como uma coletânea de artigos científicos elaborados por pesquisadores de universidades brasileiras, criteriosamente organizada pelos professores Francisco Paulo da Silva, Antonia Marly da Silva, Ivanaldo Oliveira dos Santos e Maria Edileuza da Costa.

O primeiro é denominado “Discurso, vestígios da memória e sentido” e o segundo “Discurso e identidade na mídia e na literatura”. Os textos tratam do discurso e, assim, consideram que, em sua descrição, deve-se considerar as práticas discursivas que engendram sua produção e circulação.

O lançamento será nesta quarta-feira (06) a partir das 21h no auditório do Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM-UERN) em Pau dos Ferros.

Assessoria do Evento
 
Postado por: Folha em dia

quarta-feira, 6 de outubro de 2010


XVII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA NORTE-RIO-GRANDENSE


O XVII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA NORTE-RIO-GRANDENSE, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2010, terá como sede o Centro de Ensino Superior do Seridó- CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, localizado na Cidade de Caicó. O referido evento constitui-se uma iniciativa que visa integrar estudantes, professores e profissionais da Geografia e áreas afins, potencializando o intercâmbio de saberes e experiências vinculados a essa área da Ciência.

Nesta edição, elegeu-se a Região Nordeste: dinâmica territorial e desenvolvimento como temática central e as análises relativas à Geografia em diferentes perspectivas de abordagens, como itinerários de discussões, conforme apresentado nos eixos temáticos.
O evento foi organizado com base em uma programação que se efetivará através de conferencia, mesas-redondas, mini-cursos, espaços de diálogos e práticas e atividades culturais.

Seja bem-vindo ao nosso XVII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA NORTE-RIO-GRANDENSE!
Objetivo
Estimular e fortalecer a Geografia no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte através da promoção do debate científico, do intercâmbio de conhecimentos e da socialização dos saberes produzidos no ambiente acadêmico.

Participe!!!

Veja detalhes no site: www.egeorn.co.cc

Comunicado para os alunos do curso de Administração Pública - UFRN

Comunicamos a todos os alunos do curso de Administração Pública que haverá prova da disciplina Contabilidade Geral, bem como, a reposição da prova da disciplina Teorias da administração II neste domingo, 10 de outubro,  às 8h, na Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes.

Portanto, prestem atenção no local de prova. Neste domingo a prova será aplicada na Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, que fica na avenida principal da cidade, de frente a Delegacia de Polícia.

Quanto aos cursos de Matemática e Geografia, a aplicação das provas ocorrerá normalmente na Escola Municipal Edilton Fernandes.

Eleição para reitoria da UFRN


Atenção, estudante: a UFRN escolhe nova reitoria em novembro

Está marcada para novembro a eleição do novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No caso, nova reitora, já que duas mulheres concorrem ao cargo: a atual vice-reitora Ângela Paiva Cruz e a professora Maria Arlete Araújo, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A vencedora do pleito assume o cargo no dia 28 de maio de 2011 e terá quatro anos de mandato. Fique atento! Procure conhecer as propostas e ajude a construir o futuro da UFRN. Confira abaixo os sites das candidatas:

Chapa Novas Conquistas (Profª. Ângela Paiva Cruz)

Chapa Um Novo Olhar sobre a UFRN (Profª. Maria Arlete Araújo)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESPECIALIZAÇÃO / IFRN / CALENDÁRIO DE PROVAS DAS DEPENDÊNCIAS

Prezados alunos,

Segue abaixo o calendário de provas dos curso de especializações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte:

LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
 Metodologia do Ensino
Concepções de Linguagem
Ética e  Cidadania

Prova Presencial - 15/10
Prova Reposição  -20/10
Prova Recuperação - 30/10

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Geografia do semiarido
Técnicas de Educação Ambiental

Prova Presencial - 15/10
Prova Reposição  -20/10
Prova Recuperação - 30/10

LITERATURA E ENSINO
Literatura Potiguar
Metodologia do Ensino
Metodologia da pesquisa

Prova Presencial - 15/10
Prova Reposição  -20/10
Prova Recuperação - 30/10