O 6º Encontro de Tutores da Educação a Distância da UFRN/UAB, realizado no período de 15 a 17 de fevereiro, no Hotel Praia-mar, foi promovido pela Secretaria de Educação a Distância – SEDIS/UFRN objetivando capacitar os tutores, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a práxis que norteia a inserção desse grupo no desenvolvimento da EaD.
O encontro reuniu cerca de 200 tutores, dos 20 polos de apoio presencial da EaD, localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, onde são ofertados os cursos de Ciências Biológicas, Química, Física, Geografia e Matemática (licenciatura) e Administração e Administração Pública (bacharelado).
A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretaria SEDIS – Professora Carmem Rêgo e da Vice-reitora da UFRN – Professora Ângela Cruz, dentre outras personalidades da EaD/UAB/UFRN. Em sua fala a Professora Carmem Rêgo destacou o que representa a EaD no âmbito da UFRN e rememorou a história da EaD no contexto da UFRN, evidenciando o seu crescimento e a política constante em busca da qualidade. Já a Vice-reitora – Professora Ângela Cruz, que na oportunidade representava o Reitor – Professor Ivonildo Rêgo, destacou a importância da EaD na interiorização das ações da UFRN e, também deixou claro que na sua gestão, a iniciar em maio, a EaD continuará recebendo atenção especial, haja vista que a experiência tem demonstrado que é possível sim levar aos mais distantes rincões do RN a oferta UFRN com a qualidade que lhe é conferida nos cursos presenciais.
No decorrer dos três dias muitos foram os momentos de debate e reflexão sobre os números da EaD por curso, as perspectivas futuras, a necessidade do fortalecimento de parcerias para garantir a estruturação da infra-estrutura física e logística dos Polos, a institucionalização da função de tutor e, até mesmo surgiu a ideia de formação de uma associação de tutores da EaD do RN.
A ideia da criação de uma associação de tutores da EaD do RN partiu do tutor Valderi Idalino da Silva, do Polo Universitário de Luís Gomes, que foi muito bem aceita por todos e, agora espera-se que nos meses seguintes o idealizador possa seguir dando passos rumo a consolidação desse projeto, que dentre os seus objetivos destaca “a união da categoria”.
Discutiu-se também as perspectivas de rompermos, num futuro breve, as barreiras que distanciam a EaD da educação presencial e de estarmos cada vez mais próximos de um eficaz sistema bimodal, onde o preconceito será ultrapassado.
No encontro o coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes, Professor Franklin Miguel Fernandes, fez uso da palavra durante a palestra do Dr. José André Peres Angoti – UFSC que enfatizou: “A EaD/UAB/UFRN cresce a passos largos com qualidade e, nesse sentido também deve crescer a atenção para a sua completa institucionalização. Deve-se também oportunizar aos tutores uma formação contínua com vistas a sua qualificação profissional.”
Fonte: Polo UAB de Luís Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário