terça-feira, 30 de agosto de 2011

Comunicado da CAPES sobre o pagamento dos tutores - Bolsa de agosto


Prezados Coordenadores e Coordenadores Adjunto UAB,

Informamos que o acesso ao SGB/CAPES foi liberado para aqueles Coordenadores que o solicitaram, conforme orientações contidas no Guia do Usuário enviado anteriormente. Caso o senhor(a) continue sem acesso, consulte o Guia e verifique se os procedimentos nele descritos foram realizados de forma correta.

O prazo para as instituições realizarem as operações relacionadas ao pagamento de agosto (cadastramento de novos bolsistas, inclusão de novas vinculações e mudança de agência bancária) finaliza no dia 02/09/11(sexta–feira). Ressaltamos que todos os bolsistas terão novas contas abertas nas agências cadastradas no SGB/FNDE, de modo que as IPES podem utilizar esse período para modificar a agência bancária daqueles bolsistas que possuem problemas de ordem bancária, tais como emissão de cartão e contas antigas abertas em agência errada.

O lote principal de agosto estará disponível para análise e envio por parte das IPES entre os dias 05/09/11 e 09/09/11. Reiteramos que o prazo para o pagamento da bolsa, como é de amplo conhecimento dos coordenadores UAB, permanece até o 15º dia útil do mês subseqüente. No caso do mês de Agosto/2011, temos até o dia 22 de setembro para efetivar o pagamento da bolsa sem atraso.


Grace Tavares Vieira
Coordenadora Geral de Supervisão e Fomento
CGFO/DED/CAPES

Nota de esclarecimento sobre os certificados das especializações - IFRN

A professora Abigail Silva, secretária acadêmica do Departamento de Educação a Distância, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, afirma que os processos de emissão dos certificados se encontram em fase final, faltando apenas a assinatura do Diretor do Campus EAD. Leia o e-mail que Abigail enviou ao coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira, nesta segunda-feira, 29 de agosto:

"Olá Romualdo,
Os certificados estão na mesa do Diretor do Campus EAD para assinatura. Infelizmente, ele viajou semana passada e só chegou hoje [29]. Espero que até quinta estes certificados estejam assinados".
Att.

Abigail.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aluna do Polo UAB de Marcelino Vieira é aprovada em mestrado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


A estudante Mary Carneiro de Paiva Oliveira, que concluiu neste ano de 2011 a especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar, pela modalidade a distância, ofertada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, teve total aprovação na prova escrita, entrevista e projeto no mestrado em educação da  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O projeto aprovado pela banca examinadora da universidade seguiu a mesma linha de pesquisa da especialização em Língua Portuguesa, cursada  pela aluna no Polo Universitário de Marcelino Vieira. Segundo Mary Carneiro, o Trabalho de Conclusão de Curso da especialização a distância - TCC, 'Escola Municipal Tomás de Aquino: descobrindo a transdisciplinaridade com o Programa Escola Ativa', defendido no mês de dezembro de 2010, despertou o desejo em aprofundar a pesquisa.

"Os professores formadores do curso estimularam bastante para seguir adiante na minha pesquisa, fiz alguns ajustes no projeto, mas não mudei o objeto de estudo; dessa forma, para concorrer a uma vaga no mestrado, a temática do projeto foi ampliada ficando assim: 'As Classes Multianuais das comunidades Juazeiro e do panatis: descobrindo a transdisciplinaridade com o Programa Escola Ativa'. De fato, muito me contribuiu a especialização, os encontros presenciais no polo e os fóruns de discussão no moodle/IFRN", completou a professora Mary.

Para o coordenador do Polo Universitário de Marcelino Vieira, professor Romualdo Carneiro, a aprovação da professora no mestrado, vem dá credibilidade aos cursos que são ofertados pelas IES, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.

Encontro Acadêmico de Espanhol - IFRN

Caros alunos,

Comunicamos que nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 16h, haverá o encontro acadêmico com a Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras (Espanhol). O encontro será coordenado pelo professor Noel Constantino, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Portanto, a presença é obrigatória.

Romualdo Carneiro
Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira-RN

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Avança as obras de infraestrutura do Polo UAB de Marcelino Vieira

Segundo o engenheiro civil, Dr. Júnior, encarregado pela reforma da nova sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira, o término da obra está previsto para o mês de outubro, do corrente ano, e já foram concluídas mais 75% da reforma, que vem atendendo toda a exigência do FNDE. Conforme o coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, a nova sede contará com sala de coordenação com banheiro, secretaria acadêmica, almoxarifado, banheiros masculino e feminino, três salas de tutoria, laboratório de informática, laboratório pedagógico, auditório, cantina e área de passeio. De acordo com a coordenação, tudo está sendo organizado para que a inauguração ocorra no mês de novembro, dentro das festividades da emancipação política do município, que acontecerá no dia de 24.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontro Acadêmico com os Coordenadores de Polos




Nos dias 18 e 19 de agosto, na sede da Secretaria de Educação a Distância - SEDIS/UFRN, foi realizado mais um encontro acadêmico de coordenadores de polos, com cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A SEDIS, coordenada pela professora Carmem Rêgo, tratou em discutir as novas exigências da CAPES para a oferta de novos cursos em EAD nos polos.

No encontro, também foi pautada a discussão sobre a infraestrutura dos polos, bem como, a sua organização administrativa e a necessidade dos coordenadores de pólos em “alimentar” o Sistema de Informação da Universidade Aberta do Brasil – SISUAB. Para o Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira, professor Romualdo Carneiro, o encontro foi positivo, pois possibilitou a troca de experiências administrativas entre os coordenadores, como também, a discussão sobre o novo Termo de Compromisso que os mantenedores terão que assinar para poder receber, em seus pólos, os novos cursos que serão ofertados pelas IES.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Calendário Acadêmico das Licenciaturas - Geografia e Matemática - UFRN

PERÍODO LETIVO 2011.2
Início: 08/08/2011
Término: 30/12/2011
JULHO
03 a 30 Trabalho de campo do trilhas potiguares/PROEX nos municípios.
04 Projeto Conviver. PROEX/NAC/DDRH/EDUFRN/COOPERATIVA CULTURAL/ADURN/APURN/SIN.
05 Dia da Cidade de Luís Gomes – Feriado Municipal.
06 Divulgação dos resultados das cotas PIBIC, PIBIC-AA e PIBITI no SIGAA.
09 Último dia para recebimento, pelo Polo, de solicitação de transferência de Polo para o período letivo 2011.2.
11 Data limite para pedido de revisão da correção das provas presenciais.
13 Último dia para consolidação final, pelos docentes, das turmas de componentes curriculares do período letivo 2011.1.
14 TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO 2011.1
15 a 25 Período para solicitação de trancamento de programa a Posteriori (art. 264 do Regulamento dos cursos regulares de graduação) período 2011.1.
19 Primeiro dia de matrícula “on line” em componentes curriculares para o período letivo 2011.2 no SIGAA.
22 Processamento do cancelamento de programa de acordo com o artigo 314 c/c art. 24 do Regulamento dos cursos regulares de Graduação (decurso de prazo).
22 Último dia para remessa à PROGRAD/DAE, pelos Coordenadores de Curso, da relação dos concluintes para o período letivo 2011.1.
25 Início do prazo para realização das Solenidades de Colação de Grau dos concluintes do período letivo 2011.1.
26 Dia da Padroeira de Currais Novos – Feriado Municipal.
28 Festa de Santana – Feriado Municipal em Caicó.
29 Dia da Padroeira de Caicó – Feriado Municipal.
31 Último dia de matrícula no SIGAA, em componentes curriculares para o período letivo 2011.2

AGOSTO
01 e 02 Processamento das matrículas pelo SIGAA.
03 Disponibilização, no SIGAA, dos atestados de matrícula com o resultado do processamento das matrículas.
08 INÍCIO DO PERÍODO LETIVO 2011.2
09 Início do período da rematrícula no SIGAA para o período letivo 2011.2
15 Dia da Padroeira de Tabira – Feriado Municipal.
17 Término do período de rematrícula no SIGAA para o período letivo 2011.2.
18 Processamento da rematrícula.
19 Disponibilização, no SIGAA, dos atestados de matrícula com o resultado do processamento da rematrícula.
20 Início do período de solicitação de aproveitamento de estudos e entrada de requerimento para reexame de processos de aproveitamento de estudos, para o período letivo 2011.2
31 Segundo prazo para atualização da produção docente no SIGAA.

SETEMBRO
02 Projeto Conviver. PROEX/NAC/DDRH/EDUFRN/COOPERATIVA CULTURAL/ADURN/APURN/SIN.
07 Dia da Independência do Brasil – Feriado Nacional
12 Lançamento do Edital para Cursos e Eventos – PROGRAD/PPG/PROPESQ/PROEX.
12 a 16 Terceiro Seminário de Ensino e Extensão do CERES.
14 Término do prazo para realização das Solenidades de Colação de Grau dos concluintes do período letivo 2011.1.
18 Realização da 1ª Prova presencial das disciplinas do Grupo 01.
19 Último dia para o tutor consolidar as notas no SIGAA, referentes às aulas da primeira avaliação.
19 Data para o Coordenador de Polo enviar a SEDIS as provas referentes à primeira avaliação das disciplinas do Grupo 01.
23 a 27 Publicação na página da disciplina, no MOODLE, das expectativas de respostas da primeira avaliação presencial das disciplinas do Grupo 01.
25 Realização da 1ª Prova presencial das disciplinas do Grupo 02.
26 Data para o coordenador de Polo enviar a SEDIS as provas referentes à primeira avaliação das disciplinas do Grupo 02.
29 Dia do Padroeiro de Extremóz – Feriado Municipal
30 Último dia para remessa à PROGRAD/DAE, pelas Coordenações de Curso, da relação dos prováveis concluintes do período letivo 2011.2
30 Último dia para remessa à PROGRAD/DAE, pelas Direções de Centro e Unidade Acadêmica Especializada, das datas das solenidades de colação de grau dos concluintes do período letivo 2011.2
30/09 a 04/10 Publicação na página, no MOODLE, das expectativas de respostas da primeira avaliação presencial das disciplinas do Grupo 02.

OUTUBRO
03 Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu – Feriado Estadual.
04 PROJETO CONVIVER. PROEX/NAC.
05 Último dia para divulgação das notas no SIGAA, da primeira avaliação Presencial das disciplinas do Grupo 01.
12 Dia da Padroeira do Brasil – Feriado Nacional
13 Último dia para divulgação das notas no SIGAA, da primeira avaliação Presencial das disciplinas do Grupo 02.
15 Dia da Emancipação Política de Currais Novos – Feriado Munipal.
17 a 20 XXII Congresso de Iniciação Científica – CIC2011.
17 a 21 XVII CIENTEC.
17 a 21 Olimpíadas Universitárias – suspensão de avaliação da aprendizagem.
17/10 a 21/11 Período para o envio (no SIGAA) do Relatório anual de pesquisa dos professores – projetos iniciados (ou renovados) em janeiro do ano corrente, e envio do Relatório Final para as modalidades de bolsa PROPESQ, REUNI e PNAES.
20/10 a 10/11 Período para as Coordenações de Curso solicitarem vagas em turmas de componentes curriculares para o período letivo 2012.1.
21 Seminário de Iniciação a Docência – SID2011.
28 Dia do Servidor Público – Suspensão das atividades administrativas e acadêmicas.

NOVEMBRO

02 Dia de Finados – Feriado Nacional
03 Projeto Conviver. PROEX/NAC/DDRH/EDUFRN/COOPERATIVA CULTURAL/ADURN/APURN/SIN.
11 Festival Universitário da Canção – FUC2011.
13 Realização da 2ª Prova Presencial das disciplinas do Grupo 01.
14 Data para o Polo enviar a SEDIS as provas referentes à segunda avaliação das disciplinas do Grupo 01.
14 Último dia para o tutor consolidar as notas no SIGAA, referentes às aulas da segunda avaliação
15 Dia da Proclamação da República – Feriado Nacional.
15 Último dia para solicitação no SIGAA de trancamento de matrícula em componente curriculares de alunos regulares para o período letivo 2011.2.
15 Último dia para recebimento, pela PROGRAD/DAE, de pedidos de trancamento de programa para o período letivo 2011.2
17/11 a 21/12 Planejamento, pelos Departamentos e Coordenações de Cursos, da oferta de vagas em turmas de componentes curriculares para o período letivo 2012.1.
18 a 22 Publicação na página da disciplina, no MOODLE, das expectativas de respostas da 2ª. Prova Presencial das disciplinas do Grupo 01.
20 Realização da 2ª Prova Presencial das disciplinas do Grupo 02.
21 Dia da Padroeira de Natal – Feriado Municipal.
21 Data para o Polo enviar a SEDIS as provas referentes à segunda avaliação das disciplinas do Grupo 02.
21 Término do recebimento, pela SEDIS, das provas referentes à segunda avaliação presencial das disciplinas do Grupo 01.
24 a 28 Publicação na página da disciplina, no MOODLE, das expectativas de respostas da 2ª Prova presencial das disciplinas do Grupo 02.
24 Emancipação Política de Marcelino Vieira – Feriado Municipal.
24/11 a 16/12 1º Festival de Artes Integradas da UFRN. PROEX/NAC

DEZEMBRO
01 Último dia para divulgação das notas no SIGAA, da 2ª Prova presencial das disciplinas do Grupo 01 e Grupo 02.
02 Projeto Conviver. PROEX/NAC/DDRH/EDUFRN/COOPERATIVA
03 Aniversário da Cidade de Nova Cruz – Feriado Municipal.
08 Dia da Imaculada Conceição - Feriado Municipal em Currais novos.
08 Dia da Padroeira de Nova Cruz – Feriado Municipal.
09 a 20 Confirmação, pelos Departamentos, no SIGAA, da oferta de vagas em turmas de componentes curriculares para o período letivo 2012.1.
10 Fim do período de recuperação de estudos de todas as disciplinas.
11 Realização da 3ª. Prova presencial de todas as disciplinas.
12 Data para o Polo enviar a SEDIS as provas referentes à terceira avaliação das disciplinas dos Grupos 01 e 02.
12 Resultado do Edital para Projetos e Produtos de Extensão/PROEX.
13 Dia de Santa Luzia – Feriado Municipal em Nova Cruz.
16 Dia da Emancipação Política de Caicó – Feriado Municipal.
16 a 20 Publicação na página da disciplina, no moodle, das expectativas de respostas referentes à terceira avaliação presencial das disciplinas dos Grupos 01 e 02.
23 Último dia para divulgação das notas no SIGAA, da terceira avaliação presencial das disciplinas do Grupo 01 e 02.
24 Último dia para o aluno solicitar transferência de Polo para o período letivo 2012.1.
25 Natal – Feriado Nacional.
27 Data limite para o pedido de revisão da correção das provas presenciais.
29 Último dia para consolidação final, pelos docentes, das turmas de componentes curriculares do período letivo 2011.2.
30 TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO 2011.2.
30/12 a 16/01 Período para solicitação de trancamento de programa a Posteriori (art. 264 do Regulamento dos cursos regulares de graduação) período 2011.2.

JANEIRO/2012

01 Confraternização Universal – Feriado Nacional.
05 Último dia para remessa à PROGRAD/DAE, pelos Coordenadores de Cursos, da relação dos concluintes para o período letivo 2011.2.
06 Dia de Santos Reis – Feriado Municipal em Natal.
23 Início do prazo para realização das Solenidades de Colação de Grau dos concluintes do período letivo 2011.2.

Coordenação Acadêmica da SEDIS/UFRN

Realizado o Curso de Capacitação Inicial para Tutores de Estágio das Licenciaturas a Distância da UFRN

Neste início de semestre letivo foi realizado o Curso de Capacitação Inicial para Tutores de Estágio das Licenciaturas a Distância da UFRN, na Secretaria de Educação à Distância da UFRN, Natal-RN, nos dias 04 e 05 de agosto de 2011, totalizando uma carga horária de 8 h.

O mesmo foi ministrado pela profª Jacyene Melo de Oliveira Araújo - Coordenadora do Estágio Supervisionado das Licenciaturas a Distância - SEDIS - UFRN - em parceria com os professores orientadores dos estágios supervisionados dos cursos de Geografia (Prof. Adriano Troleis), Biologia (Profª Rute Sousa), Matemática (Profª Mércia Pontes e Prof. David Armando), Física (Prof. Alcindo) e Química (Prof. Carlos Neco e Prof. Melquesedeque Freire).

Participaram deste curso os novos tutores de estágio dos seguintes pólos: Caicó, Campina Grande, Currais Novos, Extremoz, Lajes, Marcelino Vieira, Martins, Luis Gomes e Nova Cruz.

"Avaliamos que a participação de todos os envolvidos no encontro foi bastante positiva, na certeza de colhermos bons frutos ao longo do semestre letivo no trabalho com os nossos alunos estagiários"- afirma a Profª Jacyene Araújo


Fonte: Sedis








IFRN - Processo seletivo para cargo de Coordenador de Tutoria em Língua Espanhola

Conforme comunicado da coordenação do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte está abrindo um processo seletivo para uma vaga de COORDENADOR DE TUTORIA. O candidato que deseja participar por processo, deverá enviar o currículo Vitae para o e-mail noel.constatino@ifrn.edu.br. Leia abaixo mais informações:

"Nos dias oito e nove de agosto de 2011, estaremos realizando entrevistas com os interessados em assumir a função de coordenador de tutor do Curso de Lic. em Letras Espanhol.

O candidato interessado deve enviar-me currículo vitae, por email, a fim de que possa marcar o horário da entrevista. O candidato deve ter formação na área de Licenciatura em Espanhol (licenciatura ou DELE ou especialização ou mestrado ou doutorado).

Assim sendo, informamos a todos que esse coordenador de tutores deve ter domínio específico da Língua Espanhola. Trabalhará de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h presencialmente na Coord. do Curso.

Participa da entrevista o Pedagogo do campus EaD IFRN, Sr. Alexsandro".

Atenciosamente.
Prof. Noel.   Cel. 88995453.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Entrega de material no Polo - Geografia e Matemática

Caros alunos,

A Coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira informa que os materiais das disciplinas, do semestre de 2011.2, já se encontram na sede do polo e que a coordenação já está operacionalizando a entrega dos mesmos. Portanto, venham ao polo receber o seu material.

Obs: Sábado, 06 de agosto, o Polo estará fechado para atendimento acadêmico. Motivo: Será realizada uma limpeza geral e manutenção nos computadores.

Agradece a coordenação.