quarta-feira, 27 de junho de 2012

Período para escolha do livro termina em 1º de julho

ASCOM-FNDE (Brasília) - Professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas de todo o Brasil podem escolher até 1º de julho os livros didáticos que vão utilizar em sala de aula no próximo ano.
A escolha dos livros didáticos é feita na internet, no Sistema de Material Didático do FNDE (Simad). Os professores ou gestores das escolas devem escolher duas opções de obras para cada componente curricular. Caso não se concretize a compra da primeira opção, a escola receberá os livros da segunda opção.
Serão selecionadas as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano). Serão comprados 60 milhões de livros que serão distribuídos a 13 milhões de estudantes. O valor investido para esse guia específico será de R$ 400 mil.
Guia - Para ajudar na escolha, está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o Guia de Livros Didáticos 2013, que traz o resumo e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Ao estudar o guia, os professores podem conhecer melhor os livros que vão selecionar para seus alunos. O guia ainda traz livros de história, ciências e geografia para alunos do 2º ao 5º ano, e também de matemática de português para o 4º e o 5º anos, além de livros de história e geografia regional para estudantes do 4º ou 5º ano.
A coordenadora dos Programas do Livro do FNDE, Sônia Schwartz, alerta sobre a importância de cuidar bem da senha de acesso ao sistema. Após a conferência das coleções desejadas para 2013, é só clicar na opção "gravar" na parte inferior direita da tela, e a escolha estará completa. Segundo a coordenadora, as escolas ainda podem alterar sua seleção até o fim do prazo de vigência do processo, mas ficará valendo a última escolha gravada.
Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE devem ser utilizados por três anos consecutivos. A exceção são os livros consumíveis, de alfabetização matemática e letramento e de alfabetização. Esses livros são distribuídos no início de cada ano letivo.
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: