sábado, 13 de julho de 2013

Seminário conclui atividades com debate sobre tecnologia e educação

Clique para ampliar a imagem  
  Seminário conclui atividades com debate sobre tecnologia e educação  - Reitora Dra. Ângela
Paiva Cruz.
 
A diretora do Departamento de Ações Regionais (DEARE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sônia da Costa, proferiu a última palestra do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que nesta edição abordou o tema “Educação Básica e Profissional para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

A diretora do DEARE, que apresentou a temática “Inclusão Social e Novas Tecnologias Educacionais na Era Digital”, falou sobre a estrutura, a função e os trabalhos desenvolvidos pelo MCTI, com foco no seu Departamento. Sônia da Costa esclareceu também como as novas ferramentas podem colaborar para o desenvolvimento da educação no país.

A palestrante explicou que a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), responsável pelo DEARE e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o papel de promover políticas públicas, principalmente, para a população mais carente, além de articular conhecimentos de tecnologia para inclusão social.

A diretora citou ainda alguns trabalhos que a Secretaria articula, como a Olimpíada de Matemática ou as Feiras de Ciências, que culminam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CNPq).

Sônia da Costa mostrou que o Ministério incentiva também projetos na área de museus de ciências e planetários com o intuito de resgatar a tecnologia e as culturas locais. “O Ministério planeja construir um planetário e um museu de ciência na região”, projeta.

Centro Vocacional Tecnológico

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) foi citado como uma ação que promete desenvolvimento na formação e pesquisa científica, mas que ainda há muito que evoluir. “O CVT começou no Ceará e em 2003 passou a ser financiado pelo MCTI, mas nosso próximo passo é fortalecê-lo e mostrar que o projeto é do município, embora necessite da participação das três esferas do governo (Município, Estado e Governo Federal)”.

Segundo a diretora, o CVT deve ser um espaço tecnológico disponível para a comunidade com ações de extensão, pesquisa e formação tecnológica. Ela citou como exemplo o Centro Vocacional Tecnológico da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal o Rio Grande do Norte (UFRN). “O CVT de Jundiaí está dentro de uma instituição de ensino, mas pertence ao município e à sua população”, reforça.

Ainda de acordo com Sônia, esses Centros somente serão atrativos para a população se houver o aparato tecnológico necessário, sendo essa uma responsabilidade dos órgãos públicos. “É preciso unir forças com todas as esferas de governo junto às instituições de ensino”.

Sobre os trabalhos futuros, a diretora do DEARE considera que um grande desafio para educação ainda é garantir acesso à internet de banda larga. “Não é só dar computador aos professores, mas é preciso oferecer acesso. Nós gestores precisamos nos unir para que todos tenham acesso à banda larga”, explicou.

Para finalizar o evento, houve um debate sobre a palestra com a mediação do professor da UFRN Ivonildo Rêgo. Na oportunidade, ele mostrou como exemplo o Instituto Metrópole Digital (IMD), que começou como um projeto e hoje oferece cursos nos níveis técnico, de graduação e de pós-graduação.

Nenhum comentário: