domingo, 30 de março de 2014

Educação a Distância é destaque no Jornal de Fato/Mossoró


Educação a Distância é destaque no Jornal de Fato/Mossoró. Jornal de grande circulação no Rio Grande do Norte. A jornalista Ivanúcia Lopes enfatiza, no editorial ESTADO, enfatiza o crescimento desta modalidade no Brasil, destacando a democratização do Ensino Superior através do sistema Universidade Aberta do Brasil, que conta com a participação dos Polos de Apoio Presencial e as Instituições de Ensino Superior Pública. 

Na matéria há os destaques dos Polos de Marcelino Vieira e Luís Gomes, mostrando as suas articulações, os êxitos alcançados e as parcerias com as universidades. Vejam a matéria completa na forma digital, no endereço http://www.defato.com/edicoes/563 (Veja a matéria completa no formato do jornal impresso, no editorial ESTADO. Nesta segunda-feira, também teremos o jornal impresso nas bancas ou com o responsável pela distribuição na sua cidade. É uma matéria especial de duas páginas que dão visibilidade as ações que as Universidades e Polos estão fazendo na Educação a Distância. Parabéns a jornalista Ivanúcia Lopes pela excelente matéria.

terça-feira, 25 de março de 2014

Mais informações sobre as especializações


 
- Informamos que o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO é um documento comprobatório, que legitima a inscrição na especialização. Conforme a Coordenação da UAB, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, o Diploma poderá ser entregue no ato da matrícula.

UFRN: Novo materiais...


 


Caros alunos,

Felizmente começaram a chegar os novos materiais. Por enquanto, chegaram os seguintes:

- LETRAS PORTUGUÊS:
a) Semântica

- EDUCAÇÃO FÍSICA:
a) Organização e Planejamento de Eventos Escolares

- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
a) Gestão de Pessoas no Setor Público II

Obs: Procurem o Polo.

sábado, 22 de março de 2014

Mais informações sobre as ESPECIALIZAÇÕES - IFRN

MAIS INFORMAÇÕES: RESUMO DO EDITAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE


- DO PROCESSO SELETIVO:

1- O Processo Seletivo para ingresso nos cursos Superiores de Pós-graduação Lato Sensu do IFRN para o semestre letivo de 2014.2 estará aberto aos portadores de certificado de conclusão de curso superior de graduação (ou de curso equivalente).
2- A Inscrição do candidato será feita exclusivamente via intenet, através do Sistema Gestor de Concurso (SGC) do IFRN (http://ingresso.ifrn.edu.br/), no período compreendido entre os dias 08 de abril 2014, a partir das 14h00min, e 27 de abril de 2014, até 22h00min, horário local.
2.1 O candidato que não tenha acesso a INTERNET poderá fazer a sua inscrição, nos polos UAB vinculados, em dias úteis, nos horário de funcionamento.

GRIFO NOSSO: O POLO UAB DE MARCELINO VIEIRA ABRE DE TERÇA A SÁBADO, TODAS AS MANHÃ E TARDE. À NOITE APENAS NA QUINTA-FEIRA. LEMBRO QUE TRAGAM OS DOCUMENTOS QUE SÃO EXIGIDOS DIGITALIZADOS EM CD OU PEN DRIVE. NOS RESPONSABILIZAMOS PELA INSCRIÇÃO ONLINE E IMPRESSÃO DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

4. Serão considerados documentos de identificação para efeito de inscrição: Carteira de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelas Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos que, por lei federal, tenha validade como documento de identidade e possibilite a conferência da foto e da assinatura, ou Carteira Profissional ou Passaporte ou Carteira de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97.

4.1. Para formalizar a inscrição, o candidato deve anexar à sua inscrição no SGC, em PDF, a documentação indicada no item a seguir:
a) Carteira de identidade;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Histórico acadêmico de curso superior de graduação, em que conste o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.). No caso do Histórico Acadêmico não prestar essa informação, apresentar, adicionalmente, declaração da instituição de ensino superior (IES) com o cálculo do IRA ou CR (Coeficiente de Rendimento);
d) Diploma de curso superior de graduação; e
e) Currículo Acadêmico e documentos comprobatórios
.

10. Para feito de avaliação de currículo acadêmico, considerar-se-ão os documentos específicos no quadro a seguir:
ESPECIFICAÇÃO PONTUAÇÃO
- Trabalho completo publicado em anais de evento internacional ou nacional na área objeto do curso ou em áreas afins (1) – válido se publicado a partir de 2009. 10 pontos por trabalho até o máximo de 30 pontos

- Trabalho completo publicado em anais de evento regional ou local na área objeto do curso ou em páreas afins (1) – válido se publicado a partir de 2009. 05 pontos por trabalho até o máximo de 20 pontos

- Resumo publicado em anais de evento regional, nacional ou internacional na área do objeto do curso ou em área afins (2) – válido se o vento tiver ocorrido a partir de 2009. 04 pontos por trabalho até o máximo de 20 pontos

- Participação em eventos na área do curso ou em áreas afins (2) – válido se o vento tiver ocorrido a partir de 2009. 02 pontos por vento até o máximo de 10 pontos.

- Exercício profissional na área objeto do curso ou em áreas afins (3) 05 pontos por ano até o máximo de 20 pontos.

GRIFO NOSSO: FIQUEM ATENTOS APENAS AOS DOCUMENTOS QUE PONTUAM. PORTANTO, AQUELES QUE NÃO SE ENQUADRAM NA PONTUAÇÃO NÃO NECESSITA SER INCLUÍDO.

Especialização IFRN: Educação Ambiental e Literatura e Ensino





Lançado edital para cursos de pós-graduação a distância
19/03/2014 - Ao todo são 940 vagas distribuídas em 8 polos de apoio presencial

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN lançou nesta quarta-feira (19) o Edital 11/2014 para os cursos superiores de pós-graduação na modalidade a distância (EAD). Os candidatos aprovados irão ingressar no segundo semestre letivo de 2014.

Foram abertas 940 vagas distribuídas em cursos de 8 polos de apoio presencial:(Para o Polo UAB de Marcelino Vieira estão sendo ofertadas 30 vagas para Educação Ambiental e 30 vagas para Literatura e Ensino).



Polo de Apoio Presencial de Marcelino Vieira:
Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido (30 vagas)
Literatura e Ensino (30 vagas)

- Veja as outras ofertas dos polos no edital.

- Leiam o edital no site http://portal.ead.ifrn.edu.br/

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Gestor de Concursos (http://ingresso.ifrn.edu.br/) a partir das 14h do dia 8 de abril de 2014 e seguem até as 22h de 27 de abril. O candidato que não tem acesso à internet poderá fazer a sua inscrição nos polos de apoio presencial, em dias úteis, nos horários de funcionamento de acordo com o Anexo I do Edital.

O preenchimento das vagas, por polo e curso, dar-se-á através de processo classificatório e eliminatório, e será realizado por meio de análise do currículo acadêmico e do histórico acadêmico do curso de graduação dos candidatos inscritos, observando-se, neste, o Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) ou Coeficiente de Rendimento (C.R.). A nota final do candidato será a soma do I.R.A ou C.R. (com valor normalizado de 0 a 100 pontos) com a pontuação obtida na análise do currículo acadêmico.

O resultado parcial do Processo Seletivo será divulgado no dia 3 de junho de 2014, no sítio do IFRN. Caberá recurso à Comissão de Seleção contra a análise de currículo acadêmico, no dia seguinte ao da publicação do resultado parcial. No dia 10 de junho de 2014 será divulgado o resultado final.

Acesse:

Edital 11/2014

Página do Processo Seletivo

___________________
Ramaiana D. de Morais
Secretária UAB/IFRN







sábado, 15 de março de 2014

Fotos da Aula Inaugural do curso de Licenciatura em Computação, na cidade de Mossoró, Campus Central da UFERSA. Polo Marcelino Vieira marcou presença no evento.


 
 
 
Foto para a futura Aula da Saudade
 
Auditório da UFERSA
 
No centro da Mesa: Professora Kátia (Diretor do NEaD / Professor
José de Arimatea de Matos
 
Coordenadora do NEaD, Kátia Celene/Coordenador do Curso de Computação e o Coordenador do Polo Marcelino Vieira.
 
Professor Edcarlos Alves, Diretor do Campus de Angicos
Além do encontro presencial do curso de Licenciatura em Computação, outras atividades foram desenvolvidas por outros cursos, como Pedagogia, Educação Física, Matemática e Letras Português, que contou com a presença de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
 
 
 

Sábado bastante movimentado...

Dia movimentado no Polo UAB de Marcelino Vieira. Hoje, 15, iniciamos oficialmente os encontros presenciais do curso de licenciatura em Computação, da Universidade Federal do Semiárido / UFERSA, no Polo Universitário de Marcelino Vieira. A participação dos alunos foi bastante positiva, lotando o auditório e o laboratório de informática.

 
 
 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) dá início ao seu ano letivo

O evento ocorrerá no dia 08 de Março de 2014
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) prepara um grande evento para dar início ao ano letivo de 2014. No sábado, dia 08.03.14, logo após o Carnaval, iniciam-se as atividades dos cursos a distância da UFERSA. Os preparativos já ocorrem desde o mês de Janeiro, visto que um encontro de tal magnitude requer o engajamento de toda a equipe para que tudo saia perfeito.

A preocupação com todos os detalhes se dá, especialmente, pelo número de alunos que comparecerá no dia marcado. Os polos UAB das cidades de Caraúbas, Grossos, Guamaré, Marcelino Vieira, Natal e São Gonçalo do Amarante enviarão todos os matriculados nas licenciaturas em Computação e Matemática para participarem do evento.

O Auditório Amâncio Ramalho, localizado no prédio da reitoria, no Campus Leste/UFERSA, onde será sediado o encontro, contará com a presença de, além dos alunos, da equipe de docência compartilhada, formada pelos professores formadores e tutores, coordenadores dos polos e demais autoridades. A programação será dará a partir das 9h, mas o café de recepção e uma apresentação cultural terão início às 7h30. Quem fará o cerimonial do evento é o colunista social Sérgio Chaves, que se demonstrou bastante satisfeito em participar da solenidade.

Os dois horários do sábado já estão reservados para as atividades do evento. Entre elas, estão uma palestra de abertura com Alex Sandro Gomes da UFPE e a apresentação da equipe do NEaD, professores formadores e tutores. Na ocasião, os alunos também conhecerão algumas dependências da UFERSA, como a biblioteca, onde farão o seu cadastro para ter acesso ao acervo e ao restaurante universitário, onde acontecerá o café de recepção. As carteiras de estudante também serão confeccionadas.

"O evento de abertura do ano letivo é importante para promover a integração entre os alunos, que estarão em contato apenas virtualmente o ano todo. Além de apresentar a Universidade para eles imbuí-los do espírito universitário, mostrando que, de fato, são alunos de uma instituição pública e federal" - afirma Ulisses Furtado, Diretor de Infraestrutura do NEaD, sobre a necessidade do evento e a sua função de engajar os estudantes, que participarão das atividades iniciais das disciplinas e visitarão os laboratórios.

Para mais informações: (84) 3317 8236.
Acesse o site do NEaD: http://nead.ufersa.edu.br/.

Fonte: NEaD

quinta-feira, 6 de março de 2014

Aula inaugural: Licenciatura em Computação - NEaD/UFERSA

Prezados alunos,

Conforme foi comunicado no ato da matrícula, a aula inaugural acontecerá em Mossoró, no Campus Central da Universidade Federal do Semiárido, no auditório Amâncio Ramalho, neste dia 08 de março, às 9h da manhã.

Informo que a Universidade providenciou um ônibus para levar os 50 alunos matriculados até o Campus Central da UFERSA, em Mossoró. Ela também será responsável pela alimentação.

Com relação ao traslado da viagem Marcelino Vieira à Mossoró ficou assim articulado:

Ponto de Saída: Marcelino Vieira
Local: Ao lado da Igreja Matriz de Santo Antonio
Horário: Impreterivelmente às 04:30 da manhã

- Teremos uma única parada, em Pau dos Ferros, às 05:00 da manhã, em frente ao Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Nessa parada fica a acertado ser mais um local de referência para embarque de alunos. Portanto, os alunos que moram em Pau dos Ferros e regiões circunvizinhas poderão aguardar o ônibus nesse local. Lembrem: às 05:00 horas da manhã.

Obs: Qualquer dúvida ligar para 9650 4849 (Romualdo - Coordenador do Polo UAB de Marcelino Vieira)

Agradece a Coordenação.