quarta-feira, 29 de julho de 2015

Aluna egressa da EAD é aprovada em Seleção de Doutorado da UFRN

Via:  Maria Kamylla e Silva Xavier de Almeida

A educação a distância do Sistema UAB vem ganhando destaque no cenário nacional por apresentar boa qualidade e em algumas situações apresentar desempenho superior ao ensino presencial rompendo assim o preconceito que na EaD não se aprende. E, prova disso é que a Ângela Marta da Silva, aluna egressa do curso de Física – EAD/ UFRN/ Polo de Martins, que defenderá sua dissertação de mestrado na UFRN ainda esse mês foi aprovada na Seleção do Doutorado em Física da Matéria Condensada, na UFRN. A seleção contou com 31 (trinta e um) concorrentes e ela ficou em 4º lugar, numa clara demonstração de competência.

Nós que fazemos o Polo Universitário de Marcelino Vieira, irmanados ao polo amigo de Martins, nos sentimos representados e orgulhosos pela conquista de Marta. Parabéns Marta ... parabéns Polo de Martins ... parabéns SEDIS/UFRN ... parabéns Sistema UAB.

IFRN: Curso Floração da Prosa no Sertão


DSC_0475
Foto do Auditório do campus EaD IFRN/Natal

Foto: Sala de Tecnologia Educacional - STE do Polo UAB de Marcelino Vieira
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto – (FJA), em parceria com o IFRN, realizaram entre os dias 27 e 28 de julho o curso presencial Floração da Prosa no Sertão, ministrado pelo professor doutor Nonato Gurgel, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
O evento tem como público alvo os alunos matriculados no Campus EaD do IFRN nos cursos de especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar e especialização em Literatura e Ensino. 
O curso foi ministrado presencialmente no auditório do Campus EaD do IFRN/Natal. Entretanto, por meio das novas tecnologias educacionais, ele pode ser transmitido em videoconferência para os polos presenciais. O Polo Universitário de Marcelino Vieira fez questão de participar do curso e oferecer aos alunos essa interação multieducacional. Para o coordenador do polo, professor Romualdo Carneiro, a iniciativa do IFRN é inovadora e o Polo de Marcelino Vieira está sempre estimulado a abraçar estes desafios. 
No momento inicial do curso, o professor Nonato Gurgel comentou sobre o tema a ser explorado: “O sertão que será trabalhado será mediado por elementos físicos e referenciais, mas também imaginários e simbólicos”.
Professor Nonato Gurgel
Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente é professor de Teoria da Literatura e de Literatura Universal da UFFRJ. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Estudos da Linguagem, possui publicações nas áreas de literatura latino-americana e dos estudos culturais.

UFERSA: Matrícula para o período de 2015.2

O Núcleo de Educação  à Distância (NEaD/UFERSA) informa que, de acordo com o calendário letivo, nesta terça-feira, 28 de julho, inicia-se o período de matrículas para o segundo semestre, estendendo-se até 03 de agosto.
A coordenação alerta que 4 (quatro) disciplinas serão ofertadas em reoferta para aqueles alunos que ficaram retidos nas ofertas anteriores. Em Computação as disciplinas reofertadas serão Algoritmos e Estrutura de Dados I e Matemática aplicada a computação I. Já  em Matemática, Cálculo I e Geometria Euclidiana II estarão disponíveis novamente.
Além disso, o semestre 2015.2 será marcado por muitas novidades na educação a distância, sobretudo visando fortalecer as interações virtuais e possibilitar um melhor acompanhamentos aos alunos. Uma informação importante, dentre as melhorias, é que todos os polos terão tutores presenciais da área do curso.
Detalhes: nead.ufersa.edu.br

IFRN: Aula e inaugural do semestre 2015.2


Caros alunos,

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, comunica que neste dia 05 de agosto, às 9h, haverá a abertura do semestre letivo 2015.2. Toda a coordenação e professores estarão presentes no evento, que acontecerá no auditório do Polo UAB de Marcelino Vieira.

Na ocasião da aula inaugural, serão ministrados minicursos na parte da tarde. A professora Lusia Menacho trabalhará o minicurso de conversación e a professora Maraísa com o minicurso - las canciones como género didatizado en la enseñanza de español, que ajudarão na prática comunicativa e também nas horas suplementares que os alunos precisam cumprir. Portanto, a participação é obrigatória.

1- ABERTURA DO SEMESTRE 2015.2
- 9h: Aula inaugural e entrega de materiais.
- 13h: minicursos

Agradece a coordenação.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

IFRN: Período de matrícula para o semestre de 2015.2

Prezados coordenadores e tutores presenciais, boa tarde!
Iniciamos hoje o período de matrículas do segundo semestre de 2015. Por isso, contamos com a divulgação dos senhores para fortalecer o aviso e para que nenhum aluno perca o prazo que termina no dia 05 de agosto. Nossas aulas começarão no dia 10 de agosto de 2015.
Provavelmente faremos as aulas inaugurais de 03 a 06 de agosto, mas enviarei um novo e-mail na segunda ou terça-feira, confirmando essas datas.
Peço, encarecidamente, aos tutores presenciais que reforcem o aviso, principalmente, aos alunos retardatários.
Grata pela atenção.
Abraços.
Maraísa Alves.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Campus EaD é um dos contemplados pelo projeto Mais Cultura nas Universidades

O Ministério da Educação divulgou, no último dia 10 de julho, a listagem com as instituições contempladas com recursos financeiros no edital Mais Cultura nas Universidades, cuja finalidade é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O IFRN teve o seu Plano de Cultura aprovado, contemplando 21 projetos espalhados pelos diversos campi nas áreas de música, teatro, artes visuais, cinema, dança, saberes e fazeres tradicionais, museu, formação profissional e diversidade cultural.
A aplicação do recurso e o desenvolvimento dos projetos foram discutidos na última sexta-feira (17), em reunião que contou com a participação da coordenadora geral do programa no IFRN, Maria Isabel Dantas; da assessora de projetos e convênios, Sandra Maria Nóbrega; da coordenadora de Extensão (Proex) do Campus Cidade Alta, Hortência Silva Nepomuceno dos Santos, e da pró-reitora de extensão, Régia Lúcia Lopes.  “A principal ação do Plano será o Circuito Mais Cultura, que acontecerá em quatro cidades polos e promoverá a itinerância de alguns projetos, podendo, inclusive, envolver atividades dos campi dessas regiões e também de outros grupos culturais das comunidades locais”, declarou Régia.
Campus EaD receberá investimentos nos projetos “Formação em Capoeira com o Grupo Corpo Livre”, coordenado por Fernando Luis Varela e “Laboratórios Multimídia dos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas”, coordenado por Roberto Douglas da Costa.

Para conferir o Plano de cultura do IFRN, clique aqui. 

UFRN: Materiais Didáticos no Polo 2015.2

Caros alunos,

Segue abaixo a lista de materiais recebidos da SEDIS para o semestre de 2015.2. A coordenação pedagógica já se pronunciou afirmando que nas próximas semanas o restante dos materiais será entregue.

DISCIPLINA:
 
- GEOGRAFIA DO NORDESTE: 
- GEOGRAFIA REGIONAL DO MUNDO II:
- FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL: 
- INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA II: 
- ECOSSISTEMA BRASILEIROS: 
- GEOGRAFIA FÍSICA III: 
- ESTUDO DO SEMIÁRIDO: 
- LIBRA I: 
- LIBRAS II: 
- CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO 2: 
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO I - TCC: 
- PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: 
- DIDÁTICA I: 
- DIDÁTICA II:
- ANÁLISE REAL: 
- ARQUITETURA ATÔMICA: 
- CÁLCULO III: 
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 
- TEORIA E PRÁTICAS CURRICULAR: 
- PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: 
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 
- GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: 
- MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS: 
- EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: 
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: 
- ESTUDOS DO SEMIÁRIDO: CDS 
 
Att.,
Romualdo Carneiro
Polo marcelino Vieira

sexta-feira, 17 de julho de 2015

UFRN - Provas de disciplinas de férias

Caros alunos, segue abaixo a relação das disciplinas com os nomes dos alunos que farão provas neste domingo, 19, às 8h da manhã, no Polo Universitário de Marcelino Vieira.

1- MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS: (PROVA PRESENCIAL)
- ARTHUR LOPES DO NASCIMENTO
- DAVID MATHEUS QUEIROGA DE MORAIS
- FILOMENA MARIA DE LIMA
- ÍTALO PALMYTALO DA SILVA NASCIMENTO
- MARIA REJANE DE CARVALHO

2- ANÁLISE REAL: (PROVA PRESENCIAL)
- MARIA JUCINÁRIA PEREIRA

3- LIBRAS: (PROVA PRESENCIAL ONLINE COM SENHA)
- PEDRO JUNHO TRAJANO DE FONTES

4- CINESIOLOGIA:(PROVA PRESENCIAL ONLINE COM SENHA)
- DIEGO ALMEIDA FERNANDES
- FRANCISCO DE ASSIS MARIANO DA SILVA
- FRANCISCO GEISMAR BATISTA FREIRE
- JOSÉ DE ARIMATÉIA BEZERRA DOS SANTOS
- MARIA ELISABETH SARMENTO ANDRADE

5- EDUCAÇÃO E REALIDADE: (PROVA PRESENCIAL ONLINE COM SENHA)
- BENITO WAGNE DA CUNHA
- MYRAFRAN DE SOUSA SILVA
- SANDIELTON CAVALCANTE DOS SANTOS

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Administração Pública: Orientações de matrícula

Prezados Alunos,

O período de matrículas para 2015.2 iniciará amanhã (08/07) e irá até o dia 18/07. Peço que fiquem atentos com os prazos para que não aconteçam problemas futuros. Caso possuam dúvidas entre em contato com os tutores presenciais que eles poderão ajudá-los.
Segue abaixo novamente a oferta de disciplinas:

Para alunos de 2014 e alunos de 2011 e 2010 com pendências:
  • Seminário Temático IV
  • Tópicos Especiais em Gestão Governamental I - Empreendedorismo Governamental
  • Finanças Públicas
  • Gestão de Pessoas no Setor Público I
  • Matemática Financeira
  • Marketing no Setor Público
  • Sistemas de Informação no Setor Público
Reofertas para alunos de 2011 e 2010 (só será permitida a matrícula de alunos de 2014 em no máximo um tópico fora a já oferecida para 2014 e não será permitida em disciplinas obrigatórias):
  • Tópicos Especiais em Gestão Municipal I - Gestão da Qualidade no Setor Público
  • Tópicos Especiais em Gestão Municipal II - Gestão de Redes de Cooperação na Esfera pública
  • Tópicos Especiais em Gestão Municipal III - Licitação, Contratos e Convênios
  • Tópicos Especiais em Gestão Governamental II - Redação Oficial
  • Políticas Públicas e Sociedade
  • Tecnologia e Informação
  • Relações Internacionais
  • Estágio Supervisionado II
  • Estágio Supervisionado III
  • Estágio Supervisionado IV
Att,
André Gurgel
Coordenação do Curso

segunda-feira, 6 de julho de 2015

UFRN: Orientações de matrícula do curso de Educação Física

Caros Alunos(as), de 8 a 18 de julho de 2015, estamos no processo de matricula dos alunos regulares, no SIGAA, em componentes curriculares para o semestre letivo 2015.2, os alunos que concluíram o estagio I, terão que efetivar sua matrícula no estágio II, e para aqueles que concluíram o estágio II, TODOS sem EXCEÇÃO... deverão realizar suas matrículas na disciplina Estágio Supervisionado III. Não existe dispensa da disciplina Estágio Supervisionado III. As orientações quanto ao aproveitamento das 100 horas do referido estágio, serão orientadas posteriormente no inicio do semestre letivo 2015.2.
Saudações Prof. Ágrio Chacon
Coordenador de Estágio Supervisionado

UFERSA: Orientações para as provas de reposição

ORIENTAÇÕES :
- O acesso às salas onde as provas serão realizadas só será permitido no máximo até 40 minutos do seu início.
- O aluno só poderá se ausentar da sala após 40 minutos do início da prova. 
- O aluno ao ingressar na sala só poderá ausentar-se após a realização de todas as provas que estava apto a participar.
- Segundo as normas da UFERSA, caso o aluno tenha faltado as duas avaliações presenciais de determinada disciplina, só poderá repor uma delas. 
- Para maiores informações consulte o Manual do Aluno do Ensino a Distância disponível na página principal do Moodle.


sexta-feira, 3 de julho de 2015

IFRN: Curso Floração da Prosa no Sertão


Temos uma boa notícia. O Curso de especialização em Literatura e Ensino estará oferecendo 20 vagas para o Curso Floração da Prosa no Sertão. Esse curso terá a duração de 16 horas e todos que participarem receberão certificado. Essa iniciativa de formação continuada é fruto da parceria com a Fundação José Augusto, que está subsidiando a vida do Prof. Dr. Nonato Gurgel da UFRRJ, o qual será o ministrante desse curso. 

O curso será ministrado presencialmente no campus central do IFRN em Natal. No entanto, a coordenação do curso pensando em contemplar também nossos cursistas EaD, que não poderão se deslocar até Natal ou que não conseguirem uma das vagas, vão transmitir o curso para todos os polos. Assim, quem for assistir à transmissão também receberá certificado e deverá realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico esple.ead@ifrn.edu.brPara se inscrever, será necessário ter matrícula ativa no Curso de Especialização em Literatura e Ensino. 

O aluno deverá informar no e-mail os seguintes informes:

- ASSUNTO DO E-MAIL: Inscrição para o Curso Floração da Prosa no Sertão (Marcelino Vieira)

- NOME:
- CURSO:
- MATRÍCULA:
- POLO: 


Desde já, informamos que o nosso Polo de Apoio Presencial estará ativo para a realização desse evento importantíssimo para a nossa formação acadêmica.





quinta-feira, 2 de julho de 2015

UFRN é recredenciada por 10 anos para ofertar cursos a distância

Foi publicada no Diário Oficial da União em sua edição de 02/07/2015 a Portaria n.º 667 de 1º de julho de 2015, juntamente com o despacho assinados pelo Ministro da Educação em Exercício, recredenciando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em sua sede e polos mantidos pela instituição e integrantes do sistema UAB, a ofertar cursos superiores na modalidade a distância por um prazo máximo de 10 anos.
O recredenciamento constitui-se num ato regulatório promovido pelo MEC no qual as Instituições de Ensino Superior são submetidas a avaliações periódicas que refletem a qualidade do ensino ofertado por meio da aferição de várias dimensões tais como a titulação do corpo docente, condições de infraestrutura e sua respectiva organização didático-pedagógica e diretrizes institucionais.
Para maiores detalhes, os interessados poderão conferir na íntegra a portaria e o despacho ministerial que recredencia a UFRN, clicando aqui (portaria/despacho).
Fontes: PROPLAN-UFRN e Secretaria Executiva da SEDIS ( sedis@sedis.ufrn.br )