terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia dos Mártires é feriado, o Polo estará fechado.


O dia 3 de outubro será feriado estadual. Não adianta procurar no calendário, pois o feriado é novo. Trata-se do Dia dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, instituído por lei no ano de 2006.

Leia um pouco como é essa História.

Segundo a história oficial, em 16 de julho de 1645 o padre André de Soveral e outros 70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul potiguar.
Três meses depois, em 3 de outubro de 1645, aconteceu outro martírio, no qual 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas, o camponês Mateus Moreira. Segundo ficou registrado por cronistas da época, ele teve o coração arrancado pelas costas. O massacre aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, distante de Natal 18 km.
O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé no dia 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, dia 5 de março de 2000, presidida pelo papa João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da cerimônia religiosa.

Nenhum comentário: