quinta-feira, 28 de abril de 2011

Administração Pública - UFRN

COMUNICADO

Caros alunos,

Comunicamos que sábado, 30/04, à tarde, haverá encontro presencial do curso de Administração Pública, como tutor Gledson Antônio.

Agradece a coordemação

Seleção para tutor presencial no Curso de Aperfeiçoamento Educação para as Relações Étnico-Raciais

A Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, usando das atribuições que lhe confere a Portaria n° 1013/2010-R, de 01 de setembro de 2010, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para concorrer às vagas para Tutor Presencial, com vistas à concessão de bolsas em decorrência da oferta do Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais a ser oferecido no período de agosto a dezembro de 2011 para professores(as) da Educação Básica da rede pública do Estado, nos polos de Natal, Luis Gomes, Parnamirim, Guamaré, Grossos, Caraúbas e Martins

A carga horária de trabalho é de 20 (vinte) horas semanais, observadas as disposições contidas neste edital, bem como as normas estabelecidas na Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, na Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e nas Resoluções  FNDE Nº 26 de 05 de junho de 2009 e Nº 18, de 16 de junho de 2010, que estabelecem orientações e diretrizes para a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

Maiores detalhes, leia o edital no site  http://www.sedis.ufrn.br

UFRN realiza 1º Encontro Regional de Educação a Distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), promove, nos dias 12 e 13 de maio, o 1º Encontro Regional de Educação a Distância. O evento será realizado no auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, e contará com convidados da instituição e de outras universidades que irão proferir palestras e participar de mesas redondas sobre a Educação a Distância no Rio Grande do Norte e no Brasil.O encontro é direcionado a docentes, tutores, técnicos e discentes envolvidos na modalidade de Educação a Distância.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site.
Outras informações Link(s): www.sedis.ufrn.br
 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

UFRN - Vestibular Presencial

A Comperve divulgou as obras literárias que serão cobradas na prova do Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De acordo com a comissão de vestibular recomenda-se a leitura integral das seguintes obras literárias:

Crônica: CRÔNICAS DE ORIGEM - Luís da Câmara Cascudo


Poesia: A ROSA DO POVO - Carlos Drummond de Andrade

Romance: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - Machado de Assis

Teatro: O SANTO E A PORCA - Ariano Suassuna

Conto: NEGRINHA - Monteiro Lobato
Relação dos contos da obra Negrinha:

*NEGRINHA

- AS FITAS DA VIDA
- O DRAMA DA GEADA
- BUGIO MOQUEADO
- O JARDINEIRO TIMÓTEO
- O FISCO (CONTO DE NATAL)
- OS NEGROS
- BARBA AZUL
- O COLOCADOR DE PRONOMES
- UMA HISTÓRIA DE MIL ANOS
- OS PEQUENINOS
- A FACADA IMORTAL
- A POLICITEMIA DE DONA LINDOCA
- "QUERO AJUDAR O BRASIL..."
- SORTE GRANDE
- DONA EXPEDITA
- HERDEIRO DE SI MESMO

DN online

Encerradas as inscrições para a tutoria em Geografia/UFRN

Na última quarta, 20/04, encerraram as inscrições para a tutoria presencial em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Educação a Distância - SEDIS/UFRN abriu uma vaga de tutoria para atuar no Polo Universitário de Marcelino Vieira, de acordo com o coordenador do polo Romualdo Carneiro, foram inscritos 12 candidatos, todos com formação em Geografia e com experiência na educação básica. A primeira fase do processo seletivo será a análise de currículo dos candidatos, a previsão do resultado é até  o dia 04 de maio. O segundo momento do processo ocorrerá no dia 07 de maio, onde uma equipe da UFRN fará uma entrevista, na sede do polo, a partir das 8h da manhã, com os candidatos classificados.

- Candidatos:
1- Annabely Fontes Leite
2- Carla Josinete de Oliveira Silvestre
3- Emerson Ênio de Almeida Rêgo
4- Francisco Ferreira da Silva
5- Francisco Rerisom Ferreira Gama
6- José Carlos Gomes Batista
7- José Ivanilson Alfredo
8- Lairton Bernardino da Costa
9- Maria Alcicleide Ferreira Campos
10- Maria Graciane Pereira Nunes
11- Pedro Junho Trajano de Fontes
12- Raphaella Izabel de Holanda Costa Fortunato

sábado, 16 de abril de 2011

Minha Cidade: Marcelino Vieira será destaque no RNTV


Na próxima segunda-feira (18) a Cidade Marcelino Vieira-RN será destaque na Intertv Cabugi, filiada da Rede Globo no Rio Grande do Norte.



A equipe de reportagem, comandada pelo jornalista Carlos Adams, esteve na cidade no final do ano passado, onde visitou importantes locais e conversou com várias pessoas a fim de recontar a história do povo vieirense.

O Programa será exibido no RNTV 1ª edição, no quadro Minha Cidade.

O Projeto Minha Cidade, que pretende mostrar cada um dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, é uma iniciativa jornalística que visa, sobretudo, mostrar as potencialidades de cada cidade potiguar.


Outras imagens da equipe


terça-feira, 12 de abril de 2011

Obras da nova sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira estão em ritmo acelerado

Cada vez mais o sonho de tornar o Polo de Educação a Distância ,do município de Marcelino Vieira, em uma referência de educação de nível superior de qualidade está se concretizando a cada dia. Vinculado ao Ministério da Educação, com parcerias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira, o Polo UAB de Marcelino Vieira se edifica, no alto oeste potiguar e paraibano, como um centro universitário respeitado e de reconhecimento acadêmico na região. 
De acordo com o Coordenador do Polo, professor Romualdo Carneiro, o Polo UAB de Marcelino Vieira ganhará, nos próximos meses, uma nova sede, sendo ela definitiva, onde abrigará todas as atividades acadêmicas exigidas pelo MEC. Segundo o coordenador, o novo prédio que sediará  o polo está passando por uma grande reforma, sendo preparada uma excelente infraestrutura com salas de tutorias, biblioteca, auditório, coordenação, cantina, almoxarifados, banheiros com acessibilidades, área de passeio, jardim, laboratório de informática, entre outras coisas. 

Conforme Romualdo Carneiro, a reforma é um investimento do FNDE em conjunto com a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira; um projeto que começou a ser construído no início do mandato do prefeito José Ferrari de Oliveira, que decidiu ceder um prédio público para abrigar a sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira-RN.


Visita do engenheiro com o prefeito José Ferrari para elaborar o projeto de engenharia do polo - janeiro de 2009

Junior e Miguel Cavalcante, engenheiro e secretário de obras, respectivamente. Janeiro de 2009


- 2011: o sonho começa a ser concretizado.





segunda-feira, 11 de abril de 2011

Minicurso AACC / SEDIS / UFRN

A Coordenação de AACC realizará mais um minicurso, que versará sobre Planejamento de Ensino. O minicurso será realizado no dia 30/04, a partir das 8h da manhã, no auditório da Câmara Municipal. A inscrição já está sendo feita na página da AACC, no fórum "Faça aqui sua inscrição no minicurso/oficina", estão sendo ofertadas 40 vagas.
Clique na figura para ampliar a imagem.


CURSO DE GESTÃO PÚBLICA - UFRN

Caros alunos,

O Polo recebeu hoje, 11/04, dois volumes de livros da especialização em Gestão Pública. Dessa forma, comunicamos que os alunos deverão procurar a coordenação do polo para receber os seus exemplares. Segue abaixo os títulos dos livros:

- O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA (30 exemplares)
- O ESTADO, GOVERNO E MERCADO (30 exemplares)

ATT.
Romualdo Carneiro
Coordenador do Polo Marcelino Vieira-RN
Tel. (84) 9650-4849

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Saiu o edital da seleção de tutoria

A Secretaria de Educação a Distância-SEDIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicou o edital para seleção de tutor orientador para atuar no Polo Universitário de Marcelino Vieira, no curso de Geografia. Está sendo oferecida uma vaga, e as inscrições estarão abertas a partir do dia 11 e se estenderá até o dia 20, do corrente mês. Só poderá concorrer o candidato que tenha licenciatura na área em que se candidata, e possua experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou formação pós graduada ou esteja vinculado a programa de pós-graduação.

Conforme o edital, a inscrição deverá ser feita na sede do polo, onde o candidato deverá apresentar o seu currículo vitae, com todos os documentos comprobatórios (autenticados), além de uma foto 3x4. Para ter acesso ao edital acesse www.sedis.ufrn.br.

Telefone para contato: (84) 9650-4849 (Romualdo Carneiro/Coordenador do Polo)

terça-feira, 5 de abril de 2011

SELEÇÃO PARA TUTOR DE GEOGRAFIA - UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abrirá edital para seleção de tutor orientador para o Polo Universitário de Marcelino Vieira. Será ofertada uma vaga. De acordo com a Coordenação do Curso de Geografia, o edital será lançado no site da SEDIS (Secretaria de Educação a Distância) www.sedis.ufrn.br , as inscrições estarão abertas a partir do dia 11 de abril e se estenderá até o dia 20 de abril, na sede do Polo UAB de Marcelino Vieira.

O processo versará de duas etapas:
- A primeira será a análise de Currículo do candidato;
- A segunda será uma entrevista com os professores da UFRN, no dia 07 de maio.

A Coordenação do Polo avisa que as inscrições serão feitas na sede do polo, onde se encontrará uma ficha de inscrição e no ato deverá ser entregue o currículo (com comprovação dos cursos-autenticados) do candidato e uma foto 3x4.

Maiores informações, ligar para (84) 9650-4849 / Romualdo Carneiro (Coordenador do Polo)

IFRN - DEFESAS DE TCC

Nesta quinta-feira, 07/04, a Coordenação UAB, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, estará na sede do Polo Universitário de Marcelino Vieira realizando as últimas avaliações das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - monografia- das especializações. Estarão presentes nas defesas os professores e os coordenadores de cursos, em destaque, os cursos de Literatura e Ensino, Educação Ambiental e O Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinas.

MATERIAL DISPONÍVEL NO POLO

CAROS ALUNOS,

A Coordenação do Polo UAB de Marcelino Vieira comunica que já se encontra na sede do polo, para ser entregue aos alunos, material referente aos cursos de Administração Pública e Geografia (turma 2001.1). Segue a abaixo a lista de material:

1- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
a) Contabilidade Pública
b) Direito Administrativo
c) Sociologia Organizacional

2- GEOGRAFIA 2009.1:
a) Geografia da População
b) Geografia Urbana
c) Instrumentação para o Ensino de Geografia III
d) Instrumentação para o Ensino de Geografia IV

IMAGEM E MEMÓRIA: Parte 3

O Polo Universitário de Marcelino Vieira ao longo destas primeiras sete semanas de atividades acadêmicas já realizou diversos encontros e atividades pedagógicas com os alunos e tutores. Vejamos alguns registros fotográficos:

- AULA INAUGURAL DO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA:


IMAGEM E MEMÓRIA: Parte 2

O Polo Universitário de Marcelino Vieira ao longo destas primeiras sete semanas de atividades acadêmicas já realizou diversos encontros e atividades pedagógicas com os alunos e tutores. Vejamos alguns registros fotográficos:

- ENCONTRO REGIONAL DE TUTORES - UFRN/NATAL

IMAGEM E MEMÓRIA: Parte 1

O Polo Universitário de Marcelino Vieira ao longo destas primeiras sete semanas de atividades acadêmicas já realizou diversos encontros e atividades pedagógicas com os alunos e tutores. Vejamos alguns registros fotográficos:

- ABERTURA DO ANO LETIVO DO SEMESTRE DE 2011.1









segunda-feira, 4 de abril de 2011

Presidente da Capes participa da aula inaugural do Profmat

Aconteceu neste sábado, 2, às 11h, a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no Rio de Janeiro. A apresentação contou com a presença do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e foi transmitida ao vivo pelo seguinte link. A programação acadêmica para o primeiro semestre pode ser acessada aqui.

O Profmat é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e executado por uma rede nacional de instituições públicas de ensino e pesquisa, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foi criado para atender os professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para a atuação docente.
O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto na formação matemática do professor em todo o território nacional. Para seu primeiro exame de acesso, o Profmat registrou mais de 20 mil inscritos para 1.192 vagas. Atualmente, a rede do programa conta com 49 instituições associadas, que oferecem 54 polos de atendimento em todo o país.

Acesse aqui a página do Profmat.

Fonte: UAB