
Prezados alunos do curso de Pedagogia,
Comunicamos que neste sábado, 18, às 8h da manhã, realizaremos uma reunião para discutir o edital do PIBID do curso. Serão ofertadas 20 vagas para este projeto de iniciação a docência. Portanto, convocamos a participação de todos.
Loca: Auditório do Polo
Apresentação: Tutoras presenciais e Coordenação do Polo
- SÍNTESE DOS OBJETIVOS DO PROJETO:
Objetivo Geral:
Contribuir para
uma formação do licenciando em Pedagogia relativa à compreensão acerca do
processo educativo e, particularmente, à docência, como prática social inserida
num contexto histórico, político e cultural tendo em vista a articulação teoria
e prática.
Objetivos específicos:
- Pensar o pedagogo como um profissional inserido numa realidade
sócio-educativa, na qual tem, por excelência, um papel significativo na
formação dos sujeitos e na transformação da realidade;
- Perceber e compreender que a aprendizagem ocorre num contexto
social, político, histórico e cultural, e, portanto, precisa ser entendida
como fenômeno diverso e heterogêneo;
- Desenvolver a prática da reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem
como estratégia na construção de sua autonomia como docente, especialmente
na perspectiva de pensar sua própria prática;
- Reconhecer a valorizar a docência como eixo fundamental da ação
pedagógica e o professor como um agente social capaz de contribuir para a
mudança da realidade;
- Planejar e desenvolver situações de aprendizagem que envolvam metodologias
e práticas docente inovadoras como forma de contribuir na superação dos
problemas do ensino-aprendizagem nas escolas onde se desenvolvem os
projetos.
- Compreender e explorar aspectos relacionados a metodologia do
trabalho docente por meio de planejamento, elaboração e análise de materiais
didático-pedagógicos que possibilitem uma aprendizagem significativa e
dinâmica, percebendo-os como instrumentos facilitadores da aprendizagem e
- Discutir e planejar atividades didáticas que envolvam o uso de recursos
tecnológicos voltadas para o ensino e aprendizagem;
- Promover momentos de reflexão e diálogo entre os licenciandos e os professores
das escolas de modo a contribuir na busca de alternativas
didático-pedagógicas que visem a melhoria da qualidade do ensino;
- Reconhecer e valorizar o espaço da escola pública como lócus de
formação e de construção do conhecimento na formação de professores para a
educação Básica, como também sua reflexão e resignificação.
- Articular as ações previstas no subprojeto com as ações a serem
implementadas durante o estágio supervisionado do curso de pedagogia a
distância.
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