sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

UFRN/PIBIB: PEDAGOGIA




Prezados alunos do curso de Pedagogia,

Comunicamos que neste sábado, 18, às 8h da manhã, realizaremos uma reunião para discutir o edital do PIBID do curso. Serão ofertadas 20 vagas para este projeto de iniciação a docência. Portanto, convocamos a participação de todos.

Loca: Auditório do Polo
Apresentação: Tutoras presenciais e Coordenação do Polo

- SÍNTESE DOS OBJETIVOS DO PROJETO:

Objetivo Geral:
Contribuir para uma formação do licenciando em Pedagogia relativa à compreensão acerca do processo educativo e, particularmente, à docência, como prática social inserida num contexto histórico, político e cultural tendo em vista a articulação teoria e prática.
Objetivos específicos:
  • Pensar o pedagogo como um profissional inserido numa realidade sócio-educativa, na qual tem, por excelência, um papel significativo na formação dos sujeitos e na transformação da realidade;
  • Perceber e compreender que a aprendizagem ocorre num contexto social, político, histórico e cultural, e, portanto, precisa ser entendida como fenômeno diverso e heterogêneo;
  • Desenvolver a prática da reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem como estratégia na construção de sua autonomia como docente, especialmente na perspectiva de pensar sua própria prática;
  • Reconhecer a valorizar a docência como eixo fundamental da ação pedagógica e o professor como um agente social capaz de contribuir para a mudança da realidade;
  • Planejar e desenvolver situações de aprendizagem que envolvam metodologias e práticas docente inovadoras como forma de contribuir na superação dos problemas do ensino-aprendizagem nas escolas onde se desenvolvem os projetos.
  • Compreender e explorar aspectos relacionados a metodologia do trabalho docente por meio de planejamento,  elaboração e análise de materiais didático-pedagógicos que possibilitem uma aprendizagem significativa e dinâmica, percebendo-os como instrumentos facilitadores da aprendizagem e
  • Discutir e planejar atividades didáticas que envolvam o uso de recursos tecnológicos voltadas para o ensino e aprendizagem;
  • Promover momentos de reflexão e diálogo entre os licenciandos e os professores das escolas de modo a contribuir na busca de alternativas didático-pedagógicas que visem a melhoria da qualidade do ensino;
  • Reconhecer e valorizar o espaço da escola pública como lócus de formação e de construção do conhecimento na formação de professores para a educação Básica, como também sua reflexão e resignificação.
  • Articular as ações previstas no subprojeto com as ações a serem implementadas durante o estágio supervisionado do curso de pedagogia a distância.

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