sábado, 17 de janeiro de 2015

SINFO instala novo Data Center e sistemas ficam fora do ar no fim de semana


A Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai implantar neste sábado, 17, o seu novo Data Center. O projeto custou cerca de R$ 3 milhões e vai garantir que os sistemas hospedados na Universidade permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em uma das conexões com a Internet.

Devido à instalação do equipamento, os sistemas de informática da Universidade ficarão fora do ar a partir das 15h deste sábado, 17, até o domingo. 

O Data Center é o local que abriga servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informações da UFRN. “O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização”, explica o professor Aluízio Rocha, superintendente de informática da UFRN.

O novo modelo da UFRN contempla 10 racks, junto com o sistema de refrigeração, que garante que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis para a operação dos sistemas e, principalmente, que não existam oscilações de temperatura, que são extremamente prejudiciais ao funcionamento de qualquer equipamento.

No novo sistema também possui a detectação de combate em incêndio. “Essa solução apresenta detectores de fumaças debaixo dos pisos, no teto e dentro do ambiente. Em 30 segundos pode encontrar qualquer ponto de fumaça e descarregar o sistema de gás, para evitar qualquer tipo de fogo”, disse Júlio Cesar, gerente do Data Center.

Nenhum comentário: