quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Alunas de Pedagogia a distância do polo de Marcelino Vieira visitam 20ª CIENTEC e instalações da SEDIS

Na manhã desta quinta-feira, 19 alunas do curso de Pedagogia a distância do polo de Marcelino Vieira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fizeram visita à 20ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da instituição – CIENTEC/UFRN. O grupo também visitou a Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS/UFRN) para conhecer as instalações e as atividades realizadas na sede.
Acompanhado pela coordenadora do curso, Maria Cristina de Paiva, por uma tutora e uma supervisora da Escola Municipal Raquel Silva, onde as alunas desenvolvem atividades enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o grupo participou pela primeira vez do evento, no qual pôde apresentar trabalhos de pesquisa, além de conhecer o campus e realizar intercâmbio cultural com outros estudantes.
Segundo Maria Cristina, a contribuição da CIENTEC para a formação das alunas se dá em vários aspectos, sendo dois deles a ampliação do conhecimento e o contato físico com a infraestrutura do campus central. "O aluno de EaD tem dificuldade de se perceber como parte da universidade. Por oferecer a ele a possibilidade da aproximação física do campus e o contato com a ciência e a cultura, a CIENTEC colabora na construção da identidade de pertencimento da instituição", enfatiza. A coordenadora conta que o evento permite ainda o intercâmbio social e cultural com outros alunos e cursos, além de ser um fomentador da pesquisa, através da estrutura que oferece para apresentações de trabalhos.
Meire Carneiro, aluna do curso de Pedagogia a distância e bolsista do PIBID, conta que a visita será lembrada para o grupo como um momento marcante. "Quando chegamos, nos surpreendemos com o tamanho e a dimensão do campus", se empolga. Meire conta ainda que algumas alunas não conheciam a capital e define a experiência como um "desbravamento em todos os sentidos".
PIBID Pedagogia
Através do PIBID, 21 alunos do curso de Pedagogia podem colocar na prática o conhecimento que adquirem com a graduação. Os futuros pedagogos atuam em duas escolas municipais, Alexandre Nonato Fernandes e Raquel Silva, por meio da participação nos planejamentos pedagógicos com os docentes e na inserção em sala de aula através da prática didática. Percebida a falta de brincadeiras e dinâmicas, os bolsistas estudaram a construção de uma brinquedoteca, que residirá no polo de apoio presencial para dar suporte às duas escolas. Finalizada a construção da brinquedoteca, os alunos promoverão oficinas para o corpo docente das escolas a fim de orientá-los na utilização dos brinquedos com os alunos.
Fonte: SEDIS/UFRN

Nenhum comentário: